- Análise da líder global em tendências, encomendada pela Novo
Nordisk, mapeia as transformações culturais, sociais e econômicas
impulsionadas pela nova era de tratamentos para doenças crônicas;
- Molécula de Wegovy®, que
protagoniza a mudança no tratamento da obesidade, impacta mercados que vão
além da saúde;
- Levantamento detalha o efeito cascata da inovação em mercados
como Alimentos e Bebidas, Moda, Beleza, Turismo e Bem-estar.
A Novo Nordisk, líder global em saúde, apresenta hoje o estudo
inédito “Efeito semaglutida: Novo Nordisk com Wegovy® na nova era dos
medicamentos para obesidade”, realizado pela WGSN, autoridade
mundial em previsão de tendências. A análise aprofunda como a inovação no tratamento
da obesidade, protagonizada pela molécula semaglutida (Wegovy®), está
catalisando uma das mais profundas transformações sociais e de mercado das
últimas décadas, com impactos que transcendem a saúde e redesenham o futuro do
consumo e do comportamento no Brasil.
O estudo, lançado durante evento para a imprensa e influenciadores
orgânicos em São Paulo, parte de um contexto crítico: a obesidade é uma doença
crônica, complexa e multifatorial que, segundo o Atlas Mundial da Obesidade, já
atinge 31% da população adulta brasileira já em 2025.
Historicamente, a condição é cercada por estigma e pela falsa percepção de ser
uma falha moral ou falta de força de vontade. A chegada de tratamentos
farmacológicos eficazes e seguros, como os análogos de GLP-1 pioneiramente
desenvolvidos pela Novo Nordisk, representa um ponto de inflexão, mudando
fundamentalmente não apenas a jornada do paciente, mas toda a sociedade ao
redor.
“Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças
crônicas graves. Fomos pioneiros na ciência que permitiu essa revolução e,
agora, temos a responsabilidade de fomentar uma discussão qualificada sobre seu
impacto”, afirma Eduardo Custódio, Vice-Presidente de Marketing da Novo Nordisk
no Brasil. “Este estudo da WGSN nos oferece um mapa para entender as ondas de
mudança que nossa inovação gerou. A era do estigma está dando lugar à era da
ciência, e as consequências disso estão remodelando a forma como vivemos,
consumimos e nos relacionamos.”
A análise da WGSN utilizou uma metodologia robusta, incluindo
grupos com especialistas, entrevistas em profundidade e a aplicação de modelos
de futuros, como a Roda de Futuros e o Planejamento de Cenários Futuros. O
resultado é um panorama 360º dos impactos diretos e indiretos da semaglutida.
“Nosso trabalho foi analisar os sinais emergentes e mapear as
consequências de uma inovação disruptiva. O que descobrimos é que a eficácia da
semaglutida foi tão impactante que rompe os limites da farmácia e toma conta da
cultura”, explica Rafael Araújo, head de consultoria da WGSN Mindset LatAm.
“Ela não apenas oferece uma nova ferramenta de saúde, mas provoca discussões
sobre o que é um corpo saudável, quem tem direito a ele e como se chega lá.
Esse debate está forçando indústrias inteiras, da alimentação à moda, a se
adaptarem.”
De acordo com a vice-presidente da área médica da Novo Nordisk
Brasil, Priscilla Mattar, a chegada da semaglutida (Wegovy®) para o tratamento
da obesidade e sobrepeso, transformou a jornada do paciente. "Os
medicamentos da Novo Nordisk se mantêm como referência graças a um corpo
robusto de evidências que comprova um benefício inédito nesta população e
exclusivo da molécula: a proteção cardiovascular. O compromisso com a evolução
é contínuo, e o estudo STEP-UP, por exemplo, já demonstrou que uma dose mais
alta de Wegovy® (semaglutida 7,2 mg) pode levar a uma perda de peso de 21%, com
um terço dos participantes perdendo 25% ou mais de seu peso basal,
estabelecendo um novo patamar de eficácia", conclui.
Principais insights do estudo “Tratamento sem Estigma”
- Virada de Chave: da culpa à
ciência: O estudo mostra como a eficácia
dos novos tratamentos está desconstruindo o estigma moral da obesidade. Ao
tratar a condição em sua base biológica, a narrativa muda de “fracasso
individual” para uma questão de saúde que exige cuidado médico, abrindo
caminho para que 85% das pessoas com obesidade ou sobrepeso que
já sofreram preconceito encontrem um tratamento sem
julgamento.
- A reconquista da autoestima e o
impacto no varejo: Com 84%
dos usuários relatando aumento da autoconfiança, o consumo
se transforma. O estudo aponta que 56% compram roupas com mais frequência,
impulsionando diretamente o setor de moda e beleza.
- Revolução no prato e no bolso: A inovação gera uma disrupção econômica no setor de
Alimentos e Bebidas (A&B), com uma queda de até 63% nos
gastos com delivery e restaurantes. O comportamento do
consumidor muda.
- Menos pressão sobre o sistema de
saúde: O impacto sistêmico é um dos mais
relevantes. Estudos analisados pela WGSN apontam uma redução
de até 65% nas hospitalizações relacionadas a complicações
da obesidade e diabetes tipo 2, indicando um potencial de economia e
alívio para todo o sistema de saúde.
A Novo Nordisk, que desde 2010 revoluciona o tratamento do
diabetes e da obesidade com a liraglutida (Victoza®, indicada para diabetes
tipo 2, e Saxenda®, indicada para sobrepeso e obesidade) e, mais recentemente,
com a semaglutida (Ozempic® e Rybelsus®, indicados para o diabetes tipo 2; e
Wegovy®, indicado para obesidade e sobrepeso), reafirma seu compromisso em
liderar não apenas a inovação científica, mas também a construção de um futuro
com mais saúde e menos estigma para milhões de pessoas.
Sobre o Estudo
“Efeito semaglutida: Novo Nordisk com Wegovy® na nova era
dos medicamentos para obesidade”
foi realizado pela WGSN Mindset Latam a pedido da Novo Nordisk. O objetivo é
compreender a perspectiva brasileira sobre o tratamento da obesidade e mapear
as transformações sociais, culturais e de mercado impulsionadas pela nova
geração de medicamentos.
Sobre a WGSN
A WGSN é a empresa líder global em previsão de tendências. Suas
previsões de produtos, experiências e estilo de vida estimulam o crescimento de
algumas das maiores marcas, varejistas e fabricantes do mundo.
Sobre Wegovy®
A semaglutida 2,4 mg é comercializada sob a marca Wegovy®. No
Brasil, Wegovy® é indicado como complemento a uma dieta com redução calórica e
aumento da atividade física para controle de peso em adultos com IMC ≥30 kg/m²
(obesidade) ou em adultos com IMC ≥27 kg/m² (sobrepeso) na presença de pelo
menos uma comorbidade relacionada ao excesso de peso.
Wegovy® também é indicado para pacientes pediátricos a partir de
12 anos de idade com IMC inicial no percentil 95 ou superior para a idade e
gênero (obesidade) e peso corporal acima de 60 kg.
Trata-se
do primeiro análogo semanal do GLP-1 aprovado pela Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar pessoas que vivem com obesidade e
sobrepeso com ao menos uma comorbidade relacionada ao peso. Aprovada pela
Anvisa em janeiro de 2023, a semaglutida 2,4 mg chegou às farmácias brasileiras
em agosto de 2024.
Novo Nordisk
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