Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Plataforma de estudos oferece revisão gratuita para a prova do Enem 2025

Divulgação
Provas acontecem nos dias 09 e 16 de novembro; professores da Plataforma Professor Ferretto listam os tópicos mais cobrados de cada disciplina para a reta final dos estudos

  

A reta final de preparação para o Enem ganha reforço gratuito. A Plataforma Professor Ferretto promove a Revisão Enem, uma série de aulas ao vivo no YouTube para apoiar os estudantes que buscam direcionar os estudos no último mês antes do exame. 

A transmissão acontece hoje (05/11) ás 19h e amanhã dia 06 de novembro, com foco em Linguagens e Ciências Humanas, e retornam de 10 a 13 de novembro com conteúdos voltados para Ciências da Natureza e Matemática. 

O cronograma foi dividido em duas etapas: primeiro, as áreas de Humanas e Linguagens; depois, aprofundamento em Natureza e Matemática.

Além da programação especial, os docentes da plataforma reuniram os principais pontos que devem ser priorizados na revisão estratégica. Confira as dicas:
 

Matemática: porcentagem, funções e estatística

Com 45 questões, a prova pode definir o resultado do exame. O professor Daniel Ferretto ressalta que interpretação é tão importante quanto cálculo. Priorizar: porcentagem, funções do 1º e 2º grau e estatística.
 

Ciências da Natureza: conceitos aplicados ao cotidiano

Para o professor de Química Michel Arthaud, é essencial relacionar os conteúdos à vida prática. A prova costuma cobrar estequiometria, soluções , equilíbrio químico e química ambiental em situações reais.

Na Física, destaque para Dinâmica, Cinemática, Ondulatória e Eletrodinâmica.

Na Biologia, foco em Ecologia, Genética, Evolução e Fisiologia Humana.
 

Ciências Humanas: conexões críticas e leitura contextual

Segundo a professora Thais Formagio, o Enem valoriza a capacidade de ligar passado e presente.

Em História, o professor Mário Marcondes recomenda atenção a escravidão, economia açucareira, Era Vargas e Guerra Fria.

Já em Filosofia e Sociologia, revisão de clássicos como Platão e Aristóteles até contemporâneos como Foucault, sempre conectando com desigualdade e direitos sociais.
 

Linguagens: leitura ativa, literatura e gramática aplicada

A prova exige interpretação refinada. A professora Veridiane Carvalho lembra que a gramática deve ser vista como ferramenta de sentido.

Na Literatura, atenção a Machado de Assis, Modernismo e Tropicália.

Na interpretação de texto, o professor João Filho recomenda cautela com enunciados que usam termos absolutos como “sempre” ou “nunca”.

 

 Professor Ferretto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados