Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Alivie as dores de cabeça, nas costas e musculares em 4 passos



De acordo com a Organização Mundial da Saúde¹, 85% da população sentirá dor na coluna em algum momento da vida. Um levantamento recente sobre principais dores do brasileiro² indicou que dores de cabeça e musculares afetam 80% e 54% das pessoas, respectivamente. As três dores têm em comum, além do tratamento, alguns vetores que surgem por conta de postura inadequada, contração muscular e estresse do dia a dia. Para evitar que esses problemas atrapalhem sua rotina, a médica especialista em dor, Dra. Denise Katz (CRM 63548-SP), selecionou 4 passos para aliviar os sintomas.

Ajuste de postura para evitar dores tensionais, nas costas e de cabeça
Pessoas que trabalham sentadas em frente ao computador costumam ter a postura incorreta, o que pode provocar dores e lesões nas costas, além de contratura muscular, causando dores tensionais, que podem ser refletidas na cabeça. Mantenha uma boa postura, mesmo que sentado, para isso é preciso estar sempre com as costas eretas, jogar os ombros para trás e evitar cruzar as pernas.


Faça pausas durante as atividades

O corpo humano não foi feito para permanecer por muito tempo em uma mesma posição.  A falta de movimentação faz com que os músculos doam, por isso, é recomendado fazer pausas nas atividades para alongar, em diversos períodos do dia


Exercite-se e alivie o estresse

Outra causa da dor tensional, nas costas e cefaleia é o temido estresse. Neste estado, o corpo libera hormônios que aumentam a tensão muscular, mas que podem ser minimizados com a prática de atividade física, que além de fazer bem para a saúde traz sensação de bem-estar com a liberação da endorfina. Aposte em práticas aeróbicas para aliviar o estresse e em exercícios de alongamento como os de equilíbrio e a natação para aliviar as dores nas costas. O ideal é que a prática seja realizada diariamente, por no mínimo 30 minutos e, acompanhado por profissionais de educação física.


Alimente-se bem

Cefaleia tensional pode ser desencadeada pela falta de ingestão de líquidos e alimentos. A cenoura, gengibre, couve previnem dor e os peixes, folhas escuras, frutas cítricas, própolis e carnes também são indicados para evitar desconfortos tensionais e musculares.

“Quando estes passos não forem suficientes para prevenir o surgimento das dores e elas começarem a fazer parte da sua rotina pode-se aliviar os sintomas com analgésicos à base de Ibuprofeno, como Alivium Cápsulas Líquidas. Se a dor persistir por mais de 3 dias, não hesite e procure auxílio médico”, alerta a especialista.





Dizeres legais: Alivium. Comprimido revestido. ibuprofeno 400mg. Indicações: para redução da febre e o alívio temporário de dores leves a moderadas tais como: dor de cabeça, dor de dente, dor muscular, dor na parte inferior das costas, dores relacionadas a problemas reumáticos não articulares e periarticulares, dores associadas a processos inflamatórios e/ou traumáticos e dores associadas a gripes e resfriados. Suspensão. ibuprofeno 30mg/mL. Suspensão gotas. ibuprofeno 50mg/mL e 100mg/mL. Indicações: para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares. MS 1.7817.0807. Cápsula mole. Ibuprofeno 400mg. Indicações: para alívio temporário da febre e de dores de leve a moderada intensidade como: dor de cabeça, dor nas costas, dor muscular, enxaqueca, cólica menstrual, de gripes e resfriados comuns, dor de artrite e dor de dente. MS 1.7817.0826. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Março/2019





REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

1-   INDICAR REFERENCIA: https://www.who.int/bulletin/volumes/81/9/Ehrlich.pdf Acesso em: 13 de março de 2019.

2-   MUNDIPHARMA. Pesquisa inédita mostra como o brasileiro lida com a dor. São Paulo, Jan, 2014.  Acesso em: 13 de março de 2019.


4-   Rainsford KD. Ibuprofen: pharmacology, efficacy and safety. Inflammopharmacology. 2009;17(6):275-342

5-   Marmura MJ, et al. The acute treatment of migraine in adults: the American headache society evidence assessment of migraine pharmacotherapies. Headache. 2015;55(1):3-20.


6-   Sullivan E, Bushnell C. Management of menstrual migraine: a review of current abortive and prophylactic therapies. Curr Pain Headache Rep. 2010;14(5):376-84.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados