A SAP anunciou que, ao longo de 2025, irá executar em fases a descontinuidade das Histórias Clássicas no SAP Analytics Cloud (SAC), plataforma de análise e planejamento em nuvem da SAP que combina Business Intelligence (BI), análise preditiva e planejamento empresarial em uma única solução. Com isso, as organizações que utilizam a ferramenta precisarão, nos próximos meses, se adequarem ao novo modelo que será implementado na solução.
À medida que a tecnologia segue avançando, as
expectativas dos usuários também mudam. Neste contexto, a multinacional alemã
optou por descontinuar as chamadas “Experiências Clássicas”, pela “Experiência
Otimizada”, combinando Histórias, Aplicativos Analíticos e outros recursos na
estrutura existente.
A mudança está acontecendo em fases. Desde o início
do primeiro semestre de 2025, clientes existentes não podem criar ativos ou
duplicar ativos não suportados, mas ainda podem visualizar, editar e
compartilhar. No entanto, a partir do final do segundo semestre deste ano, não
será mais possível acessar recursos sem suporte, sendo necessário migrar o
conteúdo antes desse prazo.
Em se tratando do SAC, atualmente, as histórias
estão no centro da experiência da solução, uma vez que, basicamente, são
painéis que permitem contar a história dos dados, capturando insights e
visualizações em várias páginas, permitindo que os usuários possam visualizar e
acessar as informações de variadas formas.
Vale destacar que essas histórias podem ser
armazenadas em páginas responsivas ou tela em branco, para colocar tabelas e
gráficos, ou uma grade, para trabalhar com números e fórmulas. Embora esse
modelo de interface tenha sido confiável e estável para o produto, também
apresentava algumas limitações e desvantagens para os usuários, como desempenho
e usabilidade; falta de unificação, que gerava um maior esforço de
desenvolvimento para identificar os ativos das histórias; e a inovação, visto
que os usuários não se beneficiavam de todos os recursos ofertados pela
ferramenta.
Sendo assim, com a descontinuidade, será ofertado
para os clientes mais recursos, versatilidade, melhor desempenho e usabilidade,
com uma experiência consistente. E, embora essa seja uma mudança que trará
ganhos para os usuários, é importante que, desde já, esse público comece a se
preparar.
Isso é, hoje, os usuários do SAC, ao abrirem o
software, já recebem o aviso de que em breve esse modelo de criação de história
será descontinuado e passará a ser executado num design otimizado. Diante
disso, as organizações que utilizam a ferramenta como centralizador de dados e
informações precisam começar o processo de migração para esse formato, a fim de
se manterem em dia com a nova atualização.
Certamente, gerenciar essa tarefa é algo complexo,
já que estamos falando do processo de migração de diversos conteúdos para um
novo modelo e formato, o que, na prática, irá exigir planejamento e preparação.
Quanto a isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada no SAP Analytics
Cloud e em toda a jornada de gestão de dados é uma excelente alternativa.
Afinal, o time especializado saberá guiar em todo o processo de transição,
garantindo que todo o histórico da empresa seja passado para o novo modelo de
forma gradual e efetiva, sem impactos negativos para o fluxo do negócio.
Considerando que o prazo final de adaptação é até o final de 2025, as empresas que ainda não iniciaram o processo de migração do conteúdo devem, o quanto antes, iniciar o processo, a fim de estarem em conformidade com a ferramenta, eliminando riscos que podem impactar toda a operação. Afinal, mudanças sempre serão previstas, mas o que irá determinar o sucesso delas é o quão bem-preparado o processo esteve.
Andrey Menegassi - Partner da SolvePlan
SolvePlan
Nenhum comentário:
Postar um comentário