Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Corrida das compras internacionais: golpe via SMS cobra taxa de importação

Empresa de cibersegurança encontra mais de 50 domínios maliciosos com links de supostos rastreios de pacote, que pedem pagamento para a liberação



A Kaspersky descobre novo golpe que envolve pagamento de uma suposta taxa alfandegária dos Correios para liberação de compras. A empresa encontrou mais de 50 domínios maliciosos em que criminosos enviam um link por SMS um link para que a vítima efetue o pagamento. O esquema foi visto com diferentes valores de taxas, em que a pessoa precisa colocar os dados do cartão de crédito ou efetuar o pagamento via QRcode do PIX – ambos ocasionando perdas financeiras. Veja como reconhecer a fraude. 

Mensagem inicial do golpe, enviada via SMS


Os golpistas iniciam a campanha enviando uma mensagem SMS para a vítima, com o aviso de que uma compra online foi barrada pela fiscalização alfandegária. No texto, eles enviam um link para mais informações, a mensagem chega através de short numbers (números curtos) – os mesmos canais usados por bancos e outros serviços para se comunicar com os clientes via SMS.

Exemplo de site falso, que simula o site de rastreio


Após, o indivíduo clicar no link da mensagem, será redirecionado para um site falso que simula o rastreio da encomenda. Alguns destes domínios pedem dados pessoais, como e-mail, nome completo e CPF, solicitando que a pessoa pague uma taxa para a liberação da compra. Dentre as taxas verificadas pela Kaspersky, foram encontradas desde o valor R$1,50 até mais de R$80.



 



Sequência do golpe, com a solicitação de informações e pagamento via PIX

Alguns dos domínios usados nos golpes são:


Para o pagamento, os criminosos utilizam duas formas diferentes: para taxas de valores mais baixos, os golpistas solicitam o cadastro do cartão de crédito, que possibilita a realização de futuras fraudes bancárias online, uma vez que eles estarão com acesso aos dados do cartão. Já para taxas com valores mais altos, a fraude é feita com o pagamento via PIX, através de um QR Code – ambos os casos com perdas financeiras para a vítima.

Acreditamos que essa campanha maliciosa esteja relacionada a corrida de compras nos sites de e-commerce chineses, uma vez que muitas compras estão sendo realizadas sem o imposto de 50 dólares, que entra em vigor em primeiro de agosto. É um alerta para que todos sejam muito cautelosos com as compras online e, não apenas na realização do pagamento, mas em qualquer mensagem que receber durante esse processo”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Para não ser vítima desse tipo de golpe, a Kaspersky recomenda:

  • Suspeite sempre de links desconhecidos em e-mails, redes sociais, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho.
  • Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink.
  • Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização – ou os perfis nas redes sociais.
  • Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira informações pessoais.

Acesse o blog da Kaspersky para mais informações de segurança.




Kaspersky
Mais informações no site.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados