Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Debate sobre reforma da OMC pode vir ao encontro de interesses brasileiros em reunião do G20



Como já havia sido antecipado na reunião de Buenos Aires, no final de 2018, a 14ª Reunião de Cúpula do G-20 deverá ter como eixo central a polêmica controvérsia comercial entre Estados Unidos da América do Norte – EUA e China.

Além desse direcionamento central, chama a atenção uma reunião, paralela à Cúpula, entre Índia, Rússia e China, que tratarão de uma cooperação regional para contornar eventuais impactos financeiros causados pela controvérsia comercial já citada.

Tal encontro não significa divergência com Brasil e África do Sul – por fazerem parte dos BRICS e não participarem da reunião – e mais especificamente com o Brasil – por já ter demonstrado maior ligação com os EUA –, mas, sim, uma maior aproximação com a finalidade de acordarem uma possível integração econômica para ampliação das relações comerciais entre esses países.

Com relação aos interesses brasileiros, há expectativa nos debates sobre a reforma da OMC, que tem como objetivo um maior equilíbrio no comércio internacional e a redução das tensões comerciais.

Também deverá ser dada atenção às questões relacionadas às regras para subsídios industriais e, em caso de haver progressão nessa discussão, há interesse de se abordar a redução dos subsídios agrícolas; além das questões climático-ambientais que estão propostas pela organização da Cúpula.




Francisco Américo Cassano - Doutor em Ciências Sociais com concentração em Relações Internacionais, Professor Ajunto e Pesquisador do tema Relações e Negócios Internacionais na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados