Antecipar cenários adversos e ter agilidade na
tomada de decisões estratégicas é crucial no mundo empresarial atual. Com um
cenário cada vez mais volátil e incerto, utilizar tecnologias para impulsionar
um planejamento preditivo é a chave para garantir a sobrevivência e o sucesso
das organizações.
Segundo o relatório da PwC, 60% dos líderes
empresariais já enxergam na transformação tecnológica o principal caminho para
um futuro bem-sucedido. Tal visão fica evidente ao considerarmos as
possibilidades de ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar e
aprimorar o trabalho do dia a dia. Junto a isso, também entra o fato de que
tecnologias que fazem leitura de dados proporcionam informações extremamente
relevantes, permitindo tomadas de decisões estratégicas e que até possibilitam
prever futuros riscos.
Essa antecipação de diferentes situações é fundamental
para um negócio de sucesso, afinal, o uso de modelos preditivos permite que as
empresas simulem diferentes cenários de crise, como quedas de demanda, aumentos
de custos, instabilidade cambial e recessões. Com base em dados históricos e
tendências, elas podem mapear possíveis impactos financeiros e operacionais
antes que eles ocorram, permitindo uma preparação mais robusta e informada.
Além disso, ao utilizar um sistema que permite essa
análise, o planejamento financeiro torna-se mais dinâmico e ágil, tornando
possível a elaboração de diferentes modelos que poderão ser ajustáveis de
acordo com as mudanças no mercado. Com essa vantagem, a possibilidade de erros
se torna cada vez menor, pois será possível realizar diferentes simulações,
como as de fluxo de caixa, de projeções de receita e de análises de
sensibilidade. Desse modo, as decisões serão sempre fundamentadas em dados
concretos.
E, como a agilidade é um fator determinante para os
dias atuais, onde tudo acontece muito rápido, a tomada de decisão baseada em
dados em tempo real é outro pilar do planejamento preditivo. Por meio de
plataformas de Business Intelligence (BI) e de um planejamento integrado, as
empresas conseguem consolidar dados de diferentes fontes, resultando, assim, em
insights
valiosos. E, à medida que novos dados vão sendo disponibilizados em tempo real,
mais rápidos serão os ajustes, o que garante que a empresa esteja sempre um
passo à frente.
Apesar de a mudança refletir positivamente no
posicionamento de uma marca dentro do mundo dos negócios, sabemos que passar
por ela pode ser complicado. Por isso, é importante buscar profissionais
especializados que irão fazer uma análise de quais soluções ou ferramentas são
as mais indicadas e proporcionarão um norte para esse processo.
Nesse caminho, também é fundamental um treinamento
que auxilie no preparo da equipe, visto que esse é um passo que proporciona
maior resiliência corporativa. Ao investir em soluções que possibilitam um
planejamento preditivo, as organizações desenvolvem uma cultura organizacional
mais resiliente, onde as decisões são baseadas em informações concretas e não
em suposições. Com a utilização de cenários hipotéticos e simulações, os
líderes empresariais possuem mais confiança para tomar medidas proativas e
capacidade de minimizar impactos negativos.
Com a adoção do planejamento preditivo impulsionado por tecnologias de ponta, as empresas passam a ter um diferencial estratégico que proporcionará um posicionamento vantajoso em um ambiente de negócios desafiador. Ao antecipar riscos, otimizar recursos e tomar decisões ágeis, as organizações não apenas garantem sua sobrevivência, mas também se posicionam para capitalizar oportunidades e alcançar o sucesso sustentável.
Andrey Menegassi - diretor de vendas da SolvePlan
SolvePlan
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