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segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Brasileiro planeja as finanças na segunda-feira; ao longo da semana, o interesse se transforma em esquecimento


Levantamento conduzido pelo Konkero - maior portal comparador de produtos financeiros e finanças pessoais do Brasil - aponta que a preocupação do brasileiro com as finanças pessoais tem o ápice às segundas-feiras; ao longo da semana, o interesse cai. Os dados consolidados são do primeiro semestre de 2018; nos últimos 12 meses, a Konkero recebeu mais de 15 milhões de usuários, que representam 13% da internet nacional. O foco do portal é auxiliar a população de baixa renda a ter acesso a mais informações para tomar melhores decisões financeiras.   



A preocupação do brasileiro com as finanças pessoais tem data marcada. Às segundas-feiras, um número grande de pessoas, busca informações para poupar, negociar dívidas e formas alternativas de aumentar a renda; ao longo da semana, o interesse em aplicar o planejamento financeiro no cotidiano cai consideravelmente. De acordo com levantamento do Konkero, maior portal comparador de produtos financeiros e finanças pessoais do Brasil, enquanto a busca por informações associadas ao tema é de 17,7% no início da semana, na quinta-feira o número cai para 16,7%, na sexta-feira para 14,9%; no sábado e domingo, os acessos despencam para 7,8% e 7,6%, respectivamente – uma redução média de 57%. Nos feriados, os brasileiros mantêm comportamentos semelhantes ao dos finais de semana, com queda de acessos de 48%. Quando analisados os dias do mês, a primeira quinzena concentra 10% mais acessos do que a segunda quinzena. 

Com mais de 15 milhões de usuários – que representam 13% da internet do país –, a plataforma analisou os padrões de comportamento dos internautas ao longo do primeiro semestre de 2018.  Segundo Guilherme de Almeida Prado, fundador do portal, embora seja natural dar menor atenção às finanças nos dias de lazer é interessante analisar o padrão como um todo, no qual o interesse cai ao longo da semana e do mês. “O brasileiro começa com disposição para resolver ou melhorar as finanças pessoais, mas as demandas cotidianas vão minando essa disposição longo da semana e do mês. Esse comportamento é extremamente danoso, sobretudo para a baixa renda, pois mostra que o planejamento financeiro não está no topo da lista de itens importantes – quando deveria ser o contrário e estar no topo das prioridades”, afirma Prado.

Em relação ao comportamento de homens e mulheres o padrão é bem semelhante, com a segunda-feira sendo o dia mais acessado por ambos.  Um dado interessante é sobre a busca na internet do brasileiro em relação a produtos financeiros ao longo do ano.  O financiamento da casa própria, por exemplo, é muito procurado no início do ano e o interesse cai no decorrer dos meses, chegando a cair 50%. A busca por informações sobre como investir também apresenta comportamento semelhante com pico em janeiro e caindo 40% no decorrer do ano. Já “cartão de crédito” tem o comportamento inverso.

 Nos meses próximos ao Natal, a busca pelo produto na internet chega a crescer 30% em relação a janeiro e demais meses. Os dados são do Konkero e Google Trends.

Acelerado pela Artemisia, o Konkero é um negócio de impacto social e foi selecionado para o relatório PNUD-ONU de negócios inclusivos. Em seis anos de atuação, já auxiliou mais de 51 milhões de pessoas, tendo ajudado 4,6 milhões de brasileiros a negociar dívidas; 2 milhões a entender melhor o uso do cartão de crédito; 2,2 milhões aprenderam a preencher cheque; e mais de 600 mil a compararem taxas de financiamento de carro. “Atuamos com a premissa de que a população de baixa renda precisa de informações financeiras – de forma simples e de fácil acesso – para tomar melhores decisões. O planejamento financeiro é essencial para que esses brasileiros tenham acesso, por exemplo, a serviços públicos gratuitos como medicamentos e documentos. Muitos não sabem onde podem acessar políticas públicas e acabam pagando e onerando o orçamento familiar”, detalha Prado, citando o casamento como exemplo.

 “Tivemos um grande acesso quando produzimos um conteúdo explicando que é possível casar sem pagar os cerca de R$ 400 de cartório”, finaliza.





Konkero

Terceirização é alternativa, mas cresce a passos lentos


Dúvidas e receios dos empresários são empecilhos para os empresários


Dezembro de 2018 – Crise econômica, flexibilização da legislação trabalhista, redução de sindicatos através do corte da contribuição compulsória, entre outros fatores, não foram suficientes para que o mercado absorvesse os mais de 12 milhões de desempregados no país, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Apontada como saída, a terceirização de postos de trabalho, mesmo em atividades fim, não foi suficiente para que houvesse a contratação em massa de trabalhadores.

Em fevereiro desse ano, o Empresômetro, empresa especializada em inteligência de mercado, já havia feito um levantamento das empresas mais reconhecidamente utilizadoras de mão de obra terceirizada, as de limpeza e controle de pragas.

Fazendo um comparativo do ano de 2017 com o anterior, 2016, o número de empresas dessa natureza havia crescido 13,5%; um bom número, mas que refletia apenas a retomada da economia.

Agora, passados mais de oito meses, um novo levantamento do Empresômetro identificou um crescimento estável do setor, com aumento de apenas 13% no período. “São setores que tendem a crescer com o aumento do número de empresas e da renda”, afirma o diretor do Empresômetro, Otávio Amaral.

Mesmo com o crescimento desse setor em especifico, ainda não é possível mensurar todo o trabalho terceirizado e quantificar se a mudança da legislação foi realmente efetiva e eficaz: “não há a identificação do terceirizado, uma vez que hoje você pode contratar tanto uma pessoa física quanto jurídica, que é o caso do Microempreendedor Individual”, explica Amaral.


Crescimento tímido

Fica claro que ainda há muita dúvida e a terceirização, como forma de absorção de trabalhadores, caminha a passos lentos, visto a contínua abertura de vagas de emprego com carteira assinada: “o empresariado ainda tem dúvidas e certo receio em adotar a prática, pois as posições-chave da empresas certamente são as atividades finais, tendo em seu quadro empregados que estejam por dentro de todos os aspectos do negócio, que são mais atrativos que a mão de obra terceirizada, que amanhã pode ter sido substituída ou não aparecer mais”, destaca Amaral.

Quanto às atividades de limpeza e controle de pragas, temos na quantidade de empresas abertas e ativas um reflexo dos polos econômicos do país, com São Paulo em primeiro lugar, com mais de 12 mil empresas, seguido por Rio de Janeiro, com pouco mais de 5 mil empresas do setor e Minas Gerais, com 3,6 mil e Paraná com pouco mais de 3 mil empresas.

“A terceirização ainda é uma opção atraente para os empresários, porque esse tipo de contratação gera um custo com pessoal muito menor ao tomador de serviço, podendo aumentar seu capital de investimento, mas que ainda esbarra em várias questões, muitas delas relacionadas a dúvidas e receios”, conclui Amaral.






Empresômetro
telefone (41) 2117-7300 -  www.empresometro.com.br


Moviment traz ao mercado soluções que atendem as necessidades de pessoas ativas com incontinência urinária


                                                                                                                 
Atualmente, a incontinência urinária atinge cerca de 10 milhões de homens e mulheres no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, com maior incidência no público feminino. Apesar do número elevado de pessoas com a condição, pouco se fala sobre o assunto, que ainda é considerado tabu na sociedade. Por conta disso, muitas pessoas com a condição desconhecem os produtos disponíveis no mercado. Pensando nesse consumidor com a vida ativa e com o objetivo de facilitar o dia a dia, sem que ele precise parar ou mudar sua rotina, a Moviment - marca de produtos, da família Bigfral, desenvolvidos para pessoas ativas que possuem incontinência urinária –apresenta a sua linha de produtos presentes nos formatos de roupa íntima descartável e de absorvente para incontinência urinária.

Moviment | Roupa íntima
A linha de Roupa Íntima Descartável Moviment,  foi desenvolvida especialmente para pessoas ativas e que prezam pelo conforto e pela discrição. O produto é oferecido nas versões unissex e feminina, nos tamanhos P/M e G/EG, em pacotes com 8 unidades. A versão Feminina possui o produto na cor pêssego, mais discreto. A versão Unissex possui pack econômico com 16 unidades.

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