Para Daiane
Milani, empresária especialista em branding, é fundamental que a imagem pessoal
seja distribuída de forma estratégica e intencional
Com o alto volume de pessoas conectadas nas redes
sociais em todo o mundo, a discussão sobre a necessidade de estar presente no
universo online se tornou essencial para grandes empresas e empreendedores.
Segundo dados da Hootsuite e WeAreSocial, mais de 4,2 bilhões de pessoas
utilizam redes sociais atualmente em todo o planeta. No Brasil, são mais de 150
milhões de brasileiros utilizando as redes, o que representa cerca de 70% da
população.
Embora ainda haja uma parcela da população
desconectada, a chance de seu negócio ser conhecido por mais pessoas aumenta no
ambiente digital. Isso eleva a possibilidade de vendas de produtos e serviços,
além da divulgação gratuita, quando ainda não é possível investir financeiramente
nas redes sociais.
Atualmente, o Brasil tem ao menos 42 milhões de
empreendedores, de acordo com uma pesquisa do Sebrae e da Anegepe (Associação
Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).
Portanto, a importância de criar uma narrativa consistente e uma presença forte
no digital se tornou essencial.
Vantagens e desvantagens de
perfis separados
Manter perfis separados oferece a vantagem de
direcionar o conteúdo de forma clara para o público-alvo específico. Segundo Daiane Milani, especialista em branding, que já trabalhou a marca de
mais de 500 empresas ao redor do mundo, tudo depende da estratégia e dos
objetivos. “Se o foco for expandir a marca pessoal, não vejo razão para ter duas
contas. No entanto, se a meta for desenvolver a marca corporativa, então faz
sentido ter duas contas”, relata.
A especialista comenta sobre as vantagens de ter
dois perfis, como a possibilidade de afunilar muito bem e direcionar de forma clara
e objetiva o seu conteúdo para o seu público alvo, evitando confusão sobre a
finalidade do perfil. “Isso é particularmente útil para evitar a mistura de
mensagens pessoais e profissionais, o que pode causar ruído na comunicação”,
pontua.
Por outro lado, a desvantagem de manter perfis separados é que o cliente pode
não sentir segurança suficiente para fazer negócios, pois verá apenas uma parte
da pessoa. “O cliente vendo somente um perfil com fim profissional pode não
sentir segurança suficiente para fazer negócios, considerando que verá somente
uma parte daquele empresário”, alerta.
Conteúdo adequado para cada tipo de perfil
Quando se opta por perfis separados, é importante
definir claramente o tipo de conteúdo que será compartilhado em cada um. “Para
perfis profissionais, o foco deve ser em conteúdos que agreguem valor e
reflitam os valores e objetivos da empresa. No caso de perfis unificados,
deve-se adotar uma abordagem estratégica e intencional. Para evitar confusões
na comunicação, é importante traçar os valores que serão abordados, de acordo
com quem o cliente é e como será a sua linha editorial”, finaliza.
Daiane Milani - Empresária, natural do interior do Rio Grande do Sul, atualmente mora em Alphaville - SP, investidora, maratonista, escritora, palestrante e fundadora da Pense Algo Novo, uma empresa especializada em branding, já tendo refinado a marca de mais de 500 empresas, sendo incentivadora do empreendedorismo e alta performance no esporte: “É possível ter equilíbrio em todas áreas da vida”.
Para mais informações, visite a página no Instagram.
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