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quarta-feira, 4 de setembro de 2024

“De Olho nos Olhinhos”: Cerca de 15% dos casos de retinoblastoma em crianças são descobertos muito avançados, quando já há metástase

 

Diana Garbin e Tiago Leifert, idealizadores da
Campanha De Olho nos Olhinhos
Foto: Danilo Borges

Em sua terceira edição, campanha criada pelo casal Daiana Garbin e Tiago Leifert tem como foco o diagnóstico precoce e a conscientização sobre o câncer ocular infantil

 

Mais de 150 milhões de brasileiros foram impactados ano passado com o apelo de um pai e uma mãe. Tiago Leifert e Daiana Garbin criaram a Campanha de Olho nos Olhinhos com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. Uma dessas crianças é Lua, filha do casal. Aos 11 meses Lua foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua. 

A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.  

"Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma Tiago. Daiana adverte: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como "olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”.  

Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente.  O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita. 

Apesar do enorme alcance da campanha em 2023, Tiago e Daiana querem ir mais longe, uma vez que casos avançados seguem aparecendo nos centros de referência. No Hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), referência no tratamento da doença, cerca de 12 a 15% dos novos casos de retinoblastoma são extraoculares, ou seja, escaparam de dentro do olho. "Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando demoramos muito para detectar e esse tumor sai do olho, surgindo as metástases, que colocam em risco a vida desta criança. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura", alerta a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC. 

A Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dra. Wilma Lelis Barboza, diz que para ter diagnóstico precoce é necessária uma avaliação oftalmológica. Ela lembra que desde 2015, a realização do teste do olhinho nos recém-nascidos ainda na maternidade é garantida por lei e os pais ou responsáveis precisam ter acesso ao resultado. "Como o tumor pode surgir no primeiro ano de vida, é importante que a criança seja avaliada. O teste precisa ser repetido três vezes no primeiro ano de vida. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico. Com diagnósticos mais tardios, as crianças podem perder a vida", explica. Ela cita, ainda, que nas últimas décadas os tratamentos melhoraram e atualmente, é possível tratar a doença de forma mais direta e menos agressiva, o que reduz os transtornos causados às crianças.  

 

Campanha cresce e chega a todos os estados do Brasil

 

Mascote Flash estará disponível em materiais informativos
da campanha De Olho nos Olhinhos.
Divulgação

Em 2024, a campanha "De Olho nos Olhinhos" chega mais forte, com presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores, como RD Saúde, Genesis Genomics, Johnson & Johnson e ALLOS. Além disso, terá um novo integrante, o mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença - o olho de gato - que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica. 

A ALLOS, junto com seu braço de mídia HELLO, cedeu telas em todos os 57 shoppings da rede, além de espaço físico em 44 shoppings da ALLOS em 30 cidades brasileiras, que sediarão os eventos presenciais do dia 21 de setembro, das 10h às 22h. Nesta data, Daiana e Tiago estarão nos shoppings Taboão, em Taboão da Serra (SP), e no Eldorado, na capital paulistana, para falar sobre a campanha e divulgar informações sobre o retinoblastoma. Médicos voluntários também vão levar a "De Olho nos Olhinhos" para várias outras cidades do Brasil. A data desta mobilização nacional foi escolhida em alusão ao 18 de setembro, Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012. 

Por meio da RD Saúde, detentora das redes Drogasil e Raia, a campanha estará presente em mais de 3.100 farmácias em todos os estados do Brasil. Os endereços terão totens contendo um QR code que dá acesso à cartilha e informações da campanha. Além disso, 1.333 telas das farmácias passarão vídeos sobre a campanha. 

A Genesis Genomics, que oferece soluções avançadas em genômica para pacientes, médicos e parceiros, irá ceder exames genéticos para identificação da predisposição ao retinoblastoma, em apoio à campanha.

A Eletromidia também apoia a campanha e veiculará a iniciativa nas telas de abrigos ônibus, aeroportos, transportes, edifícios comerciais e residenciais e shoppings, disponibilizando mais de 10 mil telas por todo o Brasil. Além disso, ao longo do mês, o público do Rio de Janeiro poderá ver adesivos da campanha em um ônibus envelopado da Itabus.

Neste ano, a "De Olho nos Olhinhos" vai apoiar outras ações: no dia 16 de setembro, atividade realizada em São Paulo/SP pelo Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) voltado para mães, gestantes e equipe multiprofissional da área de saúde do PECP; no dia 19, Tiago Leifert estará no Rio de Janeiro para participar da ação promovida pela TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer -, em que a estátua do Cristo Redentor será apagada para chamar atenção para o retinoblastoma. 

O médico oncologista pediatra e presidente da TUCCA, Sidnei Epelman, explica que a parceria com o Cristo Redentor existe desde 2012 e, de lá pra cá, em todos os anos há uma ação de apagamento momentâneo da estátua, para simbolizar como podem ficar as crianças que perdem a visão por causa do retinoblastoma não tratado ou diagnosticado tardiamente. Ele reforça a importância de fazer com que mais gente procure atendimento médico rapidamente ao menor sinal suspeito. "Iniciativas como a da TUCCA ou a da Campanha De Olho nos Olhinhos reforçam a nossa missão de olhar não apenas para o tratamento, mas também buscam formas de chamar atenção do público do que é realmente importante, especialmente no caso do retinoblastoma, que é o diagnóstico precoce. Hoje nós temos tratamentos com condições de salvar a vida e também a visão das crianças. Queremos que mais gente saiba disso, que mais gente se beneficie desses conhecimentos", explica. A TUCCA mantém um ambulatório de oncologia pediátrica em parceria com o Santa Marcelina Saúde, localizado na Zona Leste de São Paulo, e além de atender dezenas de crianças, também tem inspirado outros países, como França e Espanha, a adotarem campanhas populares de conscientização sobre o retinoblastoma.  

Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana Garbin vai publicar vídeos em seu canal no Instagram (@garbindaiana) e Youtube (@daianagarbin) entrevistando médicos. O casal vai divulgar uma cartilha digital contendo sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais. 

 

Sobre a De Olho nos Olhinhos e apoiadores 

De Olho nos Olhinhos é uma campanha sem fins lucrativos e conta com a ajuda de diversos profissionais que abraçaram a causa e trabalham de forma voluntária. A criação dos materiais ficou sob responsabilidade da agência Ogilvy, uma empresa do grupo WPP, maior conglomerado de publicidade do mundo, que também cedeu o talento de seu braço de produção audiovisual, a Hogarth. A Sailor Studio é a responsável pela ilustração do gatinho "Flash" e também pela animação 2D e edição dos vídeos com o novo mascote da campanha. Além disso, a Pridea Comunicação assumiu a parte de imprensa e Relações Públicas da campanha. A execução dos eventos está a cargo da agência 828. 

A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP). Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children's Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).

 



Sobre as parcerias:


Sobre a RD Saúde
A RD Saúde foi formada em 2011, a partir da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico. Hoje, o grupo está presente em todos os estados do país, com 3.000 farmácias. Em 2024, ao adotar uma nova marca corporativa, a companhia reforçou a sua atuação como ecossistema de saúde voltado para prestação de serviços e cuidados com o bem-estar da população. Por isso, continua ampliando sua capilaridade física e digital, disseminando um novo conceito de farmácia em um modelo de negócio multicanal.



Sobre Genesis Genomics
Genesis Genomics é a união da expertise do Grupo Fleury e do Hospital Israelita Albert Einstein para revolucionar a medicina por meio da genômica. A iniciativa tem como objetivo liderar o desenvolvimento da medicina de precisão na América Latina, proporcionando soluções genômicas inovadoras que permitam diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Com investimentos em pesquisa e desenvolvimento, busca constantemente expandir os limites da genômica e oferecer as melhores soluções para médicos, pacientes e demais parceiros.



Sobre a ALLOS
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.



Sobre a Eletromidia
A Eletromidia conversa mensalmente com mais de 53 milhões de pessoas através de mais de 67 mil pontos de contato, sendo destes 50 mil ativos digitais. Presente nas ruas dos 11 maiores mercados publicitários do Brasil, a Eletromidia constroi conexões urbanas entre marcas e pessoas levando conteúdo, serviços e experiências que inovam diariamente o conceito de OOH. Única companhia do setor com atuação nas cinco verticais do OOH: ruas, prédios residenciais e comerciais, shoppings, aeroportos e transportes, a Eletromidia possui o maior inventário digital do País e é a primeira empresa de mídia do Brasil a ser listada na B3. Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis - PECP



Serviço:

Site da campanha: www.deolhonosolhinhos.org
Em caso de suspeitas de retinoblastoma, entre em contato por e-mail: ajuda@deolhonosolhinhos.org
 

·         21 de setembro: Mobilização nacional - Campanha De Olho nos Olhinhos 2024

10h às 22h - 44 Shoppings da ALLOS em 30 cidades do Brasil. Shopping Eldorado (São Paulo/SP) e Shopping Taboão (Taboão da Serra/SP) terão a presença de Daiana Garbin e Tiago Leifert

Shopping Taboão

10h às 11h: Atendimento à imprensa

11h às 12h30: Atendimento ao público

Shopping Eldorado

15h às 16h30: Atendimento ao público

16h30 às 17h30: Atendimento à imprensa

 

Lista completa de shoppings em: bit.ly/deolhonosolhinhos24 ou no QR Code:


 

·         16 de setembro: Ação do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) voltado para mães, gestantes e equipe multiprofissional da área de saúde do PECP - Paraisópolis - (São Paulo/SP)

·         19 de setembro: Ação na estátua do Cristo Redentor (Rio de Janeiro/RJ) em parceria com a TUCCA - Entre 19h30 e 20h30, com a presença de Tiago Leifert


Cânceres Ginecológicos: conhecimento, prevenção e tratamento


Os cânceres ginecológicos são aqueles que afetam os órgãos do sistema reprodutivo feminino. Conhecer os tipos, os métodos de prevenção, e os tratamentos adequados é essencial para enfrentar e evitar esses tumores.

No Brasil, as estatísticas mostram que os cânceres ginecológicos são um crescente desafio de saúde pública:


  • Câncer de Colo do Útero: É o segundo câncer que mais mata mulheres de 20 a 49 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2024 serão diagnosticados aproximadamente 17.000 novos casos de câncer de colo do útero. Também de acordo com o INCA, todos os dias, cerca de 19 mulheres morrem no Brasil devido ao câncer de colo do útero, ou seja, a cada duas horas pelo menos uma mulher morre no país por essa doença. Se considerarmos todo o continente americano, são mais de 35 mil mortes por ano, sendo 80% delas nos países latinos. A principal causa é a infecção persistente pelo HPV (papilomavírus humano). Cerca de 99% dos casos são causados pelo HPV, mas a boa notícia é que a vacina contra esta infecção, recomendada para meninas e meninos de 9 anos a 14 anos e adultos até 45 anos, tem mostrado eficácia na redução da incidência deste câncer.
  • Câncer de Ovário: Com uma taxa de incidência menor comparada ao câncer de colo do útero, o câncer de ovário ainda assim é uma preocupação que não pode ser ignorada. O INCA estima que em 2024 haverá mais de 7.000 novos casos no Brasil. É a terceira neoplasia ginecológica mais comum, mas é a segunda em taxa de mortalidade. Isso se dá porque este câncer frequentemente é diagnosticado em estágios avançados, pois os sintomas são menos específicos e muitas vezes confundidos com outras condições. Sua ocorrência pode estar associada à Síndrome Hereditária de Mama e Ovário, onde alterações em genes como o BRCA pode aumentar a chance de desenvolver esses tumores. Por isso, pessoas com histórico familiar de câncer de ovário e de mama devem conversar com seu médico sobre seus fatores de risco, a fim de desenvolver estratégias personalizadas de prevenção e acompanhamento.
  • Câncer do Endométrio: É o tipo mais comum de câncer no útero, ocorrendo na parte interna do órgão. Atinge principalmente mulheres acima dos 50 anos de idade, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens. No Brasil, de acordo com o INCA, são esperados cerca de 11.000 novos casos para 2024. Os principais fatores de risco modificáveis para este tipo de câncer são sobrepeso e obesidade, por isso manter-se ativo e controlar o peso são aliados na prevenção do câncer de endométrio. Este tipo de câncer tem uma taxa de sobrevida alta, o que significa dizer que as chances de cura são elevadas, quando detectado precocemente. Por isso, atenção aos sinais e aos sintomas é importante: todo sangramento persistente fora do período menstrual ou após a menopausa deve ser avaliado pelo médico.
  • Câncer Vaginal e Vulvar: Menos frequentes, esses tipos de câncer têm incidências menores, mas não menos importantes. Dados recentes indicam que há aproximadamente 1.000 novos casos de câncer vaginal e 1.200 de câncer vulvar por ano no Brasil. Esse tipo de câncer tende a ocorrer em torno dos 70 anos de idade, e os principais fatores de risco são a infecção pelo HPV ou pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana), tabagismo e histórico pessoal de câncer de colo do útero.


Prevenção e rastreamento

A prevenção é o primeiro passo para combater os cânceres ginecológicos, que são um conjunto de doenças que afetam os órgãos reprodutivos femininos, como o colo do útero, ovários, útero, vulva e vagina. A prevenção desses tipos de câncer envolve uma combinação de estratégias, incluindo medidas de estilo de vida e exames de rastreamento.

Algumas medidas que podem ajudar a diminuir o risco de desenvolvimento de cânceres ginecológicos são:

  • Vacinação contra o HPV: a infecção pelo HPV (papilomavírus humano) é responsável por 99% dos casos de câncer de colo do útero, sendo o segundo câncer que mais mata mulheres de 20 a 49 anos. A vacina contra o HPV é uma ferramenta fundamental na prevenção do câncer de colo do útero, assim como a realização de exames preventivos e o tratamento de lesões pré-cancerígenas. O Brasil disponibiliza, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina quadrivalente contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Na rede privada, pessoas de 9 a 45 anos podem tomar a vacina nonavalente, que, além de proteger contra os quatro tipos de HPV contidos na vacina quadrivalente, protege contra mais cinco tipos de HPV com alto risco para câncer, oferecendo até 90% de proteção contra o câncer de colo de útero.

É importante ressaltar que o vírus também pode causar outros tipos de câncer, como o de vulva e o de vagina, sendo o HPV responsável por 25% e 70% dos casos respectivamente.

  • Exames regulares:
    • Papanicolau: ferramenta importante para a detecção precoce do câncer de colo do útero, o exame de Papanicolau consiste em coletar células do colo do útero para análise em laboratório, buscando alterações que possam indicar um risco aumentado de câncer. O exame deve ser realizado a cada três anos ou conforme orientação médica.
    • Teste de DNA: consiste na análise das células do colo do útero para verificar se há presença do DNA do HPV. Esse tipo de exame pode ser mais sensível na detecção de alterações cervicais pré-cancerosas e cancerosas em comparação com o Papanicolau. De maneira geral, é recomendada a triagem desses dois tipos de exames em mulheres com 30 anos de idade ou mais.
  • Consciência dos sintomas: É importante estar atento a qualquer alteração nos órgãos reprodutivos, como sangramento vaginal anormal, dor ou desconforto pélvico, inchaço abdominal, coceira ou lesões genitais anormais. Caso ocorram, é fundamental procurar um médico especialista para avaliação.
  • Consulta de Rotina: É muito importante que a mulher visite seu ginecologista regularmente. Exames de imagem e a avaliação de sintomas que possam surgir são cruciais para a detecção precoce de cânceres ginecológicos.
  • Estilo de Vida: Adotar hábitos saudáveis como uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios, controlar o peso e evitar o tabagismo reduz o risco de diversos tipos de câncer.


Tratamento

A cada ano, mais de 30 mil brasileiras são diagnosticadas com algum tumor ginecológico. Contudo, graças ao avanço da ciência e da tecnologia, a taxa de sobreviventes do câncer aumentou mundialmente, e a estimativa é que teremos um aumento de 24% até 2032. As estratégias para o tratamento do câncer podem ser as mais variadas, e combinadas entre si. A estratégia é definida de forma personalizada para cada paciente, levando em consideração o tipo, o estadiamento e as características do tumor. Um fator em comum, muito importante em todas as estratégias de tratamento é o tempo. Atrasar o tratamento pode resultar em prejuízo em seu resultado, aumentando o risco de mortalidade pelo câncer. Por isso, independente de qual seja a melhor indicação de tratamento, é muito importante assegurar que ele seja iniciado o mais rápido possível.

As principais estratégias para tratamento dos cânceres ginecológicos, são:

  1. Cirurgia: é um tratamento local que tem como objetivo remover tumores e, em alguns casos, os órgãos afetados. A cirurgia é uma abordagem frequentemente empregada, especialmente em estágios iniciais, com altas chances de cura. Pode ser indicada de forma isolada ou combinada com algum outro tratamento.
  2. Radioterapia é outra forma de tratamento local, pode ser indicada após a cirurgia para aumentar o controle local da doença. Esta modalidade de tratamento utiliza radiação direcionada ao tumor para eliminar células tumorais.
  3. Quimioterapia: é uma forma de tratamento sistêmico que atua de forma inespecífica, promovendo a eliminação de tumores através de um mecanismo onde células tumorais que se multiplicam rapidamente são levadas à destruição.
  4. Terapia Hormonal: é uma forma de tratamento sistêmico direcionada a tumores que apresentam receptores hormonais, especiamente o receptor de estrógeno. Pode ser usada em alguns casos de câncer de endométrio para bloquear os efeitos pró-crescimento que o estrógeno pode apresentar.
  5. Terapias Alvo: Compreendem uma classe de tratamento sistêmico em que as drogas são direcionadas para alguma característica específica da célula tumoral. Um exemplo é o tratamento voltado para o câncer de ovário de pacientes com mutação no gene BRCA, onde a terapia alvo é capaz de provocar a morte das células através da inibição de uma molécula chamada PARP, resultando em controle da doença.
  6. Imunoterapia: Este tipo de tratamento sistêmico se baseia em reestabelecer a função do sistema imune contra o tumor. Durante o crescimento tumoral, as células cancerígenas desenvolvem a habilidade de fugir do sistema imunológico. As imunoterapias modernas garantem que a imunidade antitumoral seja re-habilitada e as células imunes voltam a destruir as células tumorais. Esse tipo de tratamento pode ser empregado em alguns casos de tumores de endométrio e de colo do útero.


Informação e Empoderamento

O conhecimento é uma ferramenta poderosa para a prevenção e tratamento de cânceres ginecológicos. Foi pensando nisso que a MSD anunciou nesse ano a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank como nova embaixadora da campanha sobre o tema. Giovanna é destaque por abordar os mais diversos temas de forma descontraída, além de ser uma forte representante de pautas de diversidade e do universo da maternidade. Sobre a sua participação na campanha como voz ativa na disseminação de informação de qualidade sobre a prevenção contra o HPV, a atriz comenta: “É muito importante para mim poder comunicar sobre um tema tão importante que é a saúde feminina e, especialmente, de uma doença que pode ser eliminada. Como mulher e mãe, tenho o compromisso de levar conteúdo relevante e estou muito feliz com o convite e suporte da MSD nesta jornada”.

 

MSD no Brasil


Cerca de 40% dos médicos apresentam quadros de doença mental, aponta novo estudo da Afya

No Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, Afya lança campanha "Está tudo bem?" e disponibiliza atendimento psicológico gratuito para médicos e estudantes de medicina

 

A Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, apresenta os resultados do estudo “Qualidade de vida dos médicos”, desenvolvido pelo Research Center, núcleo de pesquisa da companhia. Com objetivo de identificar e mapear a saúde mental dos profissionais atuantes no mercado, os dados obtidos na edição 2024 indicam uma leve melhora em relação ao último ensaio realizado em 2022. Contudo, doenças como depressão, ansiedade e burnout continuam presentes em uma parcela significativa dos médicos. 

De acordo com o estudo, 39,8% dos médicos enfrentam algum tipo de doença mental, sendo que duas em cada três pessoas afetadas são do gênero feminino. Na faixa etária entre os 25 e 35 anos os dados também chamam a atenção: 49,6% dos profissionais desta idade sofre com doenças mentais. 

A pesquisa ainda revelou que cerca de 3,6% dos médicos já esteve internado para tratar alguma condição mental e precisou ficar afastado cerca de 5,1 semanas nos últimos 12 meses.
 

“A proposta deste estudo é manter um panorama vivo e dinâmico sobre a qualidade de vida médicos e, a partir disso, incentivar a comunidade a criar soluções que deem suporte e acolhimento a este público. Ao compreender esse cenário, podemos promover um ambiente de trabalho mais saudável, prevenindo o esgotamento e assegurando a continuidade de um cuidado médico de qualidade para toda a população”, explica Eduardo Moura, médico e diretor de pesquisa do Research Center da Afya.
 

Depressão, Ansiedade e Burnout 

O transtorno de ansiedade é o que mais acomete os médicos - 33,5% têm esse diagnóstico e 21,1% apresentaram os sintomas nos últimos 12 meses. Desses, 27,1% estão em tratamento e 6,4%, embora constatado o transtorno, não o tratam. As mulheres são as mais impactadas: quatro em cada dez médicas sofrem com a doença enquanto o percentual é de 25,1% para homens. Já 23,9% dos médicos relataram ter sintomas de transtorno de ansiedade, mas sem ter diagnóstico médico. 

Em segundo lugar no ranking das doenças mentais está a depressão: 22,1% dos profissionais já receberam esse diagnóstico, sendo que 19,9% tratam e acompanham com especialistas e 2,2% não tratam. Outros 17,1% apresentam sintomas, mas não têm diagnóstico e não tratam a doença. De acordo com o estudo, 22,4% dos profissionais detectaram a condição nos últimos 12 meses. 

O burnout aparece com 6,7% dos casos, e metade foram identificados nos últimos 12 meses. 2% dos médicos diagnosticados com a condição não fazem acompanhamento com especialista. Contudo, em uma avaliação mais ampla, mais de 50% dos médicos indicam já terem apresentado sintomas da doença, ainda que não tenham um diagnóstico fechado ou já tenham se curado da condição. 

Quase 20% dos médicos já foram diagnosticados com burnout no passado e 27,2% apresentam sintomas, mas não foram diagnosticados e não estão em tratamento. A carga horária elevada é o principal motivo destacado: médicos com diagnóstico de burnout trabalham em média 57,2 horas por semana, cerca de sete horas a mais do que a média geral.
 

Médico, está tudo bem? 

O estigma associado às doenças mentais e a dificuldade de acesso a serviços de apoio frequentemente levam os médicos a evitar buscar ajuda profissional. O tema que ainda é tabu na sociedade, ganha força durante o Setembro Amarelo, mês dedicado ao cuidado com a saúde mental e à prevenção ao suicídio. Ciente desse cenário, a Afya lança nesta quinta-feira, 28, a campanha “Está tudo bem?” para incentivar médicos e estudantes de medicina a procurar por ajuda especializada. 

Durante o mês de setembro, médicos e alunos de medicina em todo o país terão acesso a uma nova funcionalidade nas plataformas digitais da Afya: o botão “Está tudo bem?”. Ao utilizar esse recurso, o usuário será direcionado para um mapeamento de saúde mental, que pode oferecer desde conteúdos sobre cuidados com a saúde e bem-estar até suporte médico e psicológico gratuito para aqueles que estiverem enfrentando dificuldades emocionais. 

“Precisamos quebrar o estigma das doenças mentais e humanizar a figura do médico como um ser humano que também enfrenta adversidades e indecisões ao longo da jornada. Tratar corretamente sintomas oriundos de condições mentais em desequilíbrio é uma etapa importante para uma vida mais equilibrada e saudável”, finaliza Moura.
 

Metodologia: 

A pesquisa quantitativa foi aplicada entre os dias 2 de julho e 6 de agosto de 2024 com um total de 2005 respostas. A margem de erro estimada é de 2 p.p. e o nível de confiança de 95%. A amostra contou com a participação de médicos de qualquer especialidade, independentemente do tempo de formação.
  

Afya, líder
www.afya.com.br
ir.afya.com.br


Dia do Sexo’: especialistas em saúde destacam diversos benefícios

Wavebreakmedia para Envato
Médicos de diversas especialidades do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), explicam como atividade pode contribuir para saúde e bem-estar

 

Idealizada por uma marca de preservativos em 2008, o Dia do Sexo, celebrado todo 6 de setembro, ganhou adesão no Brasil, especialmente entre as agências de marketing. E a data não foi escolhida à toa, os números 6 e 9, estão associados diretamente a uma das posições do ato. Segundo estudo publicado pela Sociedade Internacional de Medicina Sexual, 35% dos casais têm, em média, entre uma e três relações por mês. Vários fatores interferem no número de relações, como faixa etária, filhos, ritmo e estilo de vida, equilíbrio emocional, trabalho, entre outras. O importante é cada casal chegar a um denominador comum, para que se possa aproveitar os benefícios dos momentos íntimos. E especialistas do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), dão diversas razões para intensificar a atividade. 

O neurologista Leonardo de Deus explica que o sexo pode trazer inúmeros benefícios neurológicos, especialmente devido à liberação de hormônios. “Temos a liberação de endorfinas, hormônios associados ao prazer e a redução da dor, substâncias químicas que melhoram o humor e criam a sensação de euforia. Também reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse e, com isso, há a sensação de calma e melhora das funções cognitivas”, destaca. 

Dentre as melhorias neurológicas, o sexo também estimula a neurogênese, ou seja, a produção de novos neurônios, contribuindo para efeitos positivos na memória e função cerebral. “Outro hormônio é a prolactina, benéfica ao sono; e, principalmente, a ocitocina, o ‘hormônio do amor’, que gera maior conexão emocional entre os parceiros, fortalecendo os vínculos afetivos”.

 

Corpo feminino

Do ponto de vista sexual, a ginecologista Vanessa Machado enfatiza os benefícios para a saúde das mulheres. Dentre os principais, ela destaca a melhora da lubrificação vaginal, o fortalecimento do assoalho pélvico, alívio de cólicas e regulação do ciclo menstrual. 

“No corpo feminino, são várias alterações benéficas, pois promove a lubrificação natural, deixando os tecidos vaginais mais saudáveis. Outra vantagem é que o movimento estimula o músculo do assoalho pélvico e isso previne problemas como, por exemplo, a incontinência urinária; e, por estimular a circulação sanguínea, ajuda a prevenir infecções, mantendo a flora vaginal saudável”, relata. 

Como o sexo promove o equilíbrio emocional, algumas mulheres relatam que contribui para a regularização do ciclo menstrual. “As cólicas menstruais também são aliviadas, uma vez que o orgasmo ajuda a liberar o acúmulo de sangue menstrual mais rapidamente, tendo como consequência a redução da dor”. 

Um ponto importante destacado pela ginecologista é que o sexo deve ser praticado de maneira segura, para que seja, de fato, prazeroso, e não implique em problemas futuros. “É importante usar proteção para evitar infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, não se deve abrir mão de métodos contraceptivos”, orienta.

 

Corpo masculino

Para o organismo masculino, as vantagens físicas são enumeradas pelo urologista Bruno Resende. “Há uma grande melhoria do aspecto emocional, devido à liberação de endorfina e hormônios, que também facilitam a produção da testosterona. A testosterona é um grande potencializador para a saúde masculina, estando relacionada ao metabolismo de gordura e açúcar, é antidepressivo, controla a ansiedade, auxilia na produção de músculos, estimula o vigor físico e manejo do sono. Além de também fortalecer o assoalho pélvico”, diz.

 

Psicológicos

Para a saúde mental, a atividade sexual contribui para o bem-estar emocional e psicológico. O psicólogo Gabriel Banzato esclarece que, além dos benefícios relatados pelo neurologista, a atividade sexual também é benéfica para a leveza existencial. “O momento de intimidade entre duas pessoas possibilita uma ligação afetiva entre elas e, mesmo que momentânea, isso gera o bem-estar emocional. Ao longo da vida, cultivar boas relações e principalmente relações intensas e profundas, traz benefícios para a própria existência e para a qualidade de vida. Essa ligação afetiva, por si só, alivia a ansiedade, alivia outras dores, nos permite sair um pouco da burocracia do dia a dia e promover uma situação de relaxamento e completude, alcançada pelo vínculo afetivo. Então, além de todas as questões físicas, há um certo alívio de ordem emocional, que é extremamente positivo”, salienta. 

Com tantos benefícios, o sexo é uma parte importante da vida, que contribui para uma vida mais plena, equilibrada e satisfatória. Então, aproveite e comemore a data!

 


Vera Cruz Hospital


Cetamina é uma das maiores inovações para tratar casos graves de depressão que não correspondem a outros tratamentos

 O FDA aprovou o uso da cetamina para tratar casos graves de depressão que não respondem a outros tratamentos. Além disso, o remédio foi incluído na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS)

 

A cetamina e seus derivados são medicamentos, inicialmente usados como anestésicos, mas que também se destacaram como uma das maiores inovações em saúde mental dos últimos anos. Em 2019, o Federal Drug Administration (FDA), órgão que regula medicamentos nos EUA, aprovou o uso da cetamina para tratar casos graves de depressão que não respondem a outros tratamentos. Além disso, a cetamina foi incluída na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nos últimos anos, o número de casos de depressão que não melhora com pelo menos dois tipos diferentes de antidepressivos tem aumentado significativamente, o que torna ainda mais urgente a busca por novas formas de tratamento. De acordo com Dr. Leonardo Boni, anestesiologista da Anescorp (Anestesia e Terapia Infusional), “a cetamina é conhecida por sua ação rápida, com muitos pacientes relatando alívio dos sintomas em questão de horas, o que contrasta com os antidepressivos tradicionais, que podem levar semanas”. No entanto, ele destaca que, embora eficaz, o tratamento com cetamina exige uma avaliação cuidadosa e um monitoramento devido às suas contraindicações. “A colaboração entre o paciente e a equipe de saúde é essencial”, diz.

O anestesiologista Dr. Newton Teixeira Franco, reforça como é o processo da cetamina no organismo. “Estudos indicam que 50-70% dos pacientes com depressão refratária sentem melhora já na primeira sessão de cetamina, mas para alcançar um resultado efetivo e duradouro, é necessário seguir um plano de tratamento que inclui várias sessões. Esse plano é fundamental para garantir resultados consistentes e a continuidade do tratamento psiquiátrico é crucial para a manutenção dos benefícios alcançados”, explica Dr. Newton.

Durante a Guerra do Vietnã, a cetamina foi utilizada por sua capacidade de manter os sinais vitais dos soldados feridos, facilitando sua remoção em segurança. Nas últimas duas décadas, seu uso e pesquisa têm sido indicado para tratar pacientes que não tiveram melhora significativa no quadro de depressão ao serem medicados com antidepressivos normalmente prescritos por profissionais da saúde. Essa condição chamada de depressão refratária, ou depressão resistente ao tratamento, é uma condição em que os pacientes não respondem adequadamente a pelo menos dois diferentes tratamentos antidepressivos.

 

Anescorp

 

IA acelera valor da criação e gestão de histórias por softwares mais especializados


A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando diversas áreas, e o desenvolvimento de software já é uma das mais impactadas na atualidade. No contexto da criação e gestão de histórias, a IA desempenha um papel cada vez mais importante, afetando desde a geração de ideias até a construção de narrativas mais envolventes. 

Ao automatizar tarefas repetitivas e gerar novas ideias, a IA permite que os desenvolvedores criem experiências mais ricas e envolventes para os usuários. No ambiente de softwares, isso significa definir e documentar histórias de quem os usa, permitindo que as equipes de TI possam entender as necessidades e expectativas do público-final. 

Entretanto, é de vital importância gerir com precisão as estimativas para um planejamento eficaz que garanta que o projeto esteja dentro do prazo e do orçamento. Esta função cabe ao estimador de histórias, o membro do time responsável por estimar o esforço necessário para completar uma determinada tarefa ou história de usuário. Com ela, é possível determinar prazos, alocar recursos e acompanhar o progresso do desenvolvimento. 

Voltando à criação de histórias, no caso de setores como o bancário e financeiro, estamos falando de como um cliente de um banco pode realizar transferências internacionais para familiares no exterior de forma rápida e segura. E, para que essa história seja implementada de forma completa e correta, é preciso definir critérios de aceitação. Estes são como "testes" que a nova funcionalidade deve passar para ser considerada concluída pelos desenvolvedores. 

A IA já dá agilidade a este e outros processos que envolvem uma instituição financeira. Como um gerente de conta, é possível visualizar o histórico de transações de um cliente para que possa identificar padrões de consumo e oferecer produtos e serviços personalizados. Ou, como um usuário, é poder bloquear o cartão de crédito através de um aplicativo móvel em caso de perda ou roubo, evitando fraudes. Há ainda o investidor que queira poder acompanhar a performance da sua carteira de investimentos em tempo real, tomando assim decisões mais assertivas. 

Com o avanço da IA, é expressivo o efeito na geração de ideias por meio da análise de grandes volumes de dados, como tendências, comportamentos de usuários e informações culturais, a fim de identificar padrões e gerar novas ideias para histórias. Além disso, ferramentas de IA podem auxiliar na geração de diversas opções de enredo, personagens e cenários, expandindo o universo criativo dos desenvolvedores. 

Outra vantagem oferecida é a possibilidade de diálogos mais naturais, realistas e coerentes na construção de narrativas, utilizando técnicas de processamento de linguagem natural. E, com base em dados do usuário, a IA pode adaptar a narrativa para criar experiências mais personalizadas e envolventes, até mesmo em mundos virtuais complexos e consistentes, gerando ambientes e elementos visuais de forma automática. 

A possibilidade de análise de altos volumes de dados e informações permite também outros ganhos adicionais na fase de testes e de refinamento, como a identificação de inconsistências em histórias (como erros de dedução, hipótese ou falhas na construção dos personagens), assim como análises de sentimento mais precisas, tomando por base reações que ajudem a identificar quais partes da história são mais emocionantes, tensas ou engraçadas, permitindo que os desenvolvedores refinarem a narrativa. 

Em relação à gestão das estimativas no processo de desenvolvimento de software e de histórias, a IA pode impactar com ênfase o machine learning e a identificação de padrões, permitindo a personalização de recomendações para cada membro da equipe de desenvolvedores, além da geração de um sistema especializado que estime com base nos dados e em regras de negócio definidas. E tudo isso com maior precisão, redução de tempo gasto e histórias com mais qualidade. 

A criação e gestão de histórias com o auxílio da IA beneficia não apenas os desenvolvedores que atuam no ambiente de negócios. O que une todo e qualquer setor preocupado com essa importante área de desenvolvimento de software é a gama de benefícios obtidos com a IA nesse ciclo. A IA pode automatizar diversas tarefas, liberando os desenvolvedores para se concentrarem em aspectos mais criativos do processo, o que gera ganho de produtividade. Há também maior qualidade com histórias mais coerentes e envolventes, e várias abordagens narrativas possíveis e inovadoras. 

É fundamental ter em mente, porém, que o fator que faz a diferença em todas as etapas desse desenvolvimento não é a IA, mas sim o profissional encarregado de toda a supervisão do trabalho. Cabe a ele, por exemplo, evitar que a geração de histórias que parecem genéricas ou repetitivas contaminem os processos. Ou ainda que um conteúdo ofensivo ou discriminatório, eventualmente gerados pela IA, seja devidamente barrado.

No meu próprio dia a dia vejo como uma boa ferramenta de criação de histórias faz a diferença. Em poucas semanas um grande cliente nosso do setor financeiro já obteve 90% de otimização graças ao auxílio da IA em seus processos. É uma ferramenta poderosa, que veio para ficar e apresentar novas possibilidades, combinando criatividade humana e a capacidade de processamento da máquina – que, como já escrevi antes, vai aumentar e muito.



Alessandro Buonopane - CEO Brasil da GFT Technologies


Foi convocado para ser mesário nas Eleições de 2024? Saiba quais são os seus direitos e deveres

Trabalhador convocado ao serviço eleitoral tem direito a folga remunerada; IOB lista direitos e deveres de empregados em meio ao período eleitoral 
 

As eleições municipais de 2024 se aproximam e trabalhadores convocados para atuar nas eleições possuem direitos e deveres a serem cumpridos obrigatoriamente, bem como as empresas. Além disso, empregados têm respaldo na legislação eleitoral para exercer o direito/dever ao voto. A IOB, que une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas de todos os portes, responde as principais dúvidas sobre o tema que impactam empresas e trabalhadores. 
 

O empregado pode faltar ao trabalho para regularizar o título de eleitor ou solicitar transferência? 

Sim, a legislação afirma que o empregado pode deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário e, para se alistar como eleitor ou pedir transferência. Porém, segundo Mariza Machado, Especialista em Legislação Trabalhista da IOB, a ausência não pode passar de dois dias, consecutivos ou não, observando o calendário fixado pela Justiça Eleitoral. Porém, para esta eleição de 2024, o prazo para alistamento e transferência já se esgotou. 
 

O dia da eleição é um dia normal de trabalho? 

Não. O dia da eleição é feriado nacional. Conforme determina o artigo 380 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) será feriado nacional o dia em que se realizarem eleições cuja data seja fixada na Constituição Federal. E a Constituição Federal fixa as datas das eleições nos artigos 29 e 77.  

Então, nas empresas autorizadas a trabalhar em feriados, se o empregado trabalhar neste dia, o empregador é obrigado a conceder outro dia de folga ou pagar em dobro a remuneração do dia do feriado trabalhado. 
 

A empresa precisa liberar o colaborador para ir votar nas Eleições 2024? 

Sim. Inclusive, impedir o exercício do voto é crime eleitoral e o responsável pode pegar até seis meses de prisão. Portanto, a empresa autorizada a trabalhar em feriado, deve conceder tempo suficiente para que os empregados possam exercer seu direito de voto, considerando distância e possíveis filas nas zonas eleitorais, sem prejuízo da remuneração do tempo efetivamente gasto.  

Mariza Machado destaca que a empresa também deve respeitar o direito de voto dos empregados que não são obrigados a votar, como analfabetos, maiores de 70 anos e jovens maiores de 16 e menores de 18 anos. É bom ter em mente que “o voto é um direito/dever que tem preferência sobre qualquer outro”. 
 

A empresa pode descontar o dia do empregado convocado para trabalhar nas eleições? 

Não. Os eleitores nomeados para compor as mesas receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, pelo dobro dos dias da convocação.  

Mariza Machado explica que a legislação determina que o empregado que foi convocado terá direito a folga remunerada pelo dobro dos dias de convocação. Ou seja, quem for convocado para trabalhar só nos dois dias da eleição, por exemplo, terá direito a quatro dias de folga remunerada. Assim, não há que se falar em desconto no salário. 
 

O empregador pode proibir o uso de camisetas de candidatos no âmbito da empresa? 

Sim. O empregador poderá estabelecer que aos empregados é proibido, no âmbito da empresa, usar camisetas de candidatos, bottons, distintivos, adesivos etc.  

Lembre-se, também, que o empregador não pode induzir o voto, o que vale dizer que é proibido ao empregador tentar direcionar a escolha dos seus colaboradores por determinado candidato, pois ele corre risco de questionamento judicial se agir desta forma.  

Lembramos ainda, que a lei eleitoral não permite a veiculação de material de propaganda eleitoral em bens particulares, exceto de adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, desde que não exceda meio metro quadrado. 
 

IOB - Tecnologia e Inteligência


Como reinventar as jornadas dos clientes utilizando tecnologias digitais e Inteligência Artificial

 

Quando penso no que seria o Customer Experience (CX) dos meus sonhos, uma série de características vêm à minha mente.

Quando penso no que seria o Customer Experience (CX) dos meus sonhos, uma série de características vêm à minha mente.

O CX ideal é fácil, intuitivo, e resolve os problemas do cliente sem esforço. Ele entende as necessidades do consumidor, parece personalizado e não se limita apenas às conveniências da empresa. Na verdade, é a expressão máxima das necessidades do cliente, projetada sob o ponto de vista de quem está do outro lado da interação.

Um CX excelente é consistente. Mantém uma continuidade na experiência, independente do canal, produto ou momento em que o cliente interaja com a empresa. Isso significa que é necessário conhecer o histórico, reconhecer as interações anteriores e valorizar o relacionamento com a marca, de forma que o consumidor se sinta acolhido e apreciado. Em um mundo ideal, a empresa que quer manter o cliente satisfeito ao longo do tempo, demonstra que sua lealdade é importante.

Outro aspecto é o acesso à multicanalidade, de forma coerente e transparente. A experiência não deve ser fragmentada ou repetitiva, na qual o cliente precisa recontar a mesma história várias vezes. Por exemplo, se o consumidor começa uma interação por meio de um chatbot e depois migra para um atendimento humano, a transição deve ser suave e sem rupturas na continuidade ou na identidade da marca.

Também é importante lembrar que o foco do cliente é a solução do seu problema ou o atendimento de uma necessidade específica. Não importa se quer comprar algo, obter informações, resolver um problema ou agendar um serviço, o que realmente conta é que a necessidade seja atendida de forma eficiente e eficaz, independentemente do canal utilizado.

As empresas, entretanto, enfrentam muitos desafios ao tentar entregar esse CX ideal. Uma das principais dificuldades é a tendência de olhar para o Customer Experience do ponto de vista corporativo, tentando adaptar a experiência aos seus próprios objetivos de negócio ou às suas limitações operacionais.

Customer Experience não se trata de olhar apenas para dentro de casa. O CX que excede as expectativas realmente coloca os clientes em primeiro lugar.

Para alinhar todas as expectativas e necessidades, a utilização de tecnologia – principalmente Inteligência Artificial criada especificamente para o Customer Experience – desempenha um papel fundamental.

O primeiro passo é a geração de métricas que vinculam a experiência do cliente aos resultados de negócio. Normalmente, eles são aferidos pelas vendas e pelos custos, não estão nas métricas de CX. Mas nós sabemos que o Customer Experience aumenta vendas e também reduz custos, porque o consumidor não precisa ligar várias vezes para ter suas questões atendidas e, tendo suas demandas atendidas de forma fácil e fluida, acaba consumindo mais.

A tecnologia é um viabilizador tanto da automação quanto da implementação de soluções que permitem personalização e atendimento em larga escala. Dessa forma, a empresa se torna mais eficiente, pode utilizar menos recursos humanos e atender de forma mais completa, além de solucionar com mais agilidade e assertividade. Tudo isso também acarreta em redução de custos.

O terceiro ponto é a unificação da visão do cliente por intermédio de uma plataforma omnicanal. Com esse tipo de solução, é possível visualizar múltiplos pontos de interação em uma mesma ferramenta, o que gera métricas unificadas. Com isso, as empresas conseguem viabilizar um sistema que se retroalimenta positivamente ao longo do tempo e que sustenta o CX e os resultados do negócio.

Garantindo uma uma visão unificada da experiência do cliente a partir de uma plataforma, a empresa ou área de CX consegue aplicar Inteligência Artificial de maneira muito eficiente para medir resultados, identificar oportunidades e implementar melhorias para todos os atores que participam do universo do Customer Experience.

O CX dos sonhos é, sim, uma realidade possível, mas exige mudança de cultura dentro das organizações e apoio da tecnologia. Quando o CX é priorizado, o resultado é um ciclo positivo que beneficia tanto o cliente quanto o negócio.

 

Ingrid Imanishi - Diretora de Soluções Avançadas da NICE


As pensionistas têm direito à isenção do Imposto de Renda por enfermidades?

Resposta está na Lei 7.713/1998, esclarece a advogada Laura Benedetti

 

Muitas pessoas não sabem, mas pensionistas do serviço público e pensionistas militares, tanto quanto os inativos, têm direito à isenção do Imposto de Renda. Isso ocorre em virtude do diagnóstico comprovado de enfermidades como câncer, cardiopatias, Parkinson e AIDS, entre outras doenças graves previstas na Lei 7.713/1988. Este benefício legal busca amenizar os desafios financeiros enfrentados por quem lida com condições de saúde debilitantes, mas também se aplica aos contribuintes já curados.

“Essa é uma forma de garantir mais dignidade e qualidade de vida para quem vivenciou ou vivencia condições críticas de saúde e é por isso que a justiça assegura a isenção também para os contribuintes assintomáticos e até mesmo aos considerados curados.” informa a advogada Laura Benedetti, do escritório Fabrício Klein Advocacia.

Além do alívio fiscal para portadores de doenças graves, a Lei que torna os beneficiários elegíveis para essa isenção estipula que os militares inativos, servidores públicos aposentados e pensionistas com diagnóstico pregresso de câncer (de qualquer espécie, inclusive de pele), de cardiopatias graves (como infarto, implante de stents e de marca-passo) e acometidos por AIDS/HIV assintomático e outras enfermidades podem obter a restituição do Imposto de Renda pago nos últimos cinco anos. Isso significa que, ao comprovar o diagnóstico de uma das enfermidades listadas, o favorecido pode reaver os impostos indevidamente recolhidos durante esse período.

“A desoneração do pagamento do tributo e a restituição dos valores retidos na fonte pagadora, também beneficiam os titulares de previdência privada, das modalidades PGBL e VGBL.” acrescenta a advogada.

A especialista também acrescenta que este é um direito regularmente previsto na legislação que merece ser esclarecido e mais divulgado à sociedade, já que pode gerar um alívio financeiro significativo para aqueles que enfrentaram ou enfrentam desafios de saúde, geralmente com despesas médicas e de cuidados contínuos elevados.

 “A falta de informação sobre esses direitos pode fazer com que muitos pensionistas e seus familiares não busquem o que lhes é de direito. É fundamental que a divulgação desses benefícios seja intensificada, facilitando o acesso à justiça fiscal e contribuindo para melhorar a qualidade de vida daqueles que já enfrentaram doenças graves”, ressalta Laura, sobre a importância de esclarecer essa questão.

 

Laura Benedetti,- advogada tributarista inscrita na OAB/RS sob o nº 109.007, integra o escritório Fabrício Klein Advocacia, que atende ações de isenção do Imposto de Renda em nível nacional.


Conheça cidades brasileiras aonde os ipês chamam a atenção e atraem turistas

Conhecidos por suas belas e coloridas flores, a árvore é famosa por florescer nessa época do ano e proporcionar uma visão deslumbrante
 

Uma das mais belas manifestações da natureza nesta época do ano, os ipês, se transformam também atrativos turísticos! Essas árvores, nativas do Brasil e de algumas regiões da América do Sul, encantam pelas suas lindas flores coloridas e vibrantes, que florescerem, de uma só vez, deixando de lado os galhos aparentemente secos em questão de dias. 

Muitas cidades no Brasil aproveitam essa floração para promover eventos culturais e turísticos, dando foco para a beleza das árvores e atraindo visitantes para apreciar o espetáculo das flores. São eventos que ajudam a valorizar a cultura local, incentivam o turismo sustentável e proporcionam momentos de lazer e conexão com os atrativos naturais. Confira algumas cidades conhecidas pela beleza de seus ipês.
 

Brasília (DF) - A capital do país é famosa pela grande quantidade de ipês, especialmente os amarelos, que abrilhantam as ruas da cidade. Durante a floração, Brasília fica ainda mais bonita e convida os turistas a aproveitarem para tirar fotos e participar de caminhadas fotográficas. 

A floração dessas árvores fica ainda mais intensa na época da seca, quando a cidade está quase sem vegetação, destacando, ainda mais, a beleza colorida dessas árvores.
 

Campo Grande (MS) - A capital do Mato Grosso do Sul é conhecida como a "Cidade dos Ipês" devido à grande quantidade dessas árvores espalhadas por seus espaços urbanos. Eles são parte essencial da identidade da cidade, ajudando a definir a paisagem e a enriquecer a cultura. 

A floração dos ipês, especialmente entre os meses de julho e setembro, transforma Campo Grande em um cenário de cores vibrantes, que encantam vários locais como ruas, praças e parques. 

Especialmente as de cores amarelas, roxas, rosas e brancas formam túneis coloridos que dão um charme especial e um chamado para aquele registro incrível da natureza sul-mato-grossense.
 

Curitiba (PR) - Conhecida como a “Capital Ecológica” do Brasil, a capital do Paraná tem uma forte relação com os ipês, que se destacam como um dos elementos mais encantadores da paisagem urbana da cidade.

Amplamente plantados em parques, praças, ruas e avenidas, essas árvores reforçam o compromisso da cidade com a arborização e a preservação ambiental.
 

A floração dos ipês em Curitiba é um convite não só às fotografias, mas às caminhadas pelos parques e ruas. Além disso, a cidade organiza eventos e atividades culturais que incentivam a população a valorizar e cuidar dessas áreas.
 

São Paulo (SP) - A terra da garoa, nessa época, abraça os ipês com uma relação especial! Eles se destacam no meio da paisagem urbana como um dos símbolos de beleza natural. 

A capital paulista, conhecida por sua selva de pedra, encontra nessas árvores um contraste encantador, especialmente durante os meses de inverno e início da primavera, quando elas florescem e transformam a paisagem cinza da cidade em um colorido de encher os olhos. 

Parques como o Ibirapuera, Parque do Carmo e Parque Villa-Lobos são famosos por seus ipês, que se tornam grandes atrações durante a floração. Avenidas movimentadas, como a 23 de Maio, a Avenida Paulista e a Avenida Brasil, também são marcadas pela presença dessas árvores.
 

Goiânia (GO) - É outra cidade que se transforma durante a floração dos ipês, especialmente nos parques urbanos, onde acontecem eventos que incentivam o contato com a natureza e a fotografia. 

Essas árvores são tão integradas à paisagem urbana de Goiânia que se tornaram um de seus maiores símbolos. A cidade muitas vezes é chamada de “Capital dos Ipês”, exatamente devido à grande quantidade dessas árvores espalhadas por avenidas, parques e praças, o que reforça a identidade ecológica e paisagística da capital goiana.
 

ROTA DOS IPES - Um projeto, que começou a se tornar realidade no ano de 2018 no Espírito Santo, é fruto de uma parceria entre o poder público e privado, com o objetivo de fomentar o turismo local e proporcionar a chegada de novos empreendimentos na região de Soído, no centro de Domingos Martins (ES).

A atração conta com 7km de trajeto, margeados por uma densa vegetação nativa e mais de 500 mudas dessas árvores em fase de crescimento. A intenção é que, futuramente, o percurso seja um dos cartões-postais da cidade.


INCENTIVO - O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM) e Belém (PA). Na modalidade, com uma mesma passagem área, o turista pode visitar um local intermediário antes de seguir ao destino final.

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite que correntistas do Banco do Brasil tenham acesso a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também abrange o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa visa incentivar estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, com um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.

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