Pesquisar no Blog

sábado, 29 de junho de 2019

Inverno: Especialista alerta sobre problemas de pele na estação


Período exige cuidados específicos, mas é a oportunidade para realizar procedimentos que devem ser evitados em dias quentes


Essa semana demos as boas-vindas ao inverno e, com as baixas temperaturas, a pele pede mais cuidados. Mesmo na estação mais fria do ano, os raios ultravioletas, principalmente os UVA, continuam com efeitos nocivos e atuam na pele com a mesma incidência durante todo o dia.  

O rosto e, principalmente, lábios e olhos são partes bastante atingidas e devem receber ainda mais atenção para evitar o envelhecimento precoce, manchas solares, sardas, flacidez na pele, até rachaduras e sangramentos.

Segundo a dermaticista Lia Capez, a nossa pele pode reagir de forma diferente nessa época. “Isso acontece porque, com o frio, o corpo acaba produzindo menos suor, deixando a pele mais desidratada. Além disso, a pele do rosto perde um pouco de sua elasticidade natural e luminosidade, gerando aspereza, descamação e o surgimento de novas linhas de expressão”.

Capez explica que, ao invés de ressecamento e a sensação de aspereza na pele, em alguns casos, o inverno pode trazer um efeito contrário. “As pessoas com pele oleosa, principalmente no rosto, podem apresentar um aumento da oleosidade e a piora da dermatite seborréica, que é a descamação ao redor do nariz, supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo”, diz.

Por isso, para quem sofre desses males, a especialista traz dicas importantes: “Evitar a utilização de hidratantes untuosos nas áreas mais oleosas, mesmo depois do banho, quando elas parecem um pouco mais ressecadas. Em pouco tempo, a oleosidade natural irá voltar. É importante manter o equilíbrio de água e óleo na pele, para que não haja efeito rebote. Restringir também o consumo de alimentos gordurosos e não lavar o rosto com água quente, pois essa prática estimula a produção de mais óleo”, completa Capez.

É fundamental ainda o uso de protetor solar e de cosméticos específicos. Os mais indicados são aqueles que, além de repor a água perdida para o ambiente, repõe também aminoácidos, sais minerais, ureia, lactatos. As gorduras de superfície (sebo), como colesterol, ácidos graxos e ceramidas também são importantes para evitar a perda de água, neste caso, vale optar por cosméticos oclusivos.

Conheça algumas opções de tratamentos faciais que podem ser realizados no inverno:

  1. Microagulhamento
Sistema de rolamento que contém inúmeras microagulhas, que geram centenas de microlesões na pele. Atenua a cicatriz de acne, rugas, combate à flacidez facial, melhora a textura e aumento da luminosidade.

  1. Peeling
Método promove a renovação celular estimula a regeneração natural dos tecidos de forma superficial, média e profunda. Pode ser realizado de forma mecânica, com o peeling de cristal e diamante, química com os ácidos de diversas concentrações ou física com os esfoliantes. Desta forma, é possível tratar afecções cutâneas como rugas, manchas como melasma, acne, oleosidade, entre outras queixas. Destaque para o peeling do mar morto, que além de tratar todas as queixas citadas, pode ser aplicado em gestantes e lactantes.

  1. Fotorejuvenescimento
Aparelho que possui uma lâmpada em sua manopla, à qual emite um feixe de luz sobre a pele, estimulando a produção de colágeno, a hidratação da pele e o clareamento de manchas e olheiras, minimizando a vermelhidão e sensibilidade das peles portadoras de rosácea.





Lia Capez - esteticista e dermatologista, fundadora do Espaço Estética Lia Capez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados