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sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Dezembro Laranja: consciência em cuidar da pele deve começar na infância

Médica do CEONC Hospital do Câncer dá orientações de prevenção ao câncer de pele, cujo número de casos no Brasil é alarmante


O mês de dezembro recebe a cor laranja para lembrar da importância dos cuidados com a pele, principalmente para prevenir o câncer. Neste período, inicia a estação mais quente, o que leva a maior exposição das pessoas aos fatores que podem provocar danos à pele. O objetivo é da campanha Dezembro Laranja é conscientizar e esta conscientização precisa começar ainda na infância.

Só para se ter uma ideia da importância do assunto, o Instituto Nacional do Câncer aponta que o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O câncer de pele melanoma, por sua vez, representa 3%. Nos dois tipos de tumor, há altos percentuais de cura, se houver detecção e tratamento precoces.  

A médica do CEONC Hospital do Câncer de Cascavel e integrante do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), doutora Tariane Foiato, explica que é muito importante a consciência sobre os cuidados com a pele já na infância para que, cada vez mais, tenhamos uma mudança cultural efetiva.  

“O cuidado com os horários de exposição ao sol deve ser rigoroso. Dê preferência ao início da manhã e final da tarde para atividades ao ar livre. A passagem do protetor solar de alto fator de proteção deve ser aliado ao bloqueio físico, através de óculos escuros, chapéu e roupa com proteção UVA/UVB. Evitar as queimaduras solares, principalmente na infância é uma medida que evita o aparecimento de neoplasias da pele mais agressivas”, pontua a médica Tariane Foiato. 

Ainda segundo a oncologista, a exposição crônica que leva a pigmentação da pele/pele bronzeada é um fator de risco para os tumores mais comuns dessa região e tendem a surgir com o envelhecimento. “O conhecimento do corpo é também essencial para levar a uma consulta médica. O surgimento de qualquer alteração em manchas ou surgimento de uma nova lesão é fundamental”, alerta a médica do CEONC.

 

Alertas

A Mayo Clinic publicou, neste ano, alguns alertas super importantes à população quanto aos cuidados com sua pele e conhecimento do corpo:

1) Manchas escuras com mais de um tom de pigmento; 

2) Verrugas que crescem de forma rápida e que sangram;

3) Manchas irregulares com formatos estranhos;

4) Lesões de pele que expressam algum sintoma, como coceira ou ardor;

5) Locais como palma das mãos, sola dos pés e lábios devem também ser incluídos no autoexame! 

 

Perfis de risco

Os fototipos claros tipo 1 e 2, ou seja, pessoas com pele e olhos claros que ficam vermelhos ao se expor ao sol ou que possuem sardas e aquelas que podem até ganhar uma “cor”, são as pessoas com maior predisposição a ter câncer de pele.  

“Pessoas albinas que possuem um defeito genético na produção de melanina possuem 100% de chance de ter câncer de pele ao envelhecimento. Outras síndromes genéticas a saber são anemia de Fanconi e síndrome do nevo displásico. Também alguns imunossupressores usados em pacientes que foram submetidos a transplante de órgãos, favorecem o aparecimento de doenças da pele”, explica a médica do CEONC Hospital do Câncer, Tariane Foiato.

 

Tratamento

O tratamento para câncer de pele é basicamente cirúrgico, mas há casos em que podem ser utilizados tratamentos tópicos, crioterapia e radioterapia. Cada caso precisa ser avaliado por profissional, que indicará o melhor encaminhamento. 

“A cirurgia de Mohs é uma técnica muito indicada nos casos de lesões de pele em áreas ‘nobres’, onde as margens são obtidas de maneira muito segura, com estudo microscópio pelo patologista em sala de procedimento. Na face, por exemplo, onde queremos atingir a menor margem com máxima segurança e com melhor resultado estético é uma das principais aplicações da técninca”, explica a doutora Tariane Foiato.

 

Câncer melanoma e não melanoma

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte da superfície corporal, porém tem predileções de região corporal e difere um pouco no homem e mulher! Mas um fato interessante é que ele também acontece nas mucosas, incluindo a região anorretal, nas unhas, nos olhos e região acral! Sua apresentação mais comum ocorre na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. 

Já o câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide. Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo. Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas.


No dia da pessoa com deficiência visual, entenda o que são as Distrofias Hereditárias da Retina


Além de combate ao preconceito e discriminação, data é relevante para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento correto das doenças oculares


A data de 13 de dezembro é lembrada pelo Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual e foi criada com o intuito de consolidar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que visa a igualdade e solidariedade para todos os cidadãos. Entretanto, outro alerta se faz importante: o diagnóstico precoce das doenças de retina para possibilitar tratamento adequado, aumentando as chances de preservar a visão das pessoas acometidas por enfermidades oculares. As Doenças Hereditárias da Retina (DHRs), por exemplo, provocam a degeneração das células da retina, causando a perda visual progressiva. No Brasil, as DHRs são a segunda causa de baixa visão em crianças até 15 anos de idade[1].

A perda de visão decorrente da mutação em ambas as cópias do gene RPE65 é uma doença genética hereditária que afeta a retina causando cegueira noturna e perda de sensibilidade à várias situações de luminosidade[2]. Pessoas nascidas com essa condição podem se deparar com o problema desde muito cedo, com a maioria dos pacientes evoluindo com perda visual e cegueira legal aos 18 anos de idade, progredindo para a cegueira total[2].

Entre alguns sinais das Distrofias Hereditárias da Retina estão cegueira noturna, perda de sensibilidade à luz, à perda do campo de visão periférico e à clareza visual, movimentos descontrolados dos olhos, entre outros. Para detectar essas doenças, os exames oculares são essenciais, como o Teste do Olhinho - realizado para identificar eventuais alterações que causem obstrução no eixo visual, e o Teste Genético - único capaz de confirmar o diagnóstico preciso das DHRs.

"Para mudar o percurso destas enfermidades, o diagnóstico precoce é fundamental, uma vez que as células retinianas perdidas não podem ser recuperadas. A única chance dos pacientes é serem detectados enquanto ainda têm um número suficiente de células a serem preservadas por meio do tratamento com terapia gênica", esclarece o médico geneticista Roberto Giugliani, professor Titular do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira de Genética Médica.

Estar atento aos sinais iniciais de problemas na visão é o primeiro passo para um diagnóstico e tratamento adequados, e para que a população possa se beneficiar de todo esse avanço da ciência.

 

 

Novartis

https://www.novartis.com



Referências

• Haddad MA, J Pediatr Ophthalmol Strabismus. 2007;44:232-40.

• Chung DC, et al. Am J Ophthalmol. 2019 Mar;199:58-70.


Hospital São Camilo ilumina suas fachadas em apoio ao Dezembro Laranja

Ação faz parte da campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de pele


Ampliar a discussão e conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de pele é de extrema relevância e, em apoio a tradicional campanha Dezembro Laranja, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo ilumina suas fachadas durante todo o mês e reforça sua comunicação interna e externa para alertar a todos sobre os devidos cuidados.

Correspondendo a 30% de todos os tumores malignos entre pessoas de pele clara e com mais de 40 anos, o câncer de pele não melanoma é o tumor com maior incidência no Brasil. A doença é responsável por mais de 180 mil novos diagnósticos por ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os casos se apresentam de três formas distintas, sendo os mais comuns os cânceres não-melanoma – carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – que apresentam altos percentuais de cura quando diagnosticados e tratados precocemente.

A campanha é uma forma de trazer informação à população sobre prevenção e promover a adoção de hábitos saudáveis desde a infância. “Quanto mais cedo começamos a tratar de nossa pele, as chances de desenvolvimento da doença são menores. A campanha tem como objetivo mostrar que câncer de pele é uma coisa séria”, explica a Dra. Silvana Coghi, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com centros de diagnósticos em suas três Unidades (Santana, Pompeia e Ipiranga), permitindo que o paciente realize as consultas médicas e os exames necessários em um único local.

Durante a campanha, a Instituição fará divulgações voltadas para seus colaboradores, através dos seus canais internos. Já o público geral poderá conferir informações sobre prevenção, diagnóstico e formas de tratamento nas redes sociais do Hospital.

 

Sinais do câncer de pele

De acordo com a especialista, é essencial prestar atenção em modificações na pele, como o aparecimento de manchas, sinais e pintas. Outro alerta é para feridas que não cicatrizam.

“Qualquer um está sujeito a ter a doença e, normalmente, os sinais passam despercebidos, mas se o paciente realizar um autoexame podem ser notados”, afirma a dermatologista.

Para ajudar na prevenção da doença é necessário cuidar da pele e criar hábitos de foto proteção, como evitar exposição solar entre 10h e 16h, utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30 e utilizar roupas como proteção solar.


Brasil registra redução de 19,1% nos casos de malária

Toda a região das Américas também apresentou redução da doença entre janeiro e junho de 2020, comparado ao mesmo período do ano passado

 

O Brasil registrou, no ano passado, 19,1% menos casos de malária em relação ao ano anterior. Foram 157.454 notificações da doença no período, contra 194.572 em 2018. Os dados constam no Boletim Epidemiológico da Malária 2020, divulgado na última quinta-feira (3) pelo Ministério da Saúde.

Em relação aos casos autóctones, ou seja, de pessoas que contraíram a infecção no Brasil, os dados apontam uma queda de 15,1% na comparação do primeiro semestre dos anos de 2019 e 2020, de acordo com dados preliminares. Em 2019, quando comparado a 2018, houve uma redução de 18,4%, passando de 187.757 para 153.296 casos autóctones da doença.

De janeiro a junho de 2020, as regiões Amazônica e extra-Amazônica tiveram redução no número total de casos autóctones, de 15,1% e 71% respectivamente. Apenas os estados de Mato Grosso (64,5%), Rondônia (27,7%) e Roraima (18,8%) registraram aumento no número de casos de infecções no Brasil. Os estados do Goiás e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, não apresentaram casos no período de janeiro a junho de 2019, porém no mesmo período do ano de 2020, cada um registrou um caso autóctone. Na região extra-Amazônica, o estado de São Paulo registrou o maior número de casos, com quatro casos autóctones. O estado também demonstrou uma redução de 60% no primeiro semestre de 2020, em relação ao ano anterior.

Na região Amazônica, onde ocorrem 99,9% dos casos de malária, cerca de 80% da doença se concentrou em 41 municípios em 2019, sendo 16 no Amazonas (39%), oito no Pará (19,5%), sete em Roraima (17,1%), quatro no Amapá (9,8%), três no Acre (7,3%), dois em Rondônia (4,9%) e um no Mato Grosso (2,4%).

No Brasil, o principal vetor da malária é o mosquito Anopheles darlingi infectado por Plasmodium, um tipo de protozoário. Os mosquitos desta espécie são geralmente encontrados durante o período noturno, porém, ao amanhecer e ao entardecer aumentam o risco de transmissão da doença. Apenas as fêmeas infectadas do mosquito transmitem a malária por meio de picadas.


CASOS IMPORTADOS

Em relação aos casos importados, o Brasil registrou 4.117 infecções, em 2019, o que equivale a 2,6% dos casos notificados no Brasil. Os casos foram provenientes da Venezuela com 2.658 casos (64,6%), Guiana Inglesa com 655 casos (15,9%), Guiana Francesa com 236 (5,7%), Bolívia com 230 casos (5,6%) e Peru com 172 casos (4,2%). No Brasil, os estados com maior número de casos importados notificados foram Roraima, Amazonas, Maranhão, Acre e Rondônia, que ao todo registraram 3.783 casos, representando 94,3% do total de casos importados, sendo que apenas Roraima notificou 2.745 (66,7%) dos casos importados. A maior ocorrência de Plasmodium vivax (79,3%).

Em 2020, de janeiro a junho, foram registrados 1.049 casos importados de outros países no Brasil – o equivalente a 1,5% do total de casos notificados -, com maior ocorrência nos estados de Roraima e Amazonas com 60,7% e 14,3%, respectivamente. Dentre os estados da região extra-Amazônica, foram notificados 43 casos importados com maior ocorrência nos estados de São Paulo (12), Santa Catarina (7) e Rio de Janeiro (6).  O ano de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, de janeiro a junho, apresentou redução de 50,9% nos casos importados da região Amazônica e de 44,1% para os casos da região extra-Amazônica. 


SITUAÇÃO NAS AMÉRICAS

Dados do novo Boletim Epidemiológico mostram que, entre janeiro e junho de 2020, a situação da malária nas Américas foi caracterizada por uma redução do número de casos confirmados em relação ao mesmo período do ano anterior, determinado principalmente pela diminuição dos casos notificados na Venezuela.

Outros países que registraram redução no total de casos durante este período foram Brasil, Colômbia, Guiana, Peru, Equador, Guatemala e México. Apesar da redução, oito países relataram um aumento total de casos: Haiti, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Honduras, Costa Rica e Suriname. Outros países, como Paraguai e Argentina, foram certificados pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) como países livres da malária em julho de 2018 e maio de 2019, respectivamente. El Salvador e Belize mantiveram zero casos autóctones desde 2017 e 2019, respectivamente.

O Relatório Mundial da Malária de 2019 também registrou 228 milhões de casos de malária no mundo em 2018, sendo 213 milhões (93%) na África. Dos 405 mil óbitos ocorridos no mesmo período, a maioria aconteceu no continente africano, em crianças menores de 5 anos. Na região das Américas foram registrados 753,7 mil casos e 338 óbitos. Cerca de 138 milhões de pessoas em 19 países estão em risco para malária, das quais cerca de 80% causada pelo parasita Plasmodium vivax.  Três países - Brasil, Colômbia e Venezuela - respondem por 80% de todos os casos estimados.  

Apesar dos progressos obtidos no combate à malária, ela ainda é considerada um dos mais sérios problemas mundiais de saúde pública, sendo uma das doenças de maior impacto na mortalidade da população dos países situados nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. 


COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

A promoção internacional no campo da saúde, bem como o compartilhamento das experiências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com outros países, em conformidade com a política externa brasileira, é uma das diretrizes do Plano Nacional de Saúde (PNS). A implementação dessa diretriz busca fortalecer a atuação em âmbito internacional do Ministério da Saúde e da cooperação brasileira. 

O Brasil sempre estabeleceu acordos de cooperação técnica relacionados à malária com países, tanto da América do Sul quanto da África, como ferramenta de desenvolvimento para auxiliar o fortalecimento institucional. Os acordos permitem transferir ou compartilhar conhecimentos e experiências por meio de capacitação humana e institucional, com intuito de alavancar o desenvolvimento social dos países beneficiados.

Atualmente, o Brasil, em conjunto com Suriname e Guiana Francesa desenvolve um projeto denominado Malakit, com o objetivo de promover uma estratégia de controle da malária entre os garimpeiros. Além dos acordos, o Brasil também doa medicamentos e insumos quando necessário. Em outubro de 2018, o Ministério da Saúde doou para a República do Suriname 84.240 comprimidos do antimalárico Artemeter 20mg + Lumefantrina 120mg para fortalecer a estratégia de controle da malária na população garimpeira que transita entre os dois países no planalto da Guiana. 

 


Nicole Beraldo
Ministério da Saúde

 

Tenda da Serasa em São Paulo para reforçar o 26º Feirão Limpa Nome termina no sábado (05)

Localizada no Largo da Batata, até amanhã - 05 de dezembro -  os consumidores paulistanos poderão negociar suas dívidas; a cidade registra mais de 4.3 milhões de inadimplentes

 

 

Para ampliar ainda mais o alcance do maior Feirão Limpa Nome de sua história, a Serasa vai reforçou o atendimento aos consumidores que pensam em negociar suas dívidas presencialmente: a já tradicional tenda localizada no Largo da Batata, região oeste de São Paulo atenderá até amanhã (sábado) 05 de dezembro.

 

Vale reforçar que um forte esquema de proteção por conta da Covid 19 foi implementado para que o evento acontecesse. As medidas adotadas são:

•Distanciamento 1,5m na fila; 

•Medição de Temperatura; 

•Uso de máscara obrigatório; 

•Tapetes sanitizante e secante na entrada da tenda;

 •Dispenser de Álcool em gel com pedal; 

•Assepsia no ambiente todos os dias antes e ao final da operação; 

•Acrílico separando atendente x cliente; 

•Atendentes com máscara e proteção acrílica; 

•Mesmo modelo de ar condicionado utilizado nos hospitais de campanha (Pacaembu, Anhembi e Brasília). Esse aparelho é responsável por trocar o ar de toda a estrutura durante toda operação.

 

Um vídeo foi feito pela empresa mostrando todas as precauções tomadas:

 https://youtu.be/Ceroy4gNZjM


 

Todas as tendas são acessíveis, e possuem uma área de atendimento preferencial para idosos, portadores de necessidades especiais, gestantes e pessoas com crianças de colo.

 

Este reforço no atendimento é para que a maior quantidade possível de pessoas possa aproveitar os descontos de até 99%. Vale dizer que essa é a edição do evento com o maior número de parceiros participantes. As empresas são: Itaú, Banco do Brasil, Recovery, Claro, Santander, Vivo, Casas Bahia, Ponto Frio, Renner, Riachuelo, Pernambucanas, Avon, Bradesco, Carrefour, Porto Seguro, Ativos, Oi, Itapeva, Anhanguera, Sky, Credsystem, Banco BMG, Digio, Zema, Crefisa, Ipanema, Unopar, Hoepers, Tricard, Tribanco, Di Santinni, Calcard, Confiança, Algar, Unic, Fama, Pitágoras, Sorocard, Uniderp, Unime, Hipercard, Conect Car, Elmo, Tenda, Energisa, Cetelem, Havan, Quatro Estações, CPFL, RGE, PagBank, Light, Nosso Lar, Novo Mundo, Koerich, Kredili e Cemig.

Para quem prefere o feirão online, nada muda. Em paralelo ao atendimento físico, os canais digitais da Serasa, como site, aplicativo, WhatsApp e Central de atendimento 0800 continuam disponíveis para consumidores de todo o país. Além disso, o consumidor terá as mesmas condições de desconto em uma das mais de 7.000 agências dos Correios em todo o Brasil.

 

SERASA TE AJUDA

 

Entre março e setembro, a Serasa fez campanhas com diversos parceiros para propor melhores condições na renegociação de dívidas e ajudar a população em um dos momentos mais difíceis financeiramente. Apenas em agosto, quase 3 milhões de dívidas foram quitadas através dos canais digitais da empresa. Já nesta edição do feirão, em menos de 20 dias, a empresa já totalizou mais de 2 milhões de acordos fechados pela plataforma, além de mais de 3 bilhões de descontos concedidos no bolso do consumidor.


 

INADIMPLÊNCIA NA QUARENTENA


Em outubro, a capital paulista registrou mais de 4.3 milhões inadimplentes. Já em todo o Estado de São Paulo, a inadimplência chega a 15 milhões. Um levantamento realizado pela própria Serasa mostra os impactos na taxa de inadimplência em 2020 em comparação com o ano passado:

 

Mês

Inadimplência 2019

Inadimplência 2020

out

4.420.567

4.324.871

set

4.411.463

4.260.815

ago

4.388.334

4.319.425

jul

4.399.195

4.379.303

jun

4.397.783

4.434.241

mai

4.380.021

4.486.934

abr

4.390.503

4.489.091

mar

4.397.177

4.429.611

fev

4.340.625

4.415.860

jan

4.344.827

4.392.102

 


PONTO DE ATENDIMENTO

 

FEIRÃO SERASA LIMPA NOME – SÃO PAULO

DATA: 30 de novembro a 05 de dezembro

HORA: De segunda a quinta: 8h às 19h

De sexta a sábado: 8h às 22h.

ENDEREÇO:  Largo da Batata

 

Serviço – Canais digitais de Atendimento

 

- Site www.feiraolimpanome.com.br

- App google play | app store

- Whatsapp 11 99575-2096

- Ligação gratuita 0800 591 1222

 

Prestações de contas eleitorais devem ser enviadas até o dia 15 de dezembro pela internet

O prazo para a prestação de contas eleitorais para todos os candidatos, eleitos e não eleitos, é às 23h59 do dia 15 de dezembro de 2020. A conferência a respeito do cumprimento dessa obrigação será realizada por meio do envio, pela internet, dos metadados, que deve ocorrer pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Essa data também deve ser seguida pelos partidos políticos, em todos os níveis de direção.

Essa regra está prevista na Resolução TSE n.º 23.632, aprovada no dia 19 de novembro deste ano, pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento considera o contexto da pandemia da Covid-19 e estabelece os procedimentos específicos que devem ser executados para a entrega das prestações de contas finais das eleições municipais de 2020, tanto pelos candidatos quanto pelos partidos políticos.  

Para a entrega presencial da mídia eletrônica, que contém a documentação comprobatória da prestação de contas, a resolução prevê um ordenamento em datas específicas, o que contribuiu para evitar aglomerações. De acordo com o texto, os candidatos eleitos para os cargos de prefeito, de vice-prefeito e de vereador (até́ o terceiro suplente) devem fazer a entrega da mídia física até o dia 15 de dezembro. Já os candidatos não eleitos e os partidos políticos, em todas as esferas, precisam cumprir a obrigação no período entre 7 de janeiro e 8 de março de 2021. 

Segundo o coordenador da Comissão de Contabilidade Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador Haroldo Santos Filho, os contadores precisam ficar atentos ao prazo de entrega das prestações de contas eleitorais de candidatos e partidos políticos, tendo em vista que a omissão das contas impede a obtenção da quitação eleitoral e, para os candidatos eleitos, impede a sua diplomação. Caso a inadimplência persista, as contas dos candidatos poderão ser julgadas como não prestadas, o que gera o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral até o fim da legislatura, persistindo os efeitos da restrição após esse período até a regularização da omissão.

Já em relação aos partidos políticos, a omissão da entrega da prestação de contas gera o impedimento quanto ao recebimento de recursos do Fundo Partidário, enquanto perdurar a omissão, podendo levar ao julgamento de contas não prestadas e à manutenção do impedimento de acesso ao Fundo Partidário até a regularização da omissão. Santos Filho finaliza com o alerta: “Não deixem para enviar no último dia!”.

Em documento enviado ao CFC, o TSE destaca que as eleições municipais deste ano reuniram mais de 500 mil candidatos concorrendo a cargos eletivos. Dessa forma, o órgão afirma esperar um grande volume de prestações de contas e recomenda a antecipação da entrega desses documentos. O objetivo é evitar congestionamentos no sistema e aglomerações nas entregas das mídias físicas, considerando os protocolos de saúde voltados para a prevenção e o combate ao novo coronavírus.

Feliz com o resultado da participação do profissional da contabilidade no processo eleitoral de 2020, o vice-presidente de Política Institucional do CFC, contador Joaquim Bezerra, destaca que “a importância do contador para a democracia brasileira, com o uso de sua expertise na contabilidade eleitoral, atingiu o seu ápice nestas eleições. Prova disso é a confiança que temos recebido do TSE que conta com a nossa colaboração permanente. Isso é parceria, uma via de mão dupla. E, nós, profissionais da contabilidade, estamos dando o nosso melhor em prol do Brasil”, afirmou. 

 


Conselho Federal de Contabilidade (CFC)


Dia Internacional do Voluntário: data homenageia aqueles que dedicam parte do tempo para ajudar o próximo

Neste dia, a Fight For The Poor se destaca por desenvolver projetos dentro e fora do Brasil

 

No próximo sábado, 5 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1985, com a intenção de promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade ao redor do mundo. Um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas e enaltecer ONGs que assumem a tarefa de ajudar o próximo.

O Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo. Segundo o último relatório divulgado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no fim de 2019, quando se trata de desigualdade, o Brasil fica atrás apenas de nações do continente africano, como África do Sul, Namíbia, Zâmbia, República Centro-Africana, Lesoto e Moçambique. No país tropical, apenas 10% da população detém a maior parte da renda da pátria.

Em maio de 2020 o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado da pesquisa que revela um abismo maior entre ricos e pobres no Brasil. De acordo com o instituto, o 1% da população com rendimento maior recebe 33,7 vezes mais que a metade da população com o menor rendimento. Esses índices preocupantes mostram a urgência de políticas e iniciativas para auxiliar às pessoas com menor poder aquisitivo.

Nesse sentido, o Instituto Fight For The Poor (F4TP) trabalha buscando diminuir essa desigualdade. O instituto é um canal para a realização de projetos sociais que causam impacto positivo na sociedade. "Com projetos criativos e inovadores conectamos pessoas dispostas a fazer a diferença por um mundo melhor", afirma Guilherme Basso, presidente do F4TP



Projetos desenvolvidos

Todo projeto que a F4TP abraça é social, que beneficia pessoas carentes e que levem a transformação na vida dos beneficiados. Fundada em 2012, a ONG já promoveu mais de 15 ações no Brasil, sendo a maioria em Brasília, e outra no Piauí, além de uma ação fora do país, no Haiti. "Nossos projetos são específicos, com prazo definido para começo, meio e fim", explica Guilherme.

"Estive no Haiti por três vezes entre 2010 e 2011. Lá trabalhei em projetos de reconstrução e ajuda humanitária. Nessas viagens também conheci e me envolvi com a ONG MAIS (Missão em Apoio a Igreja Sofredora). Por conhecer o projeto, e saber da seriedade, ficamos sabendo que eles estavam com uma campanha para comprar um carro, para ajudar no deslocamento de doações e voluntários. A meta financeira era de R$40.000. Conseguimos levantar todo o valor, com doações online e também offline", lembra Guilherme.

Além de ações no país caribenho, o Fight For The Poor organizou o The Street Store (Loja de Rua) na Cidade Estrutural, em Brasília. A ideia do projeto é doar roupas, fazendo com que as pessoas carentes da comunidade tenham uma experiência de shopping. "Montamos araras, provadores e colocamos os voluntários como atendentes dessa Loja na Rua. A gente queria que essa experiência desse mais dignidade para as pessoas que muitas vezes não tem a condição de ir ao shopping ou a uma loja comprar uma roupa de qualidade. Nossa equipe selecionou todas as doações e colocou somente roupas sem defeitos para doação. Também distribuímos um almoço na comunidade", conta Guilherme.

O instituto também desenvolveu inúmeros outros projetos no Brasil. Logo após ser fundado, em 2012, lançaram uma ação de crowdfunding. "O primeiro projeto foi chamado de Manancial de Vida, com o objetivo de arrecadar doações para a reforma da creche. Foram arrecadados quase R$2500 em doações pela plataforma de crowdfunding, além de várias outras doações de parceiros", detalha o presidente do F4TP.

No ano seguinte, 2013, foi a vez do projeto Mais Água ser financiado pelo crowdfunding, visando arrecadar doações para alugar caminhões pipa para levar água nas regiões semi-áridas do Piauí. "Na época, a região estava vivendo uma das piores secas de todos os tempos. Conseguimos captar R$2.000 pela plataforma e financiamos 20 caminhões pipa que foram enviados e abasteceram várias famílias e comunidades. Cada caminhão abastecer um vilarejo pequeno por 1 mês", lembra o ativista.

Em 2014, 2015 e 2016 o Fight For The Poor desenvolveu mais sete ações no Distrito Federal. Entre elas, o beleza solidária e Fight Day. "Tanto o Beleza Solidária quanto os eventos Fight Day foram ações com o objetivo de captar recursos e doações para os projetos e instituições que ajudamos. O Beleza Solidária foi um evento no Salão Frank Rodrigues, na Asa Norte, quando todo o valor arrecadado em serviços no dia foi destinado para a Fight", finaliza o presidente da ONG.

O último projeto do Instituto aconteceu em 2016, após isso, Guilherme se mudou para os Estados Unidos e se dedicou a consultorias no terceiro setor e empresas sociais. Depois de quatros anos, a ONG retorna, no final de 2020, com ações envolvendo o voluntariado. Novos projetos estão sendo idealizados para atuar na Cidade Estrutural.

 

Implantação de e-commerce: por onde começar?

Em tempos onde o digital ganhou ainda mais força, trilhar os passos corretos é essencial!

 

A expansão do e-commerce no Brasil bateu novo recorde em 2020: foram registradas 1,3 milhões de lojas online em todo o País, o que representa crescimento de 40%, se comparado ao ano anterior. É o que revela a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, mapeamento realizado pelo PayPal Brasil em parceria com a BigData Corp, divulgada recentemente.

Segundo a pesquisa, o reflexo do crescimento se dá em razão da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de digitalização. Com isso, os pequenos e médios negócios precisaram migrar para o comércio eletrônico para garantirem sobrevivência diante do atual cenário. Em 2019, cerca de 27% dos e-commerces eram de pequeno porte e faturavam até R$250 mil por ano. Hoje, esses mesmos negócios passaram a representar perto da metade das lojas online, aproximadamente 48%.

Apesar da prioridade de estar no ambiente digital, inúmeros empresários têm dificuldades em inserir seu negócio no meio eletrônico. Por onde eu começar? Fazer sozinho ou contratar uma empresa? Precisa de um sistema específico? Essas são apenas algumas das dificuldades que os empreendedores decidem partir para o universo digital.

Tratando especificamente do ramo farmacêutico, algumas necessidades dos lojistas devem ser levadas em consideração, no momento da contratação da empresa que implantará o e-commerce como, por exemplo, atendimento à legislação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); segmentação dos tipos de produtos; priorização dos hábitos de compra do consumidor e integração com o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que é o Sistema Integrado de Gestão.

Para o diretor de marketing da MyPharma, plataforma de loja virtual especializada no ramo farmacêutico, Carlos Henrique Soccol, é preciso ter atenção e conhecimento mínimo para não errar na escolha do prestador de serviço.

“Infelizmente, existem empresas que não agem com boa intenção e acabam enganando lojistas com ferramentas difíceis de serem operadas ou até mesmo ineficientes para o tipo de negócio”, alerta Carlos.

Ainda segundo ele, a implantação do e-commerce farma deve conter tecnologia capaz de integrar o sistema ERP primordialmente com a  gestão de estoque, legislações da Anvisa, banco de itens pré-cadastrados com imagens, otimização para mecanismos de busca SEO (Search Engine Optimization) e delivery dos produtos, o que a maioria das pequenas e médias farmácias devem priorizar, principalmente neste momento de pandemia.

“Na nossa empresa, os serviços possibilitam que os empreendedores farma tenham em pouco tempo sua loja virtual com site e aplicativo prontos com todas as ferramentas mencionadas. Além de todo o apoio tático do time da empresa, que contribui para o sucesso do cliente, por meio de dicas e consultoria estratégica, há centenas de farmácias clientes espalhadas nos 27 estados do Brasil” afirma o diretor de marketing da MyPharma, Carlos Henrique Soccol.


Busca do consumidor por crédito tem alta de 4,5% em outubro, revela Serasa Experian

População com renda mensal de R$500 até R$2.000 impulsionou o índice, com maior variação entre as demais

 

O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian mostra que a procura por crédito cresceu 4,5% em outubro, quando comparada com o mês anterior. A variação positiva foi impulsionada por aqueles com menor renda, com ganhos mensais de até R$ 2 mil.  No mês a mês, as pessoas com menores faixas de renda continuam sendo responsáveis pela maior procura por crédito. Aqueles com ganho mensal de até R$ 500 têm destaque em outubro, com a segunda alta seguida, de 4,8%.

Apesar do aumento, esse é o segundo menor aumento do ano, perdendo apenas para janeiro, quando o índice registrou 1,6%. Na relação com setembro/20 o cenário é de alta, mas em desaceleração. O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que isso ocorreu porque os consumidores ainda sentem o impacto do corte no auxílio emergencial. ”Nesse mês, a demanda por crédito está menos diretamente ligada ao consumo, e mais à necessidade de honrar os compromissos financeiros.Com a lenta retomada econômica e os fortes níveis de desemprego, muitas pessoas estão se apoiando nas renegociações, o que significa obter crédito mais barato para quitar dívidas mais caras”, finaliza Rabi. 

Todas as regiões brasileiras, ainda na análise mensal, demonstram altas. Em ordem crescente estão Norte (2,4%), Sudeste (3,1%), Centro-Oeste (5,2%), Nordeste (6,4%) e Sul, que ganhou destaque por ter sido a única região a não registrar desaceleração, marcando 6,7% em outubro ante 3,7% em setembro/20.


Curso on-line da Serasa Experian apoia saúde financeira dos brasileiros
Para auxiliar e orientar os consumidores a cuidarem de suas finanças pessoais, a Serasa Experian disponibiliza um curso on-line e gratuito que apresenta fundamentos básicos sobre organização financeira. O conteúdo traz dicas de como elaborar o orçamento doméstico, priorizar dívidas, negociar, construir um fundo de emergência, entre outros conceitos básicos de finanças pessoais.

Por meio do planejamento e das técnicas econômicas ensinadas, é possível concretizar ambições de curto, médio e longo prazo. Para ter acesso ao conteúdo gratuito basta entrar no site e começar os estudos!
 

 

Serasa Experian

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