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sexta-feira, 3 de maio de 2024

Dia das Mães deve movimentar R$ 15 bilhões

Previsão de gasto médio é de R$ 229 


No próximo Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio nacional, 63% dos brasileiros, aproximadamente dois terços, têm a intenção de comprar presentes. O gasto médio é de R$ 229. Esses dados são resultado de uma pesquisa da Abecs, realizada em parceria com o Instituto Datafolha. A estimativa é que a data deve movimentar aproximadamente R$ 15 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços. 

Em comparação com 2023, 4 em cada 10 entrevistados, ou 39%, acreditam que os gastos serão maiores em 2024, enquanto 23% acreditam que serão menores e 35% o mesmo valor.

 

Loja física tem preferência

Quando perguntados sobre o local de compra de preferência, a maior parte dos entrevistados (72%) pretende comprar presentes de Dia das Mães em uma loja física, e um quarto (24%) pretende fazer as compras online. 

O mesmo resultado, 72%, é registrado tanto entre os homens como entre as mulheres. No recorte que traz dados entre as faixas etárias, a população com a 45 a 59 anos (77%) e 60+ (76%) aparecem com resultados acima da média nacional.

 

Cartões lideram como meio de pagamento

Entre os consumidores entrevistados, 47% afirmam ter intenção de utilizar o cartão como meio de pagamento, sendo 27% cartão de crédito e 20% cartão de débito. O segundo meio de pagamento mais mencionado é o Pix, com 37%. O dinheiro aparece em terceiro lugar com 31% das respostas, enquanto 1% não ainda não sabem. 

O Sudeste (54%) e o Sul (52%) são as regiões onde o uso do cartão é mais predominante, com mais da metade dos entrevistados optando por esse meio de pagamento. Os cartões também lideram as menções entre homens (47%) e mulheres (46%). São também o meio de pagamento escolhido, com resultado acima da média nacional, entre pessoas de 18 a 24 anos com 55%, 60+ com 52% e 25 a 34 anos com 49%. Consumidores das classes A/B também optam pelo cartão, 59%, assim como na classe C, 48%

A pesquisa também perguntou sobre a intenção de parcelamento das compras: 67% das respostas foram afirmativas. Dessas, 43% pretendem parcelar em 2 vezes e 26% em 3 vezes.

 

Dados regionais

Entre todas as regiões, a região Sudeste apresenta o maior valor médio (R$300), seguida pelo Norte (R$277), Nordeste (R$254), Sul (R$217) e Centro-Oeste (R$215). 

Em relação à projeção de consumo também o Sudeste aparece com valor mais expressivo, R$ 6 bilhões, seguido pelo Nordeste R$ 4,4 bilhões. As regiões Sul (R$ 2 bilhões), Norte (R$ 1,4 bilhão) e Centro-Oeste (R$ 1 bilhão) aparecem nesta sequência. 

Sobre a intenção de compra, Norte e Nordeste lideram com 72%. O Sul aparece com 63%, seguido pelo Sudeste com 57% e Centro-Oeste com 52%.

 

Gasto médio por faixa etária e classe socioeconômica

Os consumidores de 18 a 24 anos tem intenção de gastar, em média, R$ 304. Entre 25 e 34 anos, R$281 e entre 35 e 44 anos a média é de R$ 272. Na população de 45 a 59 anos a média de gasto é de R$223 e acima de 60 anos é de R$ 232

No recorte que traz resultados considerando a classe socioeconômica, as classes A/B aparecem com maior valor médio, de R$ 358, seguida da classe C com R$243 e das classes D/E com R$214, valor mais próximo da média nacional.


Mães autônomas também têm direito ao salário-maternidade

STF alterou as regras para concessão do salário-maternidade pelo INSS para as trabalhadoras que exercem atividade profissional sem vínculo empregatício


A partir de agora, as mães que deram à luz ou adotaram uma criança, mas que não possuem vínculo empregatício, já podem receber o salário-maternidade pelo INSS a partir de uma única contribuição. A nova regra também é válida para as trabalhadoras rurais e contribuintes facultativas, que não exercem atividade remunerada, mas pagam o INSS para ter acesso ao benefício da Previdência Social.   

Antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a norma exigia uma carência de 10 meses de contribuição para a concessão do benefício para as trabalhadoras autônomas (contribuintes individuais), trabalhadoras rurais (seguradas especiais) e para as contribuintes facultativas.   

Trata-se de um benefício concedido às seguradas do INSS, em regra por 120 dias, em casos de parto, natimorto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção de crianças de até 12 anos de idade, exceto nos casos de aborto espontâneo ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), que será de 14 dias.   

Outro assunto que deve ser esclarecido é o chamado período de graça. Sobre essa questão o especialista em Direito Previdenciário, Washington Barbosa, explica: “O período de graça corresponde ao período em que a segurada continua tendo o direito de receber o salário-maternidade, mesmo após 6 meses do último recolhimento realizado para o INSS, como por exemplo no caso da segurada facultativa”. Ou seja, mesmo que a pessoa deixe de pagar a contribuição por um tempo ela vai usufruir do direito de receber o salário-maternidade, por determinado período.  

O pedido pode ser feito gratuitamente pelo site Meu INSS, pelo aplicativo, pela central de atendimento 135 ou presencialmente em uma das agências do INSS.   

 

Fonte:  Washington Barbosa - especialista em Direito Previdenciário, mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas e CEO da WB Cursos.  


Inteligência Artificial oferece novas oportunidades para o setor de turismo

 Embora vista como uma ameaça ao trabalho tradicional, a IA está abrindo portas para experiências mais completas 


A dinâmica do turismo está passando por uma transformação impulsionada pela crescente adoção da inteligência artificial (IA). Enquanto alguns veem essa tendência como uma ameaça à estabilidade profissional, outros a encaram como uma oportunidade de empoderamento para os trabalhadores do setor.

De acordo com Alexandre Rodrigues, gestor, CEO e cofundador da Wizzi, plataforma de inteligência artificial que oferece sugestões de destinos personalizados e roteiros únicos para cada viajante, com sugestões de voos, hospedagens e passeios agilizam e enriquecem as experiências de uma viagem, há uma preocupação de que a automação de tarefas rotineiras, como check-ins em hotéis e atendimento básico ao cliente, possa reduzir a demanda por mão-de-obra humana. “Essa perspectiva possui preocupações legítimas. No entanto, é fundamental adotar uma visão mais ampla”, revela. 

O especialista acredita que ao invés de encarar a IA como uma ameaça, as pessoas podem percebê-la como uma ferramenta que complementa e amplia as habilidades humanas. “Com a automação das tarefas operacionais, os profissionais do turismo podem se dedicar a oferecer experiências mais personalizadas e envolventes para os viajantes, proporcionando maior satisfação aos turistas”, pontua.

Segundo Rodrigues, um agente de viagens auxiliado por IA pode oferecer recomendações precisas e adaptadas às preferências individuais dos clientes. “Enquanto isso, um guia turístico com acesso instantâneo a informações detalhadas sobre destinos, pode enriquecer a experiência dos visitantes com narrativas envolventes e informações exclusivas”, relata.


Valorizando conexões

Embora a IA possa otimizar processos e fornecer personalização, é crucial reconhecer que a verdadeira essência do turismo reside na conexão humana. “A empatia, a compreensão cultural e o toque pessoal são elementos insubstituíveis, que enriquecem as experiências dos viajantes”, declara.

Assim, ao invés de competir com a IA, os profissionais do turismo têm a oportunidade de colaborar com ela. “Integrar a tecnologia de forma estratégica pode liberar tempo e recursos para fortalecer ainda mais os aspectos humanos do setor, agregando valor às interações com os turistas”, pontua.


Adaptação como chave para o futuro

O impacto da IA no turismo não se resume a uma discussão entre ameaça e oportunidade. Enquanto alguns empregos podem ser automatizados, novas oportunidades surgirão e as funções existentes serão transformadas.

Para Alexandre, a chave para o sucesso está na adaptação. “Os profissionais do turismo precisam abraçar a tecnologia, reconhecendo-a como uma ferramenta que pode potencializar suas habilidades e aprimorar sua capacidade de oferecer experiências memoráveis aos viajantes”, revela.

O cenário futuro do turismo com IA é repleto de possibilidades e oportunidades. “Cabe a nós decidir como encaramos essa evolução: como uma ameaça que mina nossos meios de subsistência ou como uma oportunidade que amplia nossos horizontes profissionais e impulsiona a inovação”, declara.

O fundador e CEO da Wizzi acredita que ao adotar uma abordagem proativa e colaborativa, é possível moldar um futuro onde a inteligência artificial e a expertise humana trabalham em harmonia. “Dessa maneira, será possível enriquecer a experiência do viajante e fortalecer a indústria do turismo como um todo”, finaliza.

 

Alexandre Rodrigues - empreendedor e pai. Possui formação em direito e é autodidata em planejamento e investimentos financeiros. Cursou também dois MBA’s, sendo um em Gestão Empresarial e o segundo em Finanças pela FGV. Além disso, é Alumini da Singularity University. Com 20 anos de experiência em administração e gestão, implementa de forma inovadora estratégias gerenciais e organizacionais. No turismo, possui mais de 15 anos de experiência. Para mais informações, acesse o Linkedin.

Inteligência Artificial Wizzi
Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram @wizzi_turismointeligente.

 

Seconci-SP lança Campanha Choque Zero

Objetivo é prevenir o risco de choques elétricos nas obras

 

      O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) está dando início à Campanha Choque Zero, de prevenção a acidentes causados por choques elétricos nas obras. Na construção civil, os acidentes graves e fatais provocados por choques são os terceiros mais frequentes. Correspondem a 20% dos acidentes nas obras, atrás daqueles causados por quedas de trabalhadores (28%) e quedas de materiais (24%).

      A partir desta semana, as construtoras poderão baixar cartazes da home do site do Seconci-SP, e afixá-los nas obras. Com o bordão “Choque elétrico: um risco que pode ser evitado!”, os cartazes trazem advertências e recomendações baseadas na Norma Regulamentadora (NR) 10, tais como:

·         Somente trabalhadores capacitados e autorizados, inclusive em primeiros socorros, podem trabalhar com eletricidade.

·         Utilize os EPIs corretamente: capacete de segurança Classe B, óculos de segurança raios UVA, UVB e protetor facial, luvas isolantes, vestimenta de proteção térmica (antichama) e botas de segurança isolantes.

·         Não é permitido o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.

·         Chaves gerais e seccionadoras podem ser utilizadas para interromper a alimentação elétrica das máquinas, permitindo sua manutenção segura.

·         Procedimentos de bloqueio e etiquetagem impedem o acionamento acidental de circuitos elétricos durante trabalhos de manutenção (exemplo de aviso: “não ligue, não opere, não restabeleça esse equipamento, estou trabalhando nessa intervenção”).


Palestras

As palestras presenciais da campanha sobre prevenção a choques se iniciarão em maio pelas Regionais do Seconci-SP, terminando com um evento de encerramento e palestra na Unidade Central do Seconci-SP em São Paulo, em 25 de setembro.

As palestras nas Regionais serão ministradas em Campinas (14/5), São José do Rio Preto (5/6), Bauru (6/6), Piracicaba (26/6), Santo André (3/7) Mogi das Cruzes (18/7), São José dos Campos (18/7), Santos (15/8), Ribeirão Preto (28/8) e Sorocaba (4/9).

Leia também: Como evitar acidentes graves e fatais ocasionados por choques elétricos nas obras https://www.seconci-sp.org.br/como-evitar-acidentes-graves-e-fatais-ocasionados-por-choques-eletricos-nas-obras.html

 

Praticidade do home office deve aliar-se a hábitos saudáveis

Desafio é evitar jogar as limitações do ambiente doméstico para debaixo do tapete e envolver-se alternadamente com o trabalho e as tarefas domésticas

Trabalhar ou cuidar da casa? Parar pra lavar a louça “rapidinho” ou terminar a tarefa solicitada pela empresa? Perguntas como essas costumam permear a mente de colaboradores que adotaram o regime de home office nos últimos anos. Não dá pra contestar a praticidade de ter o próprio lar como escritório, mas é preciso disciplina para não transformar o ambiente doméstico num start para problemas de saúde.

O principal deles é o risco de aumentar o peso. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos e divulgada ainda em 2022, mais da metade dos brasileiros (52%) engordaram durante a pandemia. A média foi de 6,5 quilos a mais por pessoa, e uma das razões, aponta o estudo, foi devido à mudança de rotina para o home office.

“O home office afetou todo um comportamento do trabalhador. Não foi só o local de trabalho que mudou, mas também seus hábitos alimentares, seus níveis de estresse, seu cansaço e, consequentemente, sua performance. Pode ser fácil para alguns, mas, para outros, adaptar-se às tentações de se trabalhar em casa não é tão simples”, conta o Dr. Celso di Lascio, médico da operadora de planos de saúde You Saúde.

Ele explica que isso se deve ao fato de que, operando de casa, o colaborador pode cair na tentação de atacar a despensa ou a geladeira durante o expediente. Outro problema é ter de lidar com problemas ergonômicos. “É claro que, em casa, não se tem o mesmo cuidado com a ergonomia como a empresa é obrigada a ter. Assim, a cadeira pode não oferecer uma postura adequada, assim como a mesa. O ambiente precisa ser arejado e silencioso. Sem essas condições, o trabalhador está sujeito a sofrer um impacto direto na saúde e no desempenho”, pontua.

A orientação, segundo ele, é estabelecer previamente os horários para refeições e fazer pequenas pausas para relaxar. “Trabalhar em frente ao computador, como é praxe na vida desses profissionais, pode forçar a vista e a coluna. Por isso, o mais adequado é deitar na cama, por exemplo, para fazer pequenos relaxamentos. E, claro, evitar o máximo possível atacar a cozinha em horários inadequados. Por isso, o home office pode ser confortável, mas exige uma disciplina que não é pra qualquer pessoa”, pontua o médico da You Saúde.

“É recomendável que o colaborador olhe para o trabalho home office com o mesmo grau de exigência de um emprego presencial. Numa empresa, ele vai parar pra comer toda hora? Vai desempenhar sua função sem o conforto necessário e obrigatório? Se houver a disciplina de atuar como se estivesse na firma, será possível, sim, desfrutar dos benefícios do home office sem prejudicar a saúde e a performance profissional”, finaliza o Dr. Celso di Lascio.


Dia do profissional de Marketing: Saiba como ele pode ajudar a sua empresa a crescer

 O Marketing sempre foi importante para uma empresa, mas atualmente ele ganhou tanto protagonismo que se tornou fundamental, afirma a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula

 

No dia 8 de Maio é comemorado o Dia do Profissional de Marketing, uma data que reconhece a importância desses profissionais na criação e implementação de estratégias para promover produtos e serviços, alcançar públicos-alvo e impulsionar o sucesso das empresas.

 

De acordo com a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula, muitas  empresas não conhecem a total extensão do marketing e, por consequência, não têm real noção de como ele pode ajudar o negócio.

Muitas empresas têm uma visão ainda muito restrita do Marketing, limitando-o ao digital, e-mail ou relacionamento, por exemplo, o que faz com que elas não usufruam de tudo que ele pode oferecer para um negócio”.

Mas o Marketing abrange diversas estratégias, como branding, pesquisa de mercado, eventos e publicidade tradicional. Uma abordagem que incorpore essas variáveis, é essencial para a empresa alcançar bons resultados”, explica.

 

Como saber em qual área do Marketing devo investir?


Segundo Jennifer de Paula, a princípio, uma estratégia de marketing pode usar diversas áreas, mas o foco é definido com base nas necessidades da empresa.

 

As áreas do marketing não são totalmente isoladas, elas podem, e devem, ser usadas em parceria, mas o foco principal da campanha só pode ser definido com base em uma análise do profissional sobre o negócio, seus objetivos e metas estabelecidas. Essa avaliação é feita pelo profissional de marketing como ‘primeiro passo’ para definir o direcionamento e expandir os caminhos a serem seguidos para entregar um plano de ação”, afirma.


Jennifer de Paula - Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.

 

Sogra: Uma relação vitalícia

Segundo o código civil, sogro e sogra tornam-se parentes por afinidade, ou seja, é um vínculo que não se encerra, mesmo após o divórcio 


Se tem uma relação que gera polêmica (e, claro, muitas piadas!) é essa: genro/nora e sogra. Há quem ame a mãe do parceiro (a), mas também existem aqueles que preferem ter esse parente bem longe do convívio. Para esse grupo, trago uma realidade dura: sogra é para sempre!  

  

Segundo o código civil, o sogro ou sogra tornam-se parentes por afinidade, ou seja, é um vínculo que não se encerra mesmo com o divórcio decretado. Judicialmente falando, não existe ex-sogra (o).  

  

“Essa é uma determinação que consta no atual Código Civil e faz parte das regras sobre o parentesco e as relações de família, incluindo herança, alimentos e regime de bens, por exemplo. Sogra (o) e genro/nora possuem o que a gente chama de vínculo de afinidade e nem mesmo com o divórcio decretado entre o casal o vínculo se encerra”, explica Lucas Costa (@escritorioparamaes no Instagram), advogado especialista em Direito de Família. 

 

 Mas o que isso significa na prática? O advogado especialista em Direito de Família responde!  

  

  

- Impossibilidade de união:  

   

Pela lei, o casamento entre genros/noras e sogra (o) é proibido e, mesmo que a união seja celebrada, não é reconhecida pela Justiça.  

  

“O Código Civil proíbe o casamento e a união estável entre parentes em linha reta (artigo 1.521, II) e essa proibição se estende aos familiares por afinidade. O parentesco por afinidade não é rompido com a separação, de modo que o casamento entre ex-sogro e ex-nora, por exemplo, é nulo”. 

 

- Pensão alimentícia:  

  

Pouco se fala sobre isso, mas caso o genitor (a) não pague a pensão alimentícia estipulada pela justiça, os avós (no caso a “ex” sogra ou o “ex” sogro) podem ser acionados.  

  

“O artigo 1.696 do Código Civil prevê que o direito à pensão alimentícia é "extensivo a todos os ascendentes", ou seja, na falta do genitor, outro familiar pode ser acionado para pagar a pensão alimentícia. Porém, o mesmo artigo prevê que a obrigação deve ser cobrada primeiro dos parentes de grau mais próximo. Portanto, para cobrar a pensão dos avós é necessário comprovar a impossibilidade de pagamento do pai (por morte, doença etc.)”. 

  

- Cuidados em caso de doença: 

  

Genro/nora podem ser acionados para cuidados com a sogra mesmo depois de uma separação? 

 

“Não, pois a obrigação de cuidado e a obrigação de prestar alimentos não alcança os parentes por afinidade”. 

 

 

Lucas Costa - Advogado, formado pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), com pós-graduação em direito processual civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST). Por dois anos foi membro do grupo de pesquisa em Direito de Família da UNICURITIBA. Foi membro do Grupo Permanente de Discussão da OAB/PR na área de Planejamento Sucessório. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Tem nove anos de experiência na defesa de mulheres em ações envolvendo violência doméstica e nas áreas de família e sucessões. Possui escritório físico há seis anos na cidade de Curitiba/PR, atendendo em todo o Brasil.


Brasil sofreu 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2023, segundo a Fortinet

O Brasil recebeu 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2023, segundo dados do FortiGuard Labs, laboratório de inteligência e análise de ameaças da Fortinet. 

Comparado com o ano anterior (103 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2022), a quantidade de 2023 é inferior, mas isso não é, necessariamente, uma boa notícia. Como o FortiGuard Labs tem alertado, esta é uma tendência global, há menos ataques massivos, mas há um volume maior de explorações exclusivas e novas variantes de malware e ransomware que são muito mais direcionadas. Em suma, há menos ataques, mas que são criados para objetivos específicos, o que os torna mais sofisticados e com maior probabilidade de sucesso se as empresas não possuírem defesas de cibersegurança integradas, automatizadas e atualizadas.

 

A região da América Latina e o Caribe sofreu 200 bilhões de tentativas de ataques em 2023, o que compreende 14,5% do total reportado globalmente no ano passado. Os países latino-americanos com maior atividade de ataques cibernéticos em 2023 foram México, Brasil e Colômbia.


 

Mais destaques do relatório FortiGuard Labs 2023 da Fortinet:

 

· O ransomware continuou registrando atividade significativa em 2023. Embora o volume das deteções tenha diminuído, essa tendência corrobora o que o FortiGuard Labs tem visto nos últimos anos: o ransomware e outros ataques estão se tornando mais específicos e direcionados, graças à crescente sofisticação nas táticas dos atacantes, técnicas e procedimentos e o desejo de aumentar o ROI por ataque. Este fenômeno reforça a importância de permanecer vigilante e reforçar as defesas contra potenciais ataques direcionados.

 

· Ao longo de 2023, foi observada uma presença notável de ameaças ligadas as aplicações Microsoft Office. Embora muitas destas ameaças já tenham as suas assinaturas de remediação, a persistência na sua detecção sugere que os atacantes continuam encontrando utilidade na sua exploração, uma vez que os sistemas de muitas organizações não foram corrigidos ou atualizados. Um exemplo disso é a recente descoberta do FortiGuard Labs de uma campanha de phishing distribuindo uma nova variante do malware Agent Tesla. Esta conhecida família de malware usa um trojan de acesso remoto e um ladrão de dados para obter acesso inicial. É frequentemente usado por cibercriminosos para entregar malware como serviço (MaaS).

 

· Em 2023, a distribuição de malware por meio de arquivos do Microsoft Office, como Excel, Word e PowerPoint, foi responsável por quase 50% das detecções de malware. Portanto, recomenda-se a implementação de estratégias de conscientização entre os funcionários, bem como a utilização de controles como Antispam, AntiMalware, EDR, entre outros, que permitam detectar e mitigar esta atividade maliciosa de forma eficaz.

 

· O Prometei, um malware com capacidade de controlar remotamente máquinas infectadas, teve um aumento notável da sua atividade na América Latina durante 2023, com o Panamá e o Equador se destacando com a maior atividade detectada desse malware. O Prometei tem a capacidade de se espalhar lateralmente pelas redes, roubar credenciais de senha e executar comandos arbitrários, como também pode baixar e executar componentes maliciosos adicionais. Além disso, tem a capacidade de minerar criptomoedas e se atualizar automaticamente.

 

· Assim como em períodos anteriores, a exploração do Double Pulsar continua no topo da lista como a vulnerabilidade predominante em praticamente todos os países da América Latina, representando 75% de todas as atividades maliciosas detectadas no último trimestre de 2023. Uma vez que esta ameaça foi identificada há muito tempo e já possui as assinaturas de remediação, este fenômeno destaca a extrema necessidade de as empresas atualizarem os sistemas e implementarem as recomendações dos fornecedores de segurança cibernética.

 

· Outro destaque do período é o aumento exponencial nas atividades maliciosas detectadas no México, observado durante o quarto trimestre de 2023; o país teve um crescimento surpreendente de 950% em comparação com o ano anterior. Este fenômeno está ligado, principalmente, a um aumento notável nas tácticas de reconhecimento que procuram ativamente sistemas expostos que utilizam o protocolo SIP (Protocolo de Iniciação de Sessão, na sigla em inglês) para chamadas de voz através da Internet, dando aos atacantes remotos a capacidade de recolher informações sensíveis ou mesmo de obter acesso a sistemas vulneráveis.


 

Interromper o crime cibernético requer uma abordagem abrangente

 

Neste contexto, as organizações devem estar mais preparadas do que nunca, incluindo a cibersegurança como parte da sua estratégia de negócio. É necessário que as empresas tenham uma plataforma ampla que convirja redes e segurança, que seja integrada para reduzir a complexidade das operações e que seja automatizada com IA para reduzir a carga das equipes de TI e ser capaz de monitorar, detectar e isolar qualquer tentativa de intrusão antes que ela se infiltre na rede e, mesmo que ela já o tenha feito.

 

Como líder em segurança cibernética de classe empresarial e inovação em redes, a Fortinet ajuda a proteger mais de 700 mil organizações em todo o mundo, incluindo empresas globais, provedores de serviços e organizações governamentais. É importante ressaltar que o desenvolvimento contínuo da Fortinet em inteligência artificial (IA) aplicada a casos de uso de segurança cibernética, tanto no FortiGuard Labs quanto em todo o portfólio de produtos, está acelerando a prevenção, a detecção e a resposta.

 

Especificamente, os serviços de segurança baseados em IA do FortiGuard são usados ​​por controles de segurança implementados em endpoints e aplicações em redes e infraestruturas de nuvem. Tecnologias de detecção e resposta específicas que aproveitam mecanismos de IA e análises de nuvem (incluindo EDR, NDR e outras) também podem ser implementadas como extensões integradas de tais controles. A Fortinet também possui ferramentas de resposta centralizadas, como XDR, SIEM, SOAR, DRPS e outras, que aproveitam IA, automação e orquestração para acelerar a correção de incidentes. Tudo isso pode desempenhar um papel importante na disrupção do crime cibernético em toda a superfície de ataque e ao longo da cadeia de destruição do ataque cibernético.

 

 

FortiGuard Labs
www.fortinet.com/br
Fortinet Blog
FortiGuard Labs.

Fortinet Training Institute
www.fortinet.com/br
Fortinet Blog
FortiGuard Labs.



Qual o papel da Inteligência Emocional na Gestão de Equipes?

Em 1995, Daniel Goleman popularizou o conceito de Inteligência Emocional (IE) ao publicar um livro de mesmo título. Referido por muitos como o “pai da inteligência emocional”, Goleman, que é doutor em Psicologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, classificou a IE como sendo a capacidade que possuímos para identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, permitindo que nos motivemos e controlar nossos sentimentos tanto nas relações inter quanto intrapessoais. 

De extrema importância, a IE também afeta o ambiente corporativo: afinal, tanto gestor quanto funcionários estão lidando com situações extremamente complexas e que demandam muito de seu emocional. Quando lidamos com situações que requerem interpessoalidade, é importante, no papel de líder, saber como se comportar diante dos problemas que podem aparecer no meio do caminho.



Afinal, como se caracteriza a Inteligência Emocional?

 

Como o conceito de Inteligência Emocional se baseia em habilidades comportamentais, há alguns pilares essenciais para fazê-lo funcionar, listados abaixo. Além disso, segui-los é de suma importância para que possamos nos desenvolver como indivíduos em uma sociedade.

 

  1. Autoconsciência: capacidade fundamental para os líderes entenderem e reconhecerem seus próprios sentimentos e reações diante das situações. Isso inclui diferenciar suas emoções do contexto e das necessidades da equipe, evitando respostas impulsivas e contraproducentes.
  2. Autorregulação: envolve a habilidade de adotar estratégias que gerenciem de forma eficaz as próprias emoções e as da equipe. Os líderes devem controlar suas reações emocionais, mesmo em situações desafiadoras, para oferecer feedback construtivo e promover um ambiente de trabalho saudável.
  3. Empatia: essencial na liderança para compreender os sentimentos e perspectivas dos membros da equipe. Ao se colocar no lugar dos colaboradores, os líderes podem adotar estratégias que promovam a satisfação mútua e fortaleçam as relações interpessoais.
  4. Motivação: capacita os líderes a motivar e engajar a equipe em direção aos objetivos comuns. Eles podem mobilizar os sentimentos e emoções dos colaboradores, ajudando-os a enfrentar desafios e alcançar seu máximo potencial.
  5. Habilidade social: expressão prática da inteligência emocional na liderança. Isso inclui a capacidade de oferecer feedback construtivo, comunicar de forma assertiva, não violenta e empática, e liderar com compaixão, promovendo um ambiente colaborativo e produtivo.

 

Inteligência Emocional na gestão de equipes

 

Reconhecer e tratar as vulnerabilidades de forma sensível é essencial, ainda mais quando a empresa passa por momentos de dificuldade e instabilidades. Quando um líder demonstra preocupação com as necessidades de sua equipe, ele é capaz de criar relações de confiança baseadas na reciprocidade, incentivando o comprometimento do time como um todo.

 

Investir no desenvolvimento da inteligência emocional é prioritário para os gestores. Essa competência não só fortalece seu vínculo com a equipe, mas também contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

 

A seguir, estão os principais benefícios da Inteligência Emocional na gestão de equipes.

 

  • A adoção de estratégias adequadas para cada situação aprimora as relações interpessoais e promove uma atmosfera positiva no ambiente profissional.
  • O tratamento de questões de trabalho por meio do diálogo fomenta relações transparentes e constrói laços de confiança com a equipe.
  • A redução de conflitos, especialmente os advindos de uma má relação com os próprios sentimentos, evita que eles se intensifiquem e facilita a implementação de soluções eficazes.
  • O cultivo de relações mais saudáveis destaca a importância do autocuidado para todos os membros da equipe.
  • A tomada de decisões racionais, isto é, sem influência de emoções negativas ou necessidades pessoais não atendidas, contribui para o alto desempenho da equipe e o fortalecimento das relações interpessoais no trabalho.

 

Um gestor capaz de colocar em prática os conceitos da Inteligência Emocional tem em mãos uma importante ferramenta de liderança. O principal benefício disso tudo é uma melhoria significativa no ambiente de trabalho, que fica mais leve e agradável, e contribui para maior produtividade e bem-estar da equipe como um todo.

 

 

Mara Leme Martins - PhD. Vice Presidente do BNI Brasil - Business Network International - a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo.

 

ARTESP e Concessionárias se unem para ações de conscientização durante o Maio Amarelo

Divulgação: Observatório Nacional de Segurança Viária


Ações visam conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre os perigos no trânsito e a importância de um comportamento responsável

 

Com o tema "Paz no trânsito começa por você", o Movimento Maio Amarelo 2024 inicia nesta quarta-feira (1º) com um chamado à responsabilidade individual e coletiva para a construção de uma circulação de veículos mais segura. Em apoio à iniciativa, a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as concessionárias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado desenvolveram uma série de ações educativas e de conscientização ao longo do mês.

 

A campanha busca colocar em pauta a relevância da segurança viária e mobilizar toda a sociedade para engajamento em ações que promovam um trânsito mais pacífico e harmonioso. O objetivo é reunir diversos setores, incluindo o poder público, empresas, entidades de classe, associações e a sociedade civil organizada, para fomentar um debate amplo sobre o tema, impulsionar ações concretas e disseminar conhecimento para a construção de um futuro com menos acidentes e vítimas nas estradas.

 

Ao longo do mês de maio, as concessionárias rodoviárias programaram um cronograma de atividades com o intuito de propagar a mensagem do Maio Amarelo 2024 e estimular a construção de um trânsito mais seguro. As ações englobam campanhas e blitz educativas, palestras, eventos e outras iniciativas que visam conscientizar motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre a importância de um comportamento seguro e responsável no trânsito.

 

"A ARTESP tem a honra de apoiar o Movimento Maio Amarelo 2024", afirma Milton Persoli, diretor-geral da Agência. "Acreditamos que a união de esforços é fundamental para conscientizar a população sobre a necessidade de um comportamento seguro no trânsito. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar vidas", finaliza Persoli.

 

As atividades serão realizadas na Capital, Grande São Paulo, Litoral Paulista e Interior. Durante o período, serão desenvolvidas atividades com pedestres, caminhoneiros, motoristas, motociclistas, ciclistas, estudantes e crianças

 

Confira aqui todas as atividades realizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias durante o Maio Amarelo.


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