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terça-feira, 3 de setembro de 2024

No mês do cliente, confira 7 dicas para colocá-lo no centro de qualquer negócio

Executivas do Grupo Simão ressaltam a necessidade das empresas pensarem no cliente em primeiro lugar


No próximo dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente, data que busca homenagear, celebrar e fidelizar quem deve ser o foco de qualquer empresa. Criada no Brasil no início dos anos 2000, a ocasião também é uma oportunidade para estreitar laços entre empresas e consumidores e costuma vir recheada de campanhas e promoções. 

De acordo com Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, é essencial que qualquer negócio pense no cliente em primeiro lugar. “Se não fosse pelo cliente, nenhum empreendimento estaria em pé ou crescendo, por isso é fundamental que ele seja bem tratado e ouvido sempre. O feedback de um cliente pode gerar uma série de sugestões para o empreendedor”, avalia.

Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, um dos grandes desafios e também uma das grandes vitórias de qualquer empreendimento é a fidelização do cliente. “Quando um negócio chega ao ponto em que o cliente volta, ele já ganhou pontos e, em se tratando de estabelecimentos da área gastronômica, isso é ainda mais importante, pois são negócios que precisam de fidelização, de pessoas almoçando e jantando todos os dias”, explica. 

Confira sete dicas para colocar o cliente sempre no centro do negócio:

  1. Busque entender as suas necessidades: Procure conhecer seus clientes e suas dores. A função de um negócio é, antes de qualquer coisa, resolver as demandas do cliente.
  2. Desenvolva uma cultura interna focada no cliente: É importante que o negócio coloque o cliente no centro e que todo colaborador tenha isso como foco e saiba como agir nas mais diversas situações. 
  3. Personalize a experiência: Ao colher feedbacks e usar dados - seja através de uma pesquisa em papel ou via online - é possível conhecer melhor cada cliente e oferecer experiências mais personalizadas. 
  4. Responda rapidamente a reclamações: Problemas sempre podem existir, mas é de fundamental importância que a empresa mostre que está disposta a resolvê-los rapidamente, oferecendo soluções. 
  5. Seja proativo: Antecipe as necessidades dos clientes e se mostre disposto a ajudar sempre. Não fique esperando que alguém resolva. “É melhor dizer ao cliente que a empresa está buscando uma solução do que simplesmente ignorá-lo até ter uma resposta”, orienta Mislene. 
  6. Pense sempre no cliente ao desenvolver novos produtos e serviços: Ao criar novos pratos no cardápio ou fazer uma reforma no restaurante, avalie o que agradaria seus clientes. “Se muitos pais costumam vir acompanhados dos filhos, por exemplo, criar uma área para as crianças brincarem certamente agradaria muito”, sugere Lidiane.
  7. Monitore a satisfação do cliente: A tecnologia possibilitou o uso de métricas diversas para medir a satisfação do cliente e é importante fazer uso dela para melhorar sempre.  


Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Grupo Simão
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