Pesquisar no Blog

sábado, 29 de junho de 2019

10 FATOS IMPORTANTES que todo paciente deve saber antes de optar pela lipoaspiração


O cirurgião plástico Alan Landecker ressalta pontos importantes para se pensar antes de escolher o procedimento

                                                                       

Praticar hábitos de vida saudáveis, manter o peso sob controle, alimentar-se bem e praticar exercícios físicos regularmente são essenciais para ter saúde e conquistar um corpo bonito. Quando tudo isso não é suficiente para eliminar aquela gordurinha localizada que não vai embora de jeito nenhum, a solução, para muitos, pode estar na realização de tratamentos estéticos como a lipoaspiração. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas, este é o segundo procedimento mais realizado no país, ficando atrás apenas da colocação de próteses para o aumento das mamas.

Desde sempre, a lipoaspiração é uma alternativa para eliminar o acúmulo de gordura em diferentes áreas do corpo, especialmente coxas, braços, pescoço, cintura, costas, entre outros. A cirurgia pode ser realizada de forma isolada ou de maneira complementar a outras intervenções, como a redução de mama ou a abdominoplastia. É importante lembrar, porém, que a lipoaspiração não é um tratamento contra a obesidade e não substitui a prática de exercícios físicos, muito menos os bons hábitos alimentares.

O cirurgião plástico Alan Landecker, referência no assunto no Brasil, ressalta 10 pontos essenciais que todo paciente deve ter em mente antes de optar pela operação. Confira:

1. Ao contrário da expectativa de muitos, o primeiro requisito para se submeter a uma lipoaspiração é estar em seu peso ideal ou o mais próximo dele possível. 

2. Após o procedimento, o paciente precisará manter repouso absoluto pelo período de sete a 14 dias. É preciso seguir à risca os cuidados recomendados pelo médico, como não fazer esforço e deitar-se sem pressionar o local aspirado. Mexer as pernas com frequência é importante para afastar o risco de trombose.  

3. Algumas substâncias que costumamos consumir de forma natural têm propriedades anticoagulantes, ou seja, podem atrapalhar a cicatrização. Portanto, pelo menos 15 dias antes do procedimento, o paciente não deve tomar medicamentos com ácido acetilsalicílico (a popular Aspirina®), além de evitar o uso de arnica e suplementos herbais.

4. O paciente precisa estar em perfeitas condições de saúde, assim como em qualquer outra cirurgia estética, para ter uma recuperação adequada e com resultados satisfatórios. Portanto, o procedimento só poderá ser realizado se todos os exames laboratoriais solicitados pelo médico comprovarem esse requisito.

5. Ao escolher um cirurgião plástico, o paciente deve verificar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Desta forma, o paciente poderá verificar o histórico do médico no site da entidade. É importante ainda verificar se o médico escolhido tem algum processo, além de conversar com pacientes que já se submeteram a procedimentos realizados pelo especialista. O importante é se atentar aos detalhes: repare na higiene do consultório, observe como o médico se comporta, como ele se veste, como ele se porta, se ele é claro o suficiente ao responder às suas dúvidas.

6. O hospital onde será realizada a cirurgia é um aspecto muito importante. Ao ser escolhido pelo médico, pesquise sobre o local, sobre o histórico do local, se possível, agende uma visita para conhecer as instalações, converse com as enfermeiras e com a equipe médica para saber como costuma ser o desempenho do médico e, principalmente, verifique se o hospital tem uma UTI adequada para atender os pacientes em caso de possíveis complicações.

7. Os materiais usados pelo médico são de extrema importância. Se possível, pesquise sobre a qualidade de cada item, para saber sua procedência e qualidade, principalmente em relação às cânulas de aspiração.

8. Tenha em mente que os resultados também dependem de você e não só do médico. Siga, de maneira rigorosa, TODAS as recomendações do especialista para ter um pós-operatório tranquilo, o que inclui tomar os medicamentos prescritos e manter repouso absoluto.

9. A cinta compressiva será seu principal item na recuperação pós-cirurgia. Além de contribuir para o reposicionamento e cicatrização dos tecidos, ela ajuda o organismo a reabsorver os líquidos que causam o inchaço, evita possíveis sangramentos e deixa a área operada livre de irregularidades. 

10. Depois do procedimento, entra em cena a fisioterapia pós-operatória. Os recursos fisioterapêuticos trazem inúmeros benefícios para o paciente, desde a recuperação mais rápida e a diminuição gradual do tempo de repouso e de possíveis incômodos e dores, até a prevenção de fibroses e a restauração do fluxo sanguíneo e linfático.


Dr. Alan Landecker - Especialista em Rinoplastia, o Dr. Alan Landecker (CRM-SP 87043) se tornou uma verdadeira referência no assunto em todo o Brasil. Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (FMUSP), o médico também tem formação em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Serviço do Professor Ivo Pitanguy) e na Clínica Ivo Pitanguy.  Ao longo de sua extensa carreira, passou por uma vasta vivência internacional, atuando principalmente nos EUA, onde é respeitado por toda a comunidade médica. Participou e participa de inúmeros congressos nacionais e internacionais, além de possuir uma ampla lista de publicações científicas em revistas e sites do Brasil e do exterior, sem contar seus livros sobre a especialidade de Cirurgia Plástica. O médico é ainda consultor científico na área de Cirurgia Plástica da revista Men´s Health Brasil.
Inaugurada em 2010, a Clínica Landecker oferece inúmeros tratamentos estéticos e cirúrgicos, realizados por uma equipe altamente capacitada para levar mais qualidade de vida à rotina dos pacientes, com atendimento de qualidade e total segurança e bem estar. A clínica, além de ter a rinoplastia como especialidade, ainda executa outros procedimentos dentro da cirurgia plástica como próteses de mamas, lipoaspiração, cirurgia de abdome, cirurgia de face, cirurgia de correção de orelhas de abano, cirurgia de pálpebras, entre outras. A Clínica Landecker está ocalizada na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2738, em um dos bairros mais nobres da cidade de São Paulo, o Jardim Paulistano. Para saber mais, acesse: www.landecker.com.br. Siga: www.instagram.com/drlandecker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados