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sexta-feira, 28 de junho de 2019

Atividades sensoriais na primeira infância aceleram aprendizagem e estimulam criatividade



Movimentos, texturas, aromas e sabores podem ser integrados ao ouvir e ver para enriquecer a capacidade de aprender do cérebro


Brincadeiras sensoriais são tão importantes na infância, especialmente nos primeiros anos de vida. É indicado que sejam realizadas para que o desenvolvimento das crianças seja maior e mais completo. As atividades sensoriais possibilitam que as crianças conheçam o mundo ao seu redor a partir de novas texturas, cores, cheiros e sabores.

Atividades sensoriais ajudam no desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social dos pequenos. Desde o nascimento até os cinco anos de idade, as crianças têm uma grande capacidade de absorver e reter novas informações como se fossem uma “esponja”.

São muitas as informações que chegam pelo tato, olfato, visão, audição, gustação, movimentos e posições do corpo. E todos esses sentidos começam a se desenvolver desde a vida uterina. Mas é na primeira infância que eles se mostram essenciais para definir a vida adulta. Já está comprovado que desenvolver atividades sensoriais nos primeiros anos de vida aceleram a aprendizagem e estimulam a criatividade das crianças.

“Jogos, brincadeiras e outras atividades sensoriais estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os alunos aprendam mais e melhor. Isso ocorre porque o cérebro tem a oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada de conhecimento, contemplando todos os estilos de aprendizagem”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza.

São pelo menos cinco os sistemas sensoriais que devem ser observados e trabalhados na primeira infância: táctil (toque), auditivo (identificar sons), oral/gustativo (experimentar sabores), olfativo (identificar cheiros) e visual (habilidades da visão).

Cada criança tem alguns sentidos sensoriais mais desenvolvidos que outros. No entanto, cabe aos adultos oferecerem ferramentas para desenvolver todos os sentidos. Movimentos, texturas, aromas e sabores são informações que podem ser muito bem integradas ao ouvir e ver, para enriquecer ainda mais a capacidade de aprendizagem do cérebro.

“Modificar o ambiente, manipular texturas, materiais com cores e espessuras diferentes, materiais para modelagem, apresentar sons diversos são algumas ferramentas importantes para desenvolver as habilidades sensoriais das crianças”, explica Juliana.




Rede Marista de Colégios (RMC)


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