Pesquisar no Blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Dia do cliente: fortaleça o vínculo entre o cliente e seu negócio


Divulgação
Especialista dá dicas de como fidelizar o cliente


Se a existência de todos os produtos e serviços, bem como de todas as empresas e profissões do mundo dependem do CLIENTE, nada mais justo que uma data especial para homenagear esta figura.

No dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente no Brasil. Muitas pessoas confundem essa data com o dia do consumidor, mas é importante ressaltar que são datas diferentes. O dia mundial do consumidor é comemorado em 15 de março e se caracteriza pela defesa dos direitos do consumidor, enquanto o dia do cliente nasceu de uma proposta com caráter promocional: A data surgiu no Rio Grande do Sul com objetivo de fortalecer o relacionamento entre empresas e consumidores e movimentar as vendas em setembro, mês que normalmente gera menos consumo no comércio.

Enquanto algumas datas atingem públicos específicos, o dia do cliente atinge a todos, sem exceção, pois todas as pessoas são clientes de alguém assim como dependem de clientes para sobreviver. De acordo com a gestora de relacionamento humano, Rita Carvalho, a data pode e deve ser trabalhada pelas empresas de forma positiva. “O cliente é quem faz o negócio acontecer e crescer; logo, partindo deste princípio, o ideal é ivenstir naquilo que aproxime o consumidor do seu negócio”, comenta.

Em relação àquela perguntinha polêmica, que gera muita confusão no dia a dia, Rita carvalho explica: O cliente tem sempre razão? DEPENDE. O consumidor tem razão até que você mostre para ele as reais condições e regras de seu negócio. “A relação com o consumidor é uma relação interpessoal como as demais; portanto, se não há diálogo e respeito entre as partes, haverá uma ‘guerra de egos’ e no final ninguém terá razão. A melhor maneira de manter o equilíbrio diante de pontos de vistas diferentes é a neutralidade emocional. Ouvir, respeitar, aceitar, mas não necessariamente concordar, além de demostrar as regras com sutileza e clareza”, diz.

A empresária e micropigmentadora estética Natália Nascimento, dona da clínica de estética que leva seu nome, revela que tem como maior preocupação a satisfação do cliente. “Entendo que se um cliente sai insatisfeito do meu estabelicimento, as chances de perder novos clientes e até mesmo clientes antigos são altas. A informação passada boca a boca ainda tem um alcance muito grande, então trabalho com afinco junto da minha equipe para alcançar os melhores resultados sempre e garantir nosso feedback positivo”, conta. Para este dia dia do cliente, a clínica Natália Nasciemto Estética pensou em alguma ações que irão ocorrer durante todo o mês de setembro.

De acordo com Rita, para ter sucesso nessa aproximação, é necessário conhecer quem é o seu cliente. “Surpreendo-o, lembre-o de como ele é importante. Mas não somente em uma data especifica. Fazer isto continuamente ajuda na construção de um bom relacionamento além de fidelizar o cliente, que “vestirá” a camisa de sua marca, produto ou serviço, por reconhecer que sua empresa se preocupa com o cliente”, garante a especialista.

Rita Carvalho passa 10 dicas simples que fazem parte de um bom plano de Marketing e que trazem o cliente para perto:
  • Respeite os direitos do consumidor;
  • Escute o seu cliente;
  • Mantenha canais de comunicação eficazes;
  • Crie interação com o seu cliente e interaja com ele frequentemente;
  • Ajude-o a tomar a melhor decisão de compra;
  • Ofereça benefícios e vantagens para que ele seja um cliente fidedigno;
  • Mostre para o cliente que seu negócio apoia causas sociais e sustentabilidade;
  • Deixe claro para o cliente as políticas de sua empresa;
  • Mantenha-se presente na mente do cliente, lembrando-o de sua importância;
  • Ofereça o melhor sempre, seja no atendimento, nos produtos ou serviços.


Linha 9-Esmeralda e Marginal Pinheiros serão bloqueadas parcialmente para obras do Metrô

Intervenções começam na noite de sábado para construir a estação Morumbi da Linha 17-Ouro


A partir das 21h deste sábado (14), a Linha 9-Esmeralda e a Marginal Pinheiros terão trechos bloqueados para obras da Linha 17-Ouro do Metrô. Na linha da CPTM a interdição será no trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini, se estendendo por todo o domingo. Já na Marginal, o bloqueio será na pista expressa, sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e do Morumbi.

A Linha 9 volta a funcionar normalmente às 4h de segunda-feira (16), enquanto a expressa da Marginal Pinheiros será liberada para o tráfego de veículos às 3h30 desse mesmo dia. Os trabalhos serão para o lançamento de peças metálicas e construção do mezanino de integração da futura Estação Morumbi da Linha 17, que ficará sobre os trilhos da linha da CPTM. Para isso, a pista expressa da Marginal será ocupada para que um guindaste auxilie no serviço.

As interdições voltarão a ocorrer em outros seis fins de semana até 27 de outubro. Para minimizar o transtorno aos passageiros, serão disponibilizados gratuitamente ônibus do Plano de Atendimento em Situações de Emergência (Paese), que vão fazer o percurso do trecho interrompido da CPTM. Foram afixados cartazes e banners e funcionários presentes nas principais estações da rede vão orientar os passageiros. Equipes da CET vão desviar o tráfego para a pista local da Marginal Pinheiros e orientarão aos motoristas.


ALTERNATIVAS

Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9 ou seguir a viagem para outras regiões.


         Sentido Osasco

Para quem vai no sentido Osasco, a opção é descer na Estação Santo Amaro e utilizar as linhas 5-Lilás (até Chácara Klabin), 2-Verde (até Consolação/Paulista) e 4-Amarela, retornando à Linha 9 em Pinheiros.


         Sentido Grajaú

Para quem vai no sentido Grajaú, a opção é descer na Estação Pinheiros e utilizar as linhas 4-Amarela (até Paulista/Consolação), 2-Verde (até Chácara Klabin) 5-Lilás, retornando à Linha 9 em Santo Amaro.


Paese

Ônibus do sistema Paese estarão à disposição para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9. Os coletivos vão percorrer o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 25 minutos no sentido Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.


         Senha

Para a utilização dos ônibus do Paese, os passageiros que já estão nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9 ou da Linha 5) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próxima aos bloqueios. A senha será entregue pelo passageiro para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem;

Já os passageiros que estavam fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.


         Santo Amaro – Embarque e Desembarque

O acesso aos ônibus do Paese será na avenida Padre José Maria, próximo ao acesso à estação; no mesmo local será feito o desembarque.


         Berrini – Embarque e Desembarque

O embarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação. O desembarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), esquina com a rua Joel Carlos Borges.


PRÓXIMAS INTERDIÇÕES - DATAS E HORÁRIOS

         Fins de Semana de 21 e 28/09, 05, 19 e 26/10:

Interdição da Linha 9-Esmeralda, entre Santo Amaro e Berrini, a partir das 21h dos sábados (21 e 28/09, 05, 19 e 26/10), se estendendo pelos domingos (22 e 29/09, 06, 20 e 27/10). A operação volta ao normal às 4h das segundas-feiras (23 e 30/09, 07, 21 e 28/10);

Bloqueio da Marginal Pinheiros (expressa, sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e do Morumbi) das 21h dos sábados (21 e 28/09, 05, 19 e 26/10) até as 4h30 das segundas-feiras (23 e 30/09, 07, 21 e 28/10).


         Fim de Semana de 12/10:

Interdição da Linha 9-Esmeralda, entre Santo Amaro e Berrini, durante todo o dia no sábado (12/10) e também no domingo (13/10). A operação volta ao normal às 4h da manhã no dia 14/10 (segunda-feira);

Bloqueio da Marginal Pinheiros (expressa, sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e do Morumbi) das 21h da sexta-feira (11/10) até as 4h30 da segunda-feira (14/10).

Para informações sobre o funcionamento das linhas ao longo das intervenções, os passageiros podem entrar em contato com a CPTM, por meio do 0800-055-0121. Informações sobre as obras da Linha 17-Ouro podem ser obtidas com a Central de Atendimento à Comunidade, do Metrô, pelos telefones (11) 3371-7519 e (11) 3371-7520.



Dia da Amazônia: temos o que comemorar?

Comemorado na quinta (5), o Dia da Amazônia nos faz refletir sobre a importância desse patrimônio da humanidade e da natureza ricos em diversidade que nos enche de encanto. 


Este ano, a Amazônia tem sido tema de diversas declarações do presidente do nosso e de demais países. Ativistas, políticos, atores de filmes internacionais, modelos, entre outras personalidades têm discutido nestas últimas semanas sobre o que fazer, como cuidar e como protegê-la, devido às queimadas provocadas pelo tempo seco e atividades criminosas que estão sendo investigadas.

Tenho levado esse tema para às minhas aulas e um dos pontos destacados é sobre a responsabilidade de cuidar dela. Devemos deixar que outros cuidem? E se nós brasileiros fizermos a nossa parte? Não podemos esquecer que a Floresta Amazônica está presente em mais oito países e que estes também precisam fazer as suas respectivas contribuições. Segundo a Datafolha de 1o. de setembro deste ano, em cada quatro brasileiros, três dizem que o interesse na Amazônia é legítimo e que 40% concorda com a frase: “A Amazônia deve ser totalmente administrada pelo Brasil, de acordo apenas com o interesse do país”. O levantamento também mostra que 22% concorda com a frase: “A Amazônia deve ser administrada por um conjunto de países e entidades internacionais”. Discussão interessante que devemos aprofundar com as várias partes interessadas!

Será que no dia hoje temos o que comemorar? Ou alertar mais uma vez a importância deste importante bioma do país e do planeta Terra? Não sou biólogo, ecólogo, agrônomo ou cientista da natureza. Sou um amante do planeta em que vivemos, um professor que tenta mostrar a importância dos sistemas naturais e viver em consonância com a realidade econômica vigente. O que parece ser cada dia mais difícil. Não é possível que temos tanta inteligência para preparar foguetes, para ir à Marte e criar computadores que podem imitar o ser humano, e não conseguimos gerenciar ou tratar deste assunto que é a Amazônia. Ou quando o assunto é desenvolvimento efetivamente sustentável. Que muitos agora dizem que tem que ser regenerativo, pois o que temos hoje não se sustentará.

Não sou ingênuo e sei que existem muitos interesses por trás desta grande floresta como seus princípios ativos, biotecnologia, minerais de todos os tipos, espaço para plantio e para o gado, entre muitos outros. Sei também que muitos países não conseguiram gerenciar os seus desmatamentos e agora tentam mostrar o que deu errado nas culturas deles. Alguns, mais conspiratórios, dizem que tudo isso é uma forma de atrasar o Brasil, pois se colocarmos tudo no chão, minerarmos tudo o que tem lá e vendermos todos os ativos biológicos, podíamos ser o país mais rico do mundo. Lembrando que muitos países já fizeram isso e tiveram que replantar tudo de novo.

Escutei também que era uma questão de soberania, pois se tivesse uma guerra com o Brasil e algum outro, seríamos os únicos a sobreviver, porque temos treinamento na floresta, como foi na Guerra do Vietnã, e que é um tipo de mentalidade que já existe desde o passado e foi desenvolvido na época da ditadura.

Outra coisa que percebi foi que, em meados de agosto, em Salvador, justo na época em que começaram os primeiros embates e discussões sobre a Amazônia, que tornou o assunto top trendnas redes sociais, estava sendo realizada a Semana do Clima da América Latina e Caribe. Este evento contou com a presença de ministros de governo, de representantes de agências multilaterais e Organizações Não Governamentais (ONGs), no qual algumas autoridades do nosso país foram contra a sua realização.

Muitos conhecidos estavam lá discutindo o aquecimento global, as questões ligadas ao meio ambiente e, de repente o tema da Amazônia se tornou a “bola da vez”. Comentei com meus alunos de jornalismo a possibilidade de ser algum trabalho muito bem elaborado por uma assessoria de imprensa de alguma ONG ambiental, que entendeu que todos os jornalistas ambientais do mundo estavam aqui e que seria uma ótima pauta.

Surgiram vários “memes” de pessoas falando que a nova geração estava descobrindo a Amazônia graças às mídias sociais, pois até então nada sabiam. E, no meio de tudo isso, uma terça-feira, na cidade de São Paulo virou noite às 15h da tarde! Disseram até que poderia ser o Thanos dos Vingadores, da Marvel chegando, ou realmente o impacto de queimadas próximo à maior cidade do país. Se sentimos o impacto aqui, imaginem o quanto as cidades que estão cercadas pelo fogo e pelas queimadas na Amazônia estão sofrendo.

Ainda sou otimista e digo que desta discussão saíram vários aprendizados. Um deles é que estão sendo pautados os problemas que existem há muito tempo na Amazônia, dos quais muitos ambientalistas, indígenas e jornalistas ambientais deram suas vidas por isso; a discussão efetiva do desenvolvimento sustentável no qual se questiona o uso indiscriminado do meio ambiente como um recurso infinito para os modelos econômicos de transações comerciais e de produção; o impacto social que as agressões ao meio ambiente estão causando, trazendo o ser humano como parte deste ecossistema e não como um ser à parte ou superior, entre outros aprendizados.

Precisamos evoluir muito, temos pressa e temos que pensar e agir individualmente sobre as mudanças climáticas e o cuidado com o meio ambiente, como faz a jovem ativista sueca de 16 anos, Greta Thunberg que, sabiamente diz: "Percebi que ninguém estava fazendo nada para impedir que isso aconteça, então eu precisava fazer alguma coisa." E com isso está mobilizando jovens de todo o mundo. Viva a Amazônia! Amazônia viva!





Marcus Nakagawa - professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e conselheiro da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Autor dos livros: 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo e Marketing para Ambientes Disruptivos.


Posts mais acessados