O estudo exclusivo
do e-commerce brasileiro mostrou que janeiro foi o mês mais visado por
fraudadores
Segundo a ClearSale, empresa referência em
inteligência de dados com portfólio completo para prevenção a fraude, o País
registrou cerca de 800 mil tentativas de fraude no 1T24, redução de 23,3%
comparado ao mesmo período do ano passado. Em valores, as tentativas de golpe
no trimestre representam R$ 766,3 milhões. O estudo analisou 63,7 milhões de
pedidos, entre 1° de janeiro a 31 de março, e aponta que o valor do ticket
médio das tentativas foi de R$ 948,64, aumento de 0,3% frente a 2023.
“Embora o número de tentativas de fraude tenha
diminuído em comparação com o ano anterior, o ticket médio aumentou. Isso
indica não apenas que golpistas estão focando em produtos que tem valor
agregado alto, e que tem facilidade em revender nos mercados ilegais, mas
acende um alerta para as empresas que precisam continuar vigilantes e adotar
medidas de segurança mais robustas”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da
ClearSale.
Para o levantamento, a ClearSale considerou apenas
pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas
de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou
confirmadas. Abaixo, confira os dados exclusivos do estudo:
Dia, Mês e Hora da
Fraude
A maior concentração de tentativas de fraude
ocorreu em janeiro, com 284,6 mil ocorrências e um ticket médio de R$ 954,82.
Em março, foram registradas 270,2 mil tentativas, com um ticket médio de R$
957,70. Já fevereiro teve 252,9 mil tentativas, com um ticket médio de R$
932,01. No trimestre, as quartas-feiras registraram o maior número de pedidos e
tentativas de fraude, sendo que o maior percentual dessas tentativas ocorreu
entre 0h e 5h.
Regiões
A região Nordeste ficou na liderança com o maior
índice de golpes (1,4%) e um ticket médio de tentativas de fraude de R$
1.021,82. Em seguida, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte empataram
(1,3%), apresentando tickets médios de R$ 1.023,52, R$ 934,60 e R$ 924,89,
respectivamente. A região Sul registrou a menor taxa (0,8%) e um ticket médio
de R$ 984,91.
Categorias
As categorias de produtos com maior percentual de
tentativas de fraude foi games (10,7%), com ticket médio de R$ 806,
eletrônicos, considerando TV e monitor (4,8%), com R$ 2.597, e geladeira e
freezer (4,1%), com R$ 3.550; logo após, celulares (3,7%), representando R$
2.756, e produtos de beleza (2,2%), apresentando R$ 412.
Gênero x Idade
O estudo mostra que o público masculino teve o
maior percentual de tentativas de fraudes, sendo 1,7%, enquanto o público
feminino representa 1,0%. Em relação à faixa etária, pessoas de até 25 anos
foram as que mais sofreram tentativas (1,9%), seguido pelo grupo de pessoas
acima de 51 anos (1,6%) e pessoas que têm entre 26 e 35 anos (1,2%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário