Pesquisar no Blog

domingo, 30 de junho de 2019

Dicas para superar o desafio de viajar com crianças nas férias

Divulgação
 Mãe pedagoga conta sua experiência em passear com seus pequenos


Fundadora do maior grupo de mães do ABC no Facebook – o ABC das Mães -, Claudia Aloia dá dicas para quem vai aproveitar o mês de julho e as férias escolares para viajar com os filhos. Horas no carro, lugar desconhecido e rotina diferente podem significar uma mudança no comportamento e trazer dificuldades para os pais, mas como diz o ditado: “uma mãe prevenida vale por duas”.

A pedagoga tem dois filhos, Maite, 7 anos e Gabriel, 3, e já enfrentou grandes desafios nas viagens. “Meus filhos não são de dar trabalho, mas exigem bastante atenção e cuidados para viajar”, comenta. A dica é avaliar o lugar de destino e pensar em adaptações na rotina deles, mas principalmente não criar expectativas ou grandes planos. “As coisas podem não sair exatamente como planejamos e tudo bem”, alerta.

Para lugares quentes, não é necessário levar muita roupa, mas peças confortáveis. Muito importante é pensar na proteção solar, seja com camisetas próprias ou com loções. “É bom verificar com o pediatra a solução mais indicada para cada idade”, aconselha Claudia.

Já para lugares mais frios o melhor é pensar em peças "coringas", que possam ser usadas por baixo das roupas e deixar as crianças quentinhas sem impedir os movimentos. “Geralmente elas não querem colocar muita roupa e fazer ficar com aquela blusa mais grossa é um sofrimento”, brinca a mãe.

Viagens de carro muito longas também precisam de um planejamento especial. “Cada idade tem uma necessidade e é importante avaliar a quantidade de paradas para fazer no caminho, lanchinhos sempre à mão dentro do veículo e brincadeiras criativas para distrair”. Muitas mães são adeptas do filminho durante a viagem, mas para algumas crianças isso não é o suficiente. Dá para pensar em músicas para cantar juntos ou separar aquela playlist com as preferidas. Brincadeiras de adivinhação também tiram boas risadas. “Brincar de um continuar a história de faz de conta do outro trabalha a criatividade, a cooperação e diverte muito as crianças maiores”, diz Claudia.

“Criança adora conhecer banheiro fora de casa”, brinca Aloia. Nas viagens, a especialista tem o kit-banheiro com papel higiênico, lenço umedecido e protetor de assento sanitário.

“Os equipamentos eletrônicos são uma grande saída nas muitas horas dentro do carro”, confirma Claudia. Providencie cabos e fios mais longos para alcançar o carregador do console do carro e powerbanks, caso todos os carregadores veiculares estejam ocupados.

Uma dica valiosa é sempre identificar as crianças ao sair. “Escrever nome e telefone no braço para os menores e muita conversa e orientação para todos”, frisa Aloia. Combinar um ponto de encontro com todo mundo também pode ser uma boa saída. “Quem é mãe sabe a quantidade de detalhes para se preocupar em toda saída prolongada de casa, mas sempre vale a pena”, finaliza.






Claudia Aloia - Jornalista pós-graduada em Marketing, Claudia Aloia trabalhou durante dez anos na área de comunicação corporativa e publicidade. Em 2014, com o casamento e a maternidade, decidiu empreender no mercado infantil, quando inaugurou o salão de beleza Mamãe Q Disse, em São Caetano do Sul. No mesmo período, com o objetivo de criar um laço com as mães da cidade, criou o grupo ABC das Mães no Facebook. Com o sucesso do grupo, a mãe da Maitê (7 anos) e do Gabriel (3 anos) recebeu o convite para apresentar o programa ABC das Mães, na Rede Eco TV ABC, que estreou em maio de 2017.  Com o crescimento do público, o programa ABC das Mães mudou-se para a TV Mais ABC e tem o mesmo tom de bate-papo originado no grupo do Facebook. Em outubro de 2017, junto a outras sócias, Claudia Aloia adquiriu o Buffet Infantil Allegro Bambini, agora referência em eventos infantis de São Caetano do Sul, consolidando sua expertise no público materno-infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados