Data segue relevante para economia e empreendedores
O Dia das Crianças
segue sendo uma das principais datas para o varejo brasileiro, ao lado de
eventos como o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, o Natal e a Black Friday.
Para os empreendedores, é a oportunidade para ampliarem suas vendas e
faturamento. Pensando nisso, a Serasa Experian, primeira e maior datatech
do país, preparou umas algumas dicas para as pequenas e médias empresas
pensando nessa data.
“O Dia das
Crianças segue como uma data estratégica para os pequenos e médios negócios. É
nesse momento que o empreendedor pode colocar em prática ações de planejamento,
gestão de estoque e marketing digital que fortalecem o relacionamento com os
clientes e impulsionam as vendas — não só agora, mas ao longo de todo o ano. E
mesmo quem não se planejou com antecedência pode aproveitar a data com
estratégias simples, mas efetivas — como uma boa comunicação digital,
atendimento ágil e promoções criativas”, explica Cleber Genero, vice-presidente
de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
Dicas
para aproveitar melhor a data
1. Organize
o estoque
Analise os
produtos mais vendidos e evite rupturas ou sobras. Aposte em lançamentos e
combos promocionais para atrair o consumidor.
2. Treine
a equipe
Um time
bem-preparado garante atendimento ágil e assertivo, especialmente nos horários
de pico.
3. Precifique
com estratégia
Ofereça
descontos sem comprometer a margem de lucro. Avalie quais produtos podem ter
redução de preço e quais devem manter valor.
4. Invista
na experiência do cliente
Atendimento
rápido e suporte eficiente — seja no WhatsApp, redes sociais ou e-mail — fazem
diferença na fidelização.
5. Divulgue
de forma inteligente
Use campanhas de
e-mail marketing, redes sociais e anúncios locais. Destaque promoções e
condições exclusivas. Aqui cabem também campanhas segmentadas e remarketing
para quem visitou o site ou abandonou o carrinho, uso do WhatsApp para
atendimento personalizado e envio de promoções e programas de fidelidade e
cupons digitais para recompensar clientes recorrentes, por exemplo. Para te
ajudar nessa etapa, inclusive, a Serasa Experian preparou um ebook com dicas de como vender mais
usando as mídias sociais.
6. Integre
o físico e o digital
Atualize
informações de horário, estoque e endereço online. Ofereça a opção de “compre
online e retire na loja” — isso reduz custos e aumenta o fluxo no ponto físico.
Além disso, crie conteúdo temático que impulsionam tanto a loja física quanto à
digital.
7. Cuidado
com as fraudes
É importante que
os empreendedores reforcem a segurança em seus ecommerces.Para garantir uma
navegação segura e proteger informações sensíveis, é fundamental que as
empresas adotem medidas de cibersegurança consistentes. Isso inclui
disponibilizar um site com certificado SSL, utilizar um sistema antifraude
robusto, proteger os dados dos clientes por meio de criptografia, implementar
autenticação em dois fatores e exigir senhas fortes. Além disso, manter todos
os sistemas e softwares atualizados é essencial para reduzir vulnerabilidades e
prevenir ataques virtuais.
Além disso, com
o suporte adequado, o lojista pode usar os dados gerados pela análise
antifraude para refinar suas estratégias de marketing, logística e atendimento.
Apenas no último ano, dados da Clearsale, empresa da Serasa Experian, mostram
que, por meio de suas soluções, mais de R$ 61,80 milhões em perdas financeiras
com fraudes foram evitados nas compras realizadas no e-commerce.
Um antifraude
para vendas online como da Clearsale analisa pedidos realizados no varejo
virtual por meio de modelos estatísticos e machine learning, e utiliza uma base
histórica e robusta de transações para identificar padrões anômalos e
comportamentos de risco com alto grau de precisão. Isso permite uma tomada de
decisão mais segura, que prioriza a experiência do consumidor e o desempenho do
lojista.
8. Acompanhe
os resultados
Mensure o desempenho da campanha: faturamento, margem de lucro, novos clientes, engajamento nas redes e giro de estoque. Esses dados ajudam a planejar futuras ações.
Experian
experianplc.com
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