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segunda-feira, 15 de julho de 2024

Gestor precisa saber cortar custos da empresa, diz CEO da TMB Educação

Para Reinaldo Boesso, o sucesso está nas mãos de quem sabe administrar


Manter um negócio saudável, eficiente e lucrativo exige gestão financeira atenta e proativa, independentemente do ramo, por isso entender em detalhes os gastos desnecessários é uma ação essencial para que a empresa continue funcionando bem.

Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech que oferece a possibilidade de pagamentos parcelados por meio de boletos bancários, é muito comum que, no mercado digital, as empresas queiram crescer e lucrar rapidamente, ao mesmo tempo em que se esquecem dos pequenos detalhes financeiros que podem fazer a diferença. “Se você não entende bem como gerenciar sua empresa, corre o risco de perder o controle e, eventualmente, o próprio negócio”, alerta.

De acordo com o executivo, é possível fazer um paralelo entre os custos de uma empresa e uma árvore. “Em ambos os casos, você precisa podar constantemente para que continuem crescendo. Essa é uma lição que todo gestor e empreendedor deveria conhecer”, afirma.

O CEO da TMB Educação explica que, assim como na pessoa física é comum o acúmulo de gastos sem sentido, o mesmo pode ocorrer na pessoa jurídica. “Assim como você assina quatro, cinco streamings sem usar e percebe que está gastando sem necessidade, é muito comum que uma empresa acumule gastos que não fazem sentido, desde a assinatura de ferramentas que nenhum funcionário usa até despesas que ficaram esquecidas. Esses custos vão acabando com o lucro da empresa se não houver um gestor olhando cuidadosamente para eles”, orienta. 

Reinaldo Boesso explica que, com o crescimento do negócio, é natural que algumas áreas se tornem mais inchadas, por isso o papel do gestor é identificar tais áreas para trabalhar de forma mais eficiente e lucrativa. “É preciso considerar que algumas coisas que eram feitas de um determinado jeito agora podem ser feitas de uma forma mais eficiente e econômica. O sucesso definitivamente está nas mãos de quem sabe administrar!”, finaliza.

Confira algumas orientações de Ricardo Boesso para diminuir gastos em sua empresa:

  • Renegocie contratos e despesas de aluguel
  • Automatize processos para reduzir a necessidade de mão de obra
  • Revise processos internos e procure diminuir o desperdício
  • Adote práticas para reduzir o consumo de energia
  • Escolha fornecedores com tarifas mais vantajosas
  • Estabeleça parcerias com outras empresas para diminuir o custo com marketing
  • Revisite o portfólio de produtos e serviços
  • Ofereça novas formas de pagamento 


Reinaldo Boesso - CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.


TMB
Para mais informações, acesse o site
@tmbeducacao


Como aumentar o lucro de uma empresa com estratégias de competitividade tributária?

Você já ouviu a expressão “o Brasil não é para amadores”, inspirada em uma frase de Tom Jobim? Quando eu ouvi pela primeira vez tal expressão refleti sobre o significado dessa frase na minha vida profissional e principalmente, no contexto da área tributária em nosso país. Nosso sistema é denso, complexo, confuso e dinâmico. 

Até agora um conceito pouco explorado, a competitividade tributária é referida em estudos sobre a questão principalmente como a carga tributária de determinado produto ou setor. No entanto, a competitividade tributária vai além da carga tributária propriamente dita, abarcando a forma de gestão tributária da entidade. 

Em outras palavras, a competitividade tributária representa fatores relacionados à própria gestão do negócio e tomada de decisões, além da carga tributária que recai sobre a entidade e seus produtos. Assim, se por exemplo uma determinada empresa possui diversos benefícios fiscais, mas não gerencia bem suas obrigações tributárias ou planeja a implementação de melhorias, possivelmente sua competitividade tributária será inferior a de um concorrente que não tenha tantos benefícios, mas que investe (sejam esforços ou recursos) e implementa medidas com foco na estratégia tributária e gerenciamento das obrigações tributárias. 

No Brasil, o estudo da competitividade tributária demanda especial atenção, em razão da alta carga tributária, cumulatividade dos tributos, complexidade da legislação (além da infinidade de normas tributárias publicadas periodicamente) e deficiência dos mecanismos de desoneração. 

Não podemos nos esquecer também que em nosso país trabalhamos com cenários normalmente incertos do ponto de vista tributário/fiscal, seja no âmbito judicial ou no âmbito legislativo (exemplos: projetos sobre a Reforma Tributária e constante mudança de posicionamento de nossos tribunais sobre assuntos tributários). 

Nesse contexto, como você pode dar os primeiros passos na implementação de estratégias que envolvam os aspectos tributários da empresa, que aumentem os lucros? Vejamos algumas medidas:

 

  1. Simulação periódica de cenários para os regimes de tributação - a primeira medida de planejamento, que deve ser analisada antes mesmo do nascimento da empresa propriamente dito ou antes do início de uma nova fase operacional, refere-se à definição do regime de tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
  2. Atuação integrada com o departamento logístico - quando falamos de “forma integrada” não queremos nos referir tão somente para fins de avalição de grandes projetos, mas também para maximizar o fluxo operacional logístico.

 

Isso porque muitos projetos para minimização de custos logísticos, na maior parte das vezes, são realizados sem qualquer participação da área tributária da empresa. Ao final do projeto, depois de muito tempo e investimento, verifica-se que se por um lado há ganho de custo logístico, por outro há um impacto muito negativo no que diz respeito ao aspecto tributário (principalmente por conta da incidência do ICMS na movimentação das mercadorias).

 

  1. Implementação de Revisões Fiscais periódicas - diferentemente dos projetos das famosas “recuperações tributárias”, a revisão fiscal não tem por fim (exclusivamente) a identificação de oportunidades de recuperação de tributos. O maior objetivo de uma revisão fiscal é a identificação de potenciais inconsistências/“temas” passíveis de autuações fiscais. A empresa contrata “revisores” externos (firmas de consultoria, auditoria ou escritórios de advocacia especializados), que após a realização do levantamento de dados/informações elaboram um relatório contemplando os pontos identificados. Mas, e depois?

Até que ponto o trabalho de revisão fiscal é efetivo se não é dado o tratamento necessário para as informações e pontos de atenção apontados? Até que ponto o trabalho é efetivo se a empresa não criar planos de ação, criar regularidade e definir a periodicidade para a realização deste procedimento e não definir os critérios para determinação da relevância dos temas apontados?

É bem verdade que o Fisco dispõe de 5 anos (e dependendo do tipo de tributo o início desta contagem irá variar) para “revisar” suas apurações de tributos. No entanto, quanto antes você detectar as inconsistências, melhor.

Melhor porque poderá utilizar o instituto da denúncia espontânea (se aplicável e viável), melhor porque se você deixar para revisar de uma vez só cinco anos, não terá tempo para analisar, tratar os dados e implementar as ações necessárias.

Sendo assim, sugerimos uma periodicidade de 2-3 anos para realização do procedimento. E, durante o período de realização entre uma revisão e outra, entendemos que a empresa deve elaborar e implementar seu plano de ação de acordo com o grau de relevância das inconsistências e viabilidade das ações a serem tomadas.

Por exemplo, o grau de relevância pode ser determinado de acordo com o impacto no fluxo de caixa, resultado, fluxo operacional etc.

As medidas acima sugeridas não acarretam altos custos para fins de implementação e certamente diminuem riscos e potencializam resultados, sem que a empresa dependa diretamente de pedidos administrativos ou judiciais de economia tributária.

 

Tainá Veloso - Advogada Empresarial e Consultora Tributária há mais de 17 anos, Pós Graduada em Direito Empresarial Internacional, Pós Graduada em Direito Tributário, Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional, Professora de Graduação, Pós Graduação e preparatório para concursos públicos, autora de artigos e do Livro Gestão Estratégica e Competitividade Tributária para “pequenos” grandes negócios.


Férias de Julho: Aprenda a se prevenir de golpes em ofertas de viagens

Com aumento dos golpes contra consumidores em todo o mundo, fintech Asaas dá dicas sobre como identificar propostas fraudulentas

 

Com as férias escolares de julho, muitas famílias planejam viagens, sejam de curto ou longo período. E, no entusiasmo e em busca das melhores ofertas, o número de golpes e fraudes em ofertas de viagens acaba aumentando exponencialmente. Sendo assim, o time de detecção e combate a crimes financeiros do Asaas, Instituição Financeira e a conta digital completa para empresas, fez um levantamento com as principais dicas e orientações para identificar e evitar anúncios fraudulentos, garantindo que o descanso não se torne uma experiência problemática.

O setor de turismo no Brasil registrou avanços notáveis no último ano, com um aumento significativo no número de viagens domésticas. Segundo a BRAZTOA, o faturamento das viagens nacionais alcançou R$11,55 bilhões, representando um crescimento de 122% em relação a 2022, o maior já registrado pela entidade.

Para evitar cair em golpes de falsas agências de viagens, é crucial buscar informações confiáveis e garantir a reputação da empresa. Manoela Gieseler, diretora de operações e responsável  pela área de detecção e combate a crimes financeiros do Asaas, enfatiza o compromisso das empresas brasileiras em fortalecer a segurança do consumidor. "O Asaas fala diretamente com os empreendedores e empresários todos os dias e temos uma grande preocupação em ajudá-los a mitigar problemas relacionados à fraudes financeiras, que são aperfeiçoadas todos os dias. Empresas de todos os tamanhos têm implementado medidas rigorosas, incluindo design e conteúdo alinhados à sua identidade, além de avançadas ferramentas de segurança, para educar e manter os consumidores alertas sobre os perigos online", destaca.

Para reforçar esse cuidado, o time de detecção e combate a crimes financeiros do Asaas selecionou algumas dicas para não cair em ciladas na hora de fechar uma oferta e garantir uma experiência de viagem segura. Veja abaixo: 

  • Verifique a reputação da empresa: Busque mais informações sobre a empresa de viagens que está ofertando o pacote, como se os dados do CNPJ da empresa estão alinhadas com o serviço oferecido. Pesquise por avaliações de outros clientes em sites confiáveis e redes sociais, e se há reclamações frequentes sobre a empresa ou se há elogios consistentes que validem sua reputação no ReclameAqui.
  • Confirme a autenticidade do site: Verifique se o site da empresa é legítimo e seguro. Certifique-se de que o URL comece com "https://" e tenha um ícone de cadeado na barra de endereço, o que indica uma conexão segura. Evite sites com URLs suspeitos, erros de ortografia ou design amador.
  • Consulte informações de contato: Certifique-se de que a empresa fornece informações de contato claras, incluindo um endereço físico, número de telefone e e-mail de suporte ao cliente. A ausência dessas informações pode ser um sinal de alerta.
  • Verifique certificações e associações: Empresas legítimas muitas vezes são membros de associações reconhecidas no setor de turismo. Verifique se a empresa possui certificações relevantes que possam indicar sua credibilidade e conformidade com normas e regulamentações do setor.
  • Pesquise sobre a oferta: Se a oferta de viagem parecer muito boa para ser verdade, é possível que seja um golpe. Compare os preços e detalhes do pacote com outras agências de viagens conhecidas para ter uma ideia realista do que está sendo oferecido.
  • Leia os termos e condições: Antes de concluir a compra, revise cuidadosamente os termos e condições do pacote de viagem. Este documento contém informações detalhadas sobre políticas de cancelamento, reembolso, datas de viagem e outros detalhes cruciais. Esteja bem informado sobre todas as cláusulas antes de confirmar sua reserva.
  • Desconfie de solicitações de pagamento antecipado total: Golpistas costumam exigir pagamento completo ou significativo antes da confirmação da reserva. Prefira políticas de pagamento flexíveis, com possibilidade de depósito inicial e saldo restante a ser pago mais tarde.
  • Prefira métodos seguros de pagamento: Opte por usar cartões de crédito ou outros métodos que ofereçam proteção contra fraudes. Evite transferências bancárias ou métodos menos seguros que não permitam estorno em caso de problemas.
  • Guarde seus comprovantes: Após finalizar a compra, não se esqueça de solicitar e guardar todos os comprovantes, incluindo a data da compra e detalhes das condições dos serviços contratados.


Asaas


Observabilidade: qual a importância dessa prática na gestão de dados?

Você já ouviu a expressão “talk to your data”? Na tradução para o português, o termo significa “conversar com seus dados”. Isso é, cada vez mais, vemos ser enfatizada a importância da gestão de dados, a fim de garantir o sucesso das organizações. Afinal, mais do que extrair registros e informações, é fundamental realizar a análise de dados em tempo real, criando um diálogo que permita total compreensão do negócio – algo que pode ser realizado por meio do conceito de observabilidade.

Como o próprio nome diz, essa prática nada mais é do que observar todo o sistema da empresa, para compreender qual o seu atual estado interno ou externo. E, embora o conceito seja, naturalmente, atribuído à área de Tecnologia da Informação (TI), é possível também aplicá-lo em outras vertentes da companhia como, por exemplo, nos dados.

Ou seja, por meio desse princípio, é possível analisar toda a infraestrutura organizacional, desde a produção, tendências, padrões, gargalos, integração de processos, até mesmo avaliar o comportamento do colaborador em relação à sua produtividade e, a partir da conquista da inteligência do negócio, atribuir melhorias que garantam o seu desempenho e eficiência.

A aplicação da observabilidade ganha ainda mais importância na gestão de dados, considerando que, de acordo com o relatório “Data Age 2025”, realizado pela International Data Corporation (IDC), espera-se que, até 2025, a quantidade de dados gerados no mundo alcance 175 zettabytes, um aumento significativo em comparação aos 33 zettabytes gerados em 2018.

Embora sempre que falamos sobre conceitos de tecnologia, criem-se dúvidas ou receios quanto à sua aplicação, no caso da observabilidade, não é necessário. Isso porque, a atribuição da prática no dia a dia dificilmente será algo que trará algum tipo de obstáculo devido à sua simplicidade e abrangência. Entretanto, para garantir o seu sucesso, é crucial ter bem estabelecido um olhar crítico.

Isso é, de nada adianta ter mecanismos de extração de dados, sem que haja uma atuação precisa para analisá-los e interpretá-los, a fim de obter insights promissores que auxiliem na geração de relatórios e diagnósticos que favoreçam o processo de tomada de decisões rápidas e estratégicas para o negócio.

Realizar a gestão de dados não é algo que acontece da noite para o dia, visto que, para sua execução, é necessário o envolvimento de toda a organização no processo de envio, análise e extração. Por isso, torna-se fundamental alinhar a cultura da empresa em prol dessa prática, para que o time atue em total sincronia e aplique os conceitos de inovação.

Afinal, cada vez mais, é enfatizada a importância dessa gestão para decisões ágeis. Desta forma, cabe às empresas que ainda não têm fundamentado essa prática mudarem, desde já, sua conduta, a fim de acompanhar o atual movimento de transformação digital no mercado. O primeiro passo para isso é, sem dúvidas, adquirir ferramentas de observabilidade que apoiem no fornecimento e extração de informações, para melhor compreensão do negócio tanto do ponto de vista interno quanto externo, a fim de fortalecer o relacionamento com toda a cadeia produtiva.

Quanto a isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada nessa abordagem é uma excelente alternativa. Afinal, o time de especialistas pode apoiar a companhia desde o processo de escolha de ferramentas que permitam fazer a observabilidade, até mesmo na melhor orientação de qual o melhor caminho a ser seguido em concordância com a estratégia corporativa.

A tendência é que a gestão de dados continue crescendo nas organizações. Diante disso, estabelecer o princípio da observabilidade nas operações da empresa ajudará a garantir sua melhor atuação frente ao mercado altamente competitivo, o qual exige, diariamente, agilidade nas tomadas de decisões que, como tudo na vida, não devem ser decididas de forma precipitada, mas somente após uma conversa esclarecedora. 



Guilherme Seleguim = Squad Leader e Product Owner da Viceri SEIDOR.

Viceri SEIDOR
www.viceri.com.br


CCCB abre inscrições para cursos gratuitos, nesta segunda

Os interessados poderão escolher entre aulas de dança, culinária, instrumento, taekwondo e língua coreana

 

Nesta segunda-feira, dia 15, a partir das 14h, o Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) vai abrir inscrições para novos cursos gratuitos de dança, culinária, instrumento, taekwondo e língua coreana. 

A seleção será por ordem de inscrição, que deve ser feita por meio de um formulário eletrônico disponível no site do CCCB, na aba “Aulas”. Os cursos serão realizados entre os meses de agosto novembro e os candidatos devem ter pelo menos 15 anos.

O CCCB fica na Avenida Paulista, em frente à estação de metrô Brigadeiro.

Confira a seguir o período de inscrição de cada curso:


De 15 a 17 de julho:

- Sejong Hakdang (língua coreana)

- K-Pop


De 22 a 26 de julho:

- Taekwondo


De 14 a 21 de agosto:

- Coral

- Culinária

- Dança Tradicional

- Gayageum (instrumento


Hoje é dia de enviar a documentação para matrículas nas Etecs

Foto: Roberto Sungi
Convocados na primeira chamada do Vestibulinho do segundo semestre devem apresentar os itens solicitados entre esta segunda (15) e terça-feira (16); resultado do requerimento será divulgado na quinta-feira (18)


Convocado deve seguir as orientações recebidas por e-mail para realizar o envio dos documentos de matrícula

 

Nesta segunda (15) e terça-feira (16), os candidatos que receberam o e-mail e SMS da primeira chamada de matrículas das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) devem encaminhar a documentação para garantir a vaga. O convocado deve seguir as orientações recebidas para realizar o envio dos documentos. Caso seja feriado municipal na cidade onde a unidade está localizada, a matrícula se dará no próximo dia útil.

A chamada de matrículas segue o critério de classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas, até o preenchimento total das vagas disponíveis. Quem for convocado em qualquer uma das listas e não efetuar sua matrícula no prazo informado, perderá o direito à vaga, cabendo à unidade convocar o próximo classificado.

Caso o convocado seja maior de 16 anos, poderá fazer a matrícula de forma remota, enviando a documentação por e-mail. Outra opção é apresentar os documentos pessoalmente na Etec escolhida para estudo.

Quem concorre a uma vaga para cursos da modalidade online – Ensino à Distância (EaD) – a convocação para matrículas será realizada no dia 16, por e-mail. O envio dos documentos deve ser realizado entre os dias 17 e 18.

Documentos

Para cada modalidade ofertada no processo seletivo, são solicitados documentos distintos. Confira: 

Cursos Técnicos de Primeiro Módulo

  • Documento de identidade com foto, dentro da validade. Ex: RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF ou RG que tenha o número do CPF ou CNH;
  • Foto 3×4 recente, com fundo neutro;
  • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, emitida pela escola de origem, ou declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio.

O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá apresentar a Declaração Escolar de acordo com o modelo disponível no Anexo I da Portaria, ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas de ensino.

Vagas remanescentes de segundo módulo

  • Documento de identidade com foto, dentro da validade. Ex: RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF ou RG que tenha o número do CPF ou CNH;
  • Foto 3×4 recente, com fundo neutro;
  • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, emitida pela escola de origem, ou certificado de que está matriculado no terceiro ano do Ensino Médio ou ainda o Certificado de conclusão do Ensino Médio, expedida por órgão competente, para o candidato que concluiu o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e afins.

Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio

  • Documento de identidade com foto, dentro da validade. Ex: RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF ou RG que tenha o número do CPF ou CNH;
  • Foto 3×4 recente, com fundo neutro;
  • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão de Curso Técnico equivalente conforme lista disponível no site vestibulinhoetec.com.br ou Declaração de Conclusão do Curso Técnico equivalente (documento original) emitidos pela escola de origem. Para o curso de Especialização em Gestão de Projetos (EaD – Online), o candidato poderá, se for o caso, fazer upload do certificado de conclusão de um curso do Ensino Superior.        

É importante que o candidato tenha atenção a todas as normas que regem o Vestibulinho das Etecs, pois o descumprimento implica em sanções legais e desclassificação. O detalhamento do processo seletivo está disponível para consulta no Manual do Candidato e na Portaria.

O cronograma completo do processo seletivo das Etecs pode ser consultado aqui

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet



Centro Paula Souza 


Morar na Itália: Vantagens e benefícios para brasileiros

Morar na Itália é o sonho de muitos brasileiros, e não é difícil entender por quê. O país oferece uma série de vantagens que atraem imigrantes em busca de qualidade de vida, cultura rica e oportunidades. De acordo com dados oficiais do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em 2023, aproximadamente 157.000 brasileiros residem na Itália.

Sistema de Saúde Público: O sistema de saúde italiano, conhecido como Servizio Nazionale Sanitário (SSN), oferece boa cobertura na maior parte do país. Os italianos geralmente não contratam planos de saúde privados, dependendo exclusivamente da saúde pública. Isso proporciona tranquilidade e acesso a cuidados médicos de qualidade.Segurança: A sensação de insegurança tão comum no Brasil é quase inexistente na Itália. A taxa de assaltos e crimes violentos é baixa, o que contribui para um ambiente seguro e tranquilo.

A facilidade de obter a cidadania italiana por descendência é um grande incentivo. Muitos brasileiros têm raízes italianas e podem aproveitar esse caminho para se tornarem cidadãos europeus, isso abre portas para trabalho e residência na Itália” , explica Thiago Costa, diretor comercial da empresa Patria Cidadania.

Educação de Qualidade: As escolas públicas italianas são bem conceituadas, e existem boas opções gratuitas para crianças e adolescentes. Além disso, as universidades italianas são mundialmente famosas e oferecem cursos acessíveis em diversas áreas.

 A Itália é conhecida por sua deliciosa culinária. Pratos como massas, pizzas, queijos e vinhos fazem parte do dia a dia dos italianos e são apreciados em todo o mundo.

Thiago da Pátria Cidadania ressalta: “Facilitamos o processo de obtenção da cidadania europeia, cuidando de todos os detalhes. Coletamos os documentos necessários de forma ágil e garantimos um atendimento próximo ao cliente para entender e atender às suas necessidades”.

A cidadania italiana oferece a vantagem de residir em qualquer um dos 27 países da União Europeia. Além disso, permite trabalhar legalmente em qualquer um desses destinos, sem a necessidade de obter um visto de trabalho especial.

“Além de não ser um mero documento, a cidadania italiana representa a abertura de portas para um mundo de oportunidades e conexões significativas. Ao conquistar sua cidadania conosco, você não apenas realiza um sonho pessoal, mas também se conecta a um rico legado cultural, tradições e novas perspectivas. Nossa consultoria especializada está pronta para tornar essa jornada memorável”, finaliza Thiago Costa, diretor comercial da empresa Patria Cidadania.

O passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo, permitindo o acesso a mais de 180 países sem a necessidade de visto. Ele fica atrás apenas dos passaportes da Alemanha, Espanha e Singapura. Se você deseja viajar aos Estados Unidos sem solicitar um visto, reconhecer sua cidadania italiana é uma escolha acertada. Além disso, o passaporte italiano também dispensa visto para entrada em países como Canadá e Japão; basta apresentar o passaporte europeu.

 

“Meu celular está ouvindo minhas conversas”: mito ou verdade?

Compartilhamento de informações entre dispositivos e monitoramento dos hábitos de compra são os responsáveis por esse mito. Veja a explicação da Kaspersky



Amigos se encontram e conversam sobre um determinado assunto, quando vão olhar suas redes sociais um tempo depois, se deparam com anúncios sobre o assunto discutido nessa conversa privada. Essa situação recorrente gera especulações a respeito do celular estar ouvindo as conversas para direcionar publicidade. Porém, não existe nenhuma ação ilícita neste exemplo e os especialistas da Kaspersky vão desmitificar isso, e dar dicas de como melhorar a privacidade para aqueles que ficam desconfortável com isso.

A impressão de que muitas pessoas têm de o celular estar escutando suas conversas para, depois, direcionar propagandas online, ocorre principalmente por dois fatores: o rastreamento de hábitos online e o compartilhamento de preferências entre aparelhos próximos.

O rastreamento de hábitos online ocorre a todo momento em que você está conectado na internet: os sites que você visita, os produtos que olha e compra, as pesquisas que faz, as coisas que curte em suas redes sociais, e até mesmo com o GPS ativado no dispositivo. Essas informações permitem que as empresas entendam os interesses e preferências dos internautas e possibilita realizar recomendações personalizadas a elas. Por exemplo: se você pesquisa sobre trilhas, é provável que em algum momento apareça para você propagandas de viagens para locais em que se praticam essa atividade, mesmo que você não tenha buscado o lugar específico proativamente.

Porém o vilão desse mito que o celular espiona as conversas é a possiblidade de compartilhamento dessas preferências entre aparelhos próximos. Ou seja, existe uma função nos smartphones que permite compartilhar informações de hábitos de compra entre eles. Da mesma forma que as pessoas conversam umas com as outras para trocar informações, os dispositivos também o fazem – com o objetivo de melhorar a customização das ofertas online.

Vale ressaltar que essa troca não está associada ao dono ou dona do celular, mas sim ao número de registro do dispositivo na internet (IP) - isso significa que dados pessoais não são “vazados”. Tecnicamente, o que é transmitido são os “meta-dados” que não permitem definir quem são as pessoas em questão.

“Diariamente, buscamos ou consumimos conteúdo online e essa troca entre os dispositivos também acontece. Porém não percebemos isso quando o assunto é geral, acreditando que isso seja apenas uma propaganda massiva. Mas chama a atenção quando debatemos um tema específico, como uma viagem para um país não popular ou um produto ou serviço específico – e logo vemos anúncios sobre isso. E são esses casos específicos que criam a percepção de que o celular escutou a conversa”, explica Leandro Cuozzo, analista de segurança da Kaspersky para a América Latina.

O especialista recomenda que é importante ficar atento a aplicativos que rastreiam ativamente o comportamento de navegação ou interação. Para isso, basta revisar as permissões de cada app no momento de sua instalação e desabilitar funções consideradas invasivas. Caso a pessoa queira limitar o compartilhamento de dados pessoais, é possível revisar as preferências no celular para impedir que aplicativos acessem (e compartilhem com terceiros) dados sobre o histórico de navegação ou hábitos de consumo.

Como medidas para melhorar sua privacidade online, a Kaspersky recomenda:

  • Usar o modo de navegação anônima: se você não quiser perder tempo com configurações ou não tiver a necessidade de ocultar todo o histórico do navegador, mas apenas alguns sites específicos, você pode usar o modo de navegação anônima. Dessa forma, o navegador não armazenará informações sobre as páginas visitadas, cookies, senhas e assim por diante. Por outro lado, a guia anônima não impede que você use guias regulares ou exclua o que seu navegador já salvou.
  • Bloquear rastreadores da Web: outra forma de evitar o rastreamento é com a ajuda de programas especiais e extensões, como o famoso bloqueador de anúncios AdBlock Plus, que também impede que as redes sociais rastreiem sua atividade (essa função precisa ser ativada nas configurações). Você também pode obter uma lista de todos os rastreadores bloqueados por padrão. Os produtos da Kaspersky já oferecem proteção contra rastreamento da web.
  • Acostume-se a usar VPN: uma rede privada virtual (VPN) é uma ferramenta indispensável para os usuários que se conectam a diferentes redes Wi-Fi. Alguns serviços são gratuitos e alguns são pagos, mas às vezes é melhor investir na cibersegurança do que perder todas as suas informações valiosas.

Para mais informações, visite o blog da Kaspersky.



Kaspersky
site


E-2 ou EB-2: advogada mostra como escolher o visto ideal para viver legalmente nos EUA

Para Kris Lee, especialista com mais de 30 anos de prática em Direito, decidir a categoria de visto correta pode facilitar a permanência a longo prazo no país


Obter um visto de trabalho para os Estados Unidos pode ser um desafio, causando muitas dúvidas e inseguranças nos solicitantes. A variedade de categorias, os requisitos específicos de cada uma, a documentação necessária e o cronograma do processo são apenas algumas das questões que surgem durante essa jornada.

Muitas vezes, os requerentes optam por categorias aparentemente mais simples, como o visto E-2 de investidor, sem explorar alternativas que possam oferecer um caminho mais seguro para o Green Card, como a categoria EB-2.

Segundo dados levantados pelo American Immigration Council, em 2021 houve um crescimento significativo na demanda por vistos de trabalho devido à recuperação econômica pós-pandemia, com um aumento de aproximadamente 30% nas solicitações em comparação com 2020.


O papel fundamental de um auxílio especializado

De acordo com Kris Lee, sócia-gerente e advogada americana da LeeToledo PLLC, com mais de 30 anos de prática em Direito, é importante entender as diferentes categorias de vistos e seus benefícios a longo prazo. “A compreensão das nuances de cada categoria pode facilitar a escolha do visto mais adequado, garantindo não apenas a entrada legal nos EUA, mas também a permanência com estabilidade”, revela.

Enquanto o visto E-2 possibilita investir e empreender nos EUA, o EB-2 oferece residência permanente e a chance de trabalhar em sua área de expertise, evitando a necessidade de constantes renovações. “Isso representa uma segurança a mais para os imigrantes que desejam construir uma vida estável no país”, pontua.


Planejamento e flexibilidade 

Kris Lee ressalta que muitos de seus clientes chegam com um planejamento prévio, mas esse plano pode não ser o ideal. “As especificidades de cada situação familiar e profissional devem ser analisadas detalhadamente para garantir que a escolha do visto atenda a todas as necessidades dos solicitantes. Algumas categorias, por exemplo, possuem restrições quanto à idade dos dependentes, o que pode impactar diretamente na escolha mais adequada para cada família”, declara.

A especialista acredita que fornecer o máximo de detalhes a um advogado da área de imigração aumenta as chances de encontrar a categoria mais adequada. “Quando alguém inicia esse tipo de solicitação, é importante estar aberto a novas informações. Os dados coletados serão fundamentais para ajustar o plano e encontrar a melhor opção para iniciar uma vida nos Estados Unidos,” ressalta.

O processo de solicitação de visto de trabalho para os Estados Unidos é complexo e requer um planejamento cuidadoso. “Compreender os detalhes de cada tipo de visto e estar aberto a ajustar os planos são passos essenciais para garantir uma transição estável e duradoura para o país”, finaliza Kris Lee. 



Kris Lee - Sócia-gerente e Advogada americana da LeeToledo PLLC licenciada nos Estados Unidos, no Distrito de Columbia e no Estado de New York. Com mais de 30 anos de prática do direito, Kris se especializou em aconselhar e representar peticionários perante o USCIS e tratar de questões jurídicas de clientes perante outras agências governamentais ou tribunais federais.


LeeToledo PLLC
Para mais informações, acesse o site.


Como a IA pode transformar o setor de manufatura?

O setor de manufatura possui uma importante participação na economia global. Isso porque o segmento produz desde produtos de consumo até mesmo equipamentos industriais. Diante de tamanha importância, nos últimos anos, essa indústria tem evoluído devido, principalmente, à adoção de tecnologias como, por exemplo, a tão conhecida Inteligência Artificial.

No ranking mundial do setor manufatureiro, produzido pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), com base nos dados da United Nations Industrial Development Organization (Unido), entre os 117 países presentes na lista, o Brasil ocupa o 64º lugar – oito posições à frente do resultado no ano passado.

O segmento de manufatura nacional tem um grande potencial a ser explorado. Entretanto, para atingir esse desempenho, ainda existem desafios a serem superados, tais como a competitividade, a pressão para reduzir custos, atender as demandas e personalizar o atendimento ao cliente, aplicar os princípios da sustentabilidade e, sem dúvidas, acompanhar a rápida evolução das novas tecnologias, que exigem, sobretudo, agilidade e eficiência.

Para todos esses aspectos, a IA tem se mostrado uma importante aliada para o setor. Afinal, a ferramenta ajuda a enfrentar tais obstáculos, bem como na atribuição de uma produção mais inteligente e eficiente – algo que vai ao encontro da atual realidade dessa vertical. Além disso, essa tecnologia possui importantes recursos que podem ajudar efetivamente a transformar a manufatura. Confira os cinco principais:

#1 Manutenção preditiva: por meio de algoritmos, a IA consegue analisar dados de sensores instalados em máquinas e equipamentos, ajudando a prever com antecedência eventuais falhas que possam ocorrer. Na prática, esse recurso é essencial para a manufatura, pois ajuda a reduzir o tempo de inatividade e possíveis custos com reparos de equipamentos.

#2 Análise de dados: complementando o tópico anterior, a ferramenta disponibiliza o recurso de Big Data, que analisa os dados que foram extraídos pela Inteligência Artificial. Isso permite à indústria manufatureira otimizar os processos, reduzir desperdícios, melhorar a produtividade e tomar decisões estratégicas e bem-informadas.

#3 Otimização da cadeia de suprimentos: a manufatura lida com diversos tipos de produções, o que resulta na geração do alto volume de dados. Sendo assim, a IA tem a habilidade de analisar grandes quantidades de informações, ajudando a localizar padrões que auxiliem na previsão de demandas, assegurando o gerenciamento efetivo do estoque e toda logística envolvida.

#4 Controle de qualidade: garantir a autenticidade dos produtos é um dever. Por meio dos sistemas de visão disponibilizados pela IA, é possível inspecionar os itens em tempo real, detectando com agilidade defeitos e/ou irregularidades que possam ter passado desapercebido em todo o processo.

#5 Automação: um dos fatores que impossibilitam o desempenho de qualquer área, inclusive a manufatura, é o excesso de tarefas repetitivas e burocráticas. No entanto, com o apoio da IA, é possível ajustar o software para assumir essas funções, designando a equipe para áreas mais estratégicas.

Certamente, falar sobre a Inteligência Artificial é algo que, para muitos, já é um tema repetitivo. No entanto, não há como não enfatizar a gama de benefícios e vantagens que essa tecnologia agrega no dia a dia das rotinas organizacionais. Em se tratando do setor manufatureiro, sua aplicação ajuda não só a transformar, mas também possibilita o ganho de eficiência operacional, redução de custos, melhoria da qualidade, agilidade e segurança do trabalho – visto que o colaborador não fica mais exposto a situações de risco.

Todos esses elementos mostram que, mais do que uma tendência, a IA é uma necessidade para as empresas se manterem competitivas. Compreendendo essa importância, companhias especializas no desenvolvimento de softwares corporativos, como a SAP, multinacional líder do mercado, têm direcionado o seu foco para esta tecnologia, ofertando um gama de recursos que contém esta tecnologia embarcada.

Para o setor de manufatura avançar e, inclusive, adentrar ainda mais no conceito da Indústria 4.0, a IA atua como uma importante auxiliadora, propondo soluções para superar novos e antigos desafios. Sendo assim, é essencial que o segmento busque, o quanto antes, incorporar esse recurso para, mais do que crescer, conseguir permanecer nesse mercado em constante movimento.



Marcos Corrêa - CEO do Grupo INOVAGE.

Grupo INOVAGE

 

Portugal atrai brasileiros para trabalhar em consultórios odontológicos


Para trabalhar em Portugal, interessados podem fazer curso de assistente
de medicina dentária de forma online no Brasil 
(Foto: Freepik)


Competitivo cenário lusitano gera demanda de profissionais que auxiliem os dentistas em suas atividades; salário mensal de um assistente de medicina dentária é de € 820 (inicial) e € 950 (média)

 

Lisboa, Portugal – O profissionalismo dos dentistas brasileiros é mais que reconhecido pela população portuguesa em geral. No Brasil, como se sabe, dentistas têm seu próprio curso de graduação. Já em Portugal, a odontologia é cursada como parte da faculdade de medicina e exercida por médicos especialistas em medicina dentária. Relatório de janeiro deste ano intitulado "Números da Ordem", da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), de Portugal, aponta um aumento de 24,8% de dentistas brasileiros inscritos nos últimos três anos na entidade. Entre os 1,5 mil estrangeiros com inscrição ativa na OMD, 680 são brasileiros – os portugueses totalizam 11.153 profissionais.

“O ensino em odontologia no Brasil é rigoroso e abrangente, proporcionando aos futuros dentistas uma formação completa e focada nas mais diversas especialidades odontológicas. Por isso, os profissionais brasileiros são reconhecidos por oferecer tratamentos de alta qualidade e excelência e pacientes portugueses buscam seus serviços devido a essa reputação positiva. Além disso, os dentistas brasileiros são conhecidos por abordagem mais acolhedora, calorosa e comunicativa com os pacientes. Isso cria uma experiência mais agradável para quem busca cuidados dentários em Portugal”, explica Renata Maida Freire, brasileira que é diretora da Academia eFuturo, mora em Lisboa e trabalha com cursos profissionalizantes.

Segundo Renata, o competitivo cenário odontológico em Portugal gera uma demanda de profissionais que auxiliem os médicos dentistas em suas atividades nos consultórios. Por isso, autorizadas pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), vinculada ao Ministério do Trabalho português, escolas como a eFuturo disponibilizam o curso de Assistente de Medicina Dentária, que é aberto não somente a portugueses mas também cidadãos de outros países, tornando-se uma oportunidade a mais para brasileiros que pretendem fazer uma transição de carreira, e morar e trabalhar em Portugal.

“Fazer um curso de capacitação profissional é uma das melhores e mais práticas formas de se regularizar para atuar no mercado de trabalho português. Pela legislação portuguesa, todos os alunos que se matricularem em cursos com duração de um ano ou mais têm direito a vistos de residência que permitem a atividade laboral em território lusitano. E os cursos profissionalizantes certificados pela DGERT têm, em média, 80% de empregabilidade. Isso se deve ao fato de que todos os cursos oferecidos são os que realmente precisam de mão de obra neste momento no mercado de trabalho português – quando não há mais demanda, eles deixam de existir ou voltam a ser oferecidos quando se há nova necessidade”, ressalta a diretora da eFuturo.

Dividido em nove módulos, o curso de assistente de medicina dentária tem como objetivo formar profissionais capazes de prestar apoio aos dentistas e a outros profissionais ligados à odontologia em Portugal. Entre as suas funções, estão acompanhar pacientes antes, durante e após os tratamentos e consultas; colaborar na limpeza e desinfecção dos espaços e materiais; preparar os procedimentos clínicos; fazer a gestão de estoques e prestar apoio administrativo, entre outras. A idade mínima do candidato é 18 anos e recomenda-se ter concluído o Ensino Médio, equivalente ao 12º Ano completo em Portugal, para melhor acompanhamento do conteúdo do curso.

Após a conclusão do curso, que pode ser concluído em até 12 meses, o formado pode atuar em consultórios, clínicas odontológicas, laboratórios de prótese dentária e hospitais portugueses. O salário mensal de um assistente de medicina dentária é de € 820 (inicial) e € 950 (média). Além de formar profissionais qualificados, a eFuturo os apoia em processos de candidatura e entrevista a vagas de estágio ou já para posto de trabalho, por meio da rede de empresas com quem a escola mantém parcerias.

“Embora o estágio não seja obrigatório para o curso de assistente de medicina dentária, ele é um diferencial competitivo, e caso o interessado queira fazê-lo, é preciso estar em Portugal, ao contrário das aulas teóricas que podem ser feitas diretamente do Brasil, de forma remota, em ensino a distância (EAD). Mas atenção: o estágio em Portugal não costuma ser remunerado. Por isso, é recomendável ao aluno contar com recursos financeiros até a formatura ou mesmo até que encontre emprego. O investimento feito na capacitação profissional pode ser recuperado de um a três meses, após a efetiva contratação, dependendo do salário da função”, diz Renata.

Se o interessado quiser fazer o curso em terras lusas, seja na parte teórica e/ou prática (estágio), é importante antes, ainda no Brasil, providenciar o visto de estudo que, de quebra, dá direito a trabalhar em Portugal. “Caso esteja já em Portugal, a alternativa atual é se regularizar justamente por meio do curso profissionalizante, como é o caso do curso de Assistente de Medicina Dentária. Esta é a forma, inclusive, para estes casos, mais acessível de regularizar a sua situação legal em Portugal. Importante ressaltar que as escolas profissionalizantes lusas não se responsabilizam por vistos, fornecendo apenas a prova de matrícula dos alunos que querem estudar em Portugal”, pontua Kelly Soares, advogada brasileira que mora e atua profissionalmente em Lisboa.

 

Academia eFuturo 


Pesquisa da Essity revela que 75% das pessoas estão preocupadas com a saúde e a higiene em banheiros público

De acordo com a Tork®, marca da Essity para higiene profissional, as superfícies interiores dos secadores de ar podem conter até 48 vezes mais bactérias do que o vaso sanitário, aumentando o risco de contaminação e a propagação germes.

Tork®, marca da Essity para higiene profissional, revela que 68% das pessoas preferem o uso de toalhas de papel descartáveis em vez de secadores de ar, pois secar as mãos com uma toalha de papel pode reduzir as bactérias nas mãos em até 77% 

A limpeza e asseio de lugares públicos, principalmente banheiros coletivos, é uma preocupação cada vez maior na população, que se sente desconfortável ao utilizar esses espaços. Segundo a pesquisa Global Health and Hygiene Survey da Essity, líder global em higiene e saúde, e pela análise realizada pela Tork®, marca com liderança em higiene profissional, apenas 25% das pessoas no mundo se sentem seguras no que diz respeito à saúde e higiene em banheiros públicos. 

"Temos o objetivo de oferecer soluções de higiene eficazes e seguras para as instituições, que proporcionem conforto aos usuários. O estudo realizado nos oferece insumos importantes para que possamos nos antecipar às demandas do mercado com inovação em produtos e sempre seguindo práticas adequadas de higiene em banheiros e outros espaços de uso coletivo”, afirma Sarah Sampaio, gerente de marketing de Tork.

 

TOALHAS DE PAPEL VS. SECADORES DE AR 

Nos dados do levantamento, foi apresentado que 68% das pessoas preferem utilizar toalhas de mão descartáveis no lugar de secadores de ar. A preferência faz sentido, dado que utilizar uma toalha de papel para secagem pode reduzir a proliferação de bactérias nas mãos úmidas em até 77%, enquanto os secadores de ar, embora populares, têm desvantagens significativas em termos de higiene. 

Além disso, 63% daqueles que usam secadores de ar não terminam de secar as mãos completamente e as gotículas de água lançadas pelo aparelho estão carregadas de bactérias que alcançam até 1,8 metros de distância, e podem permanecer no ar até 15 minutos. Uma informação com destaque na pesquisa é a de que as superfícies interiores desses secadores de ar podem conter até 48 vezes mais microrganismo do que o vaso sanitário, o que aumenta o risco de contaminação e propagação de germes. 

Os resultados da análise ressaltam a importância de escolher métodos de secagem das mãos que garantam a segurança e o bem-estar dos utilizadores para evitar a propagação de agentes patogénicos e para proteger a saúde de todos por meio de boas práticas de higiene fora de casa. “É necessário que tanto as empresas como os consumidores adotem as melhores práticas de higiene para reduzir os riscos de contaminação nos espaços públicos”, completa Sarah Sampaio.

 



Essity
Para mais informações, acesse o site

 

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