Executivas do
Grupo Simão ressaltam a necessidade das empresas pensarem no cliente em
primeiro lugar
No próximo dia 15 de setembro é comemorado o Dia do
Cliente, data que busca homenagear, celebrar e fidelizar quem deve ser o foco
de qualquer empresa. Criada no Brasil no início dos anos 2000, a ocasião também
é uma oportunidade para estreitar laços entre empresas e consumidores e costuma
vir recheada de campanhas e promoções.
De acordo com Mislene Lima, especialista em
encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de
30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, é
essencial que qualquer negócio pense no cliente em primeiro lugar. “Se não
fosse pelo cliente, nenhum empreendimento estaria em pé ou crescendo, por isso
é fundamental que ele seja bem tratado e ouvido sempre. O feedback de um
cliente pode gerar uma série de sugestões para o empreendedor”, avalia.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, um dos
grandes desafios e também uma das grandes vitórias de qualquer empreendimento é
a fidelização do cliente. “Quando um negócio chega ao ponto em que o cliente
volta, ele já ganhou pontos e, em se tratando de estabelecimentos da área
gastronômica, isso é ainda mais importante, pois são negócios que precisam de
fidelização, de pessoas almoçando e jantando todos os dias”, explica.
Confira sete dicas para colocar o cliente sempre no
centro do negócio:
- Busque entender as suas necessidades: Procure conhecer seus
clientes e suas dores. A função de um negócio é, antes de qualquer coisa,
resolver as demandas do cliente.
- Desenvolva uma cultura interna focada no
cliente: É
importante que o negócio coloque o cliente no centro e que todo
colaborador tenha isso como foco e saiba como agir nas mais diversas
situações.
- Personalize a experiência: Ao colher feedbacks e usar
dados - seja através de uma pesquisa em papel ou via online - é possível
conhecer melhor cada cliente e oferecer experiências mais
personalizadas.
- Responda rapidamente a reclamações: Problemas sempre podem
existir, mas é de fundamental importância que a empresa mostre que está
disposta a resolvê-los rapidamente, oferecendo soluções.
- Seja proativo: Antecipe as necessidades
dos clientes e se mostre disposto a ajudar sempre. Não fique esperando que
alguém resolva. “É melhor dizer ao cliente que a empresa está buscando uma
solução do que simplesmente ignorá-lo até ter uma resposta”, orienta
Mislene.
- Pense sempre no cliente ao desenvolver novos
produtos e serviços: Ao criar novos pratos no cardápio ou fazer
uma reforma no restaurante, avalie o que agradaria seus clientes. “Se
muitos pais costumam vir acompanhados dos filhos, por exemplo, criar uma
área para as crianças brincarem certamente agradaria muito”, sugere
Lidiane.
- Monitore a satisfação do cliente: A tecnologia possibilitou o uso de métricas diversas para medir a satisfação do cliente e é importante fazer uso dela para melhorar sempre.
Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
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