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sexta-feira, 29 de julho de 2022

Maior evento de futebol chegando: quem deve jogar?

Professor do curso de Educação Física do UNIPÊ dá dicas de como se antecipar para um dos momentos mais esperados do ano

 

O maior evento de futebol do planeta está chegando para alegrar os brasileiros e cidadãos de todos os países. Historicamente o futebol é um esporte que acolhe todas as classes, gêneros e nacionalidades. Por isso muitas pessoas ficam na expectativa e se mobilizam para acompanhar os jogos da seleção, junto aos amigos e familiares.  

O evento acontecerá no Catar, um país peninsular árabe localizado no Oriente Médio, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. “Podemos ‘chutar’ o elenco e dizer que já estejam garantidos em participar e representar nosso país a partir de novembro. O técnico Tite consolidou uma base para atuar, sendo assim os prováveis jogadores selecionados; é possível afirmar, sem medo de errar, que 17 jogadores estão confirmados no grupo da seleção”, diz o professor Me. Clizaldo Luiz Maroja Di Pace França, do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. 


São eles: 

– Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); 

– Laterais: Danilo e Alex Sandro (ambos da Juventus) e Daniel Alves (Barcelona); 

– Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG) e Éder Militão (Real Madrid); 

– Volantes: Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United) e Fabinho (Liverpool); 

– Meio-campo: Lucas Paquetá (Lyon) e Philippe Coutinho (Aston Villa); 

– Atacantes: Neymar (PSG), Raphinha (Leeds United) e Vinicius Jr. (Real Madrid); 

“Salvo algum imprevisto negativo, como uma lesão grave que impossibilitaria a participação, eles estarão no grupo em condições normais”, diz Clizaldo. 

Há, ainda, seis nomes em aberto na lista de Tite dos 23 a serem chamados, sendo um zagueiro, um lateral esquerdo, um meio-campista e três no ataque. Na opinião de Clizaldo, os favoritos são: 

– Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal) ou Felipe (Atlético de Madrid); 

– Lateral esquerdo: Renan Lodi (Atlético de Madrid), Guilherme Arana (Atlético-MG) ou Alex Telles (Manchester United); 

– Meio-campo: Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Olympique de Marselha), Arthur (Juventus) ou Douglas Luiz (Aston Villa); 

– Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Antony (Ajax), Richarlison (Everton), Roberto Firmino (Liverpool) e ainda arriscaria Hulk (Atletico – MG). 

Os comentários acerca dos dias de jogo da seleção não param, pois são em dias úteis e tradicionalmente a população costuma dar uma pausa para assistir e ver o elenco em campo. “Já imaginamos todos animados e esperançosos pela grande atuação da seleção brasileira, onde teremos jogos na fase de grupos. O primeiro será nos dias 24 de novembro contra a Sérvia, 28 de novembro contra a Suíça e 2 de dezembro contra Camarões. Nas oitavas de final, o Brasil pode jogar no dia 5 de dezembro, caso seja o 1º colocado do grupo G, ou no dia 6 de dezembro, caso fique em 2º lugar”, explica o docente. 


Preparando-se para o evento  

Em relação aos preparos para o grande evento, o professor recomenda cuidar do corpo e ter uma boa alimentação associada a exercícios físicos orientados. Isso pode auxiliar no controle da ansiedade e do estresse. “É uma excelente forma de ‘preparar o coração’ para fortes emoções durante o evento. Além disso, assistir a um pré-jogo e tentar adivinhar a escalação, quem fará o gol da vitória e o pensamento positivo são fundamentais”, acredita o professor. 

Clizaldo sugere ainda que todo esforço para aproveitar a competição vale a pena, como combinar um local para assistir aos jogos, torcer bastante e decorar a casa, que será um ponto de encontro entre amigos e familiares. “E apesar de se tratar de uma competição, é bom sempre recordar a verdadeira mensagem transmitida pelo evento, que é a integração social, o respeito pelo próximo, independentemente de cor, raça, crença e orientação sexual, e a paz mundial”, finaliza.  

  

Unipê

www.unipe.edu.br

Nosso Jeito de Ensinar

 

West Plaza terá exposição sobre os 50 anos da organização Médicos sem Fronteiras com o tema "Pergunte ao Tempo"



Projeto reúne painéis com a história, imagens de locais por onde passaram ao longo de cinco décadas e Quiz para interação com o público. Visitação será gratuita

 

De 29 de julho a 2 de setembro, o West Plaza terá uma exposição especial promovida em parceria com Médicos sem Fronteiras com o tema “Pergunte ao Tempo”. A mostra faz parte do projeto que comemora 50 anos da organização e reúne painéis com histórias, imagens de locais por onde passaram e um Quiz para interação com o público, com perguntas relacionadas ao contexto de cada ilustração.   

Será uma mostra para apreciar, agregar conhecimento e inspirar os visitantes com o propósito de Médicos sem Fronteiras, levando a uma reflexão sobre os desafios que se repetem, bem como o que mudou de fato ou não durante a existência da organização.

“O shopping exerce um papel social de extrema importância e a nossa parceria com a instituição Médicos sem Fronteiras tem o objetivo de levar conhecimento aos visitantes, demonstrar um pouco mais sobre a atuação dos participantes e envolver o público”, comenta Geraldo Carvalho, superintendente do West Plaza.

A exposição “Pergunte ao Tempo” ficará no terceiro piso do Bloco A e estará disponível para visitação durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda-feira a domingo.

 

 

Exposição “Pergunte ao Tempo” por Médicos sem Fronteiras

Gratuito

Quando: 29 de julho a 2 de setembro

Horário de funcionamento do shopping

Onde: Piso 3, Bloco A

Endereço do shopping: Avenida Francisco Matarazzo - Água Branca, São Paulo – SP

Site: www.westplaza.com.br

Telefones: telefone (11) 3677- 4000 e (11) 94516-3051

Redes sociais:

Instagram @westplaza

Facebook @shopwestplaza

 

"Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo" estreia no Teatro Claro Rio


Com copatrocínio da Lorenzetti, o documentário musical celebra grandes cantoras que fizeram história nas rádios e no streaming


Vozes que encantam e inspiram embalam o documentário musical “Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo”. Copatrocinado pela Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, o espetáculo reúne sete atrizes que levam o público a uma viagem no tempo a partir da música, contando a história de grandes cantoras nacionais e internacionais. A temporada ocorre entre 29 de julho e 22 de outubro, no Teatro Claro Rio, no Rio de Janeiro.

Passando por gêneros musicais como MPB, samba, jazz, rock e blues e pop, o documentário musical celebra a figura da mulher na sociedade, apresentando a trajetória de personalidades que quebraram preconceitos, venceram o machismo e abriram as portas para o futuro por meio da arte.

Em cena, o elenco canta do soul de Aretha Franklin ao rock de Rita Lee e Tina Turner. As apresentações transmitem desde o talento de Elis Regina às composições autorais de Dona Ivone Lara, passando pelas vozes eternas de Whitney Houston e Marília Mendonça ao pop de Beyoncé e de Anitta.

Já é possível adquirir os ingressos do espetáculo por meio do site www.sympla.com.br ou pela bilheteria oficial do Teatro Claro Rio (Rua Siqueira Campos, 143 - 2º Piso - Copacabana).

A Lorenzetti se orgulha por patrocinar o espetáculo, que reúne histórias marcantes de mulheres empoderadas, que ao longo de suas histórias quebraram barreiras, inspirando o público”, ressalta Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.

Após a temporada carioca, o espetáculo seguirá em turnê pelo país e passará pelas principais do Brasil, incluindo São Paulo/SP.

 


Serviço

Elas Brilham – Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo

Local: Rua Siqueira Campos, 143 - 2º Piso - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

Data: de 29 de julho a 22 outubro de 2022

Sessões: Segundas-feiras às 17h e às 20h30 / Sextas-feiras e sábados às 17h / Domingos às 20h30

Vendas pela internet: Sympla


Museu Índia Vanuíre realiza brincadeira alusiva ao acervo indígena

 

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Alisson de Oliveira Formenti

Totalmente gratuita, programação também traz dica de leitura nas redes sociais

 

Aos finais de semana, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), uma instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza diversas atividades do projeto “Família no Museu”, sempre das 10h às 16h. Este mês, o destaque é para o jogo "Separar vitrines" que consiste em apresentar imagens do acervo e, de acordo com a figura apresentada, o visitante deverá encontrar o módulo pertencente àquela imagem, promovendo a aprendizagem cultural. 

Além disso, todos os sábados, o Museu Índia Vanuíre indica uma obra de leitura aos seguidores das redes sociais. Neste sábado (30), às 12h, a recomendação será “Mbaé Kaá - o que tem na mata: a botânica nomenclatura indígena”, de João Barbosa Rodrigues. O livro é uma contundente defesa do conhecimento nativo diante do meio científico. Acesse e confira.  

 

Visitação 

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).


 

Exposição “ARAPYAU Resgate Cultural Nações” será realizada durante o mês de agosto no Itapecerica Shopping

A mostra será composta de peças que fazem parte do universo indígena no Brasil

 

O mês de agosto será especial no Itapecerica Shopping com a Exposição “ARAPYAU Resgate Cultural Nações, que tomará conta do Espaço Itap Cultural a partir do dia 1º de agosto. A mostra será composta por peças do universo indígena, como banquinhos com grafismos Tupi Guarani, pulseiras, colares, brincos da cultura dos povos indígenas brasileiros, cestos, instrumentos e cocares que valorizam a riqueza e a beleza de peças artesanais produzidas para o uso no dia-a-dia nas aldeias e fora delas.

A exposição é de responsabilidade de Jesse Claudino de Lima, que tem como nome indígena Djagwa Ka’agwy,  palestrante, expositor e divulgador da cultura Tupi Guarani, que reuniu as peças da sua coleção pessoal e apresenta detalhes das culturas indígenas brasileiras.

A mostra, que vai até o dia 31 de agosto, ficará no Itap Cultural, loja 2009, no 1º Piso. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados das 14h às 20h.

Segundo Márcia Morelato Campioto, Coordenadora de Marketing do Itapecerica Shopping, o fortalecimento da arte indígena é uma forma de manter viva as tradições culturais das diversas etnias brasileiras. Além disso, as peças são belas e compostas de elementos carregados de simbologias e sabedorias indígenas.

Para o secretário do Índio, Marcelo Pereira, esse evento é de grande importância por ter uma visibilidade nacional e internacional para artesanatos, condimentos e plantas medicinais.

Os indígenas somam mais de 25% da população. É muito importante para todos darmos visibilidade ao artesanato dos primeiros povos brasileiros e valorizarmos nossa história, que é tão rica e bela. É uma grande alegria dividir isso com nosso público”, confirma Márcia.


Serviço

Exposição “ARAPYAU Resgate Cultural Nações” no Itapecerica Shopping

Endereço: rua XV de Novembro, 89 - Centro - Itapecerica da Serra – SP
Telefone: (11) 4668-8000

Data: de 1º a 31 de agosto de 2022.

Local: Itap Cultura, loja 2009, 1º Piso.

Horário: De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados das 14h às 20h.

Site: www.itapecericashopping.com.br
Facebook: facebook.com/itapecericashopping

 

Mercado de seguros deverá respeitar novos requisitos de sustentabilidade

Imagem de anncapictures por Pixabay
Pixabay
Em agosto, entrará em vigor uma norma da Susep que exige a criação de políticas ESG e publicação de relatório anual de sustentabilidade, entre outras ações ambientais

  

O mercado de seguros precisará investir mais em sustentabilidade para respeitar novos requisitos de regulamentação do setor que foram criados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A novidade consta na Circular 666/22, publicada no dia 29 de junho.

O principal objetivo da norma é avaliar o comprometimento das empresas com as causas ambientais e fomentar a mitigação dos riscos climáticos. A Susep quer estimular ações que nomeia como “ASG” (Ambiental, Social, Governança), sigla equivalente ao termo inglês "ESG" (Environmental, Social and Governance). Entre as medidas, a Susep exigirá que cada empresa crie uma política de sustentabilidade, que deverá ser reavaliada a cada três anos, e publique relatórios anuais de sustentabilidade.

A Circular, que entrará em vigor no dia 1° de agosto, vai impactar na atuação de seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradores locais. No entanto, a mudança foi recebida com tranquilidade na FF Seguros pois a seguradora já está investindo em sustentabilidade, com iniciativas alinhadas às estratégias de transformação digital da companhia.

A unidade de agronegócios da seguradora se destaca como um case de sucesso na gestão de riscos climáticos, adotando ferramentas que possibilitam monitorar a previsão climática, o andamento das safras e performance das áreas seguradas. “A sustentabilidade está na nossa frente de ação nos últimos anos. Vamos integrar tecnologias e acelerar a transformação digital para nortear as nossas estratégias e potencializar o propósito ambiental”, diz o gerente comercial de agronegócio da FF Seguros, Diego Caputo.

De acordo com o superintendente de agronegócio, Guilherme Frezzarin, a FF Seguros tem uma equipe dedicada ao tratamento e análise de dados. “Trazemos insumos das propriedades, histórico de cultivo, cadastro territorial dos segurados, qual é o comportamento do produtor na propriedade, entre outras informações. Com tudo isso, conseguimos avaliar a adequação ambiental, social e de governança”, explica.

Um exemplo das tecnologias utilizadas atualmente pela FF Seguros é a ferramenta Brain, fornecida pelo Serasa, que foi customizada em parceria com a seguradora para aperfeiçoar os processos de subscrição. A tecnologia entrou em operação na safra de inverno do milho safrinha 2021/22 e permitiu otimizar o mapeamento das áreas seguradas.

“A ferramenta veio para nos ajudar na captura das informações de geolocalização de propriedades e melhorar a gestão delas. O Brain mapeia as áreas com maior precisão e agilidade, evita erros e sobreposições de áreas, facilita a produção de croquis e minora fraudes. Conseguimos ter uma resposta para análise de riscos e tomar decisões de subscrição de maneira mais rápida”, conta Frezzarin.

Além da precisão na captura dos dados, Frezzarin destaca a celeridade no processo. “Antes, a análise de subscrição podia demorar até uma hora para mapear as áreas. Hoje em dia, a captura de geolocalização ocorre automaticamente e temos uma prévia da proposta com os dados técnicos em minutos, o que permite também fazer análises de subscrição em lote de áreas”, revela o superintendente. A ferramenta, utilizada atualmente para o seguro agrícola, será expandida para uso em toda a unidade de agronegócio em 2023, beneficiando o seguro pecuário e outras modalidades.

Segundo Frezzarin, a partir de agora a FF Seguros vai investir ainda mais em inteligência de negócios em seguros, para automatizar cálculos de risco e melhorar os controles internos. “A transformação digital colabora para melhorar a política de compliance e nos prepara para absorver riscos de catástrofes. O agro é a unidade que está mais suscetível às intempéries, então precisamos monitorar o clima e a produção dos nossos segurados para prever problemas”, afirma ele.

Os dados coletados durante a subscrição são tratados para integrar a plataforma de monitoramento de safras da FF Seguros, desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia Farmers Edge. A plataforma consegue conectar imagens de satélites e dados climáticos de cada região segurada, otimizando ainda mais o atendimento ao produtor e possíveis processos de sinistro.

“Temos estações meteorológicas e fazemos um dossiê de cada propriedade segurada e região. Isso ajuda muito a eliminar riscos não cobertos e ter um melhor controle da capacidade de distribuição espacial do seguro. Pretendemos criar também um dashboard de gestão para integrar os corretores e permitir que eles possam acompanhar o fluxo de monitoramento do seguro. A proposta é trazer mais transparência para a cadeia e melhorar a qualidade das operações”, diz o superintendente.

 


Empregos na cadeia produtiva da saúde ultrapassam 4,7 milhões de vínculos no País

Estudo do IESS mostra que metade das oportunidades geradas se concentram na região Sudeste

 

As oportunidades de empregos formais na cadeia produtiva da saúde continuam com registros positivos no País. Nos últimos três meses encerrados em abril deste ano, o número de pessoas empregadas atingiu a marca de 4.712 milhões – crescimento de 0,9% em relação janeiro quando havia 4.671 milhões. As informações são do Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde nº 59, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

O estudo considera os setores público, privado e também empregos diretos e indiretos sendo que, do total de vínculos na cadeia, 3.713 milhões (79%) pertencem ao setor privado com carteira assinada. Na mesma comparação trimestral, o mercado de trabalho da economia teve registro de alta 1,5%. 

O Sudeste concentra praticamente metade dos empregos do setor com 2.339 milhões de vínculos. As regiões com maior crescimento, no entanto, foram Nordeste e Sul, 1,9% e 1,2%, respectivamente, no trimestre. Apenas a região Norte teve registro de queda (-0,9%) puxada pelo setor público (-3,3%).

Já o saldo mensal de oportunidades, registrado em abril deste ano, foi de 17,6 mil empregos no setor. Em março, o montante havia sido de 1,6 mil. No acumulado do ano, levando-se em conta os subsetores, o que mais gerou empregos formais na cadeia foi o de prestadores (44,5 mil), seguido por fornecedores (15,7 mil) e operadoras (2,3 mil). No total, o saldo do setor privado (62,6 mil) representa 7,7% do volume gerado pela economia (816,8 mil).  

“Os dados mostram que as oportunidades na economia geral tiveram uma resposta melhor que o mês anterior ao atingir alta de 1,5% com saldo positivo em todas as regiões do País. O setor da saúde, no entanto, permaneceu estável com crescimento na cadeia produtiva de empregos idêntico (0,9%) a março deste ano”, afirma o superintendente executivo do IESS, José Cechin.

Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui. 

 

Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS)

 

10 dicas para aumentar a presença no ambiente digital e as vendas nas datas comerciais do 2º semestre

Nos próximos meses, os pequenos negócios têm grandes oportunidades de ampliar seus ganhos com o uso das plataformas on-line e das redes sociais


O segundo semestre do ano traz consigo grandes oportunidades de negócios, especialmente para os setores de comércio e serviço. Pelo menos quatro das principais datas promocionais acontecem ao longo dos próximos meses: Dia dos Pais (14 de agosto), Dia das Crianças (12 de outubro), Black Friday (24 de novembro) e o Natal (25 de dezembro). Nesse contexto, é fundamental que os donos de micro e pequenos empresas estejam preparados para potencializar suas vendas usando todos os recursos possíveis, principalmente os digitais.

O gerente de Atendimento ao Cliente do Sebrae, Enio Pinto, comenta que é importante que os empreendedores estejam atentos à necessidade de diversificar seus canais de venda e de ampliar sua presença digital. “Desde o início da pandemia, a maioria dos empresários buscaram se lapidar, aperfeiçoar e profissionalizar. Com isso, cresceu significativamente o número de empresas que estão presentes no ambiente digital, fazendo negócio no ambiente on-line. Mas ainda dá tempo para aqueles que desejam rever seu modelo de negócios, incorporar mudanças e passar a utilizar as redes sociais ou vender em marketplaces”, avalia.  “É a hora de organizar e explorar seu banco de clientes, preparar os estoques e pensar em novas estratégias”, acrescenta o gerente do Sebrae.

Confira 10 dicas preparadas pelo Sebrae para vender mais no ambiente digital:


  1. Prepare-se

Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing. Elabore um Plano de Negócios e tenha em mente também se pretende concorrer em nichos ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.


  1. Tenha um site 100% funcional

Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter a navegação facilitada, para que não desista e procure uma concorrente. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada, problemas em encontrar o que procura.


  1. Seja verdadeiro

Não prometa o que não puder cumprir. Exponha com clareza questões sobre cobrança de frete e prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.


  1. Dedique-se à logística

Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!


  1. Ofereça multicanais ao cliente

É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante ou depois da compra.


  1. Monte uma equipe preparada e bem treinada

Todos os profissionais das áreas de conteúdo, design, tecnologia da informação e marketing devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.


  1. Anuncie

Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Bing), mídias sociais e outros.


  1. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

O trabalho de Otimização para Mecanismos de Buscas (ou SEO) é direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem-posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.


  1. Participe de um marketplace

Ter uma loja on-line não garante o tráfego de pessoas para o seu site, por isso ter estratégias de anúncios, SEO e redes sociais são importantes. Participar de marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas.com pode fazer seu negócio ficar exposto a grandes volumes de tráfego, mas a vantagem é que você só é cobrado quando realiza a venda.


  1. Invista na gestão do negócio

O back office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-la para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.


Ministério Público Federal é favorável à exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e COFINS

A exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e COFINS ganhou enorme relevância nos meios jurídico e contábil, em vista da possibilidade de enormes quantias financeiras serem restituídas pelas empresas. A tese, que ainda está pendente de julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça, ganhou força após o Supremo Tribunal Federal pacificar seu entendimento sobre a possibilidade de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, a chamada “tese do século”.

Em recente parecer favorável aos contribuintes apresentado ao Superior Tribunal de Justiça, o Ministério Público Federal - MPF destacou que o regime de substituição tributária progressiva constitui mera antecipação do ICMS normal e, por isso, não poderia divergir do entendimento consolidado pelo STF – o qual determinou a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS.

O ICMS consiste no imposto sobre operações relativas à circulação de mercadoria e sobre prestação de serviços, a ser pago pelo contribuinte sempre que presente um dos fatos geradores do tributo. Em outras palavras, aquele que pratica o fato gerador está obrigado a recolher o ICMS respectivo.

Já a substituição tributária (ST) do ICMS é o regime pelo qual a responsabilidade pelo imposto devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída ao contribuinte substituto, em face do substituído. A sistemática de substituição tributária consiste no recolhimento do imposto por contribuinte diverso (substituto) ao invés daquele que pratica a operação de venda de mercadorias (substituído).

Nesta modalidade, o recolhimento do ICMS é realizado pelo contribuinte substituto uma única vez e de forma antecipada, antecedendo todas as outras operações subsequentes da cadeia de produção até que o produto chegue ao consumidor final. É o que ocorre, a título de exemplo, com os postos de gasolina, visto que o ICMS é pago diretamente às refinarias no momento que adquirem os combustíveis.

Diante da controvérsia sobre o tema, o Superior Tribunal de Justiça afetou dois recursos especiais sobre a exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e COFINS, para apreciação do conflito em sede de recursos repetitivos.

Caso a decisão da Primeira Seção da Corte Superior for no mesmo sentido do entendimento do Ministério Público Federal, será possível excluir o ICMS-ST da base de cálculo do PIS e COFINS, possibilitando uma redução da carga tributária aos contribuintes substituídos e a recuperação dos valores pagos indevidamente.

Trata-se de um importante assunto que pode ensejar em precedente aplicável a todos os contribuintes que estão sujeitos à essa modalidade de arrecadação, como concessionárias, postos de gasolina, supermercados, etc. Caso a palavra final proferida pelo STJ for de fato favorável, os mais de 1.900 casos em tramitação na Justiça Federal terão desfechos economicamente positivos – possibilitando às empresas restituírem quantias elevadas a título de pagamentos indevidos.

Diante da possiblidade de benefícios inegáveis, é importante que as companhias estejam preparadas, e avaliem buscar seus direitos de restituição o quanto antes – acompanhadas sempre de uma orientação jurídica especializada. Assim, terão a máxima segurança de recuperarem todos os seus valores devidos. 

 

Rafael Zanchettin - advogado da área tributária do Marcos Martins Advogados. 

 

Marcos Martins Advogados

https://www.marcosmartins.adv.br

 

Qual é o papel da agência de marketing para o comércio exterior?


Por muito tempo, empresas de comércio exterior não investiram em marketing. Com o início da pandemia em 2020, essas organizações precisaram melhorar ou criar seu posicionamento no ambiente digital. Isso porque não era mais possível visitar clientes ou participar de eventos e feiras presenciais. Tudo estava acontecendo no digital. 

Ainda hoje, não são todas as empresas que têm um posicionamento forte no ambiente digital, mas aquelas que começaram antes ou durante a pandemia já colhem frutos, como reconhecimento de marca, autoridade, leads e apoio ao setor operacional e comercial.

São diversas atividades que entram no escopo de uma agência de marketing especializada em comércio exterior. Tudo começa no estudo dos objetivos da empresa, avaliação do público-alvo, persona e início do planejamento estratégico, para execução dos seguintes itens:


1- Desenvolvimento da marca

Ter uma marca forte consiste em possuir uma identidade visual que transmita os valores da empresa. O logotipo e as fontes devem revelar a comunicação que a empresa quer passar para seu público-alvo. Porém, mais do que isso, é necessário que todas as comunicações estejam alinhadas aos objetivos da empresa.

Desenvolver a marca requer planejamento, análises, testes e execução.


2- Apoio para o setor comercial

Imagine a seguinte situação: seu time comercial liga para um novo lead e a pessoa da do outro lado da linha nunca ouviu falar sobre a sua empresa. Porém, o seu concorrente liga para o mesmo lead e faz meses que esse prospect consome o conteúdo dela nas redes sociais.

Quando existe o reconhecimento de marca, há maior probabilidade de um relacionamento e possível venda. 

O setor comercial deve guiar e mostrar seus objetivos para o marketing que deve criar estratégias para alcançá-los. Para isso, é necessário trabalho em equipe, planejamento e um pleno conhecimento da empresa.


3- Gerenciamento de redes sociais

É pelas redes sociais que a empresa poderá criar seu posicionamento no ambiente digital. Para que o algoritmo de cada rede social funcione ao seu favor, é necessário entender as diferenças entre cada rede social, possuir constância e ter postagens mais qualitativas do que quantitativas. 

Algo que muitas empresas do comex ignoram é que quanto mais humanizado for o perfil, melhores serão os seus resultados.


4- Anúncios pagos

Chamamos de anúncios pagos aqueles que a empresa investe determinado valor para que a página ou o conteúdo apareça exatamente para o público que se deseja atingir. No LinkedIn, por exemplo, é possível patrocinar um post para um profissional de determinado setor, função, nível de experiência e região.

Então imagine que sua empresa quer atingir a indústria farmacêutica: é possível realizar um patrocínio para que a publicidade chegue até o exato tomador de decisão. Assim como tudo no marketing, os anúncios pagos exigem testes e estratégias.


5- Apoio para o setor operacional

No comércio exterior há muitas adversidades, por exemplo, o porto de Xangai fechou, a capatazia saiu do Valor Aduaneiro, um navio colidiu e suas rotas foram afetadas. E seu cliente adoraria estar informado por uma dessas notícias que podem afetar seus embarques.

A comunicação gera relacionamento e isso resulta fidelização. É papel do marketing utilizar ferramentas para atualizar os clientes, que podem ser: e-mails automatizados, postagens, relatórios e/ou informativos periódicos.


6- Endomarketing

O comércio exterior é feito por pessoas e até nesse sentido esse mercado é competitivo.

Cada vez mais bons profissionais são cobiçados por concorrentes. O endomarketing é um ramo do marketing que visa reter e atrair talentos com estratégias de comunicação, como: treinamentos, informativos, aniversários, brindes, prêmios, etc.


7- Desenvolvimento de website

O website é o cartão de visitas on-line da sua empresa! Ele sempre deve estar atualizado, bonito visualmente e principalmente com um bom SEO (Search Engine Optimization) para ser localizado de forma orgânica pelos buscadores, como o Google, por exemplo.


8- Régua de relacionamento

A régua de relacionamento é uma estratégia para construir um relacionamento com um possível cliente e trazê-lo para a jornada de compra. Esse método é um conjunto do comercial com o marketing e só funciona com pleno entendimento do público.


9- Materiais ricos

Criar materiais ricos como e-books, white papers, relatórios, infográficos pode servir para diferentes objetivos.

O objetivo mais comum é criar uma base de leads, porém existem outros, como qualificar leads e economizar o tempo da equipe (imagine que sua empresa não trabalha com novos importadores e todos os dias alguém liga perguntando como começar; criar um e-book com os primeiros passos pode economizar um tempo valioso da equipe e quando houver um nível maior de maturidade essa empresa lembrará do e-book que a ajudou no começo e voltará a procurar seu negócio).


10- Inteligência de marketing

Inteligência de mercado aplicada ao comércio exterior é o estudo do posicionamento da empresa em relação aos principais stakeholders, dessa forma, é possível encontrar oportunidades, ameaças e ainda amplificar pontos fortes e criar um plano para os pontos fracos que a organização apresenta.


11- Materiais institucionais

Se você acha que ninguém mais abre apresentação institucional, é sinal de que está enviando de forma errada. Os materiais institucionais da empresa devem acompanhar uma chamada no corpo de e-mail atrativa e uma estratégia de envio, isso porque até o campo assunto influencia. O material deve ser em alta resolução, “leve”, bem visual e que mostre os diferenciais perante as demais apresentações que esse lead recebeu. Você precisa se destacar!

Em uma feira, também é interessante ter um cartão físico e virtual e demais materiais institucionais e brindes. A agência deve criar esses materiais com excelência.


Para quem é o marketing especializado em comex?

Agentes de Carga e Comissárias de Despacho: O comércio exterior é uma área de extrema competitividade entre os players, principalmente com o atual cenário logístico e econômico. Dessa forma o marketing auxilia empresas do comex a explorar seus diferenciais competitivos para se aproximarem de seus objetivos.

Despachantes Aduaneiros, Consultores Autônomos e profissionais do comércio exterior: O marketing pessoal é muito importante para profissionais de comércio exterior se destacarem no mercado, seja para aumentar o reconhecimento no mercado de trabalho ou transmitir maior autoridade na área. Executivos de venda que trabalham com seu marketing pessoal também trazem grandes resultados para as empresas em que atuam, afinal, pessoas confiam em pessoas.

Atualmente, alguns profissionais do comex estão disseminando seus conhecimentos e criando cursos on-line e para isso é necessário um bom planejamento estratégico de lançamento digital.

Assessorias e Consultorias: empresas que queiram melhorar seu posicionamento e mostrar autoridade nas redes sociais devem ter um marketing forte no ambiente digital para atrair o público-alvo.

Transportadoras: Mesmo com a marca estampada no caminhão levando o reconhecimento para todo o Brasil, transportadoras também devem ter posicionamento no ambiente digital.

Exportadores: O marketing internacional é realizado para exportadores que desejam levar suas marcas do Brasil para o mundo. Esse trabalho é desenvolvido com estudo e análise do mercado consumidor onde a empresa quer explorar.

Importadores: Importadores que realizam private label também precisam de um marketing estruturado para o branding e desenvolvimento de novas vendas. 

 

Kauana Pacheco - diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.

 

Detran.SP alerta: veículos com placas terminadas em 3 e 4 devem ser licenciados em agosto

Documento que libera a circulação do veículo é exigido em todo o Estado; regularização é feita de forma totalmente digital

 

Atenção motorista: A partir de 1º de agosto, proprietário de veículos com placas de final 3 e 4 precisam fazer o licenciamento veicular anual obrigatório. Todo o procedimento é realizado de maneira 100% online, por meio do sistema bancário.

 

O licenciamento digital é realizado de maneira totalmente online. Portanto, o proprietário do veículo não precisa se deslocar mais até uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo para emissão anual do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. 

 

Após o pagamento da taxa de licenciamento e eventuais débitos no sistema bancário, estará disponível o download e impressão do CRLV-e, que deverá ser realizada em folha A4 branca, diretamente no portal do Detran.SP, Poupatempo, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do Governo Federal ou ainda no portal de serviços da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).

 

Neste ano, o valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento. O ajuste da taxa é realizado com base na divulgação da Coordenação da Administração Tributária do Estado de São Paulo, considerando que o valor da UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) possui um aumento anual.

Assim como no ano passado, não há cobrança de taxa do seguro DPVAT em 2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

 

Vale lembrar que deixar de licenciar o veículo é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Como Licenciar

 

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

 

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

 

O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

 

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque 


Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão ou caminhão-trator



Como evitar decisões equivocadas na carreira?

 

 Você é feliz em seu trabalho? Para 72% dos brasileiros, a profissão atual não lhes traz satisfação, relatando o desejo de buscar um cargo que traga mais valor para sua vida, segundo dados da pesquisa Isma Brasil. Tendo que decidir qual profissão escolher sendo ainda tão jovem, não são os raros os casos de quem se frustra com a escolha – acendendo um alerta importante para a necessidade de revermos questões centrais sobre nosso modelo de carreira.

Muitos jovens se sentem pressionados a decidir qual profissão seguir, principalmente durante o ensino médio. De fato, alguns já demonstram interesse genuíno em determinada área – em muitos casos, baseados em históricos de seus próprios familiares. Mas, em sua grande maioria, a pressão por escolher o caminho a seguir com tão pouca idade pode ser indício de grande frustração futura.

Somado a isso, quando comparado com exemplos internacionais, percebemos que o modelo educacional brasileiro – incluindo o nível universitário – explora pouco as verticais profissionalizantes. Ao invés de trazerem em sua grade conteúdos que evidenciem, ao máximo, a rotina de cada profissão, focam em materiais didáticos, que não unem a teoria à prática. Diante de mundos distantes, que não convergem, as empresas passam a ter cada vez mais dificuldade para encontrar profissionais preparados para lidar com as responsabilidades diárias.

Como resultado inevitável dessa disparidade, mais da metade dos brasileiros desejam trocar de carreira. Em meio a um sistema fortemente generalista e pouco incentivador à experimentação, o melhor jeito de reduzir, ao máximo, decisões equivocadas que gerem frustrações profissionais, é iniciando desde cedo um processo profundo de autoconhecimento.

Cada pessoa possui seu próprio tempo de descoberta e compreensão do que gosta e deseja para seu futuro. E, ao invés de exigir essa resposta antes dos 18 anos, o mundo ideal seria aquele que estimulasse as tentativas, minimizando o peso dos erros e buscando compreender, ao menos, o básico de informações das áreas que lhe chamam mais atenção para, a partir disso, reduzir as chances de selecionar aquela que não vai lhe trazer satisfação. Muito além de descobrir o que aprecia, é preciso identificar aquilo que não gosta.

Toda construção de carreira depende de um conjunto de fatores baseados no quanto nos conhecemos. Quanto maior for a compreensão acerca de suas habilidades, preferências e limitações, mais claro será o entendimento sobre a jornada a ser percorrida. Para aqueles que já são experientes e desejam mudar sua área de atuação, o caminho poderá ser ainda mais desafiador – mas, não deve ser encarado como motivo de desistência. Afinal, o brilho nos olhos é uma característica que poucos currículos superam.

As relações de trabalho estão mudando em alta velocidade. Em substituição aos salários elevados, os valores e propósitos dos cargos serão alguns dos pontos mais decisivos para os profissionais. Diante de mudanças inegáveis, aqueles que se focarem em aprimorar o conhecimento sobre si próprios, suas ambições e sua visão de negócios, certamente terão mais chance de se satisfazerem profissionalmente, com riscos reduzidos de tomarem decisões equivocadas.

 

Fernando Poziomczyk - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

 

Wide

https://wide.works/

 

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