Segundo o
Relatório de Viagens e Sustentabilidade* da Booking.com, brasileiros querem
deixar os lugares para onde viajam melhores do que quando chegaram
A Booking.com, empresa de reserva de hotéis,
aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo, concentrou sua nova
pesquisa nas comunidades e na experiência das pessoas com visitantes que chegam
ao local onde elas moram. Os achados do relatório apontam que 83% dos viajantes
brasileiros querem que o dinheiro que gastam seja revertido para a comunidade
local. Com essa abordagem foi possível refletir os benefícios e os desafios do
turismo da perspectiva de viajantes e moradores locais. A edição de 2025
entrevistou 32 mil viajantes em 34 países.
A pesquisa deste ano mostra que os comportamentos
relacionados à comunidade e ao impacto econômico agora estão lado a lado com
escolhas ambientais. Os viajantes brasileiros estão considerando de forma
consciente maneiras de minimizar o impacto dos destinos que visitam, seja
buscando dicas sobre viagens em outras épocas do ano (50%) ou visitando
destinos alternativos para evitar superlotação (47%).
Olhar do residente sobre o
turismo
O relatório revela que 31% dos brasileiros
acreditam que o lugar onde moram recebe a quantidade certa de turismo. Embora
dois terços (66%) deles achem que o turismo tem um impacto positivo geral no
local onde vivem, são necessários ajustes para que os destinos possam crescer
em um ritmo saudável e continuar a ser desfrutados por todos. Os residentes de
locais turísticos do país destacam alguns dos desafios comuns que enfrentam em
relação ao turismo, incluindo: lixo (45%), congestionamentos (40%), aumento do
custo de vida (36%) e superlotação (33%).
Apesar dessas preocupações, apenas 17% dos
viajantes brasileiros acreditam que limitar o número de turistas em seu destino
de origem é a solução. Em vez disso, essas pessoas enfatizam a necessidade de
investimento nas comunidades, com melhorias na conservação ambiental (52%),
gestão de resíduos (50%) e transporte (48%), identificados como os principais
tipos de apoio que gostariam de ver.
“Mais da metade dos brasileiros tem uma percepção
positiva sobre o comportamento dos turistas em suas comunidades: 57% afirmam
que eles frequentemente ou sempre respeitam os costumes e tradições locais, e
55% dizem que apoiam os negócios da região. Embora ainda haja espaço para
melhorias, isso se correlaciona com as suas próprias intenções de viagem, já
que 82% dos viajantes brasileiros buscam experiências autênticas e
representativas da cultura local”, comenta Marco Sobrinho, Gerente Comercial da
Booking.com no Brasil.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada
de maneira independente com 32.000 entrevistados em 34 países e territórios.
Para participar, as pessoas precisavam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo
menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2025.
Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no
processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu
em janeiro de 2025.

Nenhum comentário:
Postar um comentário