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terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

O papel do funcionalismo público no enfrentamento de enchentes e outras crises públicas

 Servidores da União, estados e municípios são uma rede de pessoas trabalhando pela saúde e bem-estar da sociedade

 

“As enchentes e surtos de viroses que se observam neste verão evidenciam alguns problemas da infraestrutura urbana e mostram que muitas cidades ainda não estão devidamente preparadas para atender às demandas da agenda do clima”, salienta Artur Marques, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP). Nesse cenário, afirma, os servidores da União, estados e municípios, embora nem sempre contem com as condições ideais de trabalho, “destacam-se como protagonistas no auxílio à população, atuando de maneira integrada e articulada para minimizar os impactos das crises”. 

Artur Marques cita o atual problema do combate às enchentes, em que uma série de categorias de servidores públicos é mobilizada. A Defesa Civil assume a coordenação das ações emergenciais, realizando o monitoramento de áreas de risco, além de providenciar a evacuação e o auxílio às vítimas. Profissionais como engenheiros civis e técnicos de infraestrutura, juntamente com sanitaristas, também desempenham papel essencial, planejando e implementando obras de drenagem e avaliando o impacto das enchentes na saúde pública, especialmente em relação ao saneamento básico. 

O trabalho dos servidores de limpeza urbana é igualmente fundamental para garantir a desobstrução de bueiros e canais, prevenindo novos alagamentos. Agentes de fiscalização ambiental e planejadores urbanos também atuam na identificação de áreas de risco e na formulação de políticas públicas para mitigar os efeitos das chuvas. “Essas operações de emergência são fundamentais para salvar vidas e evitar que os danos agravem-se”, afirma Artur Marques.

 

Combate às viroses 

O recente surto de Norovírus, que afetou turistas e moradores do litoral paulista com infecções gastrointestinais, não foi o único desafio enfrentado pelo funcionalismo. O mês de janeiro de 2025 também registrou aumento de casos de infecções respiratórias na região litorânea, principalmente causadas pelo vírus da Influenza A (H3N2). O aumento das infecções respiratórias, combinado com as altas temperaturas, agravou ainda mais a situação e exigiu esforços contínuos para garantir o atendimento adequado à população. As equipes de saúde, com a colaboração de profissionais de diversas áreas, intensificaram os atendimentos. 

A atuação dos servidores públicos na saúde tem sido fundamental. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS, em colaboração com hospitais estaduais e municipais, mantiveram suas portas abertas para fornecer atendimento imediato. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos têm trabalhado sem descanso no diagnóstico e tratamento dos infectados. Epidemiologistas monitoram a disseminação dos vírus e orientam sobre os melhores protocolos de atendimento e prevenção. 

Além disso, a Defesa Civil também tem papel relevante ao orientar e coordenar ações preventivas, como o reforço de campanhas de conscientização sobre a importância do uso de máscaras, da higienização das mãos e dos cuidados com a alimentação, além da distribuição de medicamentos e material informativo. 

Artur Marques destaca a dedicação de todos os profissionais de saúde envolvidos nesse momento crítico: “É importante ressaltar o esforço conjunto de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e de endemias, que estão na linha de frente não apenas tratando, mas também educando a população sobre a prevenção e os cuidados necessários”, afirma.

 

Reconhecimento da sociedade 

“Nos momentos de emergência, como as enchentes e os surtos de doenças, a dedicação e o comprometimento dos servidores públicos são imprescindíveis para garantir a segurança e o bem-estar da sociedade. A presença e a ação desses profissionais nas ruas, hospitais, áreas de risco e nos pontos de atendimento revelam o verdadeiro espírito de serviço público, que vai além da burocracia e se traduz em ações concretas de solidariedade e socorro à população”, afirma Artur Marques. 

O presidente da AFPESP ressalta a importância de a sociedade reconhecer o empenho dos servidores e o significado de seu trabalho: “O funcionalismo público não é uma estrutura administrativa ou a personificação de um governo, mas sim uma rede de pessoas que trabalham incansavelmente para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de toda a população”.


Geração Z: como ela está mudando a relação entre empresas e clientes?

 

A Geração Z já está em grande peso no mercado. Por mais que sua chegada nas empresas tenha ocasionado certos desentendimentos com os pertencentes de gerações anteriores, esses membros também trouxeram aspirações e perfis muito positivos para as operações corporativas, com um olhar capaz de gerar uma verdadeira transformação em como as marcas se comportarão. Afinal, basta, apenas, que saibam como usufruir dessas habilidades dos zillennials para uma prosperidade corporativa contínua.

Ousados, esses membros ficaram muito conhecidos pela quebra de paradigmas. Querem fazer diferente em suas responsabilidades profissionais, mudar a forma na qual o mercado enxerga as oportunidades, preocupados em gerar impacto e adotando uma perspectiva mais revolucionária na relação com seus contratantes.

Nativos digitais, cresceram já utilizando a tecnologia para diversas responsabilidades, o que fez com que prezassem por uma maior agilidade e otimização em suas tarefas. Para eles, as 24 horas do dia são poucas para realizar tudo o que desejam, o que os move em busca de soluções que facilitem essas tarefas e encontrem soluções melhores e mais assertivas para qualquer necessidade ou objetivo.

Ao invés de prezarem pelos processos manuais, buscam automatizar as operações a fim de terem maior agilidade, praticidade e segurança neste desempenho, acelerando o processo produtivo a fim de conquistar mais resultados em menos tempo. Isso fez com que muitas revoluções internas ganhassem forma, impulsionando planos que já existiam ou, pelo menos, haviam começado.

Todas essas visões também elevaram o desejo empreendedor dessa geração, fazendo com que muitos prefiram ser donos de seus próprios negócios ao invés de trabalharem sob o regime celetista comandados por um outro chefe. Isso também vem desencadeando nos zillennials um maior apreço pelos cargos executivos e de liderança, o que, inevitavelmente, gera certos conflitos geracionais no mercado.

É normal que, a cada geração que ganhe força no mercado, seja preciso um tempo de adaptação com os membros de outras gerações. Segundo dados divulgados no Relatório de Tendência de Gestão de Pessoas 2024, como exemplo, 68% apontaram a GenZ como a que proporciona maior desafio para a gestão de pessoas, devido, justamente, ao seu perfil bastante diferente das gerações anteriores.

Contudo, também é natural que o mercado vá se ajustando a esses novos profissionais ao longo do tempo, se encaixando a esses novos perfis e ambições e os adaptando na convivência com os outros profissionais. Diante de um perfil tão vantajoso para a melhora do desempenho corporativo, as empresas devem usufruir, estrategicamente, da GenZ para transformar suas operações, de forma que não apenas sugiram sobre possíveis mudanças, mas ajam proativamente para testar e validar ideias inovadoras que gerem maior valor.

Marcas que investirem na contratação desses profissionais, na prática, contarão com verdadeiros embaixadores do negócio, que prezem pela comprovação das ações que serão instauradas para terem uma melhor tomada de decisões e um planejamento muito mais assertivo na conquista dos objetivos desejados.

Para que haja uma verdadeira transformação na forma pela qual as empresas se relacionam com seus consumidores, o perfil revolucionário e questionador da geração Z será crucial. Envolva esses profissionais na rotina corporativa e tomada de decisões, valorizando suas opiniões e os incentivando a colaborarem sempre ativamente no dia a dia. Eles são parte da revolução do mercado, com chances de impulsionar o nome e reputação do negócio frente aos concorrentes.

  


Luiz Correia - head comercial na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot e RCS.


A Defesa dos Profissionais de Saúde em Casos de Acusações Injusta

A atuação dos profissionais de saúde é fundamental para o bem-estar da sociedade. No entanto, em um cenário cada vez mais complexo e litigioso, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área têm enfrentado acusações infundadas ou abusivas, que podem comprometer suas carreiras e sua saúde emocional. Como advogada especializada em Direito Médico, tenho dedicado parte da minha atuação à defesa desses profissionais, garantindo que seus direitos sejam preservados e que a justiça prevaleça. Neste artigo, compartilho como atuo nesses casos e por que é essencial proteger aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado dos outros.


1. O Cenário das Acusações Infundadas
"Infelizmente, vivemos em uma época em que as acusações contra profissionais de saúde têm se tornado cada vez mais frequentes", afirma a Dra. Beatriz Guedes. "Muitas vezes, essas acusações são baseadas em expectativas irreais, desinformação ou até mesmo em frustrações que não têm relação direta com a atuação do profissional."

Ela explica que, embora erros médicos possam ocorrer e devam ser investigados com seriedade, há uma linha tênue entre a busca por justiça e acusações abusivas. "Meu papel é garantir que os profissionais de saúde tenham uma defesa robusta e que suas versões dos fatos sejam ouvidas com a mesma atenção dada às acusações", diz.


2. A Importância da Análise Técnica e Pericial
"Em casos de acusações, a análise técnica e pericial é fundamental", destaca a Dra. Beatriz. "Muitas vezes, as alegações contra os profissionais de saúde são feitas sem o devido embasamento científico ou técnico. Por isso, trabalho em conjunto com especialistas da área médica para desmontar argumentos frágeis e comprovar a conduta adequada do profissional."

Ela ressalta que, em sua experiência, muitos casos são resolvidos quando se demonstra que o profissional agiu de acordo com os protocolos e as boas práticas da medicina. "A verdade técnica é uma aliada poderosa na defesa dos profissionais de saúde", afirma.


3. O Impacto das Acusações na Vida dos Profissionais

"Além das consequências jurídicas, as acusações injustas podem causar um enorme desgaste emocional e profissional", comenta a Dra. Beatriz. "Já vi médicos brilhantes perderem a confiança em seu trabalho e até mesmo abandonarem a carreira por causa de processos infundados."

Ela enfatiza que sua atuação vai além da defesa jurídica. "Meu objetivo é também oferecer suporte emocional e orientação para que esses profissionais possam enfrentar o processo com resiliência e seguir em frente com suas carreiras", diz.


4. Casos de Sucesso na Defesa dos Profissionais
A Dra. Beatriz compartilha um caso emblemático de sua carreira: "Recentemente, defendi um médico acusado de negligência após um procedimento cirúrgico que não teve o resultado esperado. Ao analisar o prontuário e ouvir especialistas, conseguimos demonstrar que o médico seguiu todos os protocolos e que o resultado adverso foi uma complicação conhecida e não previsível. O caso foi arquivado, e o médico pôde retomar sua prática com a tranquilidade de saber que sua conduta foi correta."

Ela destaca que cada caso é único e exige uma abordagem personalizada. "A defesa dos profissionais de saúde requer não apenas conhecimento jurídico, mas também uma compreensão profunda da prática médica e das nuances de cada situação", explica.


5. Prevenção e Orientação para Evitar Acusações
Além da defesa em processos, a Dra. Beatriz também atua na prevenção de acusações. "Oriento os profissionais de saúde sobre a importância de uma documentação clara e detalhada, da comunicação transparente com os pacientes e do respeito aos protocolos estabelecidos", diz. "Muitas acusações poderiam ser evitadas com uma prática mais cuidadosa e preventiva."

Ela também recomenda que os profissionais busquem seguro de responsabilidade civil e orientação jurídica antes mesmo de enfrentar qualquer problema. "A prevenção é sempre a melhor estratégia", reforça.


Conclusão

"Defender os profissionais de saúde em casos de acusações injustas é uma missão que exige dedicação, conhecimento técnico e sensibilidade", afirma a Dra. Beatriz Guedes. "Esses profissionais dedicam suas vidas ao cuidado dos outros, e é nosso dever garantir que eles sejam tratados com justiça e respeito."

Ela finaliza com uma mensagem de apoio: "Se você é um profissional de saúde enfrentando acusações infundadas, saiba que não está sozinho. Busque orientação jurídica especializada e lute pelos seus direitos. A verdade e a justiça devem prevalecer." 

 

Dra. Beatriz Guedes - especialista em Direito Médico. Fundada pela Dra. Beatriz Guedes, a ONG Em Boas Mãos nasceu com a missão de acolher, cuidar e transformar a vida de pessoas que sofrem com bullying e perseguições relacionadas à aparência. Desde o início, já impactamos centenas de vidas com um trabalho humanizado e transformador. Sócia da Clinica Libria e Fundadora da Ong Em boas Mãos.


Você é um bom líder para todas as gerações?

 Atualmente, em empresas de vários segmentos, é cada vez mais comum a existência de times formados por integrantes de idades diferentes, o que pode ter as suas vantagens e desvantagens. No entanto, às vezes, essa diferença de idade pode causar distanciamento entre as pessoas e cabe a liderança corrigir essa questão, que geralmente começa quando o próprio líder não consegue lidar com todas as gerações.

É compreensível que um líder de determinada idade tenha mais ‘afinidade’ com as pessoas que estejam próximas a sua faixa etária, mas isso não pode se tornar um motivo para que haja diferenciação. Por exemplo, se eu sou um líder mais velho, só irei considerar o que os colaboradores mais velhos falam e não darei ouvidos aos mais novos? E o mesmo vale para líderes mais novos, que não escutam os colaboradores mais velhos.

Sabemos que ser um bom líder não é tarefa fácil e que também não acontece da noite para o dia, faz parte de um processo e pode ser demorado. O gestor que é colocado nesta posição precisa estar preparado para tal e disposto a se aprimorar todos os dias, fazendo melhorias na sua postura para desenvolver uma conduta adequada para com o cargo que  ocupa. E muitas vezes, é preciso abandonar comportamentos que não fazem mais sentido.

Afinal, um bom líder requer algumas habilidades essenciais que são desenvolvidas com o passar do tempo, como ter uma escuta ativa, ser justo e imparcial nas decisões do dia a dia, aprender a delegar as tarefas e saber fazer com que os colaboradores sintam que possuem um espaço seguro no ambiente de trabalho, onde podem compartilhar ideias, expor dúvidas e até mesmo fazer críticas construtivas.

O fato é que agir dessa forma já é um grande desafio para muitos, que aumenta conforme a empresa possui pessoas de várias faixas etárias na equipe. E por que isso poderia ser um desafio? Quando temos pessoas de idades diferentes, precisamos adequar a nossa forma de comunicação e de tratativa para que cada grupo consiga entender a mensagem que está sendo passada de maneira correta.

Vejo muitos comentários negativos sobre a Geração Z, por exemplo, que são as pessoas de 14 a 28 anos. Porém, será que são mesmo esse ‘terror dos gestores’, assim como estão sendo classificados por diversas matérias que li, ou são os líderes que não estão sabendo lidar com eles? Porque a partir do momento que temos pessoas de outras gerações trabalhando ao nosso lado, é fundamental dar a devida orientação.

Neste sentido, acredito que os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) - podem ajudar os líderes a serem bons para todas as gerações, pois se estamos buscando alcançar resultados por meio de metas ambiciosas, pouco importa a idade de quem esteja falando, desde que sejam levantadas hipóteses e dados, para que depois se identifique quais delas se verificaram verdadeiras e foram validadas e quais não.

Desta maneira, a ferramenta estimula o trabalho em equipe e também incentiva que cada colaborador execute a sua função da melhor maneira possível, o que facilita que pessoas de faixas etárias diferentes atuem juntas para entregar melhores resultados, formando um time multigeracional mais potente
.



Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/


COMBATE A DENGUE: piscinas podem ser focos do mosquito

Pixabay – Pexels

Especialista revela dicas e cuidados de como evitar a proliferação do mosquito

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2024, cerca de 6.5 milhões de casos de dengue ocorreram no Brasil. Considerado a epidemia no último ano, a dengue cresce de forma alarmante neste começo de 2025, e com a chegada das fortes chuvas de verão a preocupação deve aumentar. Por conta desses números, os cuidados com os criadouros do mosquito Aedes Aegypti são essenciais, especialmente as piscinas. Segundo a ANAPP (Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas), há mais de 3 milhões de piscinas espalhadas pelo Brasil, com grandes concentrações em centros urbanos, mas principalmente em localidades voltadas para o veraneio como casas, chácaras, sítios para uso em alta temporada.


Mas, por que a piscina pode ser um criadouro de mosquitos da dengue?

Segundo Fabio Forlenza, professor piscina da HTH, um dos principais motivos para que a piscina apresente risco para a dengue é, certamente, a água parada onde os mosquitos depositam seus ovos. Caso a água da piscina não seja tratada adequadamente, se torna um ambiente ideal para a proliferação do mosquito, inclusive graças a temperatura da temporada, com médias de 25°C a 30°C, ideal para o desenvolvimento das larvas. "Exatamente o 'clima' de uma piscina nesta época do ano", destaca o professor.

As principais práticas para evitar que a piscina se torne foco de doenças são a filtragem e a cloração adequadas. A filtragem garante a movimentação e oxigenação da água, além de recolher possíveis ovos e larvas deixados pelo mosquito. Já a cloração adequada mantém o ambiente inóspito para a proliferação dos ovos.

Água parada é sinônimo de doença, dos mais variados tipos, e a dengue é um grande risco nessa época do ano. O filtro da piscina deve ser ligado de 6 a 8 horas por dia e caso não seja possível, a cloração precisa de atenção redobrada. Inclusive há flutuadores que auxiliam na purificação prolongada da água por até 30 dias”, instrui o Professor Piscina.

Outra razão para que a piscina se torne um criadouro de mosquitos, de acordo com o especialista, são os detritos que servem de alimento para as larvas do mosquito da dengue, sejam folhas, insetos e galhos de árvores que se acumulam no tanque.

Forlenza também destaca as bordas da piscina como foco de atenção quando o assunto é dengue. "As bordas da piscina, as calhas e as áreas ao redor do espaço de lazer geralmente também acumulam água parada, produzindo criadouros para o mosquito. Por isso, é importante manter as bordas limpas com produtos próprios", ressalta.


Outras atividades complementares importantes para a prevenção são:

  • Utilize capa de proteção quando a piscina não estiver em uso. A capa deve cobrir toda a superfície da piscina e impedir a entrada de mosquitos;
  • Limpe as calhas da piscina regularmente para evitar o acúmulo de água parada;
  • Evite o crescimento de plantas aquáticas na piscina, pois elas podem servir de criadouros para o mosquito-da-dengue;
  • Faça a revisão da bomba da piscina regularmente para garantir seu bom funcionamento.

Para concluir, o Professor Piscina da HTH destaca: "realizar a limpeza da piscina constantemente, ou, pelo menos, uma vez por semana, é o caminho ideal. A peneira com cabo telescópico e um aspirador de piscina, podem ser importante aliados na remoção da sujeira depositada no fundo da piscina e nas paredes, atitudes de devem reduzir a zero os riscos aos banhistas", finaliza.

  

blog da HTH


Qual a importância do advogado durante uma contratação

Como empresas podem evitar litígios durante o processo de recrutamento 

 

Atualmente, recrutar profissionais qualificados tem se tornado um desafio crescente para as empresas brasileiras. Segundo dados recentes, quase 60% das organizações enfrentam dificuldades nesse processo. As exigências técnicas e a transformação acelerada do mercado de trabalho geram um descompasso entre oferta e demanda de mão de obra, impactando prazos de entrega, custos operacionais e até a rejeição de novos contratos. Diante deste cenário, a advogada trabalhista patronal Juliana Stacechen destaca a importância do suporte jurídico para minimizar riscos e evitar litígios.

“Os processos de contratação exigem atenção redobrada, especialmente para garantir que a relação trabalhista esteja plenamente alinhada à legislação vigente. Isso reduz significativamente as chances de disputas legais no futuro”, explica Juliana. Com mudanças constantes na legislação e o aumento de contratações flexíveis, como as modalidades sob demanda e a PJtização, a assessoria de um advogado torna-se indispensável para elaborar contratos claros e proteger os interesses das partes envolvidas.

Além disso, a rotatividade elevada em muitos setores representa um custo adicional para as empresas. De acordo com pesquisas, a demissão a pedido do funcionário corresponde a quase 40% dos casos, revelando a necessidade de estratégias eficazes tanto para reter talentos quanto para garantir conformidade legal em casos de desligamento. Nesse sentido, a atuação preventiva de um advogado trabalhista permite a adoção de práticas que assegurem processos transparentes e estruturados, mitigando possíveis reclamações judiciais.

Outro ponto crítico, apontado pela especialista, é o impacto das transformações digitais nas contratações. “Com as empresas buscando profissionais cada vez mais especializados, a elaboração de contratos precisa contemplar a especificidade das funções, bem como prever cláusulas adaptáveis às necessidades do mercado”, ressalta Juliana.

Portanto, o acompanhamento jurídico em todas as etapas do recrutamento e gestão de pessoas é mais do que uma recomendação; é uma ferramenta estratégica para a sustentabilidade e crescimento das empresas. Dessa forma, é possível alinhar as demandas do mercado à segurança jurídica, garantindo eficiência e tranquilidade para empregadores e colaboradores.

 


Juliana Stacechen - Advogada especialista em Direito Trabalhista
@julianastacechen
(41) 999048404
juliana@stacechen.adv.br
https://stacechen.adv.br/


Inventário: garantia de um futuro seguro e sem complicações para os herdeiro

pexels
Por que contar com um advogado especializado faz toda a diferença no processo sucessório?

 

O momento da perda de um ente querido é sempre delicado, mas para além da dor emocional, ele também traz a necessidade de lidar com questões práticas e burocráticas, como o inventário. Essencial para a organização e partilha dos bens deixados, esse processo exige cuidado e precisão. Segundo o advogado Henrique Hollanda, especialista em Direito de Família, um inventário mal conduzido pode gerar conflitos familiares, prejuízos financeiros e entraves legais.

“Um inventário mal elaborado pode resultar em atrasos, disputas judiciais e até mesmo na perda de bens. Já um bom inventário garante que os herdeiros recebam o que lhes é de direito de forma justa e sem complicações”, explica Hollanda.

As consequências de um inventário mal conduzido

Quando o inventário não é feito ou é conduzido de forma inadequada, uma série de problemas pode surgir. Entre as principais complicações estão:

Atrasos na partilha: Sem organização, o processo pode levar anos, especialmente se for necessário resolver pendências judiciais.

Conflitos familiares: Divergências entre os herdeiros sobre a divisão de bens podem gerar desentendimentos e até litígios.

Perdas financeiras: Multas por atraso na abertura do inventário e custos extras com advogados e impostos podem comprometer o patrimônio herdado.

Impedimentos legais: Enquanto o inventário não é concluído, os bens ficam bloqueados, impossibilitando a venda, uso ou transferência?

A importância de um advogado especializado

Um advogado especializado em Direito de Família desempenha um papel crucial no processo de inventário. Ele não apenas orienta a família, mas também assegura que todas as etapas sejam realizadas dentro da lei e com o menor impacto possível.

“O advogado auxilia na organização de documentos, identificação de bens e dívidas e na mediação de conflitos entre os herdeiros. Além disso, ele garante que as obrigações tributárias sejam cumpridas corretamente, evitando multas e problemas com o Fisco”, ressalta Hollanda.

O papel preventivo do planejamento sucessório

Além de conduzir inventários, muitos advogados familiaristas incentivam o planejamento sucessório como forma de prevenir conflitos e simplificar o processo de transmissão de bens. Ferramentas como testamentos e doações em vida ajudam a deixar claro como o patrimônio deve ser dividido, reduzindo incertezas e disputas futuras.

“O planejamento sucessório é uma forma de cuidar da família mesmo após a partida. Ele permite que o titular dos bens defina como eles serão distribuídos, assegurando harmonia e tranquilidade para os herdeiros”, explica o advogado.

O inventário como um recomeço

Embora seja um momento de despedida, o inventário também representa um recomeço para os herdeiros. Com um advogado qualificado, o processo pode ser transformado em uma oportunidade de organização e fortalecimento dos laços familiares.

“Um inventário bem conduzido é mais do que uma solução legal; é uma forma de honrar a memória de quem partiu, garantindo que seu legado seja protegido e valorizado”, conclui Hollanda.

 


Dr. Henrique Hollanda
Advogado especialista em Direito da Família e Sucessões
Hollanda e Sinhori Advogados Associados
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contato@hollandaesinhori.adv.br
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Rua Ébano Pereira, 11, conjunto 1.802. Curitiba/PR.


Matrículas devem ser feitas ainda nesta semana, com datas definidas pela USP, Unesp, Unicamp e Fatecs

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou às 14h desta segunda-feira (3) a terceira e última chamada unificada do Provão Paulista Seriado 2025 com vagas para os cursos superiores no primeiro semestre na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).

Os resultados estão disponíveis no portal do Provão Paulista. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/

 

Cada participante deve acessar a área do estudante para verificar a sua aprovação no curso escolhido. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF. 

 

Matrículas

Como prevê o edital, a Educação divulgou três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. 


Cada instituição de ensino superior tem o próprio cronograma, além de regras para o processo de matrícula. As regras de cada universidade estão disponíveis no Portal do Provão Paulista.


É preciso que o estudante se atente a todas as regras de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.

 

Após as três chamadas unificadas - a desta segunda-feira (3) é a última —, as instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às organizadas pela Seduc-SP e divulgadas no portal oficial.


Carnaval 2025: especialista aponta estratégias para empresas de turismo na alta temporada

 

 

Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições, explica como treinamentos práticos melhoram as vendas, o atendimento ao cliente e o planejamento logístico para proporcionar experiências inesquecíveis aos viajantes 

 

O Carnaval é uma das festividades mais emblemáticas do Brasil, atraindo milhões de foliões nacionais e internacionais. No ano passado, o país recebeu cerca de 230 mil turistas estrangeiros durante o período carnavalesco, representando um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Embratur.

Para 2025, a expectativa é de um crescimento ainda maior, o que exige que as agências de viagens e empresas de turismo estejam preparadas para atender a essa demanda de forma eficiente. Para enfrentar esse desafio, a capacitação das equipes de vendas, atendimento, logística e hotelaria é essencial.  

Segundo Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições, uma equipe bem treinada é o primeiro passo para converter o alto volume de turistas em clientes satisfeitos. “É preciso preparar os colaboradores para lidar com as particularidades de cada período do ano, principalmente a alta temporada, garantindo um serviço de excelência”, explica.


Preparação para a alta temporada: treinamentos práticos e dinâmicos

Preparar a equipes de turismo requer mais do que conhecimento teórico. É fundamental que os treinamentos reflitam situações reais que os funcionários enfrentarão. “Simulações de atendimento, workshops interativos e dinâmicas de grupo são ótimas ferramentas. As atividades práticas permitem desenvolver habilidades essenciais, como empatia na resolução de conflitos e agilidade no atendimento”, sugere Cleib. 

No caso do Carnaval, o especialista recomenda, ainda, que os treinamentos abordem aspectos culturais, familiarizando a equipe com tradições, músicas e costumes locais, por exemplo. “Compreender o contexto local da festa permite que as equipes ofereçam um atendimento mais autêntico e enriquecedor aos viajantes”, destaca.


Estratégia de vendas: personalização e excelência no atendimento

Para Cleib, esse período representa uma oportunidade única para alavancar as vendas. Para isso, é necessário que a equipe de vendas também esteja bem preparada e alinhada com as estratégias da empresa. “Oferecer pacotes personalizados, entendendo as necessidades específicas de cada tipo de cliente, e ser proativo na comunicação são diferenciais que podem aumentar as vendas durante o Carnaval”, afirma.

Ele também enfatiza a importância de treinamentos focados em técnicas de vendas e negociação. “É importante treinar a equipe para identificar oportunidades e fechar negócios de forma eficaz. Além de simulações práticas, estudos de caso são métodos que ajudam os vendedores a aprimorar suas habilidades”, recomenda o CEO.

Outro componente crítico no setor de turismo é a operação logística, especialmente durante eventos de grande porte como o Carnaval. Uma equipe bem treinada também é capaz de gerenciar recursos, horários e imprevistos com mais assertividade e confiança. “Investir no planejamento logístico, gestão de crises e no uso de ferramentas assegura que todas as partes da experiência do viajante ocorram sem contratempos, desde o transporte até as atividades programadas”, ressalta Cleib.


Como encantar o turista no Carnaval

Para a satisfação e fidelização do cliente, a qualidade do atendimento é determinante. No entanto, quando o volume de turistas é elevado, como durante o Carnaval, manter a excelência pode ser desafiador. Dessa forma, as equipes precisam estar preparadas para lidar com a pressão e manter a cordialidade.

“Treinamentos que desenvolvem habilidades de comunicação e gestão de tempo são essenciais, independentemente da época do ano. Incentivar a equipe a ouvir ativamente os clientes e a resolver problemas de forma ágil contribui para que eles tenham uma experiência positiva e voltem a viajar conosco”, finaliza Cleib.

  


Cleib Filho - CEO da 100 Limites Expedições, onde liderou a expansão da empresa no turismo de aventura, consolidando-a como referência no setor. Com uma carreira dedicada ao turismo, Cleib também atua como mentor de agentes de viagens, compartilhando seu know-how em palestras que abordam estratégias de sucesso e desenvolvimento no mercado de aventura, inspirando profissionais a fortalecerem suas atuações no setor.
Para mais informações, visite o site ou o Instagram.


100 Limites Expedições
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Páscoa 2025: Entenda como o chocolate pode ser oportunidade acessível para empreender

Divulgação
Planejamento, criatividade e produtos práticos tornam o chocolate uma escolha certeira para quem busca lucrar na Páscoa, mesmo sem experiência

 

A Páscoa é um dos momentos mais aguardados para os empreendedores da confeitaria. No entanto, muitos ainda têm receio de aproveitar essa oportunidade, acreditando que trabalhar com chocolate exige técnicas complexas e equipamentos avançados. A boa notícia é que, com os produtos certos, mesmo quem nunca teve experiência pode dar os primeiros passos e transformar o período em uma fonte lucrativa de renda.

“Hoje, o mercado oferece soluções pensadas exatamente para quem está começando”, explica Vivian Feldman, chef chocolatier da Harald, líder em coberturas e chocolates para o mercado profissional. “A linha de coberturas TOP, por exemplo, foi desenvolvida para simplificar a produção e garantir qualidade. É prática, fácil de usar e perfeita para criar desde ovos de Páscoa até bombons recheados. Com produtos assim, o resultado é sempre positivo, mesmo para iniciantes.”

Além de desmistificar o uso do chocolate, Vivian ressalta que a Páscoa é um excelente ponto de partida para quem deseja empreender na confeitaria. “O chocolate é um produto versátil e muito procurado, especialmente nessa época. Com dedicação e criatividade, é possível criar diferenciais que encantam os clientes e alavancam as vendas”, afirma.

Mas o sucesso não depende apenas de escolher os produtos certos. Planejamento é fundamental, tanto para quem está começando quanto para profissionais que já atuam no setor. Segundo a chef, antecipar-se ao período ajuda a garantir economia e inovação. “A Páscoa vai além dos tradicionais ovos de chocolate. É uma oportunidade de contar histórias e criar experiências únicas para os consumidores. Investir em embalagens personalizadas, brindes e sabores diferenciados pode ser o segredo para se destacar no mercado”, sugere.

Vivian também orienta os empreendedores a ficarem atentos às tendências. Chocolates temáticos, sabores exóticos e opções sem lactose ou veganas estão em alta e podem ampliar o alcance dos negócios. “Criar um portfólio diversificado é essencial para atrair diferentes públicos. Produtos como ovos recheados, bombons decorados e opções personalizadas são um diferencial competitivo importante”, comenta.

Outro ponto que faz diferença é a apresentação. “Embalagens criativas agregam valor ao produto e aumentam a percepção de qualidade, ajudando a fidelizar os clientes. Isso é essencial para quem deseja transformar a Páscoa em um trampolim para expandir os negócios ao longo do ano”, destaca a chef.

Mais do que uma data sazonal, a Páscoa pode ser o início de uma jornada promissora no empreendedorismo. Com produtos práticos, planejamento e atenção às tendências, qualquer pessoa pode começar e descobrir no chocolate um caminho acessível e lucrativo.

 

Detran-SP: dicas para contratação de transporte escolar neste início de an


Além da condição dos itens de segurança, os pais e responsáveis devem ficar de olho na regularidade dos documentos do veículo e do condutor

 

Na volta às aulas, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) recomenda que os pais e responsáveis verifiquem a regularidade do veículo e do motorista antes de contratar o serviço de transporte escolar. Para exercício da atividade, o veículo precisa ser inspecionado a cada seis meses, conforme prevêem a Portaria Normativa Nº 11/2023 do Detran-SP e o Código de Trânsito Brasileiro, por meio da Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.  

Caso a documentação não esteja em dia, o motorista pode ser penalizado por infração gravíssima com multa de R$1.467,00, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo ao pátio. As fiscalizações nas ruas são realizadas durante as Operações Transporte Escolar Seguro (OTES). Desde junho de 2024, quando foram criadas, essas operações verificaram as condições de 990 veículos e condutores em 75 ações.

 

Autorizações do condutor

Além de realizar a vistoria veicular obrigatória, os transportadores precisam de um documento para atestar a segurança e a idoneidade do serviço oferecido. Para isso, o Detran-SP oferece digitalmente a autorização para transporte escolar para o condutor, conforme prevê o artigo 138 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

O documento é obrigatório, não tem taxa de emissão e deve ser solicitado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI - https://portal.sei.sp.gov.br/sei/institucional/usuario_externo). Assim, os pais terão a garantia de que seus filhos estão sendo conduzidos por motoristas com o devido curso e com certidão negativa de antecedentes criminais para  homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores.  

Além de ter esse atestado de condutor autorizado, aqueles que quiserem  se tornar condutores de transporte escolar precisam apresentar uma série de documentos, como: 

·         CNH registrada no Estado de São Paulo;

·         CNH válida e sem bloqueios; 

·         Ter idade superior a vinte e um anos; 

·         Categoria D ou E; 

·         Toxicológico periódico realizado;

·         Não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos 12 (doze) últimos meses; 

·         Curso de Transporte Escolar válido e presente na Carteira Digital de Trânsito - CDT;

·         Certidão negativa do registro de distribuição criminal válida relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores.

 

Cuidados em relação ao transporte escolar 


1) Certifique-se de que o veículo esteja em dia com a autorização da prefeitura para este tipo de transporte e também com a vistoria semestral específica, realizada por uma ITL - Instituição Técnica Licenciada, por meio da autorização de transporte escolar que deverá estar afixada na parte interna do veículo, em local visível

 

2) Confirme se o condutor tem CNH categoria D ou E, dentro da validade, se fez o Curso de Transporte Escolar e se possui autorização específica de condutor de transporte escolar 

 

3) O veículo deve ter a inscrição "ESCOLAR" no seu exterior, cinto de segurança em todos os bancos, extintor de incêndio, travas de segurança nas janelas com abertura máxima de 10 centímetros e dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros

 

4) Os pais podem também pedir para verificarem as condições dos equipamentos obrigatórios (lanternas, espelho retrovisor, cronotacógrafo, pneus etc.);

 

5) Fique atento às condições de higiene, conforto e segurança do transporte escolar;

 

6) Apure com a escola e os pais de outros alunos as referências do profissional condutor;

 

7) Observe a forma como o motorista recepciona as crianças na porta da escola e prefira a opção de transporte que tenha outro adulto acompanhando as crianças, além do condutor.

 

Vistoria de veículos destinados à condução de escolares

Entre os pontos analisados nas vistorias estão: condições dos pneus, sistema de lanterna e de freios, adesivagem amarela na lateral completa do veículo com a escrita escolar, faixas reflexivas, itens obrigatórios de segurança, como extintor de incêndio, cintos de segurança, entre outros. 

 

Alguns veículos - por conta do modelo de fábrica - utilizam farol de milha, que não é um item obrigatório. Se este equipamento estiver instalado no veículo, o mesmo deverá estar funcionando, já que o não funcionamento desse item pode determinar a reprovação do veículo na vistoria. 

 

A inspeção semestral deve ser realizada por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), credenciada pela Senatran, que emite o laudo de inspeção de transporte escolar. A lista de empresas credenciadas pode ser consultada no portal do Detran-SP. O agendamento e pagamento da taxa devem ser feitos diretamente com a empresa escolhida (não tem valor tabelado).

 

Após a inspeção, o transportador terá acesso  ao laudo de autorização pelo Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em até 5 dias úteis. Basta imprimir o documento e fixá-lo na parte interna do veículo, em local visível, com inscrição da lotação máxima permitida (sendo vedada a condução de escolares em número superior à capacidade estabelecida pelo fabricante). 

 

Detran-SP

 

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