Pesquisar no Blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Diferenças entre os medicamentos à base de semaglutida


A Novo Nordisk, líder global em saúde, esclarece que a semaglutida é uma molécula análoga ao hormônio GLP-1, que é produzido principalmente pelo intestino e liberado em resposta à ingestão de alimentos. Esse hormônio, entre outras ações, auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue e controle do apetite, reduzindo a fome e desejo por alimentos calóricos, aumentando a saciedade.

O hormônio, naturalmente produzido pelo organismo, possui uma duração curta (poucos minutos). Os medicamentos análogos de GLP-1 agem de maneira semelhante, porém com maior tempo de ação, o que potencializa seus efeitos.

A semaglutida injetável tem ação de até sete dias, por isso é indicado o uso semanal. A versão oral do medicamento tem ação de até 24 horas, e deve ser utilizada diariamente.

O uso da molécula foi aprovado nos formatos listados abaixo:

  • Ozempic® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg e 1mg), em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável: indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, insuficientemente controlado.
  • Rybelsus® (semaglutida oral em comprimidos de 3 mg, 7 mg e 14 mg): indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlado.
  • Wegovy® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg, 1mg, 1,7mg e 2,4mg) em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável: indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos com obesidade ou com sobrepeso com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso.

A companhia reitera que o uso seguro de qualquer medicamento só é garantido ao seguir as indicações de bula de produtos registrados e aprovados pela Anvisa, sempre sob orientação médica.

É importante destacar que a perda de peso apresentada no tratamento do diabetes tipo 2 com os análogos de GLP-1 não é um efeito colateral ou inesperado do medicamento – pelo contrário, trata-se de um efeito esperado, que comprova sua eficácia. Esse efeito está relatado nos estudos de eficácia e segurança realizados com as moléculas, tendo sido acompanhados em diversas pesquisas clínicas.

Todos os produtos Novo Nordisk da classe GLP-1, incluindo Ozempic®, Wegovy® e Rybelsus®, são medicamentos de tarja vermelha, o que significa que sua venda é restrita a prescrição médica, e a empresa não apoia ou endossa o uso ou promoção de seus medicamentos de forma divergente das orientações de bula.



Novo Nordisk
www.novonordisk.com.br
Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados