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terça-feira, 3 de setembro de 2024

Dia do Cliente vem aí: confira quatro boas dicas para emplacar vendas em sua loja

 O relacionamento com o consumidor é fundamental e estreitá-lo, segundo Rafael Brych, do Grupo Selbett, significa aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete-médio das vendas

 

No dia 15 de setembro, celebra-se o Dia do Cliente. Essa data figura entre as mais importantes do calendário sazonal no varejo, pois é dedicada especialmente ao protagonista de todas as ações de uma loja: o consumidor. O contexto atual, em que o varejo está imerso na Era do Cliente, torna essa data ainda mais relevante. “É um momento em que os negócios se concentram cada vez mais nos interesses do cliente, com o objetivo de estabelecer um relacionamento sólido e alcançar o sucesso nessa parceria”, afirma Rafael Brych, gerente de Marketing e Inovação do Grupo Selbetti.

O relacionamento com o consumidor é fundamental para o êxito de uma loja. Estreitar esse vínculo significa aumentar as chances de fidelização, elevar o tíquete-médio das vendas e garantir resultados positivos de forma consistente. O Dia do Cliente proporciona a oportunidade de executar diversas estratégias que contribuem para alcançar esses resultados em uma única data. No entanto, é necessário planejar uma série de ações para que isso seja possível.

Confira quatro dicas de Rafael Brych para homenagear o cliente e obter excelentes resultados nesse dia especial.

1) Entenda o perfil do cliente para solucionar seus problemas

Se você deseja proporcionar um dia perfeito para o seu cliente, é fundamental conhecer seus desejos, preferências e preocupações. Estudar e compreender o perfil do seu consumidor ajudará a segmentar as ações para o Dia do Cliente de maneira mais precisa e eficaz.

O primeiro passo para alcançar isso com eficiência é investir em tecnologia para coletar e processar dados. Com informações sólidas sobre os clientes armazenadas em um sistema, é possível acessar detalhes que aproximam a loja do perfil ideal de consumidor.

Com esses dados em mãos, o estabelecimento possui as ferramentas necessárias para personalizar o atendimento ao cliente. Ofertas exclusivas e promoções personalizadas terão um impacto muito maior quando estiverem alinhadas aos hábitos de compra do cliente.

Essa personalização é especialmente crucial em datas como o Dia do Cliente, pois ele se sentirá valorizado na loja, como se tudo estivesse adaptado às suas preferências. Essa abordagem personalizada traz vantagens, como a otimização do relacionamento com o consumidor, que será melhor explorada na próxima dica!

2) Capriche na comunicação visual do ponto de venda

Para o Dia do Cliente no varejo, existem objetivos principais que estão interligados. A prioridade é aproveitar a data para impressionar os clientes com uma experiência de compra de alta qualidade. Como resultado, as lojas podem aprimorar o relacionamento com o cliente.

Nesse contexto, um fator indispensável é a comunicação visual. Ela desempenha um papel fundamental ao auxiliar os clientes durante o processo de compra, otimizando sua experiência e estabelecendo um relacionamento efetivo com eles.

Para que a relação seja positiva e o consumidor alcance sucesso ao interagir com a loja, a comunicação visual precisa ser infalível. Ela deve ser atrativa e livre de erros, garantindo uma leitura fluida e sem dificuldades para os clientes.

Dessa forma, é importante trabalhar para garantir um cartazeamento e etiquetagem eficientes, que chamem a atenção dos clientes para as ofertas mais atrativas e também forneçam informações precisas sobre produtos e preços!

3) Capacite sua equipe de vendas

A experiência de compra é de extrema importância todos os dias, e em datas especiais como o Dia do Cliente, ela merece atenção ainda mais especial. Imagine que sua loja planeje ofertas exclusivas e campanhas para atrair a atenção dos clientes em um dia dedicado a eles.

No entanto, se o consumidor se deparar com várias falhas ao longo de sua experiência, toda a estratégia preparada pelo estabelecimento para essa data especial terá um efeito negativo. Portanto, é fundamental trabalhar cuidadosamente a experiência no ponto de venda (PDV) para o Dia do Cliente no varejo.

Um dos aspectos mais sensíveis é o atendimento. Todo cliente aprecia ser bem atendido, receber atenção e assistência para tomar as melhores decisões e solucionar seus problemas na loja.

Treinar a equipe de vendas é vital para alcançar o sucesso com o cliente nessa data. Invista na capacitação dos seus atendentes para que eles possam fazer com que o consumidor se sinta verdadeiramente especial. Tirem dúvidas sobre produtos, ofereçam um atendimento cuidadoso e atencioso, e façam com que a equipe de atendimento seja um diferencial para a loja.

4) Garanta a eficiência operacional da sua loja

Antes de resolver todos os problemas do cliente na loja, é necessário olhar para dentro. A comunicação visual, o relacionamento com o consumidor, a experiência de compra e as ofertas atrativas são objetivos a serem cumpridos, mas antes disso, é preciso realizar um trabalho interno árduo.

Para que as ações do Dia do Cliente tragam bons resultados para o varejo, as lojas precisam ter uma eficiência operacional. Tudo precisa funcionar perfeitamente para que o PDV cumpra seu papel: fechar vendas e proporcionar uma excelente experiência ao consumidor.

Faça um checklist para garantir que tudo esteja preparado para receber o consumidor em seu dia especial, evitando atritos ou irritações. Além dos pontos já mencionados no texto, existem outros detalhes que não podem ser esquecidos.

O estoque está preparado para fornecer os produtos necessários? A loja possui um sistema de self-checkout rápido, versátil e eficiente? Existe um canal de ouvidoria para que o cliente possa realizar reclamações e sugestões? Esses detalhes fazem toda a diferença e, se bem trabalhados, permitirão que o consumidor aproveite as ofertas especiais e construa uma impressão positiva sobre a sua loja.

É natural que todas as ações no varejo tenham como foco principal aumentar as vendas e aproveitar as ofertas. No entanto, momentos como o Dia do Cliente oferecem muitas outras oportunidades. “O estabelecimento que consegue proporcionar uma experiência única e diferenciada recebe em troca um relacionamento fiel, que gera resultados mais duradouros do que apenas uma compra esporádica”, argumenta Brych, do Grupo Selbetti.

 

PRICEFY
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Xô Fraude! Coursera lança ferramenta de IA que idêntica plágios em trabalhos e atividades acadêmicas

Novas ferramentas baseadas em inteligência artificial aumentam o rigor acadêmico e o valor das credenciais digitais


A Coursera, Inc. (NYSE: COUR), plataforma líder de aprendizagem online, anuncia vários novos recursos alimentados por IA generativa, projetados para dimensionar a criação e a classificação de avaliações, fortalecer a integridade acadêmica e aprimorar o aprendizado e a avaliação. Esses recursos, incluindo classificação assistida por IA, monitoramento e navegador de bloqueio e exames Viva, baseados em IA, ajudarão as universidades a oferecer aprendizado autêntico aos alunos, ao mesmo tempo que valorizam avaliações, cursos e certificados on-line.

No Brasil, o Congresso está avançando com propostas legislativas importantes para regulamentar a IA, como a proposta 2338/2023, que estabelece princípios de transparência, segurança e direitos humanos, e pede a criação da Agência Nacional de Inteligência Artificial (ANIA) para supervisionar o uso de IA. À medida que as universidades recorrem cada vez mais a plataformas online como a Coursera para melhorar os seus currículos, preencher lacunas de competências e melhorar a empregabilidade dos estudantes, devem também garantir que os ambientes de aprendizagem digital mantenham elevados padrões acadêmicos. Embora a IA Generativa introduza novos riscos para a má conduta dos estudantes, ela oferece simultaneamente oportunidades sem precedentes para fortalecer a integridade acadêmica em maior escala.

“Estamos entusiasmados em capacitar as universidades brasileiras com novas ferramentas para manter os mais altos padrões de integridade acadêmica no aprendizado online, garantindo que os alunos recebam uma educação autêntica e verificada que seja respeitada pelos empregadores”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera. “Essas inovações ajudarão as instituições brasileiras a aprimorar suas ofertas educacionais, preparando os alunos para um mercado global competitivo e apoiando o desenvolvimento de habilidades digitais e de IA em toda a região.”

Conheça os novos recursos que a Coursera está lançando.

Criação e classificação de avaliação de escala

  • Gerador de avaliação de IA – economiza o tempo dos educadores gerando diversas avaliações matemáticas, textuais e de múltipla escolha e as integra perfeitamente nas tarefas. A Alliance University está testando esse recurso para gerar rapidamente avaliações de cursos personalizadas em grande escala.
  •        Bancos de perguntas e variantes – fornece uma variedade de perguntas e múltiplas variantes para testes robustos, tornando os exames difíceis de prever e mais fáceis de criar.
  •        Avaliação assistida por IA – simplifica a avaliação, sugerindo pontuações e feedback com base na análise das tarefas, cabendo aos avaliadores as decisões finais.


Fortalecimento de integridade acadêmica

  •   Bloqueio de itens avaliados - exige que os alunos concluam todos os itens não avaliados, assistam a vídeos e finalizem leituras, promovendo um aprendizado abrangente e sem lacunas. A Universidade Woxsen está atualmente testando a ferramenta.
  •   Limites de tempo e tentativa - controla as tentativas de exame para garantir a imparcialidade, desencorajar tentativa e erro e limitar o acesso a recursos externos, incentivando o envolvimento e a reflexão significativos.
  • Navegador de supervisão e bloqueio - mantém a integridade do exame bloqueando recursos não autorizados e detectando assistência não autorizada durante exames de alto risco.
  •        *Detecção de plágio - identifica instantaneamente conteúdo semelhante a envios anteriores, impedindo o plágio e educando os alunos sobre o pensamento independente e a originalidade.


Melhora da aprendizagem e da avaliação

  •   *Preparação para questionários e recapitulações de aprendizagem prévia com o Coursera Coach - fornece um tutor personalizado - desenvolvido por IA Generativa e baseado em conteúdo especializado da Coursera, que fornece assistência de aprendizagem interativa, resumos de palestras, prática guiada e revisões de pré-avaliação personalizadas.
  • Avaliações por pares de IA – facilita o feedback com insights baseados em IA, avaliando envios baseados em texto e gerando notas usando rubricas de tarefas.
  •       *Exame Viva baseado em IA – analisa envios escritos em formato livre e critérios de avaliação para gerar dinamicamente perguntas de acompanhamento personalizadas para testar a autenticidade e o pensamento crítico por trás do envio do aluno. Permite que os educadores realizem exames escritos no estilo viva-voz, em que os alunos “mostram seu trabalho” e os avaliadores recebem análises detalhadas.

“Na FMU, estamos redefinindo o ensino superior ao aliar a tradição à inovação necessária para preparar nossos alunos para os desafios do mercado global. As novas ferramentas de integridade acadêmica da Coursera desempenham um papel essencial neste processo, permitindo que nossas sete escolas autônomas ofereçam uma experiência de aprendizagem com certificações internacionais de excelência e compromisso com autenticidade e segurança", diz Ricardo Ponsirenas, Reitor da FMU Brasil.

A Coursera também anunciou um novo curso da Vanderbilt University – Generative AI for University Leaders, projetado para preparar as instituições para as rápidas mudanças trazidas pela IA Generativa. O curso gratuito é ministrado pelo professor Jules White, consultor sênior do Chanceler em IA generativa, e conta com especialistas convidados, incluindo Andrew Ng da DeepLearning.AI, Mayank Shrivastava da SAP e Jeff Maggioncalda da Coursera. O curso aborda como a inteligência artificial generativa funciona, sua importância e como os líderes universitários podem criar uma estratégia para ela e garantir seu uso adequado nas universidades.

Para saber mais sobre os recursos de integridade acadêmica da Coursera para universidades, visite coursera.org/campus/academic-integrity.  


No mês do cliente, confira 7 dicas para colocá-lo no centro de qualquer negócio

Executivas do Grupo Simão ressaltam a necessidade das empresas pensarem no cliente em primeiro lugar


No próximo dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente, data que busca homenagear, celebrar e fidelizar quem deve ser o foco de qualquer empresa. Criada no Brasil no início dos anos 2000, a ocasião também é uma oportunidade para estreitar laços entre empresas e consumidores e costuma vir recheada de campanhas e promoções. 

De acordo com Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, é essencial que qualquer negócio pense no cliente em primeiro lugar. “Se não fosse pelo cliente, nenhum empreendimento estaria em pé ou crescendo, por isso é fundamental que ele seja bem tratado e ouvido sempre. O feedback de um cliente pode gerar uma série de sugestões para o empreendedor”, avalia.

Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, um dos grandes desafios e também uma das grandes vitórias de qualquer empreendimento é a fidelização do cliente. “Quando um negócio chega ao ponto em que o cliente volta, ele já ganhou pontos e, em se tratando de estabelecimentos da área gastronômica, isso é ainda mais importante, pois são negócios que precisam de fidelização, de pessoas almoçando e jantando todos os dias”, explica. 

Confira sete dicas para colocar o cliente sempre no centro do negócio:

  1. Busque entender as suas necessidades: Procure conhecer seus clientes e suas dores. A função de um negócio é, antes de qualquer coisa, resolver as demandas do cliente.
  2. Desenvolva uma cultura interna focada no cliente: É importante que o negócio coloque o cliente no centro e que todo colaborador tenha isso como foco e saiba como agir nas mais diversas situações. 
  3. Personalize a experiência: Ao colher feedbacks e usar dados - seja através de uma pesquisa em papel ou via online - é possível conhecer melhor cada cliente e oferecer experiências mais personalizadas. 
  4. Responda rapidamente a reclamações: Problemas sempre podem existir, mas é de fundamental importância que a empresa mostre que está disposta a resolvê-los rapidamente, oferecendo soluções. 
  5. Seja proativo: Antecipe as necessidades dos clientes e se mostre disposto a ajudar sempre. Não fique esperando que alguém resolva. “É melhor dizer ao cliente que a empresa está buscando uma solução do que simplesmente ignorá-lo até ter uma resposta”, orienta Mislene. 
  6. Pense sempre no cliente ao desenvolver novos produtos e serviços: Ao criar novos pratos no cardápio ou fazer uma reforma no restaurante, avalie o que agradaria seus clientes. “Se muitos pais costumam vir acompanhados dos filhos, por exemplo, criar uma área para as crianças brincarem certamente agradaria muito”, sugere Lidiane.
  7. Monitore a satisfação do cliente: A tecnologia possibilitou o uso de métricas diversas para medir a satisfação do cliente e é importante fazer uso dela para melhorar sempre.  


Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Grupo Simão
site


Turismo alavanca economia portuguesa em 2023 com contribuição de 12,7% no PIB

Mais de 1 milhão de brasileiros escolheram Portugal como destino no último ano


O turismo continua a ser um pilar importante para a economia de Portugal. Em 2023, o setor foi responsável por 12,7% do PIB do país, gerando 33,8 bilhões de euros (cerca de R$210 bilhões), segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Não à toa, foi o quarto destino mais buscado no ano passado, de acordo com dados apresentados pela Condé Nast Traveller. 

O impacto do turismo foi evidente no crescimento econômico do país, que registrou uma alta de 2,3% no ano passado. O setor contribuiu com 1,1 ponto percentual para esse avanço. Comparado ao ano anterior, o PIB do turismo cresceu 15,2% em termos nominais e teve um salto de 33,1% em relação a 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19.

Portugal recebeu 30 milhões de turistas em 2023, um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Desse total, 61% eram visitantes estrangeiros. O fluxo de turistas foi dominado por viajantes da Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha.

Os brasileiros também tiveram uma participação significativa no turismo português, sendo o sexto maior grupo de visitantes. O país recebeu 1,1 milhão de turistas brasileiros em 2023, um crescimento de 19% em comparação com 2022. 

Lisboa continua sendo o destino mais popular. De acordo com o Hurb, empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos, de todas as viagens que foram vendidas para Portugal em 2022 e 2023, mais de 60% foi para Lisboa. A cidade recebe turistas interessados em explorar locais como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o bairro de Alfama. O Porto atrai visitantes para a Ponte Dom Luís I, e as vinícolas do Vale do Douro, além de pontos históricos como a Livraria Lello. 

No Algarve, as praias de Benagil e Dona Ana, assim como a Ponta da Piedade, permanecem entre os locais mais visitados por aqueles que buscam sol e mar. Outras cidades, como Sintra, com o Palácio da Pena, e Coimbra, com sua universidade histórica, também são destinos que contribuem para o fluxo turístico em Portugal. 

Esses dados reforçam a importância do turismo como um motor essencial para a economia de Portugal, evidenciando o crescente interesse internacional pelo país, especialmente entre os brasileiros.

 

Hurb
imprensa@hurb.com


Setor agrícola é estratégico nas ações de mitigação das mudanças climáticas, diz cientista da Nasa

Conferência foi apresentada na FAPESP na sexta-feira
foto: Phelipe Janning/Agência FAPESP
Alex Ruane foi o protagonista da 7ª Conferência FAPESP 2024, que abordou o tema “Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar”

 

As tendências atuais são incompatíveis com um mundo sustentável e equitativo; os sistemas alimentares continuam vulneráveis aos riscos climáticos; e as projeções de mudanças climáticas indicam desafios crescentes: estes foram os principais alertas feitos por Alex Ruane na 7ª Conferência FAPESP 2024, cujo tema foi “Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar”.

Ruane é pesquisador da Nasa, a agência espacial norte-americana, onde codirige o Grupo de Impactos Climáticos, e cientista associado do Centro de Pesquisa de Sistemas Climáticos da Universidade Columbia, em Nova York. Foi também o autor principal do capítulo 12 do 6º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC AR6), da Organização das Nações Unidas (ONU), com informações sobre riscos climáticos.

Reiterando o que havia dito em entrevista concedida à Agência FAPESP, o pesquisador enfatizou a necessidade de proatividade no processo de mitigação e adaptação, para o qual as escolhas feitas agora e nos próximos dez anos são cruciais. E disse que “os modelos agrícolas podem nos ajudar a começar a habilitar e implementar ações de adaptação e mitigação que sejam viáveis, equitativas e justas”.

Neste contexto, afirmou, “o mundo está pedindo ao setor agrícola que assuma um desafio quádruplo: aumentar a produção de forma sustentável para fornecer alimentos saudáveis para populações em crescimento e desenvolvimento; adaptar-se às mudanças climáticas e aos extremos climáticos em andamento; mitigar as emissões de terras agrícolas; manter incentivos financeiros para a agricultura”.

O cientista apresentou dados, mostrando que os dez anos compreendidos entre 2011 e 2020 foram, na média, 1,1°C mais quentes do que o período entre 1850 e 1900. Se a tendência atual não for modificada, o mundo poderá ultrapassar na próxima década o limiar de 1,5°C, a partir do qual lidar com a crise climática se tornará excepcionalmente mais difícil. Cinco cenários se apresentam, então, indo do mais favorável, caso o aquecimento fique abaixo de 1,5°C, ao calamitoso, caso a temperatura média global aumente 4°C ou mais.

No pior cenário, a frequência de eventos extremos de calor poderá aumentar até 40 vezes, com incrementos de temperatura superiores a 5°C, e chuvas extremas tenderão a ocorrer 2,7 vezes mais, com acréscimo de precipitação de até mais de 30%.

O pesquisador destacou que não é apenas o aumento médio da temperatura global que afeta a produção agrícola e a segurança alimentar. Mas também os eventos extremos suscitados pela crise climática, que exercem um impacto direto sobre as plantações.

Ruane reiterou o papel vital dos modelos climáticos e agrícolas no planejamento para o futuro: “Esses modelos permitem que os governos e outras partes interessadas desenvolvam estratégias de mitigação”. E discorreu sobre o projeto Agricultural Model Intercomparison and Improvement Project (AgMIP), que ele coordena e cuja missão é melhorar significativamente os modelos agrícolas e as capacidades científicas e tecnológicas, para avaliar os impactos da variabilidade e mudança climática e outras forças motrizes na agricultura, segurança alimentar e pobreza em escalas locais e globais.

Um dado importante, que o pesquisador já havia assinalado na entrevista, é o fato de que as adaptações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas exigem investimentos de longo prazo. Por isso, os formuladores de políticas e os investidores precisam começar a planejar agora para garantir que as infraestruturas e tecnologias necessárias estejam disponíveis no futuro.

A palestra também abordou a questão da justiça social no contexto das mudanças climáticas. Ruane argumentou que as soluções para os desafios climáticos e de segurança alimentar “devem ser justas e equitativas, garantindo que as populações mais vulneráveis, que são as mais afetadas pelas mudanças climáticas, recebam o apoio necessário”. E destacou que a justiça social não é apenas uma questão ética, mas também uma necessidade prática para garantir a sustentabilidade das soluções implementadas.

O palestrante concluiu reafirmando a urgência de agir. Destacou que as escolhas que fizermos nas próximas décadas serão cruciais para determinar o futuro do nosso planeta e das gerações vindouras. E encorajou os participantes a pensar em soluções inovadoras e a trabalhar juntos para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela insegurança alimentar, sublinhando a necessidade de colaboração entre governos, setor privado, sociedade civil e comunidade científica.

A conferência contou com a presença de Marcio de Castro Silva Filho, diretor científico da FAPESP, e Carlos Alfredo Joly, membro da coordenação do Ciclo de Conferências FAPESP 2024. A moderação foi de Jurandir Zullo Junior, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Cepagri-Unicamp).

Na abertura do evento, Silva Filho informou que, apesar de o Brasil ser o terceiro produtor mundial de alimentos, apenas atrás dos Estados Unidos e da China, 20% da população do Estado de São Paulo, o mais rico do país, apresentam algum nível de insegurança alimentar. E que 3% padecem de insegurança grave. A boa notícia trazida pelo diretor científico foi que a FAPESP está elaborando um novo programa, focado em segurança alimentar, que deverá se desenvolver em sinergia com outras iniciativas existentes.

A 7ª Conferência FAPESP 2024 – “Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar” pode ser assistida na íntegra em: www.youtube.com/live/gsnWaibumWo.

 


José Tadeu Arantes
Agência FAPESP
https://agencia.fapesp.br/setor-agricola-e-estrategico-nas-acoes-de-mitigacao-das-mudancas-climaticas-diz-cientista-da-nasa/52648

 

BOLETIM DAS RODOVIAS

Anhanguera tem tráfego carregado com destino à capital 

 

A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (3). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

Operação 5x5 - A Rodovia Anchieta (SP-150), sentido capital, apresenta lentidão do km 20 ao km 17 e do km 13 ao km 10, no sentido litoral o tráfego é normal. A Rodovia dos Imigrantes (SP-160), sentido capital, apresenta lentidão do km 19 ao km 14,  no sentido litoral o tráfego é normal.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330), sentido capital, apresenta congestionamento do km 45 ao km 35 e lentidão do km 14 ao km 11+360, 109 ao km 104, do km 24 ao km 21 e do km 63 ao km 60. No sentido interior o tráfego é normal. Já na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), sentido capital, o tráfego é lento do km 16 ao km 13+360, sentido interior o tráfego é normal.

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

Na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), há lentidão no sentido capital do km 93 ao km 92 , no sentido interior o tráfego é normal. Já a Rodovia Castello Branco (SP-280), apresenta lentidão do km 18 ao km 13+700, do km 31 ao km 24, no sentido interior há congestionamento do km 20 ao km 24+300 por excesso de veículos. 

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

O corredor, sentido capital, apresenta tráfego lento do km 23 ao km 11+190, no sentido interior o tráfego é normal. 

 

Rodovia dos Tamoios

Tráfego normal, sem congestionamento.


Jovens de baixa renda, que moram em periferias de São Paulo, podem se inscrever para capacitação gratuita em Tecnologia

Programa Transforme-se, desenvolvido pela companhia, traz 515 bolsas gratuitas para pessoas de 18 a 29 anos; inscrições podem ser feitas no site somente até o dia 08 de setembro 


A Serasa Experian, primeira e maior Datatech do Brasil, disponibiliza 515 bolsas de estudo gratuitas para jovens de baixa renda, de 18 a 29 anos que moram nas periferias de São Paulo e desejam ingressar no mercado de tecnologia. O programa Transforme-se, desenvolvido pela companhia, já viajou por diversos Estados e realiza sua segunda edição na capital, contemplando dessa vez as zonas sul, leste e oeste. As vagas são para quem cursa ou tenha completado o ensino médio em escola pública ou particular como bolsista. Além disso, a iniciativa concederá bolsa auxílio por aula frequentada, de R$ 25 por participante, com objetivo de apoiar em deslocamentos e alimentação. 

Essa é a última semana para participar e as inscrições ficarão abertas somente até o dia 08 de setembro no link: https://www.serasaexperian.com.br/transforme-se/.

 


A iniciativa, em sua primeira vez em São Paulo, foi capaz de beneficiar mais de 200 estudantes da região e agora o programa traz novidades. Agora, além de estudarem sobre informática e programação de dados, os estudantes terão acesso a 20 horas de formação em Finanças Pessoais. “Nessa nova temporada do programa Transforme-se, estamos indo além do apoio à inclusão no mercado de trabalho. Queremos incentivar o futuro próspero e a saúde financeira dos estudantes por isso incluímos esse novo curso. Sabemos que é fundamental que os jovens saibam fazer uso consciente de seus recursos para assim realizar seus sonhos”, comenta o head de sustentabilidade & ESG da Serasa Experian, Paulo Gustavo Gomes. 

O Transforme-se é um programa desenvolvido pela Serasa Experian, que tem como parceiro educacional o Senac, além da ONG Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas e periferias. Nesse projeto são responsáveis pelo acompanhamento social dos jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa foi criada há 2 anos e tem como objetivo profissionalizar pessoas em situação de vulnerabilidade social para atuarem na área de tecnologia. 

Em uma pesquisa recente feita com ex-alunos da primeira edição do Transforme-se, foi possível constatar que depois de um ano da conclusão do curso, 81% dos participantes conquistaram posições de trabalho, aumento de renda ou mudança para área de tecnologia. 

Desde o lançamento até agora o Transforme-se já formou mais de 1000 estudantes por todo o Brasil e pretende, até a primeira metade de 2025, acumular 2.200 formandos. Essa é a 5ª edição do programa, que anteriormente já contemplou, além de jovens de baixa renda, mulheres e pessoas com deficiência em busca de potencializar a inclusão e a diversidade no setor.

 

Como o Transforme-se vai funcionar em São Paulo?

· Bolsas 100% gratuitas para estudar com toda a estrutura oferecida pelo Senac, além do Jeito Senac de Educar.

· Carga horária de até 280h divididas entre Finanças Pessoais, Informática Básica, Lógica de Programação e Programação de Sistemas.

· Mentoria com profissionais da Serasa Experian.

· Bolsa-auxílio mensal, sendo R$ 25 por aula frequentada.

· Acompanhamento social e pedagógico individualizado.

· Inscrições no site: https://www.serasaexperian.com.br/transforme-se.

· As aulas serão ministradas presencialmente nas unidades do Senac:

ZONA LESTE:

Senac Vila Prudente – R. Orfanato, 316 - São Paulo, 03131-010

Senac Penha - R. Francisco Coimbra, 403 - São Paulo, 03639-000

ZONA OESTE:

Senac Lapa Tito - R. Tito, 54 - Vila Romana, São Paulo, 05051-000

ZONA SUL:

Senac Largo Treze R. Dr. Antônio Bento, 393, São Paulo, 04750-000

Senac Jabaquara - Av. do Café, 298 - Jabaquara, São Paulo, 04311-000

Senac Aclimação - R. Pires da Mota, 838 - Aclimação, São Paulo, 01529-000

 

Experian
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segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Setembro Verde: diagnósticos de câncer colorretal vêm aumentando entre os mais jovens, aponta pesquisa american


Dados indicam que esse tipo de tumor já é a principal causa de morte entre homens diagnosticados com câncer antes dos 50 anos

 

Diagnósticos de câncer colorretal em pessoas abaixo dos 60 anos estão cada vez mais comuns em um cenário que, segundo especialistas, é preocupante. É o que aponta o estudo publicado neste início de ano na “CA: A Cancer Journal of Clinicians”. A pesquisa, realizada pela American Cancer Society (ACS), analisou a incidência da doença, assim como a mortalidade, em todas as faixas etárias de 1995 até 2020 na população dos Estados Unidos. A pesquisa mostrou que a taxa de mortalidade geral vêm caindo, mas que os diagnósticos em pessoas jovens sobem há décadas. 

Os dados apontam que 13% dos pacientes diagnosticados com câncer colorretal têm menos de 50 anos, um percentual que cresceu 9% em comparação a períodos anteriores. Na pesquisa americana, para os jovens adultos, esse tipo de tumor tornou-se ainda a principal causa de morte nos homens e a segunda principal causa nas mulheres, atrás apenas do câncer de mama. No final da década de 1990, ocupava o quarto lugar entre homens e mulheres com menos de 50 anos. O aumento contínuo da incidência é "muito preocupante", afirma Renata D’Alpino, co-líder nacional da especialidade de tumores gastrointestinais e neuroendócrinos da Oncoclínicas. 

“Embora a gente saiba que o câncer é um doença de causa muitas vezes multifatorial, precisamos olhar o que mudou nessas últimas décadas em termos de fatores ambientais. E a epidemia de obesidade é provavelmente um fator que contribui para o aumento das taxas. Mas não é tudo e muitas pesquisas, estudos e trabalhos estão sendo feitos para tentar descobrir o que exatamente está causando um risco aumentado de câncer colorretal. Ainda não temos todas as respostas”, explica a oncologista. 

Para a médica, os novos dados reforçam a importância da conscientização sobre a manutenção do acompanhamento médico contínuo para o diagnóstico do câncer colorretal em estágios iniciais. “É preciso estimular o conhecimento da população em geral sobre como é feita a detecção precoce de tumores e disponibilizar os serviços necessários, que incluem a disponibilidade de médicos, exames e tecnologias. Quanto mais cedo descoberta a doença, melhor o prognóstico, com resultados positivos às terapias e maiores chances de cura”, frisa Renata D’Alpino. 

Atualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal é o terceiro mais incidente no Brasil. Para 2024 são previstos 45.630 novos casos da doença no país.

 

Atenção aos diagnóstico precoce
 

Para a oncologista da Oncoclínicas, um ponto de grande relevância no combate ao câncer colorretal é o estabelecimento de uma recomendação mais clara para triagem de casos assintomáticos, quando não há sinais de sintomas clássicos que podem levantar suspeitas - caso de sangramentos corriqueiros visíveis nas fezes - entre a porção da população com menos de 50 anos. 

Entre as ações possíveis, a especialista destaca uma iniciativa liderada pela US Preventive Services Task Force que considera que testes menos invasivos poderiam ser iniciados precocemente e repetidos com intervalos menores em comparação à colonoscopia. Além disso, prevê mudar a idade de rastreamento para os 45 anos, devendo ser repetido a cada 5 anos em caso de resultados normais, como já vem sendo sugerido desde 2019 pela ACS. 

“Nos EUA o debate sobre uma possível mudança de protocolo, passando a adotar a idade de 45 anos como recomendada para o início do rastreio periódico, está sendo baseada na avaliação de centenas de levantamentos e ensaios clínicos que levam em conta o perfil de pessoas assintomáticas na faixa etária acima dos 40 anos. Uma forma possível de ampliar as chances de prevenção seria a indicação de pesquisa das fezes, por meio de testes imunoquímicos e testes de sangue oculto nas fezes em pessoas mais jovens e que não apresentam mudanças de saúde perceptíveis. De acordo com os resultados, havendo achados suspeitos, a colonoscopia seria então realizada”, ressalta a Renata D’Alpino.
 

Entenda a doença 

O tumor colorretal se desenvolve no intestino grosso: no cólon ou em sua porção final, o reto. O principal tipo de tumor colorretal é o adenocarcinoma e, em 90% dos casos, ele se origina a partir de pólipos na região que, se não identificados e tratados, podem sofrer alterações ao longo dos anos, podendo se tornar o câncer. A principal forma de diagnóstico e prevenção é através do rastreamento do exame de colonoscopia, em que um aparelho chamado colonoscópio, que conta com uma câmera na ponta, é introduzido no intestino e faz imagens que revelam se há presença de possíveis alterações. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda iniciar o rastreio do câncer de cólon e reto da população adulta de risco baixo na faixa etária de 50 anos. 

“Grande parte dos tumores de intestino aparecem a partir dos chamados pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede interna do órgão, mas que se não identificadas preventivamente podem evoluir e se tornarem malignas com o passar do tempo. Após os 50 anos de idade, a chance de apresentar pólipos aumenta, ficando entre 18% e 36%, o que consequentemente representa um aumento no risco de tumores malignos decorrentes da condição a partir dessa fase da vida e, por isso, ela foi estabelecida como critério para início do rastreio ativo”, explica a oncologista. 

Ela lembra que pessoas com histórico pessoal de pólipos ou de doença inflamatória intestinal, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, bem como registros familiares de câncer colorretal em um ou mais parentes de primeiro grau, principalmente se diagnosticado antes de 45 anos, devem ter atenção redobrada e realizar controles periódicos antes da idade base indicada para a população em geral.
 

De olho na prevenção 

A médica afirma que muitas vezes o tumor só é descoberto tardiamente, diante de sintomas mais severos, como anemia; constipação ou diarréia sem causas aparentes; fraqueza; gases e cólicas abdominais; e emagrecimento. Apesar do sangue nas fezes ser um indício inicial de que algo não vai bem na saúde, muitas pessoas costumam creditar essa ocorrência a outras causas convencionais, como hemorroidas, e acabam postergando a busca por aconselhamento médico e a realização de exames específicos. Isso faz com que muitas pessoas só descubram o câncer em estágios avançados. 

Por isso, a prevenção primária e secundária à doença devem ser amplamente estimuladas. “A primária se refere a mudanças nos hábitos alimentares e de vida, como investir alimentos com mais fibras e laticínios e evitando carnes vermelhas e processadas. Essas mudanças de estilo de vida consistem ainda em combater a obesidade, praticar atividades físicas regularmente e evitar o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas”, destaca Renata D’Alpino. 

Já a prevenção secundária se baseia em exames que avaliam a presença de sangue oculto nas fezes e de imagem, com destaque para a colonoscopia - principal ferramenta para identificar o câncer colorretal. "Esse procedimento é capaz de identificar problemas mais graves e silenciosos, como o caso do câncer, além da doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Por isso, é fundamental que informações de qualidade sejam transmitidas à sociedade com o objetivo de conscientizar sobre a importância da colonoscopia e, principalmente, alertar que o exame pode salvar vidas", complementa a especialista. 

Renata D’Alpino reforça que hábitos de vida saudáveis são considerados fatores protetivos que contribuem para a redução de riscos da doença. Por isso, é fundamental investir em uma dieta rica em fibras e prática de exercícios físicos regulares. Esses cuidados podem não só auxiliar na prevenção do câncer colorretal, como no combater o crescimento dos casos de câncer como um todo.


Oncoclínicas&Co
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Campanha ‘Bem Me Quer, Bem Me Quero’ reforça a responsabilidade coletiva no cuidado com a saúde mental


No mês da prevenção ao suicídio, campanha realizada por Viatris e ABRATA mostra o papel de tomadores de decisão, profissionais de saúde e organizações no atual cenário da saúde mental no Brasil

 

Durante o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, a Viatris, empresa global com o propósito de empoderar as pessoas ao redor do mundo para viverem com mais saúde em todas as fases da vida, ressalta a importância de tomadores de decisão, profissionais da área da saúde e organizações refletirem sobre o papel de cada um no cuidado com a saúde mental da população. Com o apoio da ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos), a quarta edição da campanha “Bem Me Quer, Bem Me Quero” tem como tema “A atenção de todos com a saúde mental transforma vidas”. 

Os dados destacados no paper Para uma Mudança de Paradigma em Saúde Mental na América Latina”, produzido pela FP Analytics com apoio da Viatris, estima que as condições de saúde mental precárias da população irão gerar custos de cerca de US$ 6 trilhões por ano globalmente até 20301. A falta de priorização nessa área refletiu-se em um aumento de 38% nos afastamentos por transtornos mentais em 2023 em relação a 20222. Na América Latina e Caribe, 77,9% das pessoas diagnosticadas não recebem tratamento1 e, no Brasil, há uma média de apenas 3,7 psiquiatras para cada 100 mil pessoas1. 

Os investimentos na área de saúde mental geram resultados impactantes, podendo chegar a um retorno até 4 vezes maior que o investimento inicial. Isso mostra que as ações podem ser autofinanciadas, rendendo um grande retorno para a sociedade, com melhoria em qualidade de vida e ganhos em produtividade econômica1. 

“Na Viatris, nós vemos o futuro da saúde não como ele é, mas como ele deve ser. E para transformarmos o cenário da saúde mental no Brasil em como ele deveria ser, começando pela expansão do conhecimento, prevenção do avanço dos transtornos, até o acesso ao tratamento, necessitamos envolver diversos stakeholders”, declara dra. Elizabeth Bilevicius, Diretora Médica da Viatris no Brasil. “A responsabilidade desse ônus não deve se limitar somente ao universo de saúde mental. As organizações e setores produtivos precisam se atentar à saúde mental de seus colaboradores com políticas de bem-estar. Além disso, os médicos não-especialistas devem olhar para o paciente de forma integrada”, complementa. 

É por isso que, este ano, a campanha ‘Bem Me Quer, Bem Me Quero’ traz o foco para quem tem poder de transformar esse cenário, que é tão desafiador. Nós já entendemos os impactos da saúde mental. Agora, precisamos traçar planos para ampliar os esforços a fim de mitigá-los”, esclarece Neila Campos, presidente da ABRATA.

 

Ação na prática 

A Viatris e a ABRATA apoiam uma série de discussões sobre os desafios e caminhos para a saúde mental no Brasil, ao lado de representantes dos setores públicos e privado, classe médica, academia e instituições. No primeiro semestre de 2024, o paper desenvolvido pela FP Analytics que aborda as condições de saúde mental como uma parte significativa das doenças não transmissíveis (DNTs)1, foi apresentado durante um evento no Congresso Nacional. Uma agenda de debates com foco na atenção e no acesso a tratamentos para saúde mental foi implementada como desdobramento do evento. 

“Promover o acesso à saúde de qualidade é o que nos move na Viatris. Por isso, nosso objetivo foi gerar um espaço de discussão com diferentes pontos de vistas que são essenciais na elaboração de políticas efetivas de acesso”, afirma dra. Elizabeth Bilevicius. 

O psiquiatra e membro do Conselho Científico da ABRATA, Dr. Volnei Costa, esclarece que a função da associação é representar os pacientes com transtornos de humor e suas famílias na busca pelo acesso aos cuidados adequados. “Queremos unir forças, influenciando a tomada de decisão em prol da saúde mental e a atenção básica é fundamental nesse cuidado, pois oferece um acompanhamento interdisciplinar essencial para a pessoa com sofrimento mental. Buscamos garantir que essas pessoas recebam o suporte e os recursos que merecem, promovendo um tratamento eficaz e humanizado, e sensibilizando a sociedade sobre a importância de uma política pública abrangente e inclusiva", reflete Dr. Volnei.

 


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Referências

1. MEYLAN, Phillip; SCHMIDT; Isabel; DR. ALAM, Mayesha. Para uma Mudança de Paradigma em Saúde Mental na América Latina. FP Analytics. Setembro 2023.

2. Valor Econômico. Afastamentos por transtornos de saúde mental sobem 38%. Disponível em <https://valor.globo.com/carreira/noticia/2024/01/22/afastamentos-por-transtornos-de-saude-mental-sobem-38.ghtml>. Acesso em 08 jul 2024.




Como prevenir a doença renal crônica?

Dr. Thiago Reis explica como evitar a progressão da DRC


No Brasil há 160 mil pacientes em tratamento de suporte renal artificial*, ou seja, em diálise. Esses pacientes representam 0,08% da nossa população e são portadores do estágio mais avançado da doença renal. Estima-se, ainda, que 20 milhões de brasileiros apresentem algum grau de doença renal crônica, e, mais de 95% dessas pessoas estão em estágios iniciais da doença, sendo possível realizar intervenções para minimizar os danos aos rins, evitando a progressão da doença.

Dr. Thiago Reis, médico e diretor clínico da Fenix Nefrologia considera ainda que a prevenção de doenças renais envolve a adoção de hábitos de vida saudáveis, atenção com uso de algumas medicações e acompanhamento médico de rotina. “Manter um peso adequado, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente, evitar o uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides. Além disso, é importante controlar doenças preexistentes, como diabetes e hipertensão, e nos exames de rotina, medir a creatinina no exame de sangue e avaliar a presença de proteína no exame de urina, pois o aumento no valor da creatinina e a presença de proteína na urina são sinais precoces da doença renal”.

Tecnologia aliada da saúde – O avanço das tecnologias para o tratamento da doença renal crônica tem proporcionado uma abordagem inovadora para a diálise. Entre essas inovações está a hemodiafiltração (HDF), considerada uma evolução da hemodiálise. Em ambas as terapias há purificação do sangue do paciente ao passar por um filtro. O principal diferencial é que na HDF a purificação é mais eficaz. O reflexo da maior purificação sanguínea é a melhora de diversos sintomas e melhora na qualidade de vida dos pacientes que realizam HDF quando comparados aos que realizam hemodiálise. Ademais, a HDF aumenta de forma expressiva a sobrevida desses pacientes.

Além da HDF, o uso de um aplicativo especialmente desenvolvido para portadores de doença renal crônica amplia as possibilidades de monitorização dos pacientes. Dentre as principais funções do aplicativo destacam-se um chat para contato com a equipe de saúde, lembretes com horário das medicações e registro de dados como pressão arterial, frequência cardíaca, e glicemia.

O app se comunica com aparelhos para aferição de pressão e de medida de glicose e importa os dados de forma automática. Desta maneira, a tecnologia permite o acompanhamento de exames laboratoriais e o recebimento de orientações personalizadas, tudo de forma prática e acessível. "O aplicativo é uma ferramenta revolucionária que proporciona um cuidado mais integrado e eficiente. Ele ajuda na prevenção de internações e melhora a experiência geral dos pacientes", acrescenta o diretor da Fenix Nefrologia.

 


*Fonte: SBN


Fenix Nefrologia
https://fenixnefro.com.br/


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