Pesquisar no Blog

sábado, 29 de junho de 2019

Inverno, a melhor estação para realizar rinoplastia

 Segundo o otorrinolaringologista Guilherme Scheibel, o desinchaço da cirurgia pode ocorrer mais rápido


Seja por motivos estéticos ou por motivos de saúde, a rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados pelos brasileiros. O desejo de sair melhor nas fotos faz com que a cirurgia de nariz fosse uma das mais realizadas, contando mais de 70 mil por ano. Corrigir uma imperfeição no nariz traz uma harmonia especial ao rosto, mas também pode servir para melhorar a respiração.
Esses problemas respiratórios podem ocorrer devido a diversas causas de obstrução nasal, como desvio de septo e aumento dos cornetos, impossibilitando uma perfeita respiração. Durante o inverno, problemas respiratórios com rinite e sinusite costumam acontecer com maior frequência. A rinoplastia pode ajudar neste processo para melhorar a respiração.
Uma forma especifica de obstrução nasal é corrigida somente com uma rinoplastia funcional, que seria quando as narinas fecham durante a inspiração, necessitando de colocação de enxertos de cartilagem para fortalecer essa área. As rinites podem melhorar com a cirurgia dos cornetos, porém normalmente o tratamento é com sprays nasais de corticoide. Sinusites podem ser de diferentes tipos, as que necessitam de cirurgia, normalmente é melhor serem realizadas após a rinoplastia por conta do tempo cirúrgico. Antes da rinoplastia, recomendo operar o nariz pela possibilidade de removerem o septo e não termos material para reconstruir e remodelar o nariz.
O otorrinolaringologista Guilherme Scheibel informa que as questões climáticas não impossibilitam a cirurgia. O procedimento apenas não é permitido quando não há alguma contraindicação anestésica, psicológica ou algum outro fator que limite o resultado da cirurgia.
- O principal cuidado pós-rinoplastia é fazer gelo no rosto. Operar no inverno ajuda a manter o rosto resfriado, porém também não contraindica fazer o procedimento no calor, pois sempre orientamos ficar em um ambiente resfriado com ar condicionado e fazer compressas frias constantemente. Observamos que quando nossas pacientes viajam para algum lugar frio, o nariz costuma desinchar mais, explica Guilherme Scheinel sobre realizar a rinoplastia no inverno.
Não há grande diferença realizar o procedimento durante a estação, porém costuma haver menos inchaço quando a pessoa termina a fase do pós-operatório e das compressas frias e volta à sua rotina. Scheibel afirma que não há diferenças nos cuidados pós-operatórios no inverno:
- Mantemos os mesmos cuidados, indiferentemente da época do ano. Porém no inverno, quem não segue as orientações à risca, tem uma tolerância um pouco maior por não se exporem ao calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados