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quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Faesp alerta: queda do PIB do agro indica necessidade de apoio ao setor

Para a entidade, a seca, as geadas, o frio intenso, os incêndios e
a crise hídrica, além dos problemas gerados pela
pandemia, estão entre as causas da queda de 8% do
PIB do agronegócio no terceiro trimestre, na comparação
com o imediatamente anterior, anunciado hoje (2/12) pelo IBGE.





Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), salienta ser necessário adotar medidas capazes de evitar danos maiores à agropecuária. Lembra que o Plano Safra 2021/2022, lançado pelo Governo Federal em 22 de junho último, prevê aporte de R$ 251,2 bilhões, apenas 6,3% a mais do que os R$ 236,3 bilhões do anterior.

As principais preocupações recaem sobre o crédito rural e política de apoio ao seguro rural. "Os recursos disponibilizados com taxas de juros controladasnão atenderam à demanda total e muitos produtores tiveram de recorrer ao crédito bancário com taxas de juros livres, o que é problemático, principalmente neste momento em que os juros encontram-se em patamares mais elevados", pondera Meirelles. Outra preocupação é seguro rural, instrumento fundamental diante da variabilidade climática, que teve seu orçamento diminuído pelo Governo Federal para o ciclo 2021/22.

Considerando essa questão e o grave impacto das intempéries, o presidente da Faesp já havia enviado ofícios às instituições financeiras, solicitando tratamento especial aos produtores. "Agora, diante da queda do PIB setorial, reiteramos a necessidade dessas medidas", frisa Meirelles. Às instituições financeiras e cooperativas de crédito, foram solicitadas a prorrogação de contratos realizados por parte dos produtores paulistas e que estejam próximos do vencimento e/ou ampliação dos prazos e do parcelamento de pagamento e entrega dos produtos.

De acordo com Meirelles, os prejuízos provocados pelas geadas abrangem perdas individuais de até 100% da lavoura de alguns produtores. Além disso, os fenômenos climáticos foram agravados pela ocorrência de grandes incêndios, vendavais e demais intempéries, limitando completamente, em alguns casos, a capacidade de liquidação das obrigações contratadas. "Tudo isso está por trás dessa queda do PIB setorial", avalia.

O presidente da Faesp reitera, ainda, a premência das seguintes medidas, anteriormente já encaminhadas pela entidade ao mercado e ao poder público:

- Apuração, caso a caso, com a realização dos respectivos levantamentos técnicos e periciais, das perdas decorrentes dos fatores climáticos acima noticiados, nos termos do MCR - Manual de Crédito Rural do Banco Central do Brasil, de maneira a conceder condições, prazos, carência e prorrogação dos contratos firmados.

- Linha de crédito de recuperação de cafezais danificados, disponibilizada com recursos do Funcafé, que conta com reserva de R$ 1,30 bilhão para acesso pelas instituições financeiras. A solicitação é do uso efetivo dessa linha para auxiliar os cafeicultores paulistas.

- Criação de linha de crédito especial, com prazo de reembolso e condições facilitadas, para viabilizar a recuperação da estrutura produtiva e manutenção das atividades agropecuárias atingidas pela geada, seca e vendavais, dentre outras ocorrências climáticas.

- Que, ao menos neste momento, seja evitada a prática de inserção do nome do produtor como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito, como SPC e SERASA, impedindo assim o agravamento da situação, já bastante dramática para o setor agropecuário.

Outra medida importante para o agro neste momento é o seguro rural, conforme solicitação encaminhada anteriormente ao Governo do Estado de São Paulo, pedindo verba complementar para a subvenção ao prêmio. Este ano, foram liberados R$ 57 milhões. "Nossa reivindicação, nesse momento, é de que os recursos alcancem R$ 85 milhões até o final de 2021, valor minimamente necessário para atender à demanda", frisa Meirelles, enfatizando que o seguro rural é um dos principais instrumentos de apoio à política agrícola. "É preciso considerar que os produtores estão operando com risco maior este ano, não apenas devido à pandemia, como à iminência de um colapso hídrico e geadas, mas diante do fenômeno La Niña."

Em outro ofício ao secretário Itamar Borges, da Agricultura e Abastecimento, Meirelles havia solicitado a adoção de duas providências contingenciais para fazer frente aos danos provocados pelas geadas: prorrogação das parcelas dos financiamentos vigentes com recursos do FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), com a transferência de prestações vincendas para um ano após a última prestação prevista em contrato; e criação de linha de crédito emergencial, com recursos do FEAP, para recuperação da estrutura produtiva e manutenção das atividades agropecuárias atingidas pelas geadas. O Governo do Estado de São Paulo já disponibilizou linha com R$ 120 milhões e liberará mais R$ 50 milhões.

Há aspectos pontuais e sazonais na queda do PIB da agropecuária, mas isso serve para lembrar que a agropecuária é uma atividade de risco e que necessita de apoio permanente para ultrapassar as barreiras impostas pelo mercado e pelas adversidades climáticas.


EUA passam a exigir de viajantes internacionais teste de Covid-19 feito no máximo 24h antes do horário de embarque

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (2), durante coletiva de imprensa no Instituto Nacional de Saúde (NIH), que viajantes internacionais com destino aos Estados Unidos precisarão apresentar resultado negativo para Covid-19, em testagem realizada no máximo 24 horas antes do horário de embarque, independentemente de a pessoa ter tomado as duas doses e do país de origem.   

A regra anterior falava em 72 horas para quem tinha duas doses e 24h para quem tinha tomado apenas a primeira. 

 

A decisão foi anunciada junto com um pacote de medidas, que visa a intensificar o controle sanitário no país em face da expansão da variante Ômicron do coronavírus. De acordo com as autoridades, existem por enquanto dois casos de pessoas contaminadas com a Ômicron nos EUA. 

 

“Essa janela mais apertada para a testagem provê um grau maior de proteção, enquanto os cientistas continuam a estudar a nova variante”, disse Biden.  

 

Além disso, o governo americano também irá estender o uso obrigatório de máscaras em viagens domésticas e internacionais, em aviões, trens e todo tipo de transporte público durante os meses de inverno do hemisfério norte (entre dezembro e março).  

 

Para comentar essa decisão do governo dos EUA, a AG Immigration coloca à disposição da imprensa o advogado especializado em imigração e fundador do escritório, FELIPE ALEXANDRE.  

 

 

 

Felipe Alexandre - advogado americano/brasileiro de imigração e fundador da AG Immigration. Foi considerado nos últimos quatro anos, pelo American Institute of Legal Counsel, como um dos 10 melhores advogados de imigração de Nova York e referência sobre vistos e green cards para os EUA.

 

AG Immigration 


FÉRIAS DE FINAL DE ANO

Zurich dá dicas de como ter segurança no trânsito

Atenção e manutenção são os principais pontos para quem quer ter uma viagem de férias tranquila e segura


As férias estão chegando e, com elas, também os perigos das estradas, já que há perspectivas de haver mais viagens do que no mesmo período de 2020, como prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com o avanço da vacinação no Brasil e a flexibilização das políticas de combate à Covid-19, é esperado que as famílias brasileiras ocupem as vias de todo país para aproveitarem o período longe de casa.

Um passo primordial para se fazer uma boa viagem de férias é garantir um trajeto sem problemas, para que todos cheguem e retornem com segurança. Porém, com o número maior de automóveis circulando, isso pode ser um desafio. Segundo o Datasus, órgão ligado do Ministério da Saúde, mais de 3,5 mil pessoas morrem em média por mês no trânsito. Mas com a chegada das férias de final do ano, esse número pode subir cerca de 12%. Por isso, redobrar o cuidado nunca é demais.

Segundo o engenheiro Tiago Santana, gerente do time de Engenharia de Riscos da Zurich no Brasil, os cuidados que o motorista precisa tomar são básicos. "Parece que precisamos ser ‘super-heróis’ para nos precaver das possíveis situações de riscos e garantir a segurança no trânsito, mas na realidade, na maioria das vezes, estar atento aos veículos e manter sempre uma direção defensiva, observando as normas vigentes, é suficiente", explica ele

Pensando em ajudar os motoristas a se preparem para as viagens de férias, a Zurich separou dicas para que todos possam aproveitar o momento com calma, tranquilidade e, principalmente, segurança.


• Respeite as regras de trânsito

As regras de trânsito não estão aí à toa, elas servem proteger motoristas e pedestres, de modo que ninguém saia ferido ou sem vida. Por isso, o motorista precisa estar atento às placas da estrada.

É importante que respeite o limite de velocidade e esteja atento as sinalizações, tanto em placas, como em vias. É somente através dessas sinalizações que ele saberá o local correto de realizar ultrapassagens ou fazer uma conversão. Além disso, quando houver, o motorista deve estar atento e respeitar os semáforos.

Outro ponto essencial é sempre manter uma distância segura do veículo à frente, pois isso garante o tempo necessário para que o veículo freie com tranquilidade, sem causar movimentos bruscos no carro e evitando possíveis acidentes.

Recomenda-se a utilização da "Regra 4-10" de direção defensiva em estradas: devemos sempre manter distância correspondente ao deslocamento percorrido em 4 segundos em relação ao veículo à frente. Por exemplo, se você estiver a 90 km/h (ou 25 m/s), essa distância corresponde a 100 metros. E em casos onde seja necessário ultrapassar outros veículos, devemos sempre estar com campo de visão livre de no mínimo 10 segundos de deslocamento, sem veículos na faixa de ultrapassagem ou curvas na estrada, de forma a garantir a segurança necessária durante o procedimento .


• Cuidado com distrações

A melhor forma de se evitar acidentes é ter atenção às vias. Assim, desviar os olhos da pista enquanto dirige pode ser algo fatal. O condutor precisa evitar fazer isto ao conversar com passageiros ou pegar objetos no interior do veículo. Também é importante estar descansado e sem sono para pegar no volante.
 

Quanto a enviar mensagens ou mexer no celular enquanto dirige: jamais! Planeje o percurso com antecedência, definindo previamente locais de parada e descanso, e, se for realmente necessário usar o telefone, peça ajuda a um passageiro ou pare em um local com segurança.


• Manutenção e checklist do automóvel

Uma das formas mais eficazes de se evitar acidentes é garantir a boa manutenção do carro antes de viajar, bem como checar a documentação e itens essenciais com antecedência.

A dica de ouro da Zurich é realizar um checklist geral do automóvel antes de qualquer viagem. "Além de garantir mais segurança, um checklist bem executado previne que o motorista seja surpreendido no meio de uma rodovia, ou até mesmo um local com pouca assistência, o que provavelmente evitará que ele tenha mais gastos", explica o engenheiro Tiago Santana.

Para ajudar a organizar o checklist dos motoristas, a Zurich preparou uma lista do que é indispensável de checagem antes de qualquer viagem. Confira:

• Condições das lanternas, faróis e do freio;
• Calibragem de pneus e estepe;
• Alinhamento e balanceamento;
• Fluídos do motor e combustível;
• Limpadores e desembaçadores dianteiros/traseiros;
• Macaco, chave de roda e triângulo;
• Rádio e antena;
• Sistemas de segurança como alarme, travas elétrica e rastreador;
• Cadeirinha (se houver criança);
• Cadeirinha (se houver criança);
• Documentos do veículo e dos condutores;
• Apólice de seguro e número da assistência ao segurado.

 

 

Zurich no Brasil


Especialista dá dicas para novos empreendedores

Éber Feltrim, especialista em gestão de negócios, dá dicas e alerta sobre os principais erros cometidos por novos empresários


Empreender tem se mostrado uma solução viável para quem quer ser responsável pelos próprios ganhos e finanças. Mas é necessário manter o foco e entender exatamente o que deve ser feito a cada passo dessa jornada.

Éber Feltrim, gestor de negócios, conta os principais aspectos financeiros que acabam levando novos empreendedores ao erro. “A maioria dos erros cometidos no controle financeiro empresarial são resultado da falta de entendimento da gestão sobre o assunto, dificuldade em aplicar conhecimentos adquiridos em cursos de administração, ou até mesmo em acompanhar as mudanças decorrentes das tecnologias e inovações no mercado”, revela.

O especialista alerta que os empresários devem ser minuciosos nesse momento de crise que atinge o mundo inteiro. “É necessário contar com um excelente controle de despesas e fluxo de caixa.  Além de criar um calendário financeiro, ser cuidadoso com estoque, investir em planejamento e apostar na automação de procedimentos”, relata Éber antes de destacar a importância das vendas online.

Um estudo do Sebrae revela que, uma em cada quatro empresas fecham as portas nos primeiros dois anos de vida. Logo, a sobrevivência nesse período pode ser um grande desafio para os empreendedores de primeira viagem. Além disso, a CB Insights indica que a principal razão do fracasso de algumas startups, se deve à leitura incorreta da demanda do mercado (42% dos casos). Enquanto a segunda maior razão, é a falta de financiamento pessoal (29%).

Para não fazer parte dessas estatísticas, o gestor relata o que deve ser feito. “É necessário criar um planejamento financeiro bem estruturado, estar atento as demandas do mercado e as preferências dos consumidores, além, é claro, de utilizar boas estratégias de marketing”, pontua.

Detalhando os planos de marketing, Feltrim revela que as mídias sociais podem ser grandes aliadas. “São as redes sociais que, diariamente, alcançam milhares de pessoas. Para o seu negócio durar, você precisa estar onde seu público está”. E ele ainda dá detalhes: “Juntamente com todas ferramentas utilizadas, é necessário realizar um plano de marketing robusto, onde todos os produtos do empreendimento serão considerados. Informações de cores, tamanhos, qualidade, sabores, rótulos, marcas e tudo mais que se aplica ao seu produto. Além disso, devemos pensar em qual é a estratégia de venda desses itens e como você planeja fazer com que chegue aos clientes”, destaca o especialista.

Já finalizando, o gestor revela suas principais dicas para quem deseja abrir uma empresa em 2022. “Ter uma ampla noção do VPL (Retorno do Investimento), contar com um bom fluxo de caixa para suprir as despesas da empresa por pelo menos um ano, ter um bom plano de negócios e manter o controle de estoque. Organização e planejamento são a alma do negócio”, finaliza o CEO da SIS Consultoria.

 


Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

 

SIS Consultoria

https://www.sisconsultoria.net/

instagram @sis.consultoria.

 

SAIBA COMO NÃO FICAR ILEGAL NOS EUA

 

CEO da Eagle Intercâmbio desmitifica as dúvidas sobre o assunto, confira

 

Se você pensa ou tem vontade de viajar para fora o país, é importante ter um visto adequado para a sua necessidade. Para viajar para os Estados Unidos, por exemplo, é obrigatório que o indivíduo tenha o visto americano, mas você sabe de fato o que é isso? É um documento que concede a autorização de entrada de imigrantes em solo estrangeiros. Nele, estará determinado as condições sobre direitos e restrições, além de um prazo de permanência no país. 

 “Tudo começa no objetivo da viagem. A escolha do visto depender muito do tipo de viagem que a pessoa irá fazer; se é um intercâmbio, uma viagem de lazer, a trabalho, enfim. O visto impacta diretamente no período de permanência do brasileiro no país de destino. Vale ressaltar que esse documento vale para todas as cidades e estados do país”, explica. 

Como existem inúmeras categorias de visto, a CEO da Eagle Intercâmbio, Arleth Bandera, primeira e única agência de intercâmbio feita 100% por brasileiros no Vale do Silício explica as diferentes categorias dos vistos e qual é o mais adequado para cada situação. Confira:

 

- Visto B1/B2 (Estudo de Idioma recreativo nos EUA com visto de turismo): “Para quem vai viajar para os EUA com a intenção de visitar e solicita esse visto, só é possível realizar estudos informais recreativos. Por isso, é super importante que no momento da entrevista você deixe bem claro o motivo primário da viagem, no caso o turismo, e o objetivo secundário, sendo o estudo. Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, “estudo recreativo” é aquele que não concede diploma, carga horário inferior a 18 horas semanais e menos que 3 meses de curso.”, explica a especialista em intercâmbio.

 

- Visto F1/J1 (Estudar nos EUA com visto de estudo): “Esse visto é recomendado para os intercambistas que desejam viajar para estudar nos EUA. O estudo é permitido de acordo com o curso especificado na carta oficial ao longo da duração do programa de intercâmbio. Fique de olho, na hora da entrevista é obrigatório estar com o documento I-20 ou DS-2019 original em mãos para estar apto para requerimento do visto de Estudo. O participante só poderá estudar legalmente nos Estados Unidos durante o período em que o mesmo estiver matriculado. Além de seguir todos os regulamentos do visto e da própria instituição acadêmica.”, explica Arleth.

 

- Visto J1 (Trabalhar nos EUA): “Se você tem o intuito (necessita ter um contrato formal de uma empresa americana) de trabalhar no país, para solicitar um visto de trabalho, você precisa estar dentro de um programa de trabalho (AuPair ou Work Experience). No momento da entrevista você precisa estar com o documento DS-2019 original em mãos para estar apto e assim requerer o visto de trabalho.”, explica a CEO.

 

- Visto B1/B2 (Turismo no EUA): “Essa opção é voltada para aqueles que pensam em viajar a lazer, negócios ou até tratamento médico”. Nessa situação é importante demostrar vínculos com o Brasil, vínculos esses que devem envolvem estudos, trabalho, família, bens. Logo esse visto permite ao viajante entrar e sair dos EUA todas as vezes que pretender, durante o período de validade.”, explica Arleth.

 

Ainda tem dúvidas sobre visto, green card, intercâmbio ou pretende fazer um intercâmbio mas não sabe por onde começar? Fique de olho no site da Eagle e elimine todas as suas dúvidas. Acesse: www.eagleintercambio.com

 


Eagle Intercâmbio 

www.eagleintercambio.com

 

Black Friday 2021 registra aumento de 131,54% em tentativas de fraudes, aponta ClearSale

Levantamento realizado pela companhia leva em consideração o período de 25 a 29 de novembro


Realizada na última sexta-feira (26), a Black Friday registrou um crescimento de 131,54% no número de fraudes evitadas no e-commerce brasileiro, em comparação com o ano anterior. Os números configuram um aumento de 51.553 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 119.318 neste ano. Em termos financeiros, foram R$ 125,8 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2021, contra R$ 70,3 milhões no ano anterior – crescimento de 78,93%.

Os dados são do estudo realizado pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. O período analisado no comparativo é o de 25 a 29 de novembro.

Na análise do período entre 25 e 28 de novembro, no top 5 segmentos que geraram, respectivamente, maior índice percentual de fraudes evitadas neste ano estão: Automotivo, Ar-Condicionado, Ferramentas, Celular e Eletrônicos. Não muito diferente, em 2020 os responsáveis pela categoria foram: Celular, Eletrônicos, Automotivo, Ar-Condicionado e Informática. Além disso, na Cyber Monday, que ocorreu nesta segunda-feira (29), Eletrônicos, Celular, Bebidas, Automotivo e Ferramentas ocuparam a lista dos segmentos que tiveram o maior número de tentativas de fraudes este ano.

Em estudo pelo valor dos produtos, as categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Automotivo, Ar-Condicionado, Celular e Ferramentas. Enquanto no ano de 2020 a categoria foi composta por: Eletrônicos, Celular, Informática, Automotivo e Bebidas. Este ano, os segmentos de Eletrônicos, Automotivo, Bebidas, Celular e Ar-Condicionado apareceram na lista dos produtos de maior valoração com risco de fraudes na Cyber Monday.

Neste ano, também foram realizadas análises em outros segmentos no período da Black Friday e Cyber Monday. No mercado financeiro, por exemplo, o acumulado entre as datas, trouxe mais de 586 mil propostas (divididas entre crédito, aberturas de contas online, emissão de cartões etc), um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, com queda de 25% nas tentativas de fraude. Já em Telecom, houve um decréscimo com relação à quantidade de pedidos em cerca de 11%, o que impactou diretamente na tentativa de fraude evitada, que saiu de quase 7 mil em 2020 para pouco mais de 2.200 em 2021.

“Devido ao contexto de pandemia e isolamento social, as plataformas digitais estão sendo cada vez mais procuradas pelos brasileiros na hora das compras. No entanto, é importante se atentar aos criminosos que identificaram esse cenário como oportunidade para tentar fraudar as transações, principalmente na Black Friday, que muitas promoções são ofertadas e geram um tráfego de pessoas ainda maior”, comenta Omar Jarouche, Diretor de Marketing e Soluções.


Viagem de moto: 7 itens que motociclistas devem revisar antes de pegar a estrada

Para garantir a segurança no percurso é preciso estar atento e manter cuidado redobrado na manutenção das motocicletas

 

Com a proximidade do verão e dos feriados do final do ano, nada melhor do que aproveitar o clima e o tempo livre para cair na estrada e curtir o vento no rosto sobre duas rodas. Porém, mais do que apenas abastecer o tanque, o preparo para uma viagem longa de moto precisa ser cauteloso e incluir a revisão de itens vitais para o funcionamento da moto. É essencial que os motociclistas estejam atentos aos procedimentos de segurança, principalmente se a moto não é o principal meio de locomoção no dia a dia e está estacionada há muito tempo.  

 

“O fluxo de motos circulando nas estradas e rodovias de todo o país sempre aumenta no período de férias e festas de final de ano. E colocar a moto para rodas longas distâncias em maiores velocidades requer muita atenção dos motociclistas em relação a manutenção, pois algumas peças têm o funcionamento diretamente ligado à sua rodagem. A falta de cuidado pode ocasionar o mau funcionamento de peças, podendo causar panes no veículo, podendo causar sérios acidentes”, explica Fabio de Andrade, analista de produto da Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina.  

 

Confira a lista de peças que exigem maior atenção dos motociclistas antes de viajar.

 

Pneus: motocicletas requerem pneus de alta qualidade, pois eles são responsáveis diretos pelo equilíbrio e aderência. “Verificar as condições dos pneus é vital antes de uma viagem. Essa conferência pode ser realizada por meio do TWI, relevo que se encontra entre os frisos. O desgaste indica que chegou o momento da troca. Pneus deteriorados ou de baixa qualidade conferem menor aderência, deixando o motociclista propenso a acidentes”, alerta Fabio.

 

Kit de transmissão: essencial para a pilotagem segura, sendo responsável por transportar de maneira eficiente a potência do motor para a roda traseira da motocicleta, é fundamental que kit de transmissão seja verificado para garantir a segurança na estrada. Com o aumento da quilometragem rodada, pode haver uma fadiga na corrente da peça, criando uma folga que possibilita o desencaixe da corrente ou até mesmo a sua queda, gerando o travamento das rodas e potencial risco de acidentes. Além disso, todo kit de transmissão deve possuir selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

 

Filtros de ar, combustível e óleo: O cuidado com a troca dos filtros é essencial para o desempenho da moto em qualquer ocasião, e antes de uma viagem longa se torna ainda mais fundamental, uma vez que a falta de manutenção dessas peças pode ocasionar riscos para o bom funcionamento do veículo. Cada motocicleta conta com um prazo específico para a troca dos filtros, tendo o tempo de vida útil dos itens determinado de maneira diferente de montadora para montadora. 

 

“Filtros de ar desgastados permitem que impurezas, como poeira e até pedras, entrem em contato com componentes internos do motor, formando um sistema abrasivo, que danifica as peças internas do motor e encurta a sua vida útil. O mau funcionamento do filtro de óleo também é capaz de influenciar no trabalho do motor”, conta Andrade. “A negligência na troca do filtro de combustível possibilita a entrada de impurezas diretamente na linha de alimentação de combustível, podendo entupir esses canais ocasionando o não funcionamento do motor.”, adverte o especialista da Laquila.

 

Lâmpadas de farol, freio e pisca alerta: De funcionamento obrigatório nas estradas e rodovias pela legislação de trânsito brasileira, as lâmpadas devem essencialmente ser verificadas. A falta de qualquer uma desses itens gera menor visibilidade, trazendo riscos eminentes a segurança. “É evidente que durante a noite a visibilidade nas estradas é muito menor, por isso as lâmpadas são cruciais,  tanto para o motociclista ter uma visão melhor da pista, quanto para os motoristas de veículos grandes notarem a presença do motociclista, evitando todo o tipo de acidente.”, destaca Fabio de Andrade. 

 

Cabos de embreagem, acelerador e freio: Muito importante para a segurança dos motociclistas, cabos desgastados tem grande risco de estourar, colocando a vida do condutor em perigo. “O manuseio pesado da motocicleta indica que chegou a hora da troca dos cabos, manutenção que deve sempre ser feita com o seu mecânico de confiança. Outro ponto relevante é a lubrificação dos cabos, por exemplo, os itens da marca K-CABOS possuem uma proteção interna de nylon, ela é auto deslizante, e por isso não indicada a lubrificação, pois pode causar oxidação, diminuindo a sua vida útil”, completa o especialista.

 

 

O que o Síndico pode decidir sem convocar assembleia?

Ser síndico não é uma tarefa fácil. Apesar de recentes transformações e das informações e materiais disponíveis atualmente, ainda surge uma dúvida: até que ponto o síndico pode tomar decisões sozinho?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal, viver em condomínio é fazer um eterno exercício de tolerância e respeito, uma vez que se conhece e se convive com pessoas de diferentes temperamentos, gostos e hábitos, que compartilham os mesmos espaços. É pensar na necessidade coletiva.

Sendo assim, o síndico tem uma grande responsabilidade: procurar a harmonia e zelar pela segurança e patrimônio de todos os moradores, levando sempre em conta a decisão da maioria.

Frequentemente, por falta de conhecimento, muitos destes gestores acabam ultrapassando os limites de sua autoridade dentro do condomínio.

Por isso, para evitar situações de conflito, medidas extremadas ou até processos judiciais, o síndico precisa ter ciência do que ele pode decidir por conta própria, sem necessidade de uma assembleia.

Veja o que ele pode fazer: 

Contratar ou demitir funcionários, desde que a decisão não interfira nas contas do condomínio. 

Media conflitos entre moradores, desde que haja imparcialidade. 

Cobrar os devedores do condomínio, nos termos acordados pela convenção condominial, de maneira amigável. O síndico também poderá contratar uma empresa especializada em cobrança para não ter que se preocupar com mais essa função. 

Mas é preciso atentar para as formas de cobrança que serão executadas por essa empresa contratada. Se for na forma garantida, a empresa irá adiantar a receita do condomínio. Nesse caso, a cobrança deve ser aprovada em assembleia, pois será cobrada uma taxa de serviço. 

Porém, em caso de cobrança extrajudicial, não haverá custos para o condomínio e a empresa ficará responsável de cobrar essas cotas condominiais atrasadas, sendo desnecessária a realização de assembleia para a aprovação do serviço. 

O síndico pode comunicar o número de unidades inadimplentes, mas sem identificar o morador inadimplente. 

Ele pode aplicar advertência e, na reincidência, multar os moradores que estejam infringindo as regras, desde que esteja previsto na convenção do condomínio. 

A ele também é permitido executar obras emergenciais, como um cano que estourou ou um vazamento de gás, que necessitam de reparo imediato, porém é preciso considerar o valor da obra. 

Caso a obra seja de baixo custo, o síndico poderá agir sem necessidade de convocar assembleia. Na possibilidade de custos mais elevados, ele também poderá tomar as medids necessárias, mas precisará convocar a assembleia para a prestação de contas dos valores gastos. 

Outra ação importante que ele pode fazer sem necessidade de reunir os condôminos é executar campanhas de conscientização sobre os mais diversos temas. 

Ele pode ainda entrar na unidade em caso de urgência e emergência (incêndio, vazamentos, entre outros). Embora seja sempre indicado esperar por ajuda profissional (bombeiros, polícia, Samu), existem circunstâncias em que a ação rápida pode evitar ocorrências bastante sérias e graves. 

Como se pode observar, este profissional pode agir com autonomia em diversas situações. No entanto, sempre que houver alguma dúvida para a tomada de decisões importantes para o condomínio, o ideal é levar o assunto para votação. 

 



José R. Iampolsky - CEO da Paris Condomínios, empresa criada em 1945 para administrar condomínios e alugueis. www.pariscondominios.com.br

 

Dicas e orientações chegam num momento oportuno em que o segmento registra aumento no volume de contratações de profissionais nas residências

 


O reaquecimento da procura pelas famílias tem levado muitas empregadas domésticas a buscarem uma recolocação, após o período mais turbulento da pandemia. Outras, ainda sem experiência, tentam uma entrada no mercado para trabalharem nas residências do país. Devido a esse bom momento do setor, é preciso aproveitar dicas e orientações para conquistar a tão sonhada vaga, sem erros na hora da entrevista.

Esses ensinamentos se tornam pertinentes, em meio a um cenário bastante favorável. As contratações no segmento registraram um aumento de 36%, segundo levantamento inédito feito pela Famyle. De janeiro a setembro, foram 23 mil vagas, contra 16,3 mil em 2020, com base nas informações de uma pesquisa amostral registrada pela plataforma.

As orientações são necessárias para evitar que várias candidatas cometam erros ainda muito comuns durante uma entrevista de emprego, explica Guilherme Silva, CEO da Famyle - plataforma que conecta as famílias com profissionais do ramo doméstico. "A falta de preparo e a baixa estima podem comprometer a participação até em futuros processos de seleção", destaca.

Para orientar as candidatas em busca de entrar no mercado ou de uma recolocação nas residências, o CEO da Famyle lista os seis passos para as domésticas se saírem bem na entrevista de emprego para evitar os erros mais comuns cometidos nessa conversa com o contratante:



1 - Prepare-se com antecedência
Preparar-se para uma entrevista é o primeiro passo para se sobressair na importante conversa com o contratante. Pode parecer algo muito complexo, mas não é, explica o CEO da Famyle. Ele ressalta que isso pode ser feito com base na própria realidade da candidata, por meio dos dados existentes no próprio currículo profissional.

Para isso, Silva sugere às candidatas estudarem o próprio CV e fazerem uma cópia para continuar a consultá-lo momentos antes da entrevista. "Isso evita até mesmo com que a pessoa trave na conversa porque se sente mais segura. E aproveite para falar com o entrevistador com olhar nos próprios olhos. Dá mais confiança", sugere.

Ele esclarece ainda que o fato de travar durante a conversa é muito comum com candidatas que nunca trabalharam e tentam uma colocação no serviço doméstico. "A pessoa fica com muita vergonha e fica paralisada junto ao entrevistador por falta de experiência. Por esse motivo, estudar as informações se torna essencial", conta.



2 - Seja pontual e evite faltar na entrevista
O segundo passo importante em busca de uma vaga no serviço doméstico é a pontualidade. Isso serve tanto quando a entrevista for presencial quanto nas conversas online, que se tornaram mais comuns em razão da pandemia da Covid-19. O CEO da Famyle salienta que esse fator é um dos que são mais levados em consideração na hora de contratar.

Para garantir essa pontualidade e evitar possíveis atrasos, Silva orienta a candidata a fazer uma pesquisa com objetivo de saber quais itinerários ou meios de transporte são necessários para se locomover ao local da entrevista. Ainda nessa linha, o ideal é sair de casa com objetivo de chegar entre 20 e 30 minutos mais cedo para evitar transtornos em caso de imprevistos no caminho. "No caso da conversa online, entre na sala de bate papo virtual de cinco a dez minutos antes", aponta.

Outra dica alinhada a esse quesito é evitar faltar na entrevista. O CEO da Famyle esclarece que muitas domésticas simplesmente não comparecem para conversar com o contratante e nem mesmo desmarcam. Em muitos casos, isso acontece porque várias candidatas acham que não têm chance de conseguir. "Por isso, é sempre desmarcar, pois deixar o entrevistador na espera pode ser um motivo de eliminação e até de boicote em processos futuros."



3 - Escolha roupas formais e confortáveis
A forma de escolher como irá se vestir para a importante entrevista de emprego pode ser considerada o terceiro passo na conquista da vaga de doméstica. Para ter êxito com essa etapa de dicas, a candidata precisa sempre selecionar vestimentas mais formais, desde que sejam confortáveis. O CEO da Famyle afirma que isso é uma maneira de mostrar mais profissionalismo ao contratante.

"Por meio do figurino, a pessoa consegue reforçar que é mais profissional. Isso também é muito levado em consideração", alerta. Silva complementa ainda que vestir-se bem não significa usar roupas caras. Quanto às maquiagens, ele deixa como sugestão algo mais leve e ameno.

O CEO da Famyle pondera que essas dicas são necessárias porque muitas domésticas cometem erros na forma de se vestir, com roupas mais extravagantes e maquiagens pesadas. "Costuma causar má impressão à candidata que age dessa maneira. Isso não acontece por maldade, mas por pura falta de conhecimento da pessoa porque pretende dar um ar mais chique e sofisticado junto ao contratante. Esse não é o melhor caminho", avalia.



4 - Seja formal e esbanje simpatia na entrevista
A candidata consegue alcançar o quarto passo para se dar no processo seletivo quando se porta de maneira formal na entrevista. O comportamento garante maior credibilidade no momento da conversa. Silva reforça que esse tipo de conduta faz com que o contratante também se sinta mais à vontade.

O CEO da Famyle também sugere para a doméstica esbanjar simpatia, mas sem se esquecer da formalidade na hora de falar com o entrevistador. "Basta ser alguém acessível e conversar de maneira bem objetiva. Esses elementos são bastante importantes e contam no momento da escolha", reforça.

Silva alerta para a candidata não abusar da informalidade durante a entrevista. Na sua avaliação, essa situação não é sinônimo de simpatia, principalmente quando muitas delas se referem aos contratantes por apelidos ou abreviações dos nomes dos entrevistadores "Não faça brincadeirinhas ou comentários desnecessários. Na hora de se comunicar, evite gírias."



5 - Demonstre proatividade e fale das experiências
Durante a conversa com o entrevistador, é possível dar o quinto passo favorável em busca da vaga quando a candidata demonstrar proatividade. De acordo com o CEO da Famyle, essa conduta pode se tornar muito favorável, pois destaca como a pessoa é atenta aos detalhes. Esse quesito também é muito valorizado pelos contratantes.

A partir daí, a doméstica em busca de oportunidade também pode aproveitar para falar sobre sua experiência em trabalhos anteriores, ensina Silva. "Esse é o melhor momento para apontar suas características e mostrar mais sobre sua personalidade ao entrevistador."

Por outro lado, o CEO da Famyle destaca que falar sobre questões familiares e pessoais na entrevista não deve ser considerado proatividade. Ele considera que a conduta é tentar sensibilizar o contratante no momento da conversa. "Mas essa prática é mal vista entre as famílias interessadas em admitir uma profissional", pondera.


6 - Desligue o celular
Cada vez mais, o celular se torna um item essencial na vida das pessoas, inclusive para as domésticas. Por esse motivo, serve para diversas finalidades já inseridas no dia a dia das pessoas. Apesar da tamanha importância do aparelho no cotidiano, o CEO da Famyle é enfático em relação ao equipamento: a orientação é desligá-lo minutos antes da entrevista.

Silva explica que muitas candidatas deixam de desativar o telefone no momento da entrevista devido a essa verdadeira dependência. Em diversas ocasiões, pedem para parar a conversa e atender a chamada. "Isso não é muito bem visto num processo seletivo para uma determinada vaga e, obviamente, também acontece na hora de contratar uma doméstica".

Mas ele lembra que existem muitas situações em que a candidata espera uma ligação importante sobre o estado de saúde ou de alguma situação particular dos seus familiares e, por isso, não pode desativar o aparelho. "Nesse caso, avise o contratante antes do início da entrevista. Ele costuma ser compreensivo quando é dessa forma", completa.

 



Famyle - startup foi criada com objetivo de facilitar a contratação das profissionais do ramo doméstico por meio de uma plataforma que as conecta com as famílias.

 

O nosso problema é a produtividade


Muitos se perguntam: qual é o problema do Brasil? Por que há tanta demora em diminuirmos a pobreza no nosso país? Por que os problemas sociais se acumulam ao longo do tempo? Por que o Brasil é eternamente o país do futuro? Por que será que esse futuro nunca chega?

 

É complexo querer atribuir toda a culpa desses problemas ao governo de um ou de outro presidente. Não podemos também afirmar que tudo que ocorre no Brasil é por causa de um suposto “jeitinho nacional”. Contudo, somos capazes de alinhar todos esses problemas a uma única causa, a nossa produtividade.

 

Mas o que define produtividade? Sob o ponto de vista econômico, a produtividade é a eficiência da produção de bens ou serviços expressa por alguma medida. As medições de produtividade são frequentemente expressas como uma razão de um valor agregado usado em um processo de produção; ou seja, output por unidade de input normalmente durante um período de tempo específico. O exemplo mais comum é a medida de produtividade do trabalho agregado, por exemplo, como se vê com o PIB (Produto Interno Bruto) por trabalhador. 

 

A produtividade é um fator crucial no desempenho da produção de empresas e nações. O aumento da produtividade nacional pode elevar os padrões de vida porque quanto maior for a renda real melhor será a capacidade de as pessoas poderem comprar bens e pagar por serviços, desfrutar do lazer, melhorar a habitação e a Educação e contribuir para programas sociais e ambientais. O crescimento da produtividade também torna as empresas mais lucrativas. 

 

Quando analisamos nações desenvolvidas e nações parecidas com a nossa, é espantosa a diferença no quesito de produtividade. Do ano de 1980 até 2021, a produtividade da Coreia do Sul aumentou em 408%. A Estônia, uma antiga nação da União Soviética e hoje país-membro da União Europeia, aumentou em 248%. Cingapura teve um aumento de 199% ; já os Estados Unidos, 115%. 

 

Na América Latina, o Chile aumentou sua produtividade em 84%, e a Colômbia, apesar de todos os problemas gerados pelas guerrilhas, aumentou em 52%. Aqui no Brasil nossa produtividade aumentou apenas 5%, o que é um dos principais fatores que explica nosso subdesenvolvimento. Isso significa que não investimos o suficiente em Educação, tampouco em ciência, muito menos em pesquisa e desenvolvimento. Ademais, apenas possuímos um arcabouço de leis que são contra a inovação. Gostaria de dar um exemplo usando a Lei nº9956/2000, na qual seu único artigo reza que “Fica proibido o funcionamento de bombas de autosserviço (Self Service) operadas pelo próprio consumidor nos postos de abastecimento de combustíveis, isso válido para todo o território nacional.”

 

É importante frisar que isso é uma realidade em todos os países desenvolvidos, e que a figura do frentista hoje é uma profissão sem evolução e defasada. Essa massa de trabalhadores poderia estar sendo aproveitada em outros setores, e os custos de manutenção dos postos de gasolina cairiam; ou seja, o posto teria uma maior produtividade e talvez os proprietários acabassem por investir em novos postos, ‘puxando’ toda uma cadeia produtiva.

 

Aqueles que apoiam essa lei, com a visão de defesa do emprego dos frentistas, se mostram contra a produtividade e ao mesmo tempo também são capazes de defender o emprego de ascensoristas de elevador e datilógrafos, profissões que não fazem mais sentido e que praticamente desapareceram do país. 

 

Neste contexto, aqui enumero algumas reformas tão necessárias em nosso país, tanto a tributária quanto a da máquina pública e principalmente aquelas que possam eliminar leis e regulamentos que em nada contribuem na produtividade nacional, apenas tornando nosso país mais burocrático e sem eficiência alguma. No final, a sensação que nos passa é de que as pessoas servem ao Estado e não o contrário, tornando tudo bastante frustrante.

 

Sinceramente espero que possamos aproveitar este importante momento de mudanças para de fato considerarmos a baixa produtividade como sendo o maior problema de nossa nação para efetivamente encontrarmos, como sociedade civil e fieis representantes, maneiras eficazes de avançar; caso contrário, o abismo entre essas nações e o Brasil ficará ainda maior ao longo do tempo. 

 

Igor Macedo de Lucena - economista e empresário, Doutorando em Relações Internacionais na Universidade de Lisboa, membro da Chatham House – The Royal Institute of International Affairs e da Associação Portuguesa de Ciência Política.


ESG: por que a tecnologia é decisiva?

O tema ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance, que é usado para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, nunca esteve tão em alta. A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), promovida em novembro pela Organização das Nações Unidas (ONU), trouxe ainda mais holofote para o assunto. O desafio das corporações agora é colocar em prática as principais inciativas acordadas no evento. Para isso, a tecnologia é fundamental na aceleração da agenda ESG.

Uma pesquisa feita pela Toro Investimentos mostrou que empresas com boas práticas ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e sofrer ações por impacto ao meio ambiente. Segundo o estudo, essas empresas são mais responsáveis, eficientes e tendem a ser mais perenes.

Apesar dos benefícios serem visíveis, um dos maiores desafios encontrados pelas empresas atualmente está na gestão do ESG. Capturar, organizar e analisar dados sobre diferentes iniciativas, com públicos, impactos e objetivos diversos, é imprescindível para garantir a assertividade das ações, promovendo a gestão do ESG de ponta a ponta. É aí que a tecnologia tem feito a diferença, contribuindo para que as empresas entendam como estão na jornada de adoção das práticas e, também ajudando a evoluírem em cada um dos pilares.

Para representar e hierarquizar essas iniciativas de ESG, a ferramenta mais utilizada é a matriz de materialidade. Ela é complementar aos relatórios anuais de sustentabilidade (GRI - Global Reporting Initiative), que traz indicadores ambientais, sociais e econômicos dentro das empresas. Além disso, a materialidade é o princípio que determina quais tópicos relevantes são suficientemente importantes para o relatório.

Para se definir a matriz de materialidade de um tópico é feita uma combinação de fatores internos e externos. Para isso, é preciso ouvir todas as partes interessadas, como clientes, fornecedores, acionistas, comunidade, entre outros. Além de ser uma ferramenta importante para a auxiliar no direcionamento estratégico das organizações, a matriz de materialidade é fundamental em vários aspectos, inclusive para avaliar se há omissão ou distorção de uma informação.

A tecnologia contribui para o desenvolvimento sustentável, principalmente quando aliada a soluções inovadoras para a mensuração de dados e informações. Ela auxilia na estruturação, organização e no acesso às informações que ajudam na tomada de decisão. A velocidade das ações ESG não permite mais um relatório anual, que apenas retrata o passado. É preciso transformar dados em informações em tempo real, permitindo a visibilidade, acompanhamento, além da identificação de perdas e de oportunidades.

A adoção de tecnologias como inteligência artificial, machine learning, deep learning e cloud é uma grande aliada para um correto acompanhamento da matriz de materialidade, permitindo não apenas o acesso aos dados da própria empresa como também das médias das iniciativas de ESG adotadas por outros players do mercado. A partir da geração dessas informações, as empresas podem ajustar suas métricas, visando estabelecer requisitos mínimos e máximos para suas práticas.

Fazer uma gestão unificada, integrada e inteligente do ESG é fundamental para ajudar empresas de todos os portes e segmentos na adoção das práticas de sustentabilidade de maneira real e constante – e não apenas como estratégia de marketing. O consumidor está cada vez mais informado e exigente, demandando que as empresas assumam e cumpram seus compromissos ambientais, sociais e de governança. E a tecnologia é um dos pilares que traz ainda mais facilidade à prática ESG, ampliando as possibilidades para que seu negócio se mantenha em dia.

 


Fabiano Sant Ana - Head de Inovação, Digitalização e Práticas ESG na Seidor Brasil, consultoria Global na área de Negócios e Inovação

 

Seidor

http://www.seidor.com.br

 

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