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sexta-feira, 6 de maio de 2022

Dia das Mães online: dicas de segurança para não cair em golpes e ter prejuízo

 

A expectativa é que a data movimente na economia do país cerca de R$ 28 bilhões; saiba como se proteger 

 

De acordo com dados do setor, o Dia das Mães é uma data de grande movimentação no comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal. Neste ano, a expectativa é de que a data gere cerca de R$ 28 bilhões em receita para o varejo, como aponta o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

            Esse índice é alimentado, em grande parte, pelas compras online. Segundo pesquisa feita pelo Mercado Ads, em parceria com a Ipsos, 80% das pessoas pretendem comprar o presente do Dia das Mães online ou de forma híbrida, ou seja, comprando pela internet e retirando na loja.

            Se por um lado a retomada da economia é motivo de alegria e comemoração para os lojistas, do outro lado acende o alerta para os consumidores, pois aumenta o número de golpes na internet. Entre os golpes mais comuns no e-commerce em 2021 está o da “compra confirmada”, conforme estudo realizado pela OLX e AllowMe.

Segundo Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, a Keyrus Companny, empresa de tecnologia especializada em e-commerce, alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos nessa época do ano. “Atitudes simples, como utilizar somente o cartão virtual - que expira após um determinado período - nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa já podem evitar problemas sérios”. 

“O avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia, além da expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de adquirir os presentes em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp”, explica o especialista.  

Como se proteger durante as compras de Dia das Mães na internet? Confira algumas dicas:


1. Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro.

2. Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro. 

3. Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico. 

4. Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.

5. Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou outros motivos, evite. 

6. Desconfie de preços muito menores do que o valor real do produto. Este é um forte indício de golpe.

7. Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma. 

8. Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma. 

9. Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento. 

 

Se mesmo com todos os cuidados algo vier a acontecer, é preciso agir o mais rápido possível. A SaferNet Brasil indica o que deve ser feito nesses casos:


- Registre imediatamente a reclamação no site da empresa.

- Recupere os registros e protocolos para entrar em contato com a empresa.

- Registre as reclamações em sites de consumidores, como o Reclame Aqui.

- Registre a reclamação no site do Procon/Ministério da Justiça.

- Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia.

- Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para bloquear programas maliciosos. 

- Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone. Na dúvida, procure sua agência bancária.

- Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.

 


Keyrus Company

https://codeby.global/ 

 


Fellipe Guimarães - especialista em negócios digitais | Startup Maker | Desenvolvedor Full Stack l Autor do livro “Universo do Ecommerce”. Founder do  Grupo Codeby, empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de funcionalidades que agregam o crescimento para negócios digitais. A empresa que possui 7 anos de mercado atende grandes marcas como, por exemplo, KFC (México), F64(Romênia), Telemercados (Chile), Lego, Shoulder, Valisere, Alpargatas, entre outras.

 

Como gerenciar os conflitos de gerações nas empresas

Com o avanço das tecnologias ficou ainda mais evidente as diferenças entre as gerações de profissionais no mercado de trabalho. A mais recente, a geração Z, nasceu em um mundo digitalizado, praticamente conectado graças à Internet e aos inúmeros aplicativos de comunicação, algo que não existia em um passado não tão distante, na época em que os Baby Boomers nasceram.

Mas quando esses diferentes perfis de pessoas - Baby Boomers, gerações, X, Y, Millenials e geração Z - se encontram no mercado de trabalho é quando acontecem os já conhecidos “conflitos de gerações”. Isso se dá principalmente pelas visões de vida distintas dos indivíduos que nasceram em determinada época. Estamos falando de relacionamentos, trabalho, valores, realização pessoal.

Mas então qual seria a melhor forma de realizar a gestão desses colaboradores para amenizar essas diferenças e não comprometer sua produtividade?

Cabe aos líderes de suas áreas desenvolver maneiras de se comunicar com cada público de forma clara, identificando as particularidades de cada um e usando-as como ferramentas para motivá-los e extrair o melhor de cada talento.

 

Mas quem são as pessoas de cada geração?

Os Baby Boomers são aqueles indivíduos nascidos entre 1940 (época da Segunda Guerra Mundial) e 1960. São mais conservadores e buscam estabilidade no emprego e um bom plano de carreira. Podem apresentar alguma dificuldade de adaptação às novas tecnologias, mas possuem a experiência a seu favor. Estão acostumados a uma liderança de comando e controle de atividades.

A geração X é composta pelos nascidos entre 1960 e 1980. São pessoas que nasceram no início da revolução tecnológica. Almejam estabilidade no emprego, mas são adaptáveis aos novos modelos de trabalho. São comprometidos com a carreira mas possuem um senso de independência e empreendedorismo e apreciam feedbacks de seus superiores.

Os nascidos entre 1980 e os anos 2000 compõem a geração Y, ou “Millennials”. Eles vivenciaram a maioria dos avanços tecnológicos e quebra de paradigmas que conhecemos atualmente. Por terem acompanhado o processo de globalização, tendem a ser mais pessoas mais flexíveis, menos tradicionalistas e buscam objetivos profissionais maiores. Viram o início da Internet e o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, estão mais acostumados com a tecnologia do que as gerações anteriores. Buscam ocupar cargos de liderança desde cedo, são multidisciplinares, inovadores e não se prendem apenas a bons salários quando buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Os indivíduos nascidos a partir do ano 2000 fazem parte da geração Z. Nasceram junto com a ascensão da tecnologia e estão bastante familiarizados com ela, não tendo problemas em trabalhar de forma virtual e remota. São mais imediatistas e individualistas, reflexo da tecnologia atual, e levam o seu mundo na palma da mão, graças a recursos como smartphones e tablets. Vivem em ritmo acelerado, são questionadores e impacientes. Não se apegam a construir uma carreira em uma empresa como um Baby Boomer, e se houver uma oportunidade mais interessante não hesitam em mudar de emprego. Preferem ambientes de trabalhos horizontalmente hierárquicos, motivadores e participativos. São talentos mais difíceis de reter em uma organização.

O líder moderno deve ter habilidade para entender as necessidades humanas e as particularidades individuais de cada geração, além de reconhecer que cada uma delas é impactada de forma única e de acordo com suas experiências, histórias de vida, momento atual, expectativas futuras, entre diversos outros aspectos.

Status, autonomia, relacionamento, entre outros, são importantes fatores motivacionais e isso, certamente, varia para cada indivíduo. Aquela afirmação de que uma recompensa financeira é o suficiente para manter a equipe motivada, não serve mais. As pessoas são diferentes e saber lidar com essas diferenças e expectativas, será um grande diferencial para as organizações.

 

Edi Carlos Andrade - Diretor de Talentos Humanos da Ninecon

 

Tendências de profissões e negócios em 2022

 Especialista da Estácio Flávio Guimarães aponta quais segmentos terão maior procura neste ano

 

Para quem chegou em 2022 com o desejo de adquirir um novo emprego ou apostar em um novo negócio, o consultor empresarial, especialista em gestão e empregabilidade e professor da Estácio, Flávio Guimarães, aponta as carreiras que estão em evidência em 2022. Na lista, profissionais que dominem as áreas de gestão de pessoas; de processos; tecnologia; inclusão e compras digitais serão bem aceitos no mercado. Já quem desejar empreender, os ramos certeiros e lucrativos serão o de alimentação; farmácia; confecção; pet shops; e e-commerce. 

Segundo o docente, os profissionais que buscam um reposicionamento no mercado de trabalho e dominam gestão, serão apreciados pelas empresas. Flávio Guimarães argumenta que a pandemia continuará a nortear algumas profissões. “Hoje, temos psicólogos, médicos, enfermeiros que realizam atendimentos online e presenciais. E esse modelo deve continuar. A gente ainda está dentro de um desdobramento e a pandemia continua a nortear alguns segmentos”, informa. Além disso, o especialista aponta que pelos próximos 20 anos, ainda estaremos revisando processos para resgatar os prejuízos causados pelo Covid-19. 

Sobre quem busca inserção no mercado, o professor da Estácio revela que o ideal é estar preparado para a necessidade da empresa e ter em mente que, ao participar de um processo seletivo, é necessário conhecer a organização em que pretende se candidatar, desde a missão, visão e valores. “É importante ver a empresa como minha. Precisa estar sempre se antecipando, ter novas ideias, ser uma pessoa que está ali para contribuir e compreender que salário é resultado. É importante também ter consciência de uma variação dos momentos das empresas. Elas estão precisando muito mais de economia e reduções.”, acrescentou.

 

Home office 

O especialista revela que o modelo home office abriu um momento interessante que até então não era tão bem visto. “Os gestores diziam que seria difícil controlar os profissionais. Hoje é fácil constatar que é possível fazer esse controle e com redução de custos para a empresa. O modelo tem essa tendência de se consolidar cada vez mais e ir se aperfeiçoando, como parte home office e parte presencial”, reforçou.

 

Empreendimento 

Para quem busca iniciar novos negócios ou aperfeiçoá-los, Flávio garante que apostar nas áreas de E-commerce, segurança de dados, atendimento, consultoria, telemedicina e educação à distância, irá garantir rentabilidade. Além desses ramos, Flávio também indica que setores de alimentação e confecções continuarão em alta. “Quem souber investir em alimentação, roupas, farmácias e pet shops terão bons lucros. São nichos com forte tendência ao crescimento”, aponta. 

Para Flávio, antes de iniciar qualquer negócio é necessário obter uma consultoria técnica, para saber como iniciar, como investir de forma assertiva. Já para quem está empregado, o conselho é investir em aperfeiçoamento para possibilitar o crescimento profissional. “Qualificação sempre será um diferencial, seja para uma promoção, ou a conquista de um novo emprego. Também é preciso levar em conta que nunca é o suficiente, o mercado profissional muda e precisamos acompanhar as tendências. Busque uma graduação. Se já possui um diploma universitário, busque uma pós-graduação ou até mesmo invista em uma segunda graduação e assim por diante. Conhecimento nunca é demais!” acrescenta.

 

Oportunidade de estudo 

Para quem deseja iniciar a graduação é possível encontrar condições especiais. Nos dias 06 e 07 de maio, a Estácio realizará mais uma edição do Megavestibular. Os candidatos classificados poderão receber até 60% de bolsa durante todo o curso de graduação. Para quem já está na graduação, mas deseja mudar para a Estácio, vale conferir as condições diferenciadas para a transferência. Confira as condições e os cursos disponíveis nas ações pelos regulamentos disponíveis no site

Em São Paulo, as inscrições para as avaliações presenciais ou online podem ser feitas pelos telefones 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões) ou também pelo site. O atendimento presencial nas unidades Conceição, Carapicuíba, Interlagos, Santo Amaro e Santo André ocorre de acordo com as normas de segurança sanitária vigentes. 

A Estácio São Paulo possui um portfólio de cursos bem amplo e diferentes modalidades de ensino, como Presencial; Semipresencial; Flex; e Ensino Digital. Dentre os cursos ofertados estão Direito, Nutrição, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Pedagogia, Engenharias, entre outros. 

Os estudantes contam ainda com mais um benefício totalmente sem custo, o seguro educacional. Ele protege os alunos elegíveis ao benefício nos casos involuntários de perda de emprego. O benefício garante um crédito financeiro de até seis vezes o valor da mensalidade do momento da perda de renda. Mais informações no portal.

 


Flávio Guimarães -consultor empresarial, especialista em gestão e empregabilidade e professor da Estácio.


Brasil é o país que mais gasta com eleições e partidos

Foto: Unsplash

País lidera a lista dos países com maiores gastos, além de ser o primeiro no ranking de despesas por parlamentar

 

O Brasil é o país que possui o maior gasto anual de dinheiro público com campanhas eleitorais e partidos. No total são gastos mais de U$789 milhões por ano.

É o que revela um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br com dados do IMPA, World Bank e TSE.

O gasto no Brasil é tão grande, que chega a ser mais que 2.5 vezes o valor do segundo colocado, o México, com U$307 milhões por ano.

 


  Brasil é o 2º país com mais partidos políticos

Com um total de 32 partidos políticos, o Brasil é o 2º país que mais possui partidos. O país fica atrás somente da Índia, que possui um total de 36 partidos.

Os países da América Latina também possuem uma quantidade relativamente alta de partidos políticos. A Argentina possui 19 partidos, e o Chile 16.

Ao comparar com os países desenvolvidos, a grande maioria possui uma quantidade significativamente menor que o Brasil: Itália (15), Suíça (11), Reino Unido (11), Portugal (10), França (9), Alemanha (6), Japão (6), Estados Unidos (2).

 


 Cada parlamentar brasileiro custa US$ 5 milhões por ano

Além do Brasil estar em 1ª posição no ranking de gasto anual, estar em 2ª posição com a maior quantidade de partidos, o país lidera um terceiro ranking - é o país que mais gasta com parlamentares. Cada parlamentar brasileiro custa US$ 5 milhões por ano.

A pesquisa dividiu o custo médio por parlamentar, pela renda média de cada país, e chegou à conclusão de que no Brasil, o gasto por parlamentar é 528 vezes maior que a renda média da população.

O número é mais que 2 vezes maior que o gasto do segundo colocado - a Argentina, com um gasto de 228 vezes em relação à renda média.

Os países com os menores gastos, são Luxemburgo e Suíça, ambas com um gasto de 6 vezes a renda média.

 


 Maiores gastos das campanhas

Os maiores gastos com as campanhas eleitorais estão relacionados à publicidade por materiais impressos, que representam 20,9% do total das despesas.

A produção de programas (de rádio, televisão ou vídeo), está em segundo lugar, com 8,8%.

Em terceiro lugar, com 8,6% das despesas, está o custo com atividades de militância e mobilização de rua.

 


 Fonte: IMPA, TSE, CupomValido.com.br, World Bank


Carnaval e Páscoa impactam positivamente vendas no varejo, mostram dados da Criteo

Segundo Commerce Data da Criteo, a proximidade entre os feriados e o Carnaval fora de época resultou em um aumento de quase 50% em vendas nas lojas


O Carnaval de 2022 foi atípico, dividido em duas partes: os blocos de rua que comemoravam a tradicional data em fevereiro e as escolas de samba que desfilaram em abril. A nova data foi atrelada ao feriado de Tiradentes, em 21 de abril, e marcou o retorno dos foliões ao sambódromo. A Criteo, líder global em Commerce Media, analisou os padrões de consumo em abril e apontou o crescimento das vendas no varejo.

Os dados da Criteo constataram que as vendas aumentaram de 21 para 22 de abril, movimento contrário ao que geralmente se observa entre quintas e sextas-feiras. Normalmente, as vendas tendem a cair nesses dois dias, e o principal fator que pode ter contribuído para essa mudança são as vendas de última hora para o fim de semana de Carnaval.

As lojas de departamentos, em especial, foram beneficiadas pelos compradores de última hora, com aumento de 48% nas vendas na segunda semana de abril, que antecedeu a Páscoa e o feriado de Tiradentes.


Cosméticos e fantasias tiveram pico de vendas

Uma tendência observada pela Criteo foi o aumento das vendas de fantasias e cosméticos no final de março, atingindo o pico em abril. Em comparação com os dados registrados no final de março de 2022, os figurinos tiveram um aumento de 63% nas vendas no varejo, seguido por um aumento de 43% na semana seguinte.

De forma similar, os cosméticos também tiveram um aumento no início de abril, registrando 25% a mais que nas duas semanas anteriores. Os dados apontam que, poucos dias antes do Carnaval de abril, houve um aumento de 19% nas vendas.

As vendas de artigos para festas começaram a crescer em abril, atingindo o pico dez dias antes do Carnaval, com um crescimento de 69%.

"Os consumidores estavam prontos para participar e comemorar as festividades de Carnaval depois de um hiato devido ao Covid nos últimos dois anos. Nossos dados de Commerce Data destacam que o mercado está trabalhando para uma recuperação e os varejistas estão vendo efeitos positivos. Com essas tendências de crescimento, podemos ver que o Carnaval, mesmo atípico neste período do ano, ainda é algo que movimenta uma parcela significativa das vendas do varejo, que sai fortalecida deste feriado", destaca Tiago Cardoso, Diretor Geral para América Latina da Criteo. 


Viagens e artigos esportivos também cresceram no Carnaval 2.0

Além das compras relacionadas ao Carnaval, os dados da Criteo também mostraram um aumento nas vendas de artigos esportivos durante o feriado de Tiradentes, com alta de 33% no início de abril em relação às duas semanas anteriores. As reservas de viagens começaram a aumentar no final de março, atingindo o pico cerca de uma semana antes do Carnaval, pouco antes da Páscoa. Especificamente, as reservas aumentaram 18%, com o tráfego aumentando 27% em relação às duas semanas anteriores.

“A combinação do Carnaval com um feriado que já tinha potencial para aumentar o número de viagens deixou claro que os consumidores estão retomando seus hábitos, tanto em termos de consumo quanto de viagens. É importante observar como o varejo se comportará nos próximos meses, sobretudo à medida que os consumidores retomam às suas rotinas pré-pandemia", acrescenta Tiago Cardoso.

 


Criteo

https://www.criteo.com/br/

 

Pagamento de dívidas de consumidores inadimplentes tem o pior desempenho desde 2018, revela Serasa Experian

Apenas 41% das dívidas foram ressarcidas em janeiro, o menor percentual de toda a série histórica; índice revela a dificuldade populacional para tirar o nome do vermelho

 

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, em janeiro deste ano, apenas 41% das dívidas de consumidores inadimplentes foram pagas em até 60 dias a partir desse mês de referência. Apesar da desaceleração que já vinha acontecendo desde agosto de 2021, quando o indicador marcou 57,5%, esse foi o menor percentual de pagamento em toda a série histórica, iniciada em 2018. A análise por setor mostrou que os Bancos e Cartões continuam com o melhor nível de recuperação de crédito (48,0%), enquanto os segmentos de Securitizadoras e Telefonia têm os menores percentuais de dívidas negativadas pagas, com 2,7% e 8,9%, respectivamente. Confira os dados completos nos gráficos abaixo:

 


De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a situação econômica do país torna o cenário de quitação de dívidas desafiador para os consumidores. “No início deste ano a população já precisava lidar com o encarecimento de itens básicos devido a alta da inflação. Muitas pessoas, principalmente de rendas menores, buscaram as linhas de crédito como uma forma de suprir suas necessidades e fechar as contas no final do mês. No entanto, também pelo aumento da taxa Selic, ficou mais complexo se apoiar no crédito e não se endividar. Dessa forma, se os consumidores brasileiros já encontram dificuldades para não caírem na inadimplência, quitar dívidas atrasadas e limpar o próprio nome ficou ainda mais complicado”, finaliza.

 Ainda em janeiro deste ano, o indicador também destaca a idade das dívidas e mostra um padrão, pois aquelas contraídas mais recentemente tendem a ser mais recuperadas, enquanto as que possuem mais tempo de existência têm o percentual de quitação menor. Quando analisados os  compromissos vencidos há 30 dias, o percentual de recuperação foi de 59,1%. de 30 a 60 dias, 42,9%; de 60 a 90 dias, 26,2%; de 90 a 180 dias, 16,4%; entre 180 dias e o primeiro ano, 14,5% e 5,7% entre um e mais anos. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br

 

Dia das Mães: 79% dos brasileiros devem ir às compras e varejo precisa garantir logística para atender demanda

Planos de contingência e buscar transportadores adicionais são algumas medidas recomendadas por especialista para garantir a satisfação dos consumidores


O Dia das Mães deve aquecer o varejo nos próximos dias. A estimativa é que os setores de comércio e serviços movimentem mais de R$ 28 bilhões no período, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise. O mesmo levantamento revela que 79% dos consumidores no país pretendem ir às compras.

 

Aproveitar a alta demanda é essencial para alavancar o faturamento das lojas. Os segmentos com os maiores índices de procura e vendas em 2022 deverão ser de roupas, calçados e acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%), um cenário distinto daquele observado em 2021, em que os setores de telefonia, eletrodomésticos e ventilação, entretenimento, informática e câmeras, moda e acessórios foram os mais procurados.


Logística de entregas impacta experiência do consumidor


O especialista em logística de entregas Fernando Sartori, founder da Uello - logtech que realiza mais de 7 mil entregas por dia para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Polishop, Dengo e Mobly - alerta que, para garantir a maior satisfação dos consumidores, é prudente adotar modelos operacionais alternativos e ter planos de contingência para suprir o grande volume de compras simultâneas.

 

“Esse é um trabalho que deve ser realizado em conjunto pelos times de marketing e logística. É possível criar ações para potencializar as vendas, por meio de operações expressas e diferenciadas. A alta demanda exige que o varejo tenha planos de contingência e recorra a opções adicionais de parceiros e transportadoras que possam redirecionar as operações, caso haja algum problema com os parceiros usuais”, explica Sartori.

 

O executivo ressalta ainda que as estratégias de logística também devem atender com eficiência as demandas de trocas e devoluções, etapa fundamental para uma jornada de compra positiva. E sugere que os resultados das medidas tomadas sejam avaliados para melhorias dos serviços nas próximas datas sazonais.

 

“É fundamental avaliar resultados e reunir feedbacks, compartilhando essas informações com a equipe de marketing e a área de negócios. Dessa maneira, é possível estruturar antecipadamente as estratégias de marketing e logística para as próximas datas essenciais para o varejo, como o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday, garantindo melhores resultados”, recomenda Sartori.



Uello - startup brasileiras que apresentam soluções para otimização da logística, processamento de pedidos, coleta, transporte e entregas, segundo estudo da Liga Insights.


Dia das Mães no e-commerce: como se preparar para aumentar as vendas

Ronald Bragarbyk, Country Manager da CM.com, reúne dicas para atrair clientes e otimizar o fluxo de vendas


Celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais tradicionais no Brasil. Para os varejistas, é a segunda melhor data do ano em termos de faturamento, também conhecida como “Natal do primeiro semestre”. Estudo realizado pela All In, Social Miner e Opinion Box mostra que, em 2022, 76% das pessoas têm intenção de comprar no período e 13% ainda estão na dúvida. Deste grupo, a pesquisa ainda aponta que 74% das pessoas utilizarão as redes sociais para fazer as compras.

Ronald Bragarbyk, Country Manager da CM.com, empresa holandesa líder em comércio conversacional (ConvComm), afirma que nos últimos dois anos, os hábitos de compra mudaram e o consumo online ganhou espaço. “As empresas devem estar atentas às demandas de mercado para que possam garantir um melhor atendimento e ainda melhorar os resultados e fluxo de trabalho. Para quem não possui um e-commerce, por exemplo, as etapas do atendimento podem ser agilizadas via canal do WhatsApp com um chatbot para fornecer informações sobre estoque da loja física ou até mesmo tirar dúvidas de determinado produto”, explica.

Neste cenário, os empreendedores devem estar atentos a alguns fatores como experiência do usuário e formas de pagamento para aumentar as vendas e incentivar o engajamento da marca. Por isso, Ronald preparou uma lista com os principais pontos de atenção para auxiliar na comunicação com os clientes e na oferta de produtos e serviços.


Comunicação Omnichannel 

Para ter sucesso no mercado competitivo de hoje, fornecer um ótimo atendimento ao cliente é fundamental. “Os clientes têm altas expectativas e esperam respostas imediatas e de apoio da equipe. Além disso, eles esperam ter suporte em seus canais favoritos, que vão desde o chat do site até o WhatsApp. Oferecer uma experiência omnichannel consistente em todos os dispositivos e canais é fundamental para evitar altas taxas de rotatividade”, explica.


Disponibilizar as informações de que precisam 

Ronald explica que, atualmente, a maioria dos consumidores são nativos digitais e buscam informações sobre as empresas e recomendações de marcas online. “Por isso, certifique-se de que seus clientes tenham acesso a todas as informações de que precisam. Inclua perguntas frequentes sobre sua empresa, preços e serviços. Os clientes devem ser capazes de descobrir de forma rápida e fácil os descontos a que têm direito, como produtos sazonais e condições especiais para o Dia das Mães”, ressalta.


Boas experiências para a equipe interna 

As equipes de atendimento podem ter uma alta rotatividade. Em datas especiais, como o Dia das Mães e Natal, algumas lojas abrem vagas temporárias e, para que tudo ocorra bem, é preciso treinar os novos membros e equipá-los com todo o conhecimento necessário. “A boa experiência deve começar dentro de casa. Ter informações concentradas em um único sistema evita falhas de comunicação e perda de conhecimento. Ou seja, uma base de conhecimento inteligente e conversacional pode ajudar os funcionários intuitivamente”, afirma o executivo.


Comunicação proativa

Com as informações reunidas em um único local, o lojista pode aproveitar as datas especiais para criar campanhas de marketing digital personalizadas. “Estar um passo à frente de seus consumidores e enviar automaticamente uma promoção em primeira mão pode significar a diferença entre um fracasso ou uma excelente experiência. Veja cada contato com o cliente como uma oportunidade de construção de relacionamento”, finaliza Ronald.


Social Commerce

O executivo ainda explica que as lojas devem contar com as redes sociais para promover a venda e divulgação durante as comemorações sazonais, especialmente durante o Dias das Mães. “Aproveite para ofertar os produtos que estão disponíveis na loja física e também no e-commerce. Crie conteúdos com dicas de presentes especiais para as mães e promova seus descontos e promoções nestes canais. A adesão de compra e venda no Social Commerce, ou comércio realizado nas redes sociais, está cada vez mais popular”, finaliza Ronald.


CM.com


Sustentabilidade e Inovação


O ESG deve em breve evoluir a sigla para ESGI, acrescendo às suas perspectivas Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Corporate Governance), o I de Inovação (Innovation), visto a total integração desse tópico para suportar as necessidades de desenvolvimento, mudanças de paradigma e culturais que a sustentabilidade corporativa tem demandado. 

Os desafios 2030 lançados inicialmente pelas Nações Unidas em seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trouxeram um alinhamento dos temas sensíveis que necessitam de foco e prioritária atenção tanto dos governos quanto das corporações. Tópicos contemplados nos ODs como mudanças climáticas, pobreza, energia limpa, recursos hídricos, desigualdade de gênero, dentre outros, constituem consenso quase que absoluto entre os consumidores, que exigem o respeito aos seus propósitos ambientais e sociais; dos legisladores, estabelecendo regulamentações nesse sentido; e dos investidores, na busca de investimentos com menores riscos. 

Nesse sentido, temos o próprio item 9.4 (OD 9 -- Indústria, Inovação e Infraestrutura) que salienta a necessidade de modernização da infraestrutura e a reabilitação das indústrias, com uso de recursos e tecnologias para aumento da eficiência e adoção de processos industriais social e ambientalmente limpos. 

As soluções existentes contemplam até certo ponto o atendimento à agenda ESG, sendo que fica evidente a obrigatoriedade da Inovação para criar soluções que atendam aos pilares social, ambiental da sustentabilidade de forma genuína e rentável para as corporações, pois só assim teremos alternativas perenes para os stakeholders e, em particular, para a sociedade. E essa tendência é o que vivenciamos na prática com o lançamento de diversas iniciativas de corporações voltadas à inovação aberta e ao intraempreendedorismo, no intuito de encontrarem alternativas sustentáveis e viáveis a serem implantadas. 

O artigo de março, Circularidade do Plástico, contemplou o exemplo de indústrias que unem esforços a partir de uma iniciativa da Firjan SENAI (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que tem como objetivo a melhoria da cadeia de reciclagem do plástico no país. No mesmo sentido, a parceria de empresas com startups, instituições governamentais e Universidades, tem gerado projetos de sucesso como a adoção a redução de desperdícios, o desenvolvimento de embalagens com materiais que minimizam riscos ambientais e melhorias na gestão dos resíduos para a reciclagem ou simbiose (reaproveitamento em outra cadeia produtiva).

Em hackathon que foi realizado na primeira semana de maio pela Escola de Engenharia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, contou com empresas de serviços e indústrias, os desafios dos alunos envolveram inovações tecnológicas como o desenvolvimento de aplicações no metaverso para o ESG. 

A integração da Inovação ao Ambiental, Social e Governança Corporativa não se trata mais de uma opção, pois é agora uma questão de competitividade no mercado de atuação, visto a necessidade de modernização e atendimento aos requisitos da sustentabilidade das organizações. Quem sai ganhando com o ESGI são as empresas, os consumidores, os investidores e toda a sociedade, que terão menores riscos, processos e produtos mais limpos, além dos benefícios para o planeta.

 

Alaércio Nicoletti Junior - professor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia de Sustentabilidade no Mackenzie e Gerente de Sustentabilidade do Grupo Petrópolis.

 

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Câncer pode ser prevenido com aconselhamento genético

Divulgação 
Conversamos com a Dra. Graziele Moraes Losso, geneticista e bióloga molecular, especialista em aconselhamento Genético Oncológico*, para saber um pouco mais como o aconselhamento genético é essencial para a prevenção e o diagnóstico qualificado no tratamento contra o câncer. 


Quando o assunto é o diagnóstico de uma doença oncológica (relacionada a tumores), a defesa bastante proferida por médicos “cada caso é um caso” faz muito sentido. Isso porque a detecção da doença, as causas dela, o tratamento e as terapias mais indicadas variam muito e sempre de acordo com as características da doença, histórico médico e genéticas de cada pessoa.

Conversamos com a Dra. Graziele Moraes Losso, geneticista e bióloga molecular, especialista em aconselhamento Genético Oncológico*, para saber um pouco mais como o aconselhamento genético é essencial para a prevenção e o diagnóstico qualificado no tratamento contra o câncer. 

*Dra. Graziele Moraes Losso, geneticista e bióloga molecular - CRBIO 83634/07, especialista em aconselhamento Genético Oncológico - Art 07-282833/21, PhD. em Medicina Interna e da Saúde e MSC. Patologia Molecular pelo Hospital de Clínicas da UFPR. Atualmente está cursando Leadership - HMX - Harvard Medical School - Cancer Genomic Precision Oncology (EUA).  


O câncer tem cura. Como o uso da tecnologia atualmente torna isso possível?

Dra. Graziele Losso - Atualmente já se visualiza o aumento da curva de sobrevida em diversos tipos de cânceres, e até mesmo a cura. Com o avanço do sequenciamento genético (análise do DNA e RNA), juntamente com o desenvolvimento de drogas-alvo baseado em marcadores genéticos tumorais e germinativos, mudou-se o cenário do tratamento e segmento oncológico. Surgindo um novo conceito em tratamento oncológico, chamado de “oncologia personalizada”, em que cada indivíduo é tratado conforme seu perfil genético. Para que haja esta medicina personalizada, existe a necessidade de testes genéticos específicos.


O que são testes genéticos e como eles podem apontar os melhores caminhos para o tratamento do câncer?

GL - Testes genéticos são exames realizados no nosso material genético (DNA ou RNA). Estes exames podem ter dois propósitos diferentes na oncologia personalizada. O primeiro, mencionado anteriormente, quando analisamos o material somático, no caso o tumor, procurando algum marcador genético para uma droga específica. O outro objetivo do teste genético é determinar, a partir da análise do nosso DNA germinativo, se temos maiores riscos e propensões a desenvolver determinadas doenças, como é o caso do câncer. Na oncologia, por exemplo, estes testes são aplicados para compreender o diagnóstico de cânceres hereditários, assim como o risco do surgimento de novos tumores. Os cânceres podem ser esporádicos ou hereditários. Os esporádicos são os mais comuns, causados por fatores epigenéticos (alterações genéticas que sofremos ao longo da vida, provocada pelo meio ambiente). Já os hereditários, são causados por alterações genéticas passadas de uma geração para a outra, e correspondem entre 10% e 15% do total de casos de cânceres.


Então existem síndromes hereditárias de câncer? 

GL - Atualmente, existem 50 síndromes de câncer hereditário descritas. Estima-se que cerca de 10% a 15% de todas as neoplasias (tumores) estejam relacionadas a alguma alteração germinativa, portanto, hereditária. Em determinados cânceres, esta taxa pode ser muito maior. Um dos casos mais famosos é o da atriz americana Angelina Jolie, que em 2013 foi identificada com uma mutação patogênica no gene BRCA1, após uma análise em seu DNA. Esta mutação configura a Síndrome – HBOC - Hereditary breast – ovarian cancer syndromes (Câncer de Mama e Ovário Hereditário).


Como posso descobrir se tenho propensão a ter câncer no futuro?

GL - O médico assistente (ginecologista, mastologista, oncologista, urologista) deve encaminhar para uma consulta de aconselhamento genético oncológico.


Mas o que é um aconselhamento genético oncológico?

GL - O aconselhamento genético oncológico é um processo para avaliar e compreender o risco de uma pessoa e seus familiares de terem câncer no futuro. Também nos casos em que a pessoa já está com câncer, pode ser avaliado se tem causa hereditária. O Aconselhamento Genético consiste em duas consultas pré-teste e pós-teste genético com um especialista em genética, onde a primeira consulta (pré-teste) geralmente envolve uma discussão aprofundada sobre seu histórico médico pessoal e familiar envolvendo as últimas três gerações.


Quais informações serão avaliadas?

GL - O conselheiro genético vai montar uma árvore genealógica de câncer (Heredograma) baseado nas seguintes informações: histórico de pessoas da família diagnosticadas com câncer; idade da pessoa no início de qualquer tipo de câncer ocorrido na família; idade atual dos membros vivos da família e a idade dos que falecerem na data do óbito; localização do tumor primário dos cânceres (poderá ser necessária uma cópia do laudo de patologia, se disponível); ou qualquer outra informação relevante sobre a saúde da família.


No aconselhamento genético pode ser solicitado algum tipo de exame específico?

GL - Sim, após avaliar seu heredograma, o conselheiro genético irá conversar com o paciente sobre outras ferramentas que podem explicar o seu risco de câncer, isto pode incluir testes genéticos. Ele também falará sobre os benefícios, riscos, custos e limitações dos testes genéticos. 


Quais os benefícios do aconselhamento genético no paciente oncológico?

GL - A informação da hereditariedade no câncer não é importante apenas para o paciente com a síndrome genética, ela pode mudar toda a conduta médica com formas diferentes e mais eficientes de tratamento de sua doença e da prevenção de novos cânceres. Também, diz respeito à família, uma vez que, seus parentes (irmãos, filhos, sobrinhos) podem também ser portadores, com isso o médico pode tomar decisões e condutas profiláticas para toda a família.

Sabia que estima-se que cerca de 10 a 18% de todos os tumores estejam relacionados a alguma alteração hereditária? 

Em determinados tipos de cânceres, a taxa pode ser ainda maior. Confira dados sobre as incidências: 

  • Câncer de mama – Sete a cada dez (72%) mulheres portadoras de variantes patogênicas nos genes BRACA1 e BRACA2 são diagnosticadas com câncer de mama. Apesar de ser uma doença mais prevalente em mulheres, variantes em BRCA2 aumentam em até 80 vezes o risco de desenvolver o cancro em homens. Mulheres com mutações nestes genes também têm aumento do risco de câncer de ovário, cólon, pâncreas e melanoma.
  • Estima-se que de 5 até 10% dos cânceres de mama sejam explicados por alterações genéticas herdadas. Os genes BRCA1 e 2 explicam 1 a cada 10 destes casos. Adicionalmente a estes dois genes, existem outros genes considerados como genes de alto risco (PALB2, PTEN, TP53, ATM e CDH1) e genes de risco moderado (CHEK2, NBN, NF1 e STK11).
  • Câncer de cólon – cerca de 20% dos pacientes com esse tipo de câncer possuem componentes genéticos hereditários;
  • Câncer de tireoide – o câncer medular de tireoide, ou CMT, tem componente hereditário em 20% a 25% dos casos; 
  • Câncer de próstata – a forma hereditária ocorre em 10% a 20% dos casos de câncer de próstata.

 

 

Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação de Causas

OMS faz apelo mundial para a higiene das mãos

Unidos pela segurança – limpe suas mãos é o tema desta iniciativa global de conscientização, celebrada hoje, 05 de maio 


A pandemia da COVID-19 mostrou que as boas práticas de higienização das mãos são extremamente importantes na redução do risco de transmissão de várias doenças, combinada com outras importantes medidas preventivas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a higiene adequada das mãos previne até 50% das infecções adquiridas durante os cuidados de saúde.

 

Para dar ainda mais importância ao tema, a OMS encoraja empresas de vários países a aderirem a uma iniciativa de conscientização no Dia Internacional da Higiene das Mãos, celebrado hoje, dia 5 de maio.

 

A Essity, empresa sueca, líder global em higiene e saúde, junto com sua marca líder em higiene profissional Tork, apoiam, ativamente, este dia, de forma a promover a higiene das mãos aos profissionais de saúde e a população em geral, por meio de ações de conscientização e comunicação em massa, além de fornecer materiais promocionais e desconto em produtos.

 

O Dia Mundial de Higienização das Mãos, - que este ano tem como tema: unidos pela segurança – limpe suas mãos -, é mais importante do que nunca para ajudar a sustentar a promoção desta ação básica, mas fundamental.

 

“Esta iniciativa está em total sinergia com as preocupações da Essity, que trabalha diariamente para quebrar barreiras pelo bem-estar. Temos, ao redor do mundo, projetos de voluntariado para ensinar crianças, jovens e seus familiares, em situação de vulnerabilidade social, sobre a importância dos hábitos de higiene. Nossos colaboradores vão até as escolas e comunidades e se envolvem muito nestas ações de educação”, afirma Victor Hernández Albíter, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Essity no Brasil.

 

Outros dados apresentados pela OMS mostram que:

- 1 em cada 3 locais públicos não possui instalações de higiene das mãos no ponto de atendimento;

- Globalmente, de cada 100 pacientes, 7 em países desenvolvidos e 15 em países em desenvolvimento irão adquirir pelo menos uma infecção em hospitais de cuidados intensivos;

A organização ainda afirma que investir em estratégias eficazes de prevenção e controle de infecções também pode gerar retornos financeiros significativos. A implementação de políticas de higienização das mãos pode gerar retornos econômicos - em média, 16 vezes o custo de sua implementação.

 

 Essity

www.essity.com


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