Data marca a
abertura do calendário promocional do comércio no segundo semestre do ano
No próximo dia 14 de agosto será comemorado o Dia
dos Pais no Brasil. A data é uma das mais importantes do calendário do comércio
e abre a programação das promoções do segundo semestre, que ainda conta com o
Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Um levantamento feito pelo Sebrae,
em 2021, mostrou que além dos pais (27%), os maridos, companheiros, noivos e
namorados (31%) estão entre as figuras mais presenteadas nesta data. Para os
empresários que pretendem impulsionar as vendas nesse período, ainda dá tempo
de implementar algumas mudanças e estratégias.
Do presente tradicional ao inovador, o Dia dos Pais
traz oportunidades para os mais diferentes setores de atividades. Segundo o
levantamento do Sebrae, os presentes mais lembrados foram: vestuário (43%);
cosméticos, perfumes, colônia pós-barba (21,4%); comidas para almoço ou jantar
(10,1%); chocolates (9,1%), além de bebidas e vinhos (9,1%).
Planejamento é palavra de ordem
Para os empresários que pretendem aproveitar a data
para potencializar os negócios, a principal recomendação do Sebrae é planejar.
Isso significa, por exemplo, organizar e preparar a equipe, ampliar a presença
digital, organizar os estoques, ativar o relacionamento com os clientes, entre
outras providências necessárias.
Tudo começa com a gestão do estoque da empresa. O
Sebrae tem orientações que ajudam os donos de pequenos negócios na tomada de
decisões. Uma das principais regras para alcançar bons resultados é contar
sempre com carros-chefes, que são aqueles 20% de produtos que representam 80%
das vendas. Os empresários precisam se programar para não deixar faltar na
prateleira esses itens que funcionam como principais atrativos da clientela.
O passo seguinte é fazer com que o público
potencial saiba como a empresa se organizou para atender às expectativas dos
consumidores no período. Nesse sentido, vale a pena lançar mão das redes
sociais onde a marca está presente, além de usar os aplicativos de mensagem para
falar diretamente com antigos clientes.
Uma equipe de vendedores preparados é outro passo
fundamental para alcançar bons resultados nas vendas do Dia dos Pais e de
outras datas comerciais. Além de conhecer os produtos da empresa, os
funcionários precisam ouvir e entender as necessidades dos clientes.
Iniciativa
O empresário Ricardo Fritsch, da Cervejaria
SteinHaus, primeira e única cervejaria orgânica do país, já está preparado para
o Dia dos Pais deste ano. Ele já definiu que a loja virtual vai trabalhar com
um desconto de 15% para os clientes que usarem um código promocional e vai
trazer, além das cervejas produzidas pela empresa, dois kits para os clientes
que desejem presentear seus pais. Ricardo vai fazer ainda uma ação na própria
data, ofertando chopp de graça para os pais que forem ao restaurante da
cervejaria, inaugurado em abril. Para isso, ele vai fazer uma panfletagem de
rua nos dois pontos mais movimentados da cidade de Picada Café (na Serra
Gaúcha).
Conheça a cartilha
do Sebrae que apresenta os diferentes perfis de pais e como trabalhar com cada
um deles.
Confira outras sugestões do Sebrae:
- Mostre
para seu cliente como, principalmente em momentos de crise, devemos
demonstrar que nos importamos com quem amamos. Que tal incentivá-lo a
comprar o seu produto e pedir para entregar na casa do seu pai e
surpreendê-lo? Que tal oferecer também a oportunidade de incluir uma
mensagem personalizada com o presente?
- Agora
é a hora de realmente conhecer o seu cliente! Esse é o principal caminho
para traçar qualquer estratégia do negócio. Entenda o melhor jeito de
suprir suas necessidades. Algumas simples perguntas nos stories do
Instagram já podem ajudar a entendê-lo melhor. Manter contato constante
também é muito importante, e você pode usar o WhatsApp para isso.
- Mostre
para o seu seguidor que seu produto pode complementar outros presentes,
mostre ideias de cestas ou caixas com seus produtos dentro.
- A
venda em si pode ser feita pelo WhatsApp Business, por exemplo. Não crie
barreiras para o seu cliente, já mande as opções de pedido, de forma clara
e prática, envie o link de pagamento, oriente sobre a forma de entrega ou
retirada. De todas as maneiras, facilite a compra, assim fica mais fácil
de manter seu cliente.
- Além de vender, usar o
WhatsApp é ótimo para que você tenha os contatos de todos seus clientes.
Isso estreita seu relacionamento com eles e o número de celular facilita
na hora do contato. Avalie outros canais de venda interessantes, como os
aplicativos de delivery.