Pesquisar no Blog

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Férias escolares para professores: por que o tempo de recesso é importante

Foto: banco de imagem
Para especialista, o descanso adequado beneficia não apenas os educadores, mas também a experiência de aprendizagem de seus alunos


De acordo com dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação, a rede estadual de ensino de São Paulo registrou, nos seis primeiros meses de 2023, mais de 20 mil professores afastados por questões relacionadas à saúde mental. O número indica um aumento de 15% em comparação ao mesmo período de 2022. 

Diante disso, não só para os alunos, as férias escolares tornaram-se tempo importante na rotina dos professores, proporcionando um espaço para descanso após intensa dedicação ao planejamento de aulas, condução de atividades e atendimento direcionado às necessidades individuais dos estudantes. O recesso, inclusive, possibilita uma melhora considerável justamente na saúde física e mental dos docentes. 

Para Vanessa Codecco, head pedagógica da Rhyzos Educação, detentora do sistema de ensino bilíngue Twice, os benefícios de aproveitar este descanso são diversos: “O professor tem esse direito das férias e precisa aproveitá-la como tal. Isso vai além de descanso e cuidado com a saúde, também engloba atualização, desenvolvimento profissional, reflexão, planejamento para o retorno do ano letivo, fortalecimento de relações pessoais e recarga da criatividade”. 

Ainda conforme a head pedagógica, esses fatores podem auxiliar no retorno à sala de aula de uma forma mais leve, rica, disposta e preparada para promover à turma acadêmica um ensino de qualidade e com mais inovações, expandindo o conhecimento da turma. 

“Algumas experiências que podem contribuir para a restauração física e mental dos docentes nesse período incluem prática de caminhadas ao ar livre, preferencialmente em contato com a natureza, desenvolvimento de algum hobby e, até mesmo, viajar para explorar novos lugares e culturas”, complementa Vanessa. 

Tal importância do recesso também é sentida com o aumento do estresse por parte dos educadores. Um levantamento realizado pelo instituto de pesquisa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) mostrou que, pelo menos, 71% dos professores brasileiros estão estressados pela sobrecarga de trabalho. 

“No fim das contas, a garantia de descanso adequado beneficia não apenas os próprios docentes, mas também a experiência de aprendizagem que eles são capazes de entregar aos seus alunos”, finaliza a head pedagógica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados