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sexta-feira, 15 de setembro de 2023

“AS MÚMIAS DE NAZCA”

 


SÁBADO 16 DE SETEMBRO ÀS 23H

DISPONÍVEL EM VOD


No dia 16 de setembro, sábado, o History reapresenta na íntegra o especial As Múmias de Nazca (Las Momias de Nazca), que revela novas pistas sobre uma importante descoberta arqueológica em 2017, no Peru. Na ocasião, foram encontradas nove múmias de três dedos. De acordo com as provas de carbono, elas têm 1.700 anos.

Em formato de documentário, a produção apresenta os resultados da investigação realizada sobre os fósseis das múmias e sua possível ligação com seres extraterrestres. Apresentado pelo jornalista mexicano Jaime Maussan, As Múmias de Nazca traz depoimentos de especialistas, entre médicos, jornalistas, pesquisadores e biólogos, de diversos países.

Segundo os pesquisadores, as fisionomias das múmias não correspondem a humanos, mas contêm características humanoides, entre elas, três dedos e crânios alongados. Além disso, as análises do DNA não se assemelham às espécies do planeta Terra. Qual a verdadeira origem das múmias de Nazca? Eles podem indicar que as antigas civilizações tiveram contato com seres extraterrestres?


Repercussão internacional

Depois da repercussão internacional das declarações do jornalista mexicano especializado em ufologia Jaime Maussan, no Congresso Mexicano nesta semana, o History exibe o especial As Múmias de Nazca, exibido em maio de 2020.

Neste acontecimento histórico mundial durante a Assembleia Pública para a Regulamentação de Fenômenos Aéreos Anômalos Não Identificados, no Congresso Mexicano, Maussan afirmou que esses corpos, cujo DNA supostamente não corresponde a nenhuma espécie terrestre conhecida, têm mais de mil anos, segundo pesquisa realizada pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Além disso, o especialista pediu aos legisladores que reconheçam a existência no país de Fenômenos Anômalos Não Identificados (FANI), termo que substitui Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs).

 “Sem dúvida, vivemos tempos extraordinários. A possibilidade de ser visitado por outras inteligências torna-se mais real do que nunca. “Eu sempre disse, quando comecei a investigar esse fenômeno, que essa era a maior notícia exclusiva de todos os tempos. E finalmente tive a sorte de apresentar uma parte tão importante desta revelação. Agora a NASA está reconhecendo que existe, possivelmente, dizem, tecnologia alienígena em nossos céus. Que eles não podem negar. Parece-me que este é o mais longe que a NASA chegou para reconhecer que estamos sendo visitados”, acrescenta.

Este fato tem como precedente o testemunho do ex-oficial de inteligência David Grusch no final de julho deste ano, no Congresso dos Estados Unidos. Na ocasião, ele garantiu que durante um programa secreto que investiga atividades extraterrestres, foram encontrados “restos biológicos não humanos”. Por sua vez, a NASA também publicou um tão esperado relatório sobre a vida extraterrestre no dia 14 de setembro e em breve realizará uma conferência de imprensa para dar detalhes sobre o mesmo.


History e as investigações alienígenas: https://aeole.app.box.com/s/wmfeufqhdhqkm8anex8p05gouw8yuxoo/file/1307266811907

Há mais de 14 anos, o History se dedica a falar sobre esse tema que hoje movimenta a opinião pública, com séries e documentários, como Alienígenas do Passado, que já contabiliza 15 temporadas e mais de 220 episódios, a produção Contato Extraterrestre, série de 2013 com depoimentos de avistamentos em toda a América Latina, a série original Os Expedientes Secretos de Jaime Maussan, e os documentários As Múmias de Nazca, Agroglifos: Círculos na Plantações e Os Óvnis dos Álamos, além de outras séries como O Segredo de Skinwalker, Aliens: Eles estão entre nós, Inexplicável com William Shatner, Inexplicável América Latina e a produção de ficção Projeto Livro Azul.

 “O gênero mistério e ufologia gera paixões imensuráveis no público mais fanático do History. E tanto Giorgio Tsoukalos como Jaime Maussan são as pessoas que dedicaram mais anos à investigação e comunicação ao público em geral sobre estes temas”, afirmou Miguel Brailovsky, vice-presidente Sênior de Conteúdo do History.

Giorgio Tsoukalos e Jaime Maussan, as estrelas do History, são a face mais visível deste conjunto de conteúdos que compõem este tema e que podem ser vistos ao longo da programação do canal, que sempre contou com palavras de profissionais e ufólogos especialistas, somados a testemunhos captados ao longo o planeta.

“Os últimos três meses foram extraordinários. Pela primeira vez tivemos audiências no Congresso dos EUA em que David Grusch afirmou que o governo dos EUA possui não apenas naves espaciais extraterrestres, mas também restos biológicos não humanos. É algo que os meus colegas e eu temos falado nos últimos 20 anos, que não estamos sozinhos no universo e talvez eles já estejam aqui. E isso é algo que sempre exploramos. Estas ideias serem mencionadas na primeira página de todos os jornais e de todos os websites do mundo; é um momento incrível para se estar vivo. E acho que Alienígenas do Passado teve algo a ver com isso, porque é uma mudança de paradigma. Estamos entrando em um novo paradigma de pensamento, em que há coisas que foram consideradas de uma forma e foram deixadas de lado, mas agora temos cada vez mais fatos, temos cada vez mais vídeos, mais e mais funcionários do governo dizendo: 'Ei, há algo acontecendo nos céus'”, diz Tsouaklos.

“Estamos vivenciando o que tanto foi apresentado neste canal. O History, com todo o seu respeito, apoio e prestígio se arriscou com esse assunto e acertou. E o especial As Múmias de Nazca é o que há de mais próximo da investigação desses corpos. Temos de assisti-lo novamente e valorizá-lo de outra forma. Vale muito a pena e tenho muito orgulho dessa pesquisa que fiz”, explica Maussan.


Sobre As Múmias de Nazca

Há seis anos, na cidade peruana de Cuzco, foram encontrados nove corpos estranhos com crânios alongados, torsos estreitos e membros com apenas três dedos cada, com 1.700 anos de idade; e que possuem características humanoides, mas à primeira vista não se parecem com corpos da evolução humana. Embora no Peru a comunidade falasse desses restos mortais como falsos, construídos com partes humanas reais e alguns testes de DNA determinassem que as múmias eram de fato humanas, outras amostras não conseguiram determiná-lo e outros especialistas e cientistas asseguram que as características anatômicas do crânio, sua estrutura as suturas internas e occipitais, parietais e frontais presentes seriam muito difíceis de falsificar e poderiam efetivamente ser extraterrestres.

Em 2017, o jornalista mexicano Jaime Maussan iniciou uma investigação científica sobre as origens das nove múmias. Anos depois, a investigação continua; e o especial traz as pesquisas e os resultados finais dos testes realizados nas múmias, com foco em um híbrido chamado María, com data de carbono de aproximadamente 1.700 anos. O tedioso trabalho de colocar o DNA de múmias em registros fósseis e compará-lo com os humanos modernos e antigos já começou, e cada descoberta levanta mais questões.

“Diferentes lendas apontam a existência de seres das estrelas que viveram entre nós. E esta descoberta abre a possibilidade de que as antigas civilizações do nosso planeta possam ter estado em contato com seres muito estranhos, que, segundo análises de DNA, não são semelhantes a nenhuma das espécies do nosso mundo”, afirmou Jaime Maussan em 2020. “Essa descoberta nos ajudaria não apenas a mudar o passado, mas nos aproximaria do futuro do ser humano, quando voltarmos a ter contato com outros seres inteligentes, uma possibilidade que ainda parece algo saído da ficção científica, mas que está cada vez mais perto de se tornar realidade”, explicou na ocasião do lançamento do documentário.

Nazca está em uma área que envolve outros mistérios, entre os quais estão as “Linhas de Nazca”, que são aquelas figuras incríveis que podem ser vistas do ar e que estão localizadas no deserto da região. Suas origens e criação tiveram dezenas de teorias, inclusive aquelas ligadas a alienígenas. Entre as cidades peruanas de Nazca e Palpa, destaca-se este mistério arqueológico, que pode ser visível desde uma certa altura e no qual se avista um conjunto de gigantescos geoglifos que formam figuras animais, humanas e geométricas. As teorias sobre sua criação são variadas, Porém, foi Erich von Däniken, o escritor suíço reconhecido pelos seus escritos que afirmam que na antiguidade o homem teve contato com extraterrestres, que em 1968 associou estas linhas a pistas de aterrisagem de naves alienígenas.


Vídeos (em espanhol)

PROMO “MOMIAS DE NAZCA”: www.youtube.com/watch?v=ueXG-b3BR0U

MAUSSAN HABLA CON HISTORY SOBRE SU AUDIENCIA EN EL CONGRESO DE MÉXICO: https://youtu.be/vBPatnk7s0U

MAUSSAN PRESENTA SERES NO HUMANOS AL CONGRESO MEXICANO: www.instagram.com/reel/CxJgt2HOPLH/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

Classificação indicativa: 10 anos

 

Sobre HISTORY
HISTORY
é o líder incontestável em conteúdos históricos e produções originais, oferecendo entretenimento inteligente e relevante. HISTORY apresenta séries como Trato Feito, Caçadores de Relíquias, Loucos Por Carros e Alienígenas do Passado, combinadas com superproduções históricas como Eu Conheci Jesus, Knightfall e produções exclusivas para a América Latina, como Desafio Sob Fogo América Latina, Desastres em Tempo Real e a vencedora do Emmy Internacional, O Jesuíta. HISTORY alcança mais de 76 milhões de lares. HISTORY faz parte do portfólio da A+E Networks América Latina.

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Cinema grátis: MIS traz diversas sessões de filmes ao longo do mês de setembro

Auditório MIS (172 lugares) é palco de inúmeras sessões gratuitas no mês de setembro
(foto: divulgação)

Para todos os gostos


Além de programas regulares, como Ciclo de Cinema e Psicanálise, o MIS exibe lançamentos e homenagens dentro da agenda de filmes do mês


O mês de setembro chega repleto atrações de cinema com entrada grátis no Museu da Imagem e do Som (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo). Obras de ficção, documentários, curtas e longas-metragens estão na lista da programação – além de sessões seguidas por bate-papo. Todas as exibições acontecem no Auditório MIS (172 lugares) e os ingressos devem retirados com 1h de antecedência de cada filme, diretamente na bilheteria do museu.


Confira, a seguir, a agenda gratuita de filmes no MIS em setembro:

 

 

19/09 - Exibição do DOC - Projeto Caos on Canvas | 19h30

Celebrando dez anos da sua primeira edição, o projeto de arte urbana Caos on Canvas chega, em setembro, ao MIS. Com entrada gratuita, a exposição abre ao público na quarta-feira, dia 6 de setembro, e segue em cartaz no Museu até o dia 24 do mesmo mês. E, no dia 19, acontece o lançamento do documentário realizado pelo cineasta Antônio Frugiuele em parceria com Didu Losso. O filme, que será exibido no Auditório MIS, conta com imagens e entrevistas sobre o processo de criação, produção, exibição e viagens do projeto. 

 

20/9 - Pré-estreia + bate-papo - Gostou do meu batom? | 19h30

O Museu da Imagem e do Som recebe a pré-estreia do filme nacional Gostou do meu batom? (dir. Kathia Calil, Brasil, 2023, 22 min, 16 anos), Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora Kathia Calil e com a equipe do filme, para compartilhar com o público os detalhes sobre a produção da obra. 

 

23/9 - Sessão + bate-papo - Os labirintos de Stanley Kubrick | 16h

O MIS apresenta a sessão do documentário Os labirintos de Stanley Kubrick (dir. Hamilton Rosa Júnior, Brasil, 2023, 58 min, 16 anos). Após a sessão o roteirista e diretor Hamilton Rosa Júnior fará uma exposição sobre a pesquisa e o processo de produção de um filme que, inicialmente, seria apenas uma videoaula, mas foi se transformando à medida que o realizador revia os filmes e acessava arquivos a respeito de Stanley Kubrick.

 

O Núcleo de Cinema do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group e Telium.

 

Sobre o Clube MIS - O Clube MIS é o programa de sócios do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Sendo membro, você possui acesso livre a todas as exposições do MIS e do MIS Experience, desconto nos Cursos MIS e benefícios em mais de 40 instituições parceiras, incluindo museus, teatros, cinemas, casas de show e muito mais! Conheça: clubemis.com.br.

 


SERVIÇO

CINEMA GRATUITO EM SETEMBRO NO MIS
INFORMAÇÕES: CONSULTAR PROGRAMAÇÃO
LOCAL: AUDITÓRIO MIS (172 LUGARES)



Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita "O Cinema de Álex de la Iglesia"

El Dia de La Besta

A mostra gratuita do cultuado diretor espanhol acontece até 01 de outubro e traz clássicos como "Ação Mutante", "A Comunidade" e "Balada do amor e do ódio"
 


O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita “O Cinema de Álex de la Iglesia”, com as principais obras do consagrado cineasta e um dos diretores e produtores de maior sucesso na Espanha. O evento acontece de 13 de setembro a 01 de outubro, com entrada gratuita. A mostra traz o estilo inconfundível do diretor Álex de la Iglesia que faz do cinema de gênero um campo de experimentações e mergulhos autorais, com obras marcadas pelo excesso, pelo grotesco e, também, pelo humor ácido e inteligente. Pouco conhecido pelo público brasileiro, o diretor, que já foi chamado de Tarantino espanhol, construiu uma filmografia poderosa e coerente, feita de personagens e histórias complexas que mantêm o espectador arrebatado, ao mesmo tempo com um sorriso no rosto e o olhar atormentado.

A mostra possui diversos destaques da carreira do diretor. Para a abertura do dia 13 de setembro, o clássico Ação Mutante (Acción Mutante,1993), considerado um marco do cinema de gênero na Espanha, traz o roteiro que se passa num futuro indeterminado e apocalíptico. Foi produzido por Pedro Almodóvar e está completando trinta anos em 2023.

Considerado uma obra-prima do cinema fantástico de terror, O Dia da Besta (El día de la Bestia, 1995), tornou o cineasta conhecido mundialmente, e levou, entre outros prêmios, o Goya de melhor direção. Um dos mais celebrados filmes do diretor espanhol, A Comunidade (La Comunidad, 2000), rendeu a Carmen Maura o Prêmio Goya de Melhor Atriz em 2001. Em Balada do amor e do ódio (Balada triste de Trompeta, 2010), um terror irreverente ambientado durante a ditadura franquista, o diretor levou o Leão de Prata (diretor) e o Leão de Ouro (roteiro, junto com seu parceiro constante Jorge Gerricaechevarría), no Festival de Veneza. E a comédia Crime Ferpeito (Crimen Ferpecto, 2004), é uma das obras "hitchcockianas” do cineasta.

O terror As Bruxas de Zugarramurdi (Las brujas de Zugarramurdi, 2013), grande vencedor do Prêmio Goya de 2014, traz um humor ácido, típico do diretor. Um dos grandes sucessos de bilheteria da carreira do cineasta, Muertos de Risa (1999), revisita a história do showbiz espanhol. Em 800 Balas (2002), o diretor revisita, à sua maneira, os principais clichês do western, seus mitos e personagens, misturando o passado e o presente da história do cinema. O filme Perdita Durango (2017), mostra um casal de bandoleiros, interpretados pelos astros Rosie Perez e Javier Bardem. 

Diretor de grandes bilheterias na Espanha (o filme Perfectos desconocidos, de 2017, conseguiu mais de 18 milhões de espectadores, sendo considerado uma das cinco maiores bilheterias da história do cinema espanhol), Álex de la Iglesia é também um produtor atuante no audiovisual de seu país. Ao lado da atriz e produtora Carolina Bang, o casal vem tocando em ritmo acelerado diversos projetos pela Pokeepsie Films, uma das mais atuantes empresas produtoras da Espanha, que faz parte do grupo francês Banijay. Neste momento, estão filmando a 3ª temporada da série 30 Monedas para a HBO Espanha, e a minissérie 1992 para a Netflix. A programação traz a Sessão Especial Pokeepsie Films, com a exibição de Ninho de Musaranho (Musarañas, 2014), filme inédito no Brasil, dirigido por Juan Fernando Andrés e Esteban Roel.

A mostra também celebra a obra do grande mestre do terror no Brasil, José Mojica Marins (1936-2020), de quem Iglesia é um fã declarado, com as exibições especiais de A Praga, filme recuperado pelo cineasta e pesquisador Eugênio Puppo, sendo uma delas acompanhada de debate com o crítico e pesquisador Carlos Primati. Já a Sessão Especial Terrores Brasileiros, conta com a exibição do filme A Sombra Do Pai, de Gabriela Amaral Almeida.

Com patrocínio do Banco do Brasil, a mostra O Cinema de Álex de la Iglesia tem a curadoria de Daniel Celli e Rafael Carvalho e a produção da Ginja Filmes. A realização é do Centro Cultural Banco do Brasil, que ao realizar este projeto, reafirma seu compromisso de ampliar a conexão do brasileiro com a cultura e com a promoção do acesso à produção cinematográfica nacional e internacional.  ]


Atividades complementares

A mostra “O Cinema De Álex de la Iglesia” conta ainda com três encontros presenciais no CCBB SP. O primeiro acontece no dia 16/09, sábado, às 16h30, com debate com o crítico e pesquisador Carlos Primati, após a exibição do filme A Praga, de José Mojica Marins. No dia 23/09, sábado, às 17h, o crítico e pesquisador Carlos Primati fala sobre o clássico O Dia da Besta. Já no sábado, dia 30/09, às 14h, acontece a Sessão Especial Terrores Brasileiros, com a exibição do filme A Sombra Do Pai, seguida do debate “Produzindo cinema fantástico”, que fala sobre a experiência de realização do cinema brasileiro dentro do gênero, uma tradição que vem se consolidando desde os anos 1960 até o cinema contemporâneo, com a presença da diretora Gabriela Amaral Almeida e da jornalista e pesquisadora Laura Cánepa.


Sobre os curadores

Daniel Celli

Atua na indústria audiovisual há quase 20 anos e nos últimos vem se dedicando à gestão pública, pensando ações dentro de políticas públicas que estimulem o mercado audiovisual e sua cadeia socioeconômica. Dentre elas a implementação e gestão até o final de 2019, da São Paulo Film Commission. Foi consultor para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), em Projeto de Cooperação Técnica com o Ministério da Economia, para assuntos relacionados à políticas públicas para a indústria audiovisual e atualmente, coordena a Rio Film Commission, na RioFilme, pensando em potencializar ainda mais a Cidade do Rio de Janeiro como destino de produções audiovisuais. Já na primeira década de sua trajetória profissional trabalhou para a realização de dezenas de Mostras, Festivais de Cinema e eventos de mercado audiovisual, atuando em variadas funções, como produtor, curador, articulador de encontros, buscando unir talentos e estimular de diversas maneiras o audiovisual brasileiro.


Rafael Carvalho

Programador de cinema com experiência nas áreas de distribuição e exibição audiovisual; gestor cultural. Trabalhou como programador da Cinemateca Brasileira durante 10 anos. Entre 2013 e 2016, integrou a equipe de programação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Foi também coordenador de programação do Circuito Spcine de Cinema, rede exibidora criada pela Spcine e marco da política pública para o audiovisual na cidade. Entre 2017 e 2019, foi agente de vendas da distribuidora Diamond Films. É produtor da área de audiovisual do Itaú Cultural, atuando como programador da plataforma de streaming de cinema brasileiro Itaú Cultural Play.

Sobre o CCBB SP

O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade.

Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas.

Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.

 

SERVIÇO:

Mostra "O Cinema de Álex de la Iglesia"

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 13 de setembro  a 01 de outubro de 2023.

Ingressos gratuitos: Disponíveis no site bb.com.br/cultura e na bilheteria

Classificação indicativa: De acordo com cada filme, verificar em bb.com.br/cultura

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas

que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à

esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação,

228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB).

O traslado pela van do CCBB é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento

e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São

Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas

Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da

Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há

também uma parada no metrô República. De 12h até o encerramento das atividades

do CCBB.

twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

bb.com.br/cultura

ccbbsp@bb.com.br


Visite museus com a equipe de educadores: Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol oferecem experiência

As visitas mediadas são uma oportunidade de conhecer mais a fundo aspectos das mostras das duas instituições. Elas acontecem aos fins de semana, sem necessidade de agendamento


Ciete Silvério   
Exposição principal do Museu da Língua Portuguesa
Você sabia que é possível visitar alguns museus de São Paulo junto com educadores e educadoras – mesmo sem fazer parte de um grupo de escola? Sim, o serviço está disponível por exemplo no Museu da Língua Portuguesa e no Museu do Futebol aos fins de semana e são uma oportunidade incrível para o público fazer um passeio mais aprofundado em ambas as instituições. E o que é melhor: sem pagar nada além do valor do ingresso. Os dois museus são instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.  

No Museu da Língua Portuguesa, as visitas mediadas à exposição principal acontecem aos sábados (grátis) e domingos (R$ 10), em dois horários, às 10h e às 13h. Neste passeio, integrantes do Núcleo Educativo apresentam perspectivas específicas sobre experiências da exposição, que valoriza a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e no mundo.  

Também no sábado e no domingo, às 11h e às 15h, é oferecida uma visita mediada ao histórico prédio da Estação da Luz, sede do Museu da Língua Portuguesa. Este passeio leva o público a locais do edifício fechados para visitação – como o corredor e a escada da área administrativa – e se encerra no terraço, que foi aberto após a reinauguração do Museu, em julho de 2021. 

Para participar, basta comparecer ao ponto de encontro, próximo à bilheteria, 15 minutos antes do horário desejado. Não é preciso agendamento prévio, mas a participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo. 

Além dessas duas visitas regulares, o Museu da Língua Portuguesa também promove passeios especiais, que dialogam com efemérides ou eventos especiais. Em setembro, por exemplo, dentro da programação da 17ª Primavera dos Museus, vai realizar as visitas temáticas Quem civiliza quem?, nos dias 17 (domingo), às 10h, e 23 (sábado), às 13h; e Bajubá: socioleto das travestis (negras) e a presença de pessoas trans no Museu da Língua Portuguesa, no dia 22 (sexta), às 10h. No dia 24 (domingo), às 15h, haverá uma visita ao prédio da Estação da Luz na língua brasileira dos sinais (Libras). 

Ianca Loureiro
 Exposição principal do Museu do Futebol

Já no Museu do Futebol, os visitantes também têm a oportunidade de explorar cada detalhe da exposição principal na visita mediada com os educadores e educadoras. São dois horários aos sábados e domingos: uma turma vai às 11h e outra às 14h. Para realizar essa visita, basta chegar ao ponto de encontro na Sala Grande Área, bem na entrada do museu, 15 minutos antes do início. A visita mediada é para um grupo de no máximo 15 pessoas e é por ordem de chegada – o valor é o preço do ingresso, ou seja, R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia), sem cobrança adicional.  

Neste passeio, o público terá acesso a uma série de conteúdo sobre o esporte mais popular do Brasil e do mundo. Além disso, conhecerá aspectos que ligam a história do país com o futebol, além de poder tirar dúvidas e ouvir curiosidades durante o passeio. 

Combo 
Quem quiser passear pelo Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol pode obter desconto nos ingressos. O combo para visitar os dois museus funciona assim: comprando o ingresso para o Museu da Língua Portuguesa, o do Museu do Futebol sai com desconto de 50%. Saiba mais aqui: https://bileto.sympla.com.br/event/68203. 

Serviço 
Museu da Língua Portuguesa
 
Praça da Luz, s/nº - Luz – Centro histórico de São Paulo 

Visita mediada à exposição principal do Museu da Língua Portuguesa 
Aos sábados e domingos, às 10h e às 13h 
Grátis (aos sábados) e R$ 10 (aos domingos) 
Ponto de encontro no Pátio A do Museu da Língua Portuguesa (grupo de até 20 pessoas) 

Visita mediada ao prédio da Estação da Luz 
Aos sábados e domingos, às 11h e às 15h 
Grátis  
Ponto de encontro no Pátio A do Museu da Língua Portuguesa (grupo de até 20 pessoas) 

Museu da Língua Portuguesa na 17ª Primavera dos Museus 
Dias 17, às 10h, e 23, às 13h (visita temática Quem civiliza quem?) 
Dia 22, às 10h (visita Bajubá: socioleto das travestis (negras) e a presença de pessoas trans no Museu da Língua Portuguesa)
Grátis 
Ponto de encontro no Pátio A do Museu da Língua Portuguesa 

Visita mediada ao prédio da Estação da Luz em Libras 
Dia 24, às 15h 
Grátis 
Ponto de encontro no Pátio A do Museu da Língua Portuguesa 

Exposição principal do Museu da Língua Portuguesa 
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)  
Meia-entrada (R$ 10) para todos os públicos aos domingos  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  

Museu do Futebol 
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo  

Visita mediada à exposição principal do Museu do Futebol 
Aos sábados e domingos, às 11h e às 14h 
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) 
Ponto de encontro na Sala Grande Área (grupo de até 15 pessoas) 

Exposição principal do Museu do Futebol  
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)  
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)  
Crianças até 7 anos não pagam  
Grátis às terças-feiras  
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/78348/  
Estacionamento com Zona Azul Especial — R$ 6,08 por três horas  

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A Temporada 2023 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, da John Deere Brasil, da Petrobras e do Grupo Globo; com apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil, do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e com as empresas parceiras Eaton, Paramount Têxteis, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A EDP é patrocinadora máster da reconstrução do Museu. A reconstrução e temporada são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL 
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. 

É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. 

PATROCÍCIO E PARCERIAS 
A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus Parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

 

“Lisbela E O Prisioneiro, O Musical” estréia no Teatro Mooca


Espetáculo fica em cartaz durante os meses de setembro e outubro


No dia 02 de setembro estreou Lisbela E O Prisioneiro, O Musical, no Teatro Mooca, localizado no Mooca Plaza Shopping, com sessões aos sábados e domingos de setembro, e somente aos sábados de outubro.


Com direção de Lucas Fioranelli e um elenco de 16 atores que interpretam, cantam, dançam e tocam ao vivo para contar a história já conhecida do grande público no filme que foi sucesso de bilheteria em 2003.


Agora, essa comédia romântica produzida pela Cia4Fun ganha a versão teatral no musical que promete divertir a platéia com as encrencas que o conquistador Leléu passa para capturar o coração da amada Lisbela.



Sinopse


A história, em sua maioria, se passa em uma cidadezinha no interior de Pernambuco, na qual Leléu está preso por desonrar uma jovem moça, ele é um conquistador muito esperto e consegue escapar da prisão mais uma vez. Tenente Guedes fica atordoado com a rebeldia de Leléu e mais ainda porque em poucos dias sua querida filha Lisbela se casará com Douglas. Após Leléu ser recapturado, Lisbela vai até a cadeia falar com seu pai, que está conversando com alguns prisioneiros, inclusive Leléu. A partir de uma troca de olhares entre ambos, foi amor à primeira vista.

O casamento de Douglas e a filha do Tenente Guedes está prestes a acontecer, mas Lisbela alimenta um forte sentimento pelo prisioneiro, ela pede ao pai que o deixe livre, no entanto, ele nega. Leléu, completamente apaixonado por ela, como nunca esteve por alguém antes, começa a elaborar um novo plano de fuga para poder estar com Lisbela.

 

Ficha Técnica:

Direção Executiva: Bia Bion
Produção Executiva: Thata Teixeira
Direção Geral e Direção Artística
: Lucas Fioranelli

Assistente de Direção: Rodrigo Mattos

Direção Musical, Arranjos Vocais e Música Incidental: Diego Rodda

Arranjos Musicais: Giovana Cirne

Direção de Movimento: Lucas Fioranelli

Backstages e Assistente de Produção: Bruna Grimaldi

Figurinos: Polyana Wiendl e Sonia Fernandes

Cenário: José Fernandes

 

Elenco: Aline Cuoco, Ândeson Socram, Ali Baraúna, Clara Toscano, Devi Cruz, Helena Cardoso, Laura Luiza, Layana Cattoni, Lucas Corrêa, Marcelo Cortez, Mau Fiori, Priscila Cammarosano, Rodrigo Mattos, Tainan Pongeluppe, Victória Boito, Vinicius Salgueiro



Serviço:

Lisbela e o Prisioneiro, O Musical

Local: Teatro Mooca – Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313 – Mooca Plaza Shopping – Vila Prudente


Data e Horário:02/09 até 28/10

SETEMBRO
Sábados   às 21h

Domingos às 18h

OUTUBRO
Sábados   às 21h

 

Valor:  De R$30,00 até R$ 90,00

Duração: 90 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos


“Família no Museu” oferece visita mediada e brincadeiras da época de Candinho

A iniciativa é realizada um fim de semana por mês, com entrada gratuita; proposta é valorizar e incentivar a presença das famílias em espaços de cultura.


Nas visitas, as famílias conhecem o acervo de mobílias, roupas e outros objetos de Candido Portinari  divulgação)

Brodowski (SP) – No fim de semana o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza a ação “Família no Museu”. Promovida mensalmente, a iniciativa proporciona a interação dos visitantes com a instituição de uma maneira diferente e divertida. A entrada é gratuita.

No cronograma tem visita mediada, atividade de leitura e diversas brincadeiras que remetem à infância de Candido Portinari. Ao término do passeio, todos recebem o certificado de “Família Legal”.

A ação foi elaborada para valorizar pais, tios e avós que levam as crianças para conhecerem o museu. Além disso, pretende incentivar a presença constante das famílias em espaços de culturais. As atrações são realizadas sábado e domingo, entre 10h e 16h.

Também no fim de semana o público acompanha a feira de artesanato, com diversas peças produzidas pelos artistas locais. Os produtos ficam em exibição durante o horário de funcionamento do museu.


A distância

Outra forma de conhecer um pouco do Museu Casa de Portinari é ingressando no tour virtual. De qualquer lugar, com acesso à internet, o visitante passeia pelos ambientes em 360 graus. Mobiliário, utensílios de cozinha e decorativos, vestuário e materiais de pintura fazem parte do acervo, além das pinturas e desenhos feitos por Candido Portinari.

Inaugurado em 1970, o museu ocupa a antiga residência do artista, local em que ele se dedicou bastante à pintura mural. No passeio online diversas curiosidades estão à disposição do público. O acesso é por aqui.

 

SERVIÇO

FAMÍLIA NO MUSEU

Data: sábado (16/09) e domingo (17/09)

Horário: entre 11h e 16h

MUSEU CASA DE PORTINARI

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP). 

YouTube: /casadeportinari

Instagram: @museucadeportinari

Facebook: /museucasadeportinari).


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