Em março,
índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT) cresceu 12,5%
No
terceiro mês do ano, a volta dos eventos, o Festival Lollapalooza e os últimos
dias do carnaval foram os responsáveis pela retomada do turismo na capital
paulista. O Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), realizado pela
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(FecomercioSP) em parceria com a SPTuris, apontou altas de 12,5%, na comparação
com fevereiro, e de 88%, em relação ao mesmo período de 2021.
Este resultado foi a primeira elevação do indicador no ano, após quedas
consecutivas no primeiro bimestre. Com o crescimento, o número-índice que
estava em 69,3, passou para 78. Dentre as variáveis que compõem o índice, a
taxa de ocupação hoteleira foi o destaque, com aumentos de 67,1%, ante os 55%
do mês anterior, e de 20,8%, na comparação com o mesmo período de um ano antes.
É importante destacar, porém, que, naquela ocasião, o País ainda enfrentava os
impactos da segunda onda da pandemia de covid-19, o que torna a base de
comparação mais fragilizada.
O que também avançou, em março, foi a movimentação nas rodoviárias. Pouco mais
de 1 milhão de passageiros passaram pelos terminais da capital (quase 600 mil a
mais do que em março do ano passado). No comparativo mensal, a alta foi de
24,1%. Os aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, por sua vez,
receberam 3,9 milhões de passageiros. Em relação a fevereiro, houve aumento de
16,3%. Já na comparação anual, a alta foi de 146%.
A retomada do turismo também impactou o emprego. As atividades relacionadas ao
setor apresentaram alta de 0,3% na comparação mensal – 5% no contraponto anual,
representando 18 mil novos trabalhadores com carteira assinada em relação aos
números de março de 2021.
Espera-se que o faturamento do turismo cresça 3,5% em comparação ao segundo mês
do ano, e 104%, no contraponto anual. Esta previsão de aumento está relacionada
à volta dos eventos corporativos, que movimenta hotéis, montagens, serviços de caterings
etc.
Perspectiva para os próximos meses
Na avaliação do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o resultado positivo do
IMAT no mês passado não foi uma surpresa. Além da demanda reprimida pela
pandemia, as empresas estão retomando a agenda de eventos, o que movimenta a
cadeia de turismo na cidade, a despeito da situação econômica do País. O Festival
Lollapalooza, por exemplo, contribuiu para a circulação de milhares de pessoas,
envolvendo meios de hospedagens, transportes, alimentação etc.
Para Mariana Aldrigui, presidente do conselho, os dados indicam que as curvas
estão cada vez mais próximas do que se observava antes da pandemia, com a
vantagem de uma expressão maior das viagens de lazer vinculadas às diferentes
possibilidades oferecidas na capital, além da consolidação da agenda de eventos
corporativos.
“É importante que os empresários equilibrem sua oferta, considerando próximos
feriados e datas comemorativas que possam justificar a visita de turistas para
compras e para participação em shows e outros eventos sociais”, destaca.
Em abril, a tendência também é de alta graças aos feriados da Sexta-Feira Santa
e de Tiradentes, que contou, ainda, com os dias de carnaval.
Nota metodológica
O indicador é composto por cinco variáveis que têm os mesmos pesos para a
criação do índice. São analisadas as movimentações de passageiros dos
aeroportos de Congonhas e Guarulhos, assim como dos passageiros das
rodoviárias, a taxa média de ocupação hoteleira na cidade, o faturamento do
setor do turismo na capital e o estoque de emprego nas atividades exclusivas do
turismo. O índice tem sua base no número 100, usada como referência de
comparação em janeiro de 2020. Ele pode sofrer mudanças mensais em decorrência
dos dados que compõem o cálculo, com a saída de projeções e a entrada de
números consolidados na série.
FecomercioSP