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quinta-feira, 2 de junho de 2016

Novo tratamento para doença de Parkinson ajuda na manutenção da autonomia do paciente





Medicamento chega para ajudar os 250 mil brasileiros diagnosticados com a doença a terem melhor controle dos sintomas motores relacionados à doença

A Teva, líder global no setor farmacêutico com longa tradição em pesquisa e desenvolvimento, traz ao mercado brasileiro uma inovação para o tratamento da doença de Parkinson. O mesilato de rasagilina melhora a qualidade de vida do paciente ao promover maior controle motor durante dia e noite, com segurança e boa tolerabilidade em todas as fases da Doença de Parkinson1,2,3,4, permitindo ao paciente manter por mais tempo a autonomia em suas atividades diárias. O Parkinson é a segunda enfermidade neurológica crônica mais comum em adultos, após a doença de Alzheimer.

Além de crônica e progressiva, a doença ainda não tem cura e é causada principalmente pela queda dos níveis de dopamina no cérebro ao longo do tempo. Existem cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com Parkinson, de acordo com a ONU. Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, há a previsão que esse número dobre até 2040. No Brasil, estima-se que 250 mil pessoas tenham a doença.

Embora, tradicionalmente, a doença seja associada com sintomas motores (como tremores, rigidez, lentidão do movimento, desequilíbrio, andar arrastado ou perda de expressão facial), também ocorrerem sintomas não motores, tais como depressão, dor, disfunção cognitiva e desordens de sono. Atualmente, o paciente conta com diferentes estratégias terapêuticas para controlar os sintomas.

Comprovação científica
“A rasagilina é um inibidor da MAO que pode ser usado na fase inicial da doença de Parkinson como monoterapia ou quando surgem as flutuações motoras, como o fenômeno de wearing off, quando o paciente relata que necessita antecipar a próxima dose da medicação por que ocorre a diminuição do efeito da mesma” explica a neurologista da  Universidade  Federal  de  São  Paulo, Roberta Arb Saba.

Os estudos PRESTO5 e LARGO6 comprovaram que a rasagilina usada em conjunto com a levodopa diminui as dificuldades motoras dos parkinsonianos. O estudo LARGO com 687 pacientes demonstrou que a rasagilina reduziu o tempo “off” (intervalo em que termina o efeito do levodopa e os sintomas voltam a aparecer) em uma hora, sem aumentar os movimentos anormais conhecidos como discinesias. Esse estudo também comprovou uma melhora significativa no congelamento de marcha e instabilidade postural (sintoma incapacitante que afeta mais de 50% dos pacientes). “Esses resultados mostram que o tratamento com a rasagilina pode trazer benefício aos pacientes que apresentam flutuações motoras”, continua Roberta  Saba. Já o estudo PRESTO envolveu 472 pacientes e demostrou que a rasagilina aumentou o período de “on”.

Um terceiro estudo, denominado TEMPO7, com 404 indivíduos, concluiu que rasagilina é eficaz como tratamento único inicial em pacientes com Parkinson. Os pacientes foram acompanhados por seis anos e quase metade dos pacientes (47%) permaneceu com os sintomas controlados apenas tomando a rasagilina. “Essa pesquisa demonstrou que a rasagilina melhora a função motora, principalmente em relação a tremores e a lentidão dos movimentos, o que resulta em mais autonomia nas atividades comuns diárias dos pacientes”, explica a professora de Neurologia.

“A rasagilina, vendida no Brasil com o nome comercial de Azilect, demonstra como a empresa está focada na área de neurociências e no seu compromisso em oferecer tratamentos avançados para as doenças neurológicas. Esse medicamento, assim como todo portfólio da Teva é focado na melhoria do bem-estar dos pacientes e é mais um aliado para ajudar quem sofre com o Parkinson a ter um controle motor maior, mesmo durante a noite”, conta o gerente geral da Teva no Brasil, Nicolás Lódola.



Sobre o mesilato de rasagilina
O mesilato de rasagilina mostrou-se eficaz em controlar os sintomas da enfermidade. Administrado por uma dose única diária, o medicamento é indicado para o tratamento de pacientes com diagnóstico da doença de Parkinson. Aproximadamente, 1,6 milhão pacientes/ ano usam o medicamento8. Azilect já foi aprovado em 55 países9.
Sobre a Teva
Teva Farmacêutica é líder global no setor farmacêutico que oferece soluções com alta qualidade voltadas para a melhora da qualidade de vida. Com sede em Israel, Teva é o maior produtor de medicamentos genéricos do mundo, aproveitando um portfólio com mais de 1.000 moléculas para produzir uma ampla gama de produtos genéricos para quase todas as áreas terapêuticas. Além disso, a Teva tem uma posição de liderança mundial em tratamentos inovadores para doenças do sistema nervoso central, incluindo a dor, bem como um forte portfólio de produtos para a área respiratória. A divisão de pesquisa e desenvolvimento da Teva integra medicamentos genéricos e de marca criando novas formas de abordagem para as diferentes necessidades dos pacientes e combinando o desenvolvimento de novas drogas com dispositivos, serviços e tecnologias. No Brasil desde 2006, oferece produtos para Saúde Feminina, Oncologia, Respiratória, Neurologia, Hematologia e Infectologia. A receita líquida global da Teva totalizou US$ 6,17 bilhões em 2015.

Referências:
1-      Azilect®: monografia do produto;
2-      Lew MF, Hauser RA, Hurtig HI, Ondo WG,Wojcieszek J and the TEMPO Extension Study Group. Long-term efficacy of rasagiline in Parkinson’s disease. Poster presented at 16th International Congress on Parkinson’s Disease and Related Disorders, June 5-9, 2005, Berlin, Germany;
3-      Elmer L for the Parkinson Study Group. Rasagiline is effective and well tolerated in the treatment of Parkinson’s disease (PD) patients with levodopa-related motor fluctuations receiving other adjunctive therapy. Poster presented at The Movement Disorder Society’s 9th International Congress of Parkinson’s Disease and Movement Disorders. March 5–8, 2005; New Orleans, USA;
4-      Olanow CW, Rascol O for the ADAGIO investigators. Early rasagiline treatment slows UPDRS decline in the ADAGIO delayed start study. Poster presented at the American Neurological Association’s 133rd Annual Meeting, September 21-24,2008; Salt Lake City, Utah, USA. 29;
5-      Parkinson Study Group.A randomized placebo-controlled trial of rasagiline in levodopa-treated patients with Parkinson disease and motor fluctuations. The PRESTO study. Arch Neurol 2005;62:241–248;
6-      Rascol O, Brooks DJ, Melamed E, et al, for the LARGO Study Group. Rasagiline as an adjunct to levodopa in patients with Parkinson’s disease and motor fluctuations (LARGO, Lasting effect in Adjunct therapy with Rasagiline Given Once daily, study): a randomised, double-blind, parallel-group trial. Lancet 2005; 365:947–954;
7-      Parkinson Study Group. A controlled trial of rasagiline in early Parkinson Disease. The TEMPO study. Arch Neurol 2002;59:1937–1943;
8-      PERIODIC SAFETY UPDATE REPORT No. 752/01/15 - Rasagiline mesylate;
9-      Israel, Áustria, Bélgica, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia,Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Romênia, Bulgária, Croácia, Islândia, Noruega, Liechtenstein, Argentina, Suíça, Peru, EUA, México, Canada, Peru, Chile, Sérvia, Rússia, África do Sul, Colômbia, Taiwan, Hong Kong, Austrália, Tailândia, Puerto Rico, Macau, Coréia, Ucrânia, Filipinas, Cazaquistão e Brasil.


Conheça os 4 principais tipos de devedores e como cobrá-los




Com a paralização econômica que vivemos, muitas empresas se encontram com um grande problema em suas áreas financeiras, que é a alta da inadimplência dos consumidores. Contudo, esse problema leva a um outro, como cobrar corretamente o cliente sem que se ocasione problemas no relacionamento e em futuros negócios?

Nesse momento é necessário um pensamento lógico, conhecendo a fundo quem está devendo e traçando uma estratégia para receber esses valores ou até mesmo buscar medidas legais. Por esse motivo, primeiramente, acho relevante detalhar os quatro perfis dos devedores que mais observo no mercado. São eles:

Devedor viciado, muitas vezes não possui nem mesmo problemas financeiros, porém, seu subconsciente sempre faz com que atrase os pagamentos, seja para se prevenir de imprevistos ou por outros motivos. Contudo, esse pode até pedir para renegociar os juros, mas sempre pagará;

Devedor ocasional, é o consumidor que busca sempre manter as contas em ordem, tendo sempre a intenção pagar, entretanto, por motivo da ocorrência de algum problema, não conseguiu arcar com o compromisso. Geralmente ficam muito irritados quando cobrados, eles não pensam que são devedores e se acham injustiçados, afinal sempre pagaram. Sendo necessário muito cuidado para não desgastar a relação;

Devedor negligente, é muito comum, pois representa o consumidor que não possui sua vida financeira organizada, assim, facilmente deixará de pagar suas contas porter esquecido. Assim, nesse caso o papel do cobrador é o de lembra-lo de seus compromissos. Contudo, as negociações tendem a ser mais complexas pois, como nunca se preocupa com suas obrigações, são vítimas constantes de dificuldades financeiras e de eventos imprevisíveis, nesse caso é necessário estabelecer acordos bem claros com ferramentas para alertar o devedor sobre prazos de pagamentos. 

Mau pagador, esse é um grande problema para quem faz a cobrança, pois ele sabe que deve, já tem esse fato como uma constante em sua vida, mas mesmo assim se recusa a pagar, se esquiva do cobrador de todas as formas, inventa desculpas, desaparece, não está preocupado com o seu nome. Esses casos devem ser tratados de forma mais enérgica, com uma cobrança mais intenção e indo até as últimas consequências legais. 

Lembrando que dificilmente esse será um consumidor interessante, pois, de que adianta vender se terá que realizar uma maratona para recebe?

Lógico, que esses padrões são variantes, principalmente em tempos de crise, por este motivo existem alguns procedimentos básicos a serem seguidas para facilitarem nas cobranças e minimizar desgastes.

Primeiramente, sempre que acontecer o atraso, ligue e mande e-mail no dia seguinte pedindo “ajuda” para localizar o pagamento que não entrou, peça para o cliente enviar o comprovante para “facilitar” a procura.

Se não tiver uma resposta em dois dias, ligue cobrando gentilmente, explicando que precisa receber os valores em aberto, e o quanto são importantes para o dia a dia da empresa, cobre do cliente uma posição efetiva, por exemplo: vou pagar dia tal, e envie e-mail pedindo confirmação por escrito.

É interessante enviar informativos reforçando os novos prazos de pagamento. E, caso o pagamento não ocorra, semanalmente se deverá buscar uma definição amigável da situação.

Se as ações não surtirem efeitos ou o débito tiver mais de 45 dias, a experiência diz que esse valor deve ser passado para o escritório de advocacia de sua confiança para notificar o devedor para pagamento sob pena de iniciar ação judicial.

Muitos devedores só pagam após a ação de cobrança bater na porta, seja por medo de penhora ou em função do grande aumento da dívida, noto que parte expressiva dos devedores fazem composição de pagamento em audiência.

Se não houver composição para pagamento, a busca para recuperação do crédito já está iniciada, e os advogados irão utilizar uma grande quantidade de estratégias de localização de valores e bens para assegurar seu recebimento.

Enfim, como se pode observar, para o combate à inadimplência se deve ter uma boa política de cobrança, uma rigorosa avaliação de crédito, e cercar-se de excelentes profissionais para que possibilitem suporte.



Gilberto Bento Jr - sócio da Bento Jr. Advogados, advogado, contabilista, empresário, com experiência sólida em gestão com estratégias empresariais.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

BINGO BENEFICENTE EM PROL DO ITACI




Dia 5 de junho, na Casa Charlô


O Instituto de Tratamento de Câncer Infantil- ITACI,
e o Centro Assistencial Cruz de Malta somaram
suas energias, boas intenções e
parceiros para o tradicional jantar,
com  bingo beneficente,
que em 2016 irá acontecer no  dia 5 de junho,
domingo, 18h, na Casa Charlô.

O ITACI oferece tratamento gratuito a
crianças e adolescentes, portadores de câncer,
de 0 a 19 anos.

O Centro Assistencial Cruz de Malta,
atua há mais de 40 anos prestando assistência
aos necessitados nas áreas de saúde, educação,
assistência social, esporte,
cultura e profissionalização de jovens.

Dia 5 de junho, domingo, 18h
Local: Casa Charlô
Rua Tabapuã, 1.353 – Itaim Bibi
Convites: 11. 9.9213.7328



 CRUZ DE MALTA
Juntos por uma ótima causa: ajudar o próximo.

O Instituto de Tratamento de Câncer Infantil ¬- ITACI e o Centro Assistencial Cruz de Malta somaram suas energias, boas intenções e parceiros. Em 5 de junho de 2016, realizarão em conjunto a tradicional Noite Beneficente, no novíssimo espaço
de eventos Casa Charlô (R. Tabapuã, 1.353, Itaim Bibi, São Paulo - SP).

O ITACI foi construído por meio de doações e iniciou suas atividades no final de 2002 na região de Pinheiros, em São Paulo. Tendo a Fundação Criança como entidade mantenedora, oferece tratamento gratuito a crianças e adolescentes, portadores de câncer, de 0 a 19 anos. Em 2015, em seu ambulatório, realizou mais de 16 mil consultas médicas e 17 mil multiprofissionais, além de aproximadamente 5,5 mil quimioterapias e 40 transplantes de medula óssea. O objetivo da arrecadação neste ano é a adequação da área de fisioterapia com equipamentos novos e mais seguros, fundamentais para o tratamento e recuperação dos pacientes oncológicos.

O Centro Assistencial Cruz de Malta, localizado na região sul da capital paulistana, atua há mais de 40 anos prestando assistência aos necessitados nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura e profissionalização de jovens. Fornece os mais variados serviços que englobam toda a família, chegando ao total de aproximadamente 540 mil atendimentos em 2015. Desenvolve, ainda, estágios supervisionados em parceria com importantes universidades públicas e privadas. O objetivo da arrecadação neste ano é a manutenção dos trabalhos da Cruz de Malta.

Para as duas instituições, a Noite Beneficente tem sido - há 20 anos para a Cruz de Malta e há 10 anos para o ITACI - uma das principais fontes de arrecadação de recursos financeiros. O sucesso do evento se deve à forte rede de parceiros (patrocinadores, apoiadores e convidados) que participam dessa vivência agradável, descontraída e solidária.

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