Pesquisar no Blog

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Decolar indica destinos para curtir montanhas-russas pelo mundo

Em comemoração ao Dia Internacional da Montanha-Russa, empresa lista opções 

nos Estados Unidos, Japão, Brasil, Argentina, México e Coreia do Sul

 

Hopi Hari (Crédito: Shutterstock)

 

A Decolar – empresa de viagens líder na América Latina – traz uma lista de destinos para curtir montanhas-russas pelo mundo, em razão do Dia Internacional da Montanha-Russa, comemorado no dia 16 de agosto. Esses brinquedos são geralmente encontrados em parques temáticos, atraindo visitantes que os comparam em extensão, velocidade, variações de altura e aclives dos trilhos. 

A inspiração para a montanha-russa surgiu no século 15, na Rússia, onde as pessoas costumavam se divertir com seus trenós nas colinas geladas. Em 1784, em São Petersburgo, o primeiro brinquedo foi inaugurado, uma espécie de carruagem que subia as colinas usando o impulso da própria descida. Mas foi em 1812, em Paris, que a companhia Les Montagnes Russes à Belleville construiu a primeira montanha-russa de gravidade. Foi a partir daí que surgiram os brinquedos conhecidos atualmente. 

“Os viajantes estão buscando destinos que ofereçam novas experiências e opções de atividades e lazer ao ar livre, principalmente para viagens em família”, diz Daniela Araujo, diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar. “Os parques de diversões oferecem atividades para todas as preferências e faixas etárias, incluindo as montanhas-russas, para os que buscam adrenalina.”

 

Confira os destinos para curtir montanhas-russas pelo mundo:

 

Nova Jersey (Estados Unidos)

A montanha-russa mais alta do mundo é a Kingda Ka, localizada no Parque Six Flags Great Adventure, em Jackson, Nova Jersey (EUA). Inaugurada em 2005, tem 139 metros de altura, o que equivale a um prédio de 40 andares. Sua velocidade chega a 206 km/h.

 

Mie (Japão)

A Steel Dragon 2000 é a montanha-russa mais extensa do mundo, com 2.479 metros. É construída em aço e possui 97 metros de altura, em uma duração de 4 minutos. Ela está localizada na província de Mie, no Japão, no parque de diversões Nagashima Spa Land.

 

Flórida (Estados Unidos) 

A Hollywood Rip Ride Rockit é uma das mais inovadoras e modernas da atualidade, já que permite aos tripulantes escolherem a trilha sonora que desejam ouvir durante o percurso. Inaugurada em 2009, está localizada no Parque Universal Studios e possui 51 metros de altura, 1,1 km de extensão, subida de 90 graus, e velocidade que atinge 104km/h.

 

Yongin (Coreia do Sul)

Já para os fissurados em montanhas-russas de madeira, a T Express é considerada a maior do mundo, com 1.641 metros de extensão, 56 metros de altura e 104 km/h. Está localizada no Everland, maior parque temático da Coreia do Sul.

 

Vinhedo (Brasil)

No Brasil, a montanha-russa de madeira que ganha destaque é a Montezum, seja pelo seu tamanho, extensão ou velocidade. Possui 42,4 metros de altura, 1.030,2 metros de extensão e velocidade que chega a 103 km/h. Ela está localizada no Parque Hopi Hari em Vinhedo, São Paulo, e sua duração é de 58 segundos.

 

Cidade do México (México)

A Superman, El Último Escape é a maior montanha-russa do México, com 67 metros de altura e velocidade que chega a 120 km por hora. O brinquedo comporta até 1.600 pessoas por hora, com um percurso de duração de três minutos. Está localizada no Parque Six Flags, em sua filial na Cidade do México.

 

Tigre (Argentina)

Outro destaque da América Latina é a Montanha-Russa Desafio, na Argentina, localizada no Parque de La Costa, considerado o maior do país. Fica na cidade de Tigre, a poucos quilômetros de Buenos Aires. A altura mínima requerida para poder entrar no brinquedo é de 1,30 metros.

 

Santa Catarina (Brasil)

Também no Brasil, uma das indicações é a montanha-russa Star Mountain, com queda inicial de 35 metros de altura e percurso que conta com dois loopings de muita adrenalina e emoção. Ela está localizada no Parque Beto Carrero World, cidade de Penha, no sul do país. No mesmo parque ainda se encontra o Firewhip (Chicote de fogo), primeira montanha-russa invertida do Brasil, onde o trilho fica sobre a cabeça e os pés pendurados, além de passar por lagos e cachoeiras, a 700 metros de altura, a quase 100km/h.

 

A Decolar oferece viagens e pacotes para os destinos, disponíveis pelos site e App. O cliente pode montar a viagem do jeito que preferir, escolhendo voo, hotel, aluguel de carro, passeios ou mesmo pacotes, que podem gerar uma economia de até 35% em relação à compra das opções de forma individual.  A Decolar também oferece um guia de protocolos sanitários e tarifas flexíveis, caso o cliente precise fazer alguma mudança na viagem. O cliente tem diversas opções na hora de pagar sua viagem, como dividir a compra em até dois cartões, além de modalidades oferecidas por meio da Koin, fintech da Decolar e pioneira no Brasil em BNPL (Buy Now, Pay Later) com o Boleto Parcelado, e do Pix.


Detran-SP revoga 91 portarias e dá continuidade ao processo de simplificação e desburocratização da autarquia

Contabilizando as que deixam de vigorar a partir desta terça-feira, a atual gestão revogou ao todo 429 portarias; o principal objetivo é simplificar os acessos dos cidadãos paulistas aos serviços da autarquia

 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) revogou 91 portarias por meio da publicação da Portaria Normativa 4 em Diário Oficial, na edição desta terça-feira (15). A ação promove a desburocratização dos serviços, estabelecendo normas mais claras e objetivas, além de melhorar o ambiente de negócios. O principal objetivo é simplificar os acessos dos cidadãos paulistas aos serviços do órgão. 

Essa ação faz parte da estratégia da atual gestão do Detran-SP, que tem como valor institucional a transparência. A revisão e consolidação das portarias existentes são fundamentais para fortalecer e qualificar as ações da autarquia, sempre em busca da prestação de serviços de excelência à sociedade.

Das 91 portarias revogadas, 41 eram da Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP. Dentre elas estavam as que orientavam condutas relacionadas aos pátios e aos leilões (portarias 972/1999 e 938/2006, respectivamente). 

Com essas revogações, as tratativas no que tange pátios e leilões seguirão as determinações do Código de Trânsito Brasileiro, as legislações estaduais (lei 15.911/2015 de leilões “via rápida”) e federais (resolução CONTRAN 623 sobre pátios). Aliás, exatamente para garantir a preservação de direitos e eficiência à população paulista, a nova gestão do Detran-SP está trabalhando na revisão da regulação de todo o processo de remoção, guarda, liberação e leilões de veículos.

Outras portarias que constam da publicação desta terça-feira abrangem procedimentos que não eram mais utilizados pela autarquia, uma vez que outras portarias mais atualizadas entraram em vigor, com orientações mais claras e adequadas. Deixaram de vigorar 40 portarias da Diretoria de Habilitação e outras 10 portarias relativas à atuação da Diretoria de Veículos.

Com a revogação dessas portarias em desuso, as informações sobre a regulação dos temas ficam mais simplificadas, tanto para o cidadão, quanto para os demais órgãos públicos, colaboradores, prestadores de serviços e credenciados do Detran-SP sobre as atividades da autarquia. 

Contabilizando as revogações publicadas no Diário Oficial edição de 15 de agosto, a nova gestão do órgão estadual de trânsito paulista já revogou 429 portarias desde o início deste ano. Outras seguem sendo analisadas, para que sejam realizadas as atualizações necessárias, fortalecendo a gestão regulatória. 

Em março deste ano, foi publicada pelo Detran-SP no Diário Oficial do Estado de São Paulo a Portaria Normativa nº 1, que determinou a redação, alteração, revisão e consolidação de todos os atos normativos do Departamento Estadual de Trânsito até o final do ano.

Com o objetivo de estabelecer normas claras sobre o funcionamento do órgão, o que não for revisto estará automaticamente revogado. A medida foi resultado do mapeamento, durante a transição para a atual gestão, de mais de 901 atos normativos, apenas sob a responsabilidade da presidência do Detran-SP, emitidos ao longo dos anos sem um padrão de elaboração comum e com diversas fragilidades na sua consolidação e divulgação - o que gerava insegurança jurídica e elevava os custos da interação com os usuários dos serviços da autarquia paulista.

 

Participação ativa

A população tem um papel fundamental nesse processo de revisão e consolidação normativa. Cidadãos, colaboradores, prestadores de serviços e credenciados podem contribuir com sugestões e feedback por intermédio do e-mail gestao.regulatoria@detran.sp.gov.br. 

Para acessar os atos normativos atualizados e obter mais informações sobre as mudanças em andamento, o Detran-SP disponibiliza um novo portal específico em seu site oficial. No endereço https://bit.ly/portariasdetransp, a sociedade encontrará um ambiente moderno e seguro para consultar e compreender as normas revisadas.


Marketing de momento: Barbie, itens sazonais e as grandes oportunidades

A pressão por apresentar novidades é forte em diversos setores, especialmente na gastronomia, da qual se espera maior velocidade nesse quesito. A renovação de cardápios é complexa e precisa seguir conceitos das empresas, equilibrando identidade e criatividade. É também nesses momentos que podemos apresentar uma marca como inovadora, cativando novos clientes e impressionando os habituais. Esse tipo de marketing sazonal, quando bem planejado, traz resultados interessantes. 

Quando pensamos em sazonalidade, vêm à cabeça as datas comemorativas. Das mais tradicionais, como Natal e Páscoa, até as de menor impacto, como Dia do Chocolate. Esta última não tem a mesma força das anteriores, claro, mas para lojas de sobremesas é uma maneira de se mostrar relevante em uma época de menor movimento, por exemplo. 

Com a Go Coffee, tivemos uma experiência interessante com o lançamento do Frappe da Barbie, uma parceria oficial nossa com a Warner Bros e com a Mattel para a campanha do filme da boneca mais famosa do mundo. Em um mês sem feriado, conseguimos emplacar um produto temático de enorme impacto, linkado a um dos filmes mais esperados do ano. Aqui, um detalhe importante: fizemos uma parceria homologada com as marcas internacionais, respeitando questões legais de uso de imagem. Não corremos risco de investir em um produto que pode originar um processo ou levar o cliente ao engano de consumir algo não oficial nem de baixa qualidade. 

Além de tratar o produto com cuidado e qualidade, essencial para o sucesso do Frappe, também foi preciso levarem consideração diversos tópicos. Planejamento, por exemplo. Não se pode deixar uma campanha, grande ou não, para ser definida a poucos dias do evento. Uma data comemorativa, como Festa Junina, pode ser pensada com antecedência. Uma parceria como a que emplacamos também demanda ações rápidas, mas muito bem pensadas. Com itens da Barbie, levamos meses de pesquisa, elaboração e aprovação com parceiros, até mesmo aprovações internacionais para garantir o lançamento da forma correta. 

Dias mais tradicionais para o comércio já são bem explorados pelo setor. A Páscoa de 2023, por exemplo, teve recorde no lançamento de produtos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, com 163 novidades em relação a anos anteriores. Mas outras datas específicas também podem ser utilizadas, por isso é bom conferir calendários. O Dia do Biscoito não é um feriado, ainda assim pode servir como chamariz – criar um desconto nesse dia atrai novos clientes e fideliza os que já apreciam sua marca. 

Descontos em produtos tradicionais é uma possibilidade, mas há outras mais. A criação de itens sazonais é uma boa pedida, especialmente para quem lida com gastronomia e itens de consumo imediato. Criar um novo sabor, uma receita exclusiva ou releitura de item clássico são algumas opções. Unir produtos já conhecidos em combos para a temporada também funciona bem, estimulando o cliente a experimentar algo novo para ele, mas já estabelecido para a marca. 

Para fazer promoções, é preciso ficar atento ao estoque. Não adianta criar um produto especial com insumo difícil de achar que você não tenha em alta quantidade. Frustrar o consumidor com a promessa de item exclusivo que está em falta é um tiro que sai pela culatra. Temos lojas Go Coffee do Sul ao Norte, o que pode afetar a logística de ações para a marca como um todo, o que demanda um planejamento intenso desde a criação de um item. O Frappe da Barbie, que utiliza a cor rosa e calda com glitter, demandou uma atenção especial aos insumos utilizados e como garantir que cada franqueado pudesse elaborar com perfeição o item exclusivo.  

Definidas as ações, a divulgação é o próximo passo, um bem importante. Se você quer criar desejo pelo item exclusivo ou promoção, o cliente precisa ter conhecimento da ação. As redes sociais são fundamentais nessa hora, com fotos em destaque, mas também o apelo para a data comemorativa. O gatilho da urgência é acionado quando o produto é associado a uma data, estimulando uma busca mais direta pela marca. Usar o lado emocional do Natal ou a animação do Carnaval nas cores, música e design dos vídeos e artes promocionais merece atenção. 

Mas nem só as redes precisam desse tratamento, os pontos de venda também. Decorar a loja e criar peças exclusivas como embalagens personalizadas movimenta a marca. O cliente pode ter entrado na loja para pedir “o mesmo de sempre”, mas estimulado pelo visual de uma loja decorada, ficará curioso para conhecer o produto sazonal. 

O item da Barbie tem esse apelo já gerado pelo lançamento do filme, junto com a intensa cor rosa com tudo relacionado à boneca. Aliado à nostalgia nos adultos e a relação com o lado lúdico dos pequenos, gera um grande interesse seja nas redes sociais, seja no ponto de venda. 

E não só de grandes dias é feita a agenda das empresas. O Dia do Hambúrguer, por exemplo, tem menos concorrência do que uma Páscoa, por ser nichado. Assim, uma hamburgueria pode aproveitar melhor a data, que não será usada por uma loja de conveniências, e conquistar mais clientes pela criatividade e promoções. 

Essa combinação de um bom produto exclusivo e uma ação bem pensada e desenvolvida acaba demonstrando a criatividade e versatilidade da marca. Saber aproveitar bem datas comemorativas e ações pontuais (como lançamento de filme e parcerias com grandes marcas internacionais) podem fazer a diferença na forma como o cliente vê sua empresa. Olhar com atenção o calendário vai enriquecer a marca.

 

André Henning - arquiteto referência em gastronomia, entretenimento e empresarial, além de ser sócio-fundador da Go Coffee e do Grupo Dardo.


Conflitos e dúvidas marcam eleições de Equador e Guatemala


Neste 20 de agosto de 2023, equatorianos e guatemaltecos vão às ruas para eleger os novos presidentes de seus países. Os resultados dos processos eleitorais serão significativos em um contexto de possibilidades reais de retrocessos na democracia. Segundo Tamya Rebelo, professora de Relações Internacionais da ESPM e especialista em América Latina, os desdobramentos políticos em Equador e Guatemala, países que não costumam aparecer nos principais noticiários internacionais, estão sendo acompanhados de perto, sobretudo por conta das interferências, escândalos e violência que têm marcado os processos eleitorais. “À medida que a população se prepara para votar, os desafios à manutenção de processos transparentes e valores democráticos ficam evidentes. Corrupção, descrença em políticos tradicionais, crescimento do crime organizado, desigualdade socioeconômica, entre outros problemas, intensificam o caos político observado nestes países”.

A especialista destaca que no Equador, a corrida presidencial começou com a dissolução da Assembleia Nacional pelo então presidente, Guillermo Lasso, em meio a uma crise política, altos índices de violência e crescente influência do narcotráfico no tecido público e social. “A instabilidade aumentou com o cruel assassinato de um dos candidatos, Fernando Villavicencio, que defendia pautas de segurança, incluindo medidas severas de combate a grupos de narcotraficantes. As eleições estão mantidas, mas o temor provocado pelos acontecimentos recentes certamente afetará a confiança da população em mudanças políticas significativas”, diz.

Já os guatemaltecos também enfrentam desafios para que seu voto seja de fato representado nas urnas. “Sandra Torres, ex-primeira dama, enfrenta o social-democrata Bernardo Arévalo, colocando em evidência projetos políticos e posturas distintas sobre medidas a serem tomadas sobre economia, segurança e corrupção. Enquanto há preocupações que o atraso democrático se firme pelo caminho das urnas, há também a esperança de que opositores ao establishment político encontrem caminhos para chegar ao poder”, ressalta Rebelo. 



Fonte: Tamya Rebelo - professora de Relações Internacionais da ESPM e especialista em América Latina


Prédios vivos: celebrar para preservar a história

 Entender a necessidade do Dia Nacional do Patrimônio Histórico é enriquecer e proteger a cultura e a arquitetura brasileira

 

Comemorado todo dia 17 de agosto, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico é um marco importante, pois nos lembra que a preservação é um caminho valioso para guardar a memória mais rica do país.

A data celebrada desde o ano de 1998 é uma homenagem ao historiador, jornalista e primeiro presidente da Iphan - Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que seria centenário no mesmo ano da primeira comemoração.

Um patrimônio histórico não é apenas um lugar, mas sim a impressão de uma cultura do Brasil e da região onde se encontra. São monumentos, casas, palacetes, elementos naturais, entre outros, que contribui para identificação e integração de um povo.

Por isso, neste dia especial, o arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP e diretor de arte da KPMO – Cultura e Arte, Marcello de Oliveira, separou cinco edifícios residenciais icônicos, os chamados “prédios vivos”, que representam patrimônios históricos do país canarinho, enriquece a cultura da sociedade e não podem deixar de ser vistos de perto.


- Edifício Copan: para falar de ícones temos que incluir as obras de Oscar Niemeyer, e não são poucas. Mas este, em especial, foi projetado na década de 1950, com a colaboração do arquiteto Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Para se ter uma ideia da importância do lugar, ele tem um CEP próprio.

Considerado um patrimônio de importância cultural, o Copan foi tombado no âmbito municipal, pois além de trazer referência ao início da verticalização de São Paulo e a um intenso crescimento imobiliário, ele mostra a quebra dos ângulos retos dos prédios ao redor com o seu formato em ‘S’.

Além de 1.160 apartamentos e 20 elevadores, o maior prédio residencial de concreto armado do Brasil, possui uma área comercial no térreo com 72 lojas e um cinema, atualmente desativado. O público pode visita-lo e contemplar uma vista panorâmica de São Paulo, no topo do prédio que um dia já foi visto de todas as regiões próximas ao seu bairro.


- Edifício Cinderela: situado em um dos bairros mais nobres da capital de São Paulo, Higienópolis, é um dos muitos edifícios das cidades de São Paulo e Santos que carrega a assinatura do construtor João Artacho Jurado, datado de 1956. O toque especial deste edifício é a mistura de texturas, estruturas e tons, com elementos vazados, guarda-corpos adornados e pastilhas em cores vivas. Apesar de não ser um edifício tombado, diversos moradores se empenham na sua preservação, aplicando a pintura dos espaços internos com as cores da época, e repondo luminárias que remetiam as originais que foram trocadas por spots comuns, por exemplo. Em seus pequenos detalhes, a característica arquitetônica original vai sendo mantida.


- Conjunto Residencial do Parque Guinle: o conjunto proveniente do parque homônimo, construído em 1920 na capital do Rio de Janeiro, como jardim do palacete neoclássico da residência de Eduardo Guinle, se transformou em uma nova forma de moradia. Tombado, o conjunto com seis edifícios residenciais, foi idealizado pelo arquiteto Lucio Costa.

Com uma linguagem inovadora ao que se aplicava na arquitetura brasileira, a estrutura conta com o uso de pilotis – um conjunto de colunas em sua base que sustentam o edifício e deixam a área livre do pavimento térreo. E além de sua convivência direta com a natureza do parque, ou seja, uma proposta inusitada, os admiradores da arquitetura podem perceber a utilização de cobogós de cerâmica (elementos vazados) e brises verticais de madeira que são voltados ao parque, que gera a identidade do conjunto, uma de suas características marcantes.


- Conjunto Governador Kubitschek: mais uma vez precisamos falar de Niemeyer, que projetou este ícone de Belo Horizonte em 1951, que representa a Minas Gerais e ao Brasil a idealização da habitação coletiva. Foi exaltada, principalmente, por trazer a intenção de implementar “uma cidade dentro da outra”.

O patrimônio tombado traz a quem o vê expressões simbólicas que aguçam a percepção e o imaginário, em que o pai da arquitetura moderna brasileira trabalha em duas escalas distintas. A primeira escala referência à natureza, contempla sua paisagem da Serra do Curral, e a segunda é a humana, com a elegância de quem passeia pelas calçadas que permeiam o conjunto e seus pilares, revelando uma estrutura viária urbana.


- Superquadra: Lúcio Costa, em Brasília, conseguiu contribuir significativamente com a história do urbanismo mundial. Isso porquê, a estrutura tradicional de um quarteirão foi rompida para dar espaço a um bosque ampliado e misturado aos blocos residenciais.  Os pilotis livres deixam um grande espaço para o pedestre, construindo uma nova forma de moradia em área urbana.

Todo esse conjunto de urbanidade fez com que a Superquadra fosse inscrita na lista de Patrimônio Mundial, e mesmo com esse nível de importância, o residencial e seu entorno mostram o seu lado citadino, e a relação da vizinhança e convivência revelam o lado de uma cidade concreta e humana.

 


Marcello de Oliveira - diretor de arte da KPMO - Cultura e Arte. O traço, o desenho e as cores sempre sobressaíram entre os interesses de Marcello e tornaram-se decisivos em sua formação como arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP (1994). Desenvolveu ao longo dos anos experimentações acadêmicas, no Brasil e no exterior. Dedicou-se ao estudo da história da arte, das artes plásticas e da fotografia, o que o levou a realizar diversas viagens temáticas com foco em arquitetura, design e arte universal. Esse multipluralismo definiu sua identificação com a área de criação de arte de livros, exposições e eventos.


Logística é um dos setores que mais emprega no Brasil

Especialista da Luandre explica como ingressar na área

 

De acordo com o Instituto de Logística Supply Chain (ILOS), o setor de logística representou 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. No quesito vagas, foram contratados 30 mil novos colaboradores no ano passado, o que representa um aumento de 58% na comparação com o total de admissões registradas em 2021, de acordo com a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL). A associação ainda aponta que a perspectiva até o fim de 2023 é alta, pois quase 70% das empresas do setor pretendem abrir vagas.

Um dos principais motivos para esse crescimento foi a mudança do comportamento do consumidor durante a pandemia, que gerou a expansão do e-commerce no Brasil. O faturamento do setor foi de mais de R$ 13,8 bilhões no ano passado e o volume de compras online chegou a 31,1 milhões, 22% a mais que os 25,5 milhões de pedidos do ano anterior, segundo dados da Neotrust. Além disso, a entrada de multinacionais chinesas criaram um boom de vagas que puxa esse crescimento com o aumento de consumo da população por esses produtos.

Vale ressaltar que a logística não é apenas ligada ao transporte, e sim ao conjunto de áreas interligadas que permitem a entrega final da mercadoria ou serviço ao consumidor. Entre os principais cargos estão: operador de empilhadeira, auxiliar de carga, auxiliar de logística, assistente de operações, analista de transportes, auxiliar de inventário, auxiliar de estoque, promotor repositor, controller logístico, coordenador e diretor de supply chain, diretor de vendas, gestor de qualidade, profissionais de TI, entre outros.

Larissa Gonçalves, gerente de operações da Luandre, uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do país, ressalta que tem observado a maior procura por profissionais desta área e que a empresa registrou 130% mais vagas em julho de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Aos interessados, ela explica que esse momento antes do natal é o período com maior número de contratações para quem não tem experiência: “a grande maioria das vagas atende um perfil operacional que exige apenas ensino médio completo e disponibilidade de horário, além da vontade de crescer.         É o momento ideal para quem deseja iniciar ou retornar ao mercado de trabalho.”


Luandre tem mais de 2.300 vagas abertas e em seleção em logística

Os interessados devem se candidatar gratuitamente pelo site candidato.luandre.com.br. É importante que estejam com a documentação em dia, pois a maior parte das vagas são para início imediato. Confira abaixo as oportunidades para pessoas com e sem experiência:

Representante de envio I– R$1.000 -1.500

Auxiliar de Operações Logísticas – R$1.000 -1.500  

Auxiliar de operações de cargas   – R$1.000 -1.500     

Auxiliar de Movimentação  – R$1.000 -1.500     

Conferente  – R$1.000 -1.500     

Ajudante de Expedição– R$1.500 -2.000

Separador de cargas - R$1.000 -1.500

Almoxarife – R$1.500 -2.000

Auxiliar de Logística II– R$1.500 -2.000

Líder de Movimentação de Produção– R$1.500 -2.000

Operador de Empilhadeira – R$1.500 -2.000

Representante de envio III – R$2.000 -2.500

Analista de Logística – R$2.000 -2.500

Assistente de Transporte– R$2.000 -2.500

Auxiliar de almoxarifado e Expedição – R$2.500 – 3.000

Líder de Estoque – R$3.000 – 3.500

Analista de logística Pleno – R$3.000 – 3.500

Operador Logístico III – R$3.500 – 4.000

Coordenador de Operações– R$4.500 - 5.000

Analista de Projetos Logísticos Jr. – R$5.000 - 5.500

 

Luandre Soluções em Recursos Humanos

 

Primeiro semestre tem construção, transporte e restaurantes como grandes geradores de empregos

 

Contratações nos pequenos negócios continuam puxando a economia brasileira. Conheça outras atividades que mais criaram vagas em 2023

 

A construção de edifícios, o transporte rodoviário de carga e os restaurantes, juntamente com outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas lideram a lista de atividades econômicas que mais geraram empregos entre as micro e pequenas empresas no primeiro semestre de 2023. Cada uma delas somou, respectivamente, 50 mil, 32 mil e 28 mil novos postos de trabalho no período. Os dados são de levantamento conduzido pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Completam a lista os serviços combinados de escritório e apoio administrativo (22 mil), os negócios ligados ao ensino fundamental (17 mil), os empreendimentos do ramo da construção de rodovias e ferrovias (14 mil), os serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada (11 mil), as atividades de atendimento hospitalar (8 mil) e o cultivo de café (1 mil).

De janeiro e junho deste ano, as micro e pequenas empresas do setor de Serviços geraram mais de 394 mil contratações, seguidos pelas empresas de construção (147 mil), Indústria da Transformação (72 mil) e Comércio (60 mil). Nesses seis primeiros meses do ano, as micro e pequenas empresas (MPE) já criaram quase 710 mil vagas de trabalho, o que corresponde a aproximadamente 70% do total de empregos formais. O quadro se assemelha aos primeiros semestres de 2021 e 2022.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a tendência de números positivos na economia deve incentivar ainda mais a contratação de mão de obra por pequenos negócios, a exemplo das atividades de construção, transporte de carga e alimentação.

“Temos presenciado um aquecimento no setor de obras no Brasil e esperamos uma safra recorde de diversos produtos, segundo anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São fatores que sinalizam uma continuidade na criação de postos de trabalho no país”, argumenta.


Em junho

Somente em junho de 2023, o Brasil teve um saldo positivo de 157 mil novos postos de trabalho, sendo que as MPE responderam por 72% do total (113 mil). Já as médias e grandes tiveram uma participação de 13% no total de vagas (19 mil vagas). Em comparação ao mês anterior (maio), foram gerados quase 5 mil empregos a mais nas micro e pequena empresas. Já em comparação a junho de 2022, as vagas das micro e pequenas empresas representam 9 pontos percentuais a mais no geral, passando de 63% para 72% do total.


Lista completa

Confira abaixo a lista com as atividades econômicas que mais contrataram no acumulado do ano, nas micro e pequena empresas:

  1. Construção edifícios (50 mil)
  2. Transporte rodoviário de carga (32 mil)
  3. Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (28 mil)
  4. Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (22 mil)
  5. Ensino fundamental (17 mil)
  6. Construção de rodovias e ferrovias (14 mil)
  7. Serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada (11 mil)
  8. Atividades de atendimento hospitalar (8 mil)
  9. Cultivo de café (1 mil)

 

Taxar parcelamento no cartão de crédito pode impedir o funcionamento de empresas e o consumo de famílias

  

O presidente do Sebrae alerta que os empresários de pequenos negócios podem ser os mais prejudicados com a taxação, além de ameaçar o poder de compra

 

Forma de pagamento popular no Brasil, o parcelamento sem juros no cartão de crédito está sendo alvo de discussões nos últimos dias. Em audiência no Senado, na semana passada, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sugeriu uma taxação para conter a compra desenfreada no crédito em uma quantidade muito grande de parcelas. A medida não tem o apoio do governo federal, que defende uma nova saída para as altas taxas de juros do rotativo. Posição semelhante é adotada pelo Sebrae, que aponta que o alto valor cobrado nos juros do rotativo pode prejudicar o funcionamento das empresas e impedir o consumo das famílias.

Outro modelo sugerido pelos bancos condiciona o parcelamento sem juros ao tipo de bem de consumo – durável, semi ou não durável. Assim, um eletrodoméstico poderia ser vendido em um maior número de parcelas sem juros do que uma roupa, por exemplo. Nessa segunda-feira (14), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o fim do parcelamento sem juros não é a resposta para acabar com as altas taxas de juros do rotativo. "Não podemos perder de vista o varejo. Porque as compras são feitas assim no Brasil, então não pode mexer nisso", afirmou. "Tem que proteger quem está caindo no rotativo, claro, tem que fazer alguma coisa por essa pessoa, mas o sistema padrão de compra brasileiro hoje é esse”, complementou o ministro.

Nesse mesmo caminho, o presidente do Sebrae, Décio Lima, lembra que o acesso a crédito no Brasil é ainda um dos grandes entraves que impedem o desenvolvimento econômico e social do país de forma mais vigorosa e sustentável, tanto para as empresas quanto para as famílias.

“Estamos atentos e apoiamos as iniciativas dos Poderes Executivo e Legislativo em relação aos exorbitantes juros cobrados no crédito rotativo e esperamos que sejam mais transparentes e, obviamente, que a discussão não prejudique o funcionamento das empresas e impeça o consumo das famílias”, argumentou Lima. “É preciso corrigir o problema dos juros, mas, ao mesmo tempo, não criar outros."


FecomercioSP: eliminação do parcelamento sem juros não é antídoto para taxas elevadas no rotativo

 Federação sugere medidas, como o estabelecimento de teto para rotativo do cartão, e critica proposta que pode prejudicar varejo

 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é contrária ao fim do parcelamento sem juros, medida que vem sendo discutida para lidar com as elevadas taxas do rotativo do cartão de crédito. De acordo com a Entidade — que lidera empresas do comércio, serviços e turismo no Estado de São Paulo —, a medida não serve como antídoto para o problema e pode prejudicar milhares de negócios, em especial os micro e pequenos. A Federação listou uma série de propostas e, entre elas, sugere um teto para o rotativo, a exemplo do que já ocorre com o cheque especial.
 
A preocupação da FecomercioSP é que o limite, ou o impedimento, da utilização do parcelamento sem juros cause reverberações adversas na economia. O crédito, aliado ao emprego e à renda, é um dos pilares essenciais na determinação dos padrões de consumo da população. A Entidade ainda lembra que o instrumento desempenha papel imprescindível no desempenho econômico do varejo nacional, atuando como um propulsor das inclusões financeira e social. Além disso, a medida poderia comprometer, ao invés de melhorar, a saúde financeira dos consumidores, exacerbando a inadimplência.
 
Para o comércio, esse mecanismo não só funciona como uma alavanca do valor médio das transações como também aprimora, significativamente, a administração do estoque, já que ao oferecer a possibilidade de parcelamento, os consumidores podem adquirir outros produtos. Além disso, é importante reconhecer que o rotativo no cartão e o parcelamento sem juros são instrumentos diferentes. No primeiro caso, os juros incidem sobre o valor da fatura quando o consumidor não paga dentro do prazo. Já no segundo, um acordo é firmado entre consumidor, lojista e administradora de cartões para viabilizar as vendas do varejo. A mistura dos conceitos, alerta a FecomercioSP, pode gerar grandes problemas à economia caso o fato não seja levado em conta nas propostas.
 
Segundo a Federação, a concepção de que os exorbitantes juros do rotativo se devem ao parcelamento sem juros carece de precisão analítica. O dilema reside, pelo contrário, nas taxas astronômicas associadas ao instrumento. Essa análise se torna ainda mais evidente quando se nota a envergadura financeira que o mercado emissor de cartões de crédito representa.
 
Um levantamento realizado pelo J.P. Morgan revela que o universo dos cartões de crédito é intrinsecamente lucrativo, e os juros rotativos não desempenham papel primordial para equilibrar os custos inerentes ao parcelamento — modalidade essa que, por sinal, configura-se como um manancial de rentabilidade para os bancos. Em 2022, o segmento emissor de cartões de crédito mobilizou impressionantes R$ 85 bilhões. Desse volume financeiro, a Tarifa de Intercâmbio (TIC) correspondeu a R$ 23,7 bilhões (representando 28%), enquanto o rotativo abarcou R$ 26,9 bilhões (equivalente a 32%) e o parcelamento onerado com juros atingiu R$ 22,3 bilhões (ou 26% do total).
 
Além disso, os emissores colhem benefícios advindos de outras tarifas, como as anuidades pagas pelos portadores dos cartões. Dessa forma, conclui a Entidade, é evidente que há margem para que as instituições financeiras procedam com a redução das taxas de juros no rotativo. Para enfrentar esse desafio, a FecomercioSP propõe: 
 

  • estabelecer teto para a taxa do rotativo: fixar limite de acordo com a faixa de renda do consumidor;
  • promover a competição no mercado de crédito: diminuir barreiras para encorajar novos agentes a entrar no mercado;
  • facilitar a portabilidade de crédito: permitir que os consumidores busquem melhores condições para pagamento das dívidas, de forma clara e transparente;
  • estimular o Open Finance: incentivar a população à adoção e à renovação, já que o instrumento reduz a assimetria informacional entre instituições, melhorando as condições dos produtos e serviços ofertados;
  • fortalecer a segurança jurídica: tornar o processo de empréstimo mais transparente e ágil;
  • adotar iniciativas de educação financeira/uso consciente do crédito: conscientizar acerca dos riscos envolvidos e disponibilizar informações com linguagem acessível aos usuários — medida reconhecida como eficaz pelo próprio Banco Central (Bacen).


FecomercioSP

A importância das empresas em prevenir o assédio moral no trabalho

O ambiente de trabalho é onde passamos grande parte de nossas vidas, e é fundamental que seja um espaço seguro, saudável e produtivo para todos os funcionários. Infelizmente, em muitos locais de trabalho, o assédio moral tem se mostrado uma realidade preocupante. Esse problema afeta não apenas a saúde mental e física das vítimas, mas também tem impactos negativos na produtividade, no clima organizacional e na reputação das empresas. Diante disso, torna-se imprescindível que as organizações assumam a responsabilidade de prevenir e combater o assédio moral. 

Um ambiente de trabalho contaminado por assédio moral pode gerar uma série de consequências negativas. Em primeiro lugar, o bem-estar dos funcionários é prejudicado, causando estresse, ansiedade, depressão e, em casos extremos, até mesmo o desenvolvimento de doenças psicossomáticas. Além disso, o assédio moral cria um clima de desconfiança e medo, o que prejudica a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe. 

A produtividade também é afetada quando há assédio moral no ambiente de trabalho. Funcionários que são vítimas dessas práticas tendem a apresentar menor engajamento e motivação para realizar suas tarefas. Eles podem se ausentar mais, ter um maior número de erros e, em última instância, sua performance pode ser prejudicada, refletindo-se na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. 

Ademais, a empresa que permite ou tolera o assédio moral corre o risco de enfrentar processos judiciais e danos à sua reputação. As legislações em muitos países já tratam o assédio moral como um crime, e os empregadores podem ser responsabilizados civil e criminalmente pelos atos de assédio praticados em seu ambiente de trabalho. Além disso, notícias de casos de assédio moral podem rapidamente se espalhar pelas redes sociais e pela imprensa, afetando a imagem da empresa diante de clientes, investidores e do público em geral. 

Portanto, é imperativo que as empresas assumam um compromisso efetivo em prevenir o assédio moral no trabalho. Algumas medidas importantes incluem a implementação de políticas claras de prevenção e combate ao assédio moral, deixando claro que esse tipo de comportamento não será tolerado na empresa. Investir em programas de treinamento e conscientização para todos os funcionários, visando a identificação e prevenção do assédio moral, bem como a promoção de uma cultura de respeito e empatia. Outra medida importante é a criação de canais de denúncia seguros e confidenciais, para que as vítimas possam reportar os casos de assédio sem medo de retaliação. Por fim, a realização de investigações imparciais e transparentes sempre que uma denúncia de assédio moral for feita, garantindo que as medidas corretivas sejam tomadas, se necessário. 

Vale lembrar que o assédio moral no ambiente de trabalho não afeta apenas as vítimas diretas, mas também traz uma série de consequências negativas para as empresas como um todo como, por exemplo, Baixa produtividade e desempenho, aumento do absenteísmo e rotatividade, clima organizacional negativo, danos à reputação da empresa, riscos legais e processos judiciais e perda de talentos. 

Em resumo, a prevenção do assédio moral no trabalho é uma responsabilidade essencial das empresas. Além de proteger seus funcionários, essa postura também beneficia a própria organização ao promover um ambiente saudável, produtivo e ético. Ao adotar uma abordagem proativa na prevenção do assédio moral, as empresas podem contribuir significativamente para um mundo corporativo mais justo e humano.

 

Fernando Zarif - Sócio do Zarif Advogados, escritório especializado em relações de trabalho.


Junta Comercial de São Paulo aponta queda em fraudes, após serviço de proteção ao CPF

Órgão colocou à disposição do cidadão ferramenta que bloqueia o CPF e impede que terceiros utilizem de maneira fraudulenta dados pessoais

 

Órgão colocou à disposição do cidadão ferramenta que bloqueia o CPF e impede que terceiros utilizem de maneira fraudulenta dados pessoais



A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), registrou queda de 11% em fraudes contra o CPF entre janeiro e julho deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado: 196 e 220 respectivamente. Um dos motivos que contribuiu para a redução é o serviço de proteção ao CPF, disponível desde o início do ano, que impede terceiros acessarem os dados de maneira ilegal. Desde segunda-feira (14), a ferramenta conta com um plano de adesão anual e não somente mensal, como ocorria anteriormente.

Em 2022, 573 CPFs foram utilizados de forma irregular no estado de São Paulo, segundo levantamento da Jucesp. “A Junta Comercial de São Paulo sempre preocupada com a segurança da população paulista disponibilizou o serviço de proteção ao CPF. O serviço já surtiu efeitos benéficos na redução de fraudes na abertura e alterações das empresas. Implantamos agora a possibilidade de proteção anual que era uma reivindicação constante nos nossos canais de comunicação”, comentou o presidente da Jucesp, Márcio Shimomoto.

O bloqueio do documento evita também que, numa sociedade empresarial, por exemplo, uma das partes seja excluída do contrato sem acordo prévio, ou seja, caso o sócio majoritário de uma empresa tente retirar o outro sócio sem seu consentimento, a parte será comunicada. O serviço também permite que contadores e advogados, que são 90% dos usuários da Junta Comercial, possam solicitar o bloqueio dos dados de seus clientes, garantindo, assim, sua proteção.


Como bloquear

O primeiro passo é bloquear a pesquisa do CPF dentro da plataforma REDESIM, com a assinatura de um termo de anuência. O acesso para o serviço é realizado por meio de login único via Gov.Br, na conta do cidadão, sem necessidade de cadastro prévio na plataforma, com a autenticação automática do usuário no sistema da Jucesp.

Depois da etapa de assinatura, o serviço deve ser concluído com o pagamento do Dare (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) no valor de R$ 3,77 para o mensal e R$ 45,22 para o anual. Não haverá cobrança para casos em que o cidadão tenha seu documento roubado, furtado ou extraviado, desde que ele apresente boletim de ocorrência ou declaração de pobreza.

A modernização da Jucesp, com a desburocratização e a digitalização dos serviços prestados à população, é uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas. O objetivo é facilitar a atividade empreendedora para contribuir na melhoria do ambiente de negócios e na geração de emprego e renda.



Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) - pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego e renda. É responsável por oferecer cursos de qualificação profissional de curto e médio prazo para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Além disso, tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A pasta possui programas voltados ao empreendedorismo e a linhas de crédito do Banco do Povo para pequenos negócios.


5 lições valiosas para empreender no food service

 Com perspectiva de crescimento de 7,5% a partir de 2023, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), Ingrid Devisate, o cenário dos negócios de food service no Brasil se mostra promissor com oportunidades, porém com desafios únicos. Para conquistar a sustentabilidade da empresa, é indispensável escutar os conselhos de empreendedores já consolidados e estar antenado às mudanças do mercado.  

Para auxiliar os novos empreendedores da área, João Alfredo Pimentel, CEO e fundador da 6place, plataforma digital de abastecimento de food service - lista cinco dicas:

 

1- Identificar e atender às necessidades dos clientes

 

Um dos fatores que define o sucesso de um negócio é o nível de satisfação do cliente. Por isso, é indispensável conhecer seus hábitos de consumo e desejos, o que pode ser feito a partir de pesquisas, coleta de feedbacks, mudanças no cardápio e serviços oferecidos, promoções especiais em datas comemorativas, formas de pagamento e horário de funcionamento, por exemplo. 

 

2- Gestão eficiente é a chave 


A gestão eficiente dos recursos, como abastecimento e gerenciamento de estoque, controle de custos, otimização dos processos internos, dentre outros, garante a melhoria no faturamento do negócio e ainda permite estabelecer preços competitivos no mercado, sem comprometimento de lucro.

 

3- Atente-se à qualidade 

 

A qualidade dos alimentos é fator competitivo neste setor. Por isso, é importante priorizar ingredientes frescos e com qualidade certificada. Além disso, é necessário manter atenção quanto ao preparo desses alimentos e, também, aos detalhes do serviço prestado ao cliente, como, por exemplo, ter um tempo ágil de preparo e o estabelecimento contar com serviço de delivery, garantindo que o pedido não chegue frio ao cliente.

 

4- Acompanhe as tendências do mercado

 

Para se destacar perante a concorrência, é importante estar antenado com as tendências do setor, bem como ter atenção à velocidade ou frequência que irá implementá-las ao seu estabelecimento. Essas tendências se estendem desde processos de digitalização, como o cardápio digital, até a personalização do atendimento ao cliente.

 

5- Presença online e marketing estratégico

 

Em um mundo cada vez mais conectado, ter presença online - seja em mídias sociais e até mesmo ser bem ranqueado em buscadores da internet - é imprescindível para destacar o seu negócio perante concorrentes, o que ajuda a fidelizar os clientes e criar uma comunidade entre eles e o seu negócio. Para isso, é necessário investir em uma boa equipe de marketing e de mídias sociais. 


Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente de São Paulo para Porto Alegre fêmea de tamanduá-bandeira ameaçada de extinção

 

 

Animal estava sob os cuidados dos profissionais do
Zoológico Municipal de Catanduva, no interior de
 São Paulo, e foi transportado para Porto Alegre,
de onde será encaminhado ao Zoológico de Sapucaia do Sul (RS)
para conservação e reprodução da espécie
 
(Imagem: Divulgação Zoológico de Catanduva)

 Animal estava sob os cuidados dos profissionais do Zoológico Municipal de Catanduva, no interior de São Paulo, e foi transportado para Porto Alegre, de onde será encaminhado ao Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (RS) para conservação e reprodução da espécie

 

Com o transporte da tamanduá-bandeira, chega a 54 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros

 

Uma fêmea de tamanduá-bandeira de 12 anos recebeu um novo lar na última segunda-feira (14). Ela foi transportada gratuitamente de São Paulo para Porto Alegre pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. 

 

Desde que nasceu, em 2012, o animal vivia sob os cuidados dos profissionais do Zoológico de Catanduva, no interior paulista. Por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, os veterinários da instituição optaram pelo seu envio para conservação e reprodução no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, administrado pelo Governo do Rio Grande do Sul e associado à estratégia para conservação da espécie, conforme diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação do tamanduá-bandeira, tatu-canastra e tatu-bola, sob coordenação do ICMBio. 

O animal foi embarcado em um voo da LATAM que partiu do aeroporto de São José do Rio Preto (SP) às 11h20 (hora local), realizou conexão em São Paulo/Congonhas, e foi desembarcado em Porto Alegre às 21h30 (hora local). De lá, foi transportado via terrestre ao Zoológico de Sapucaia do Sul. O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de mais de 1,2 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para oito horas um percurso que levaria mais de 18 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal. Nos próximos dias, a fêmea de tamanduá-bandeira deve passar por um processo de adaptação antes de ser introduzida ao novo lar. 

 

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

 

Com o transporte do tamanduá-bandeira, chega a 54 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros. 

Além dos 54 animais, em 2023 o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas em emergências, transportou 758 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami. 

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.

 

Grupo LATAM
www.latamairlinesgroup.net
www.latam.com

Posts mais acessados