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quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Prazo do eSocial para empresas com faturamento até R$ 78 milhões termina dia 9



 Primeira fase terminaria em agosto passado, mas foi estendida até o dia 09 de outubro; no dia 10 começa a segunda fase do eSocial

 

De acordo com a divulgação feita pelo governo no final do mês de agosto, as empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões, levando em conta o ano-base 2016, devem enviar as tabelas do eSocial até o próximo dia 09 de outubro. Esta medida que beneficiou em torno de 3 milhões de empresas. Segundo o governo, a partir do dia 10 de outubro os empresários devem informar ao eSocial os dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, os chamados eventos não periódicos. Essa etapa faz parte da segunda fase.

 

A segunda fase terá início em 10 de outubro e a terceira se inicia em 1º de novembro e vai até 7 de dezembro. Com isso, os contadores e as próprias empresas devem ficar atentos aos prazos. As microempresas (ME), as empresas de pequeno porte (EPP) e os microempreendedores individuais MEIs) que possuem empregados terão prazo até 30 de novembro.

 

“É importante ficar atento aos prazos, pois tem havido adequação para que as empresas possam atender às novas exigências”, lembra Murilo Couto, gerente sênior de Certificação Digital da Serasa Experian. Ele adverte também que todas essas empresas devem fazer esses procedimentos por meio de certificado digital válido.
Desde janeiro deste ano, cerca de 14 mil empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões passaram a transmitir dados referentes à folha de pagamento para o sistema eSocial. Essa obrigação, desde 1º de julho, coube a todas as empresas do País, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs) com empregados. 

Estima-se que em torno de 20 milhões de empresas estão sujeitas a essa obrigação. A transmissão dos dados por meio de certificado digital garante a origem e autenticidade das informações. “É importante destacar que o Certificado Digital padrão ICP-Brasil precisa estar válido para que a empresa não perca os prazos. Por isso é recomendável a renovação desse documento para evitar problemas”, observa Couto. Se você tem dúvida sobre a validade de seu Certificado Digital, basta entrar no endereço a seguir e conferir, fazendo o teste de validade disponibilizado pela Serasa Experian (https://serasa.certificadodigital.com.br/teste/?param=a2fe71d30e8d508092c89e32a2db1356).

O eSocial, segundo o governo, simplifica o cumprimento das obrigações e substitui o envio de várias declarações. O objetivo é a melhora geral da qualidade das informações sobre as relações de trabalho. Se a empresa contratar um prestador de serviço pessoa física ou jurídica com algum tipo de obrigação previdenciária, tributária ou trabalhista, precisa enviar as informações ao governo por meio do eSocial.

Com essa simplificação, muitas obrigações trabalhistas serão extintas, entre as quais o livro de registro de empregados, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), assim como informações à Previdência Social, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O processo em torno da implantação será gradativo e obedecerá a um cronograma fixado pelo governo (ver abaixo). Fique atento às datas e procedimentos. Se o seu certificado digital estiver vencido, procure a Serasa Experian, faça a renovação e ganhe o Serasa AntiFraude por 12 meses, serviço que permite acompanhar as movimentações do CPF por 24 horas.





Serasa Experian


Qualidade para antever o futuro da indústria


A qualidade na indústria acompanha as constantes mudanças disruptivas, orquestradas pelos avanços das tecnologias e inovações que movem o mercado. Cada vez mais, o fator diferencial da qualidade é colocado num pedestal diante das rápidas alterações que estamos vivendo em todo o mundo.
Fatores humanos e comportamentais, porém, mantêm-se estratégicos para a área da qualidade, uma vez que o senso de trabalho em equipe, a gestão sistêmica e a necessidade de especialização constante dos profissionais continuam em voga e em crescente importância para o avanço rumo à Indústria 4.0, um fator tão complexo no Brasil.

As abordagens que inter-relacionam comportamento e ciência da qualidade são fundamentais para entender e antever o futuro da indústria diante das várias alterações que vem sendo inseridas nas fábricas e nos escritórios e determinam os caminhos a serem tomados. As estratégias devem se moldar ao contexto, podendo ser repensadas para se adequarem às transformações que vivem o setor e o mercado.

O necessário alto rigor exigido pela qualidade também deve elevar os níveis de eficiência e produtividade, questões marcantes da velocidade das transformações advindas da Indústria 4.0. As organizações asseguram esses fatores com crescentes investimentos em tecnologias e inovações, mas também com a gestão da excelência de seus sistemas e ferramentas, adaptando às realidades de cada corporação e do mercado que as rodeiam.

Quem tiver interesse em discutir esses e outros assuntos relacionados à qualidade está convidado para participar do Simpósio SAE BRASIL de Qualidade 2018, que será realizado dia 18 de outubro, na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), em Belo Horizonte, MG.






Anderson Bambirra - engenheiro, diretor de Qualidade da Aethra e chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Qualidade 2018


Dia das Crianças: dicas da Serasa Experian para lojistas e consumidores


Considerada a terceira data comercial mais importante do País em termos de movimento, o Dia das Crianças se aproxima e muitas pessoas buscam a internet para suas compras. Mas, levando em conta que mapeamento da internet brasileira feito pela BigData Corp a pedido da Serasa Experian, no meio do ano, indicou que 40,10% dos sites do Brasil não estão seguros, o que representa um total de 7,2 milhões de endereços, é preciso muito cuidado para se comprar por meio de lojas virtuais, adverte Murilo Couto, Gerente Sênior de Certificação Digital da Serasa Experian.
Segundo ele, estes sites não possuem o certificado de segurança (SSL – Secure Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados trafegados, o que evita o roubo de dados durante a transação. “É natural que haja uma boa expectativa em torno do Dia das Crianças, mas ainda existe boa parte de internautas que evita as compras virtuais por medo de fraude”, comenta. Segundo ele, para tornar o ambiente mais seguro criou-se a tecnologia do Certificado Digital de Servidor SSL, que garante aos visitantes, usuários e clientes do site a troca segura de informações, sem os riscos dos dados trafegados serem interceptados ou alterados. Com ele, tanto o lojista, quanto o consumidor, evitam dores de cabeça e riscos de fraudes.

Dicas Serasa Experian para Lojistas:
- Além de possuir uma loja virtual atrativa visualmente, é importante que se ofereça todas as garantias para que o consumidor se sinta seguro para colocar seus dados e efetivar a compra.
– Seu site possui certificado de segurança? Para verificar, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https);
– A responsabilidade por guardar esses dados de forma sigilosa é sua e você tem a obrigação de investir em um Certificado Digital de Servidor SSL.
– O seu cliente pode fazer cadastros de forma segura em seu site? Uma falha nesse sentido pode representar indicações ruins em sites de reputação, reclamações e direitos do consumidor;
– Recomende aos seus consumidores usarem senhas fortes e que jamais passem esses dados de login e senha para outras pessoas;
– O email marketing é uma boa forma de atrair consumidores para sua loja virtual. Procure oferecer informações verídicas sobre produtos e promoções, isso aumenta sua credibilidade;
– Mantenha informações precisas sobre preço, condições, valor de frete e tempo para entrega;
– A rapidez de sua loja no quesito busca precisa ser bem eficiente. O consumidor não gosta de perder tempo ou ter informações imprecisas.

Dicas Serasa Experian para os Consumidores:
 
- Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado. E-mails com promoções e vantagens muito especiais merecem total atenção. É comum cibercriminosos usarem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir os dados do seu computador.

-  A prática de phishing é muito usada por golpistas. Nela, criminosos copiam informações trocadas em uma transação (nome, endereço, CPF, entre outros) e usam os dados para cometer fraudes de identidade, quando dados de um consumidor são usados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos.

- Se você não conhece a loja virtual em que pretende comprar, pesquise em sites dedicados à avaliação de lojas virtuais, como Reclame Aqui e e-Bit. Avaliar a reputação de uma loja é uma providência essencial.

- Para verificar se o site é seguro, veja se ele está protegido por um Certificado Digital SSL, que identifica os servidores e protege as informações em tráfego entre o seu computador e o da loja. Observe alguns sinais: veja se no browser há um cadeado fechado. Se sim, clique em cima e veja se o Certificado Digital SSL emitido está em nome da loja na qual você está comprando. Essa conferência pode ser feita no Selo de Segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar o site, no endereçamento, verifique se o HTTP tem um S, ou seja, HTTPS. Essas providências garantem um ambiente seguro.




Serasa Experian


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