Considerada a
terceira data comercial mais importante do País em termos de movimento, o Dia
das Crianças se aproxima e muitas pessoas buscam a internet para suas compras.
Mas, levando em conta que mapeamento da internet brasileira feito
pela BigData Corp a pedido da Serasa Experian, no meio do ano, indicou que
40,10% dos sites do Brasil não estão seguros, o que representa um total de 7,2
milhões de endereços, é preciso muito cuidado para se comprar por meio de lojas
virtuais, adverte Murilo Couto, Gerente Sênior de Certificação Digital da
Serasa Experian.
Segundo ele, estes sites não possuem o
certificado de segurança (SSL – Secure
Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a
criptografia entre o servidor e os dados trafegados, o que evita o roubo de
dados durante a transação. “É natural que
haja uma boa expectativa em torno do Dia das Crianças, mas ainda existe boa
parte de internautas que evita as compras virtuais por medo de fraude”,
comenta. Segundo ele, para tornar o ambiente mais seguro criou-se a
tecnologia do Certificado Digital de Servidor SSL, que garante aos
visitantes, usuários e clientes do site a troca segura de informações, sem os
riscos dos dados trafegados serem interceptados ou alterados. Com ele, tanto o
lojista, quanto o consumidor, evitam dores de cabeça e riscos de fraudes.
Dicas Serasa
Experian para Lojistas:
- Além de possuir
uma loja virtual atrativa visualmente, é importante que se ofereça todas as
garantias para que o consumidor se sinta seguro para colocar seus dados e
efetivar a compra.
– Seu site possui
certificado de segurança? Para verificar, basta checar se o http do endereço
vem acompanhado de um “s” no final (https);
– A
responsabilidade por guardar esses dados de forma sigilosa é sua e você tem a
obrigação de investir em um Certificado Digital de Servidor SSL.
– O seu cliente
pode fazer cadastros de forma segura em seu site? Uma falha nesse sentido pode
representar indicações ruins em sites de reputação, reclamações e direitos do
consumidor;
– Recomende aos
seus consumidores usarem senhas fortes e que jamais passem esses dados de login
e senha para outras pessoas;
– O email
marketing é uma boa forma de atrair consumidores para sua loja virtual. Procure
oferecer informações verídicas sobre produtos e promoções, isso aumenta sua
credibilidade;
– Mantenha
informações precisas sobre preço, condições, valor de frete e tempo para
entrega;
– A rapidez de sua
loja no quesito busca precisa ser bem eficiente. O consumidor não gosta de
perder tempo ou ter informações imprecisas.
Dicas Serasa Experian para os
Consumidores:
- Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado. E-mails com promoções e vantagens muito especiais merecem total atenção. É comum cibercriminosos usarem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir os dados do seu computador.
- A prática de phishing é muito
usada por golpistas. Nela, criminosos copiam informações trocadas em uma
transação (nome, endereço, CPF, entre outros) e usam os dados para cometer
fraudes de identidade, quando dados de um consumidor são usados por terceiros
para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção
de honrar os pagamentos.
- Se você não conhece a loja virtual em
que pretende comprar, pesquise em sites dedicados à avaliação de lojas
virtuais, como Reclame Aqui e e-Bit. Avaliar a reputação de uma loja é uma
providência essencial.
-
Para verificar se o site é seguro, veja se ele está protegido por um
Certificado Digital SSL, que identifica os servidores e protege as informações
em tráfego entre o seu computador e o da loja. Observe alguns sinais: veja se
no browser há um cadeado fechado. Se sim, clique em cima e veja se o
Certificado Digital SSL emitido está em nome da loja na qual você está
comprando. Essa conferência pode ser feita no Selo de Segurança, que geralmente
está no rodapé da página. Ao acessar o site, no endereçamento, verifique se o
HTTP tem um S, ou seja, HTTPS. Essas providências garantem um ambiente seguro.
Serasa
Experian
Nenhum comentário:
Postar um comentário