- Mais de 70% do esforço digital atual é invisível para as
máquinas, segundo o relatório Machine Marketing elaborado pela LLYC
- A empresa propõe um novo modelo de marketing dual que combina criatividade humana e compreensão algorítmica.
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| LLYC |
A inteligência artificial está redefinindo a forma como as marcas
devem se comunicar com os consumidores. Já não basta emocioná-los, agora também
é preciso convencer o algoritmo. A “internet do clique” está desaparecendo.
Mais de 35% das buscas globais já são respondidas diretamente por uma IA, sem
que o usuário tenha que visitar nenhum site. Neste novo contexto, a
inteligência artificial se transforma em um ator a mais no ecossistema de
influência, capaz de determinar quais marcas estão presentes, quais narrativas
são amplificadas e em quem os consumidores confiam. O relatório Machine
Marketing elaborado pela LLYC desenha um framework estratégico para as
empresas transformarem a IA em uma aliada na experiência de compra. Funciona:
aquelas que o fizeram conseguiram 20% a mais de conversão.
O relatório alerta que mais de 70% do investimento
atual em visibilidade digital não é processado pelas inteligências artificiais.
Isso resulta em campanhas, conteúdos e ações que são invisíveis para os
algoritmos que fazem a intermediação entre as marcas os seus públicos. O
desafio, portanto, não é apenas chegar às pessoas, mas treinar as máquinas para
que compreendam, citem e recomendem as marcas de maneira correta e confiável.
“O marketing já é dual por definição. As marcas devem
aprender a construir confiança tanto no plano humano - emocionar, inspirar,
conectar-se - como no algorítmico - aparecer, ser citada, crível para as IAs. O
Machine Marketing permite competir nas duas frentes e preparar as empresas para
um futuro em que a conversa com as máquinas será o novo espaço de reputação e
negócio”, afirma Federico Isuani, Partner &
Americas Marketing Solutions General Director da LLYC.
Para Guilherme Corrêa, sócio-fundador da Digital
Solvers by LLYC, “A revolução do Machine Marketing é clara: os consumidores
agora conversam com algoritmos antes de comprar. Como profissional de
tecnologia e dados, entendo que as marcas que dominarem essa comunicação dual —
emocionar pessoas e convencer máquinas — conquistaram o novo território da
influência.”
As máquinas já escutam, aprendem e decidem. A questão
não é se devemos falar com elas, e sim o que estamos dizendo para elas e como
estamos entregando isso, conclui o relatório.
As quatro alavancas do Machine Marketing
O modelo da LLYC propõe quatro linhas estratégicas
para atuar nesta nova era do marketing dual (humanos + algoritmos).
- AI Visibility Activation: auditoria de pegada algorítmica para descobrir qual a
percepção das IAs sobre uma marca.
- Website Visibility: design de conteúdo otimizado para ser entendido pelas
máquinas.
- Answer Engine Optimization (AEO): posicionamento para transformar-se na resposta que os
modelos de IA vão oferecer.
- Content MAGIA: criatividade generativa com alma humana, que combina a
escala da IA com a orientação de especialistas.
Para acessar a análise completa, clique neste link.
Itamar de Assis Jr. - Gerente de Promoção e Comunicação Corporativa
iassis@llyc.global
(11) 99650-4776 / (11) 96482-3379
X: @LLYCBR

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