Empresário e mentor no
franchising aponta as armadilhas que os empreendedores iniciantes costumam
cair, principalmente no segmento de alimentação
Para quem é marinheiro de primeira viagem nos
negócios alguns cuidados devem ser redobrados ao abrir uma empresa. Conhecimento
e técnica em gestão, além de muita dedicação é mais do que necessário e pode se
tornar um grande desafio e interferir diretamente no sucesso do seu próprio
negócio.
Hermes Bernardo, fundador e CEO da franquia
FiChips Food (primeira rede de franquia brasileira de fast-food de prato
especializado na culinária do Reino Unido) e também mentor, já que hoje auxilia
outros empreendedores a encontrarem estratégias de gestão, conta que a falta de
padronização é um dos maiores erros cometidos no franchising.
“Uso como exemplo a própria FiChips, na qual
hoje caminhamos para a ‘reciclagem’ de treinamentos e a comunicação efetiva
para com as unidades, reiterando a importância das boas práticas de manipulação
e as padronizações da marca. Como dificuldade neste processo, enxergamos que a
troca de colaboradores dentro das unidades impacta efetivamente nessa
despadronização, por isso, a busca por melhorias na capacitação do time e dos
processos manuais já estabelecidos”, reflete o empresário.
Fuja deles!
Hermes lista os sete erros mais comuns de
empreendedores de primeira viagem e mostra como é possível superá-los, caso
você caia em algum deles. Veja:
1. Priorizar o cliente – esse é o principal
erro das empresas no Brasil e no mundo sobre não colocar o cliente em primeiro
lugar. Para não cometer esse erro o gestor precisa estar ciente de que o
cliente é o motivo de todo o nosso trabalho/propósito. Ele é o passo número um,
o centro das atenções. Sem clientes não há venda, não há emprego e não há
estabelecimento.
2. Seguir o planejamento de ações - essa
prática se faz como prioritária para o sucesso da unidade. Uma das prioridades
de um gestor de restaurante é entender a importância desse planejamento e
execução, principalmente o alinhamento de qual escopo de cada parte para estas
tarefas com prazo de entrega. Isso não se trata de um diferencial, grandes
empresas utilizam essas ferramentas/ métodos para melhorar os resultados.
3. Gestão de pessoas - essa parte é fundamental
em qualquer negócio para garantir um ambiente adequado aos colaboradores e
relações mais saudáveis, impactando diretamente na produtividade e
consequentemente, nos resultados da empresa. Sem uma boa gestão, seu negócio corre
o risco de perder excelentes profissionais e talentos valiosos, além de ter uma
alta rotatividade de profissionais (o temido turnover), ou seja, profissionais
saindo e entrando com frequência, algo que pode impactar negativamente os
resultados da companhia.
4. Gestão do negócio/ financeiro (números e
controle de estoque) - esta prática do food-service talvez seja um dos pilares
que definirão a boa conduta da operação. Lembre-se, sem controle no caixa e no
estoque não é possível saber o que está faltando ou não. Daí a importância da
organização, até mesmo como parte do controle financeiro. A dica é automatizar
processos de gestão com softwares que possibilitam a inserção de custos de
insumos, além de todos os gastos da unidade. A partir disso é possível fazer as
correções necessárias.
5. Mídias sociais - abrir um negócio e não o
divulgar nas redes sociais é o maior erro! Não basta apenas fazer panfletagem
local e network com comércios vizinhos, é como existir e ninguém conhecer.
Também é válido dizer que não basta investir apenas nas divulgações online,
criar materiais offline para divulgação local também é de suma importância. A
divulgação vai além de posts e panfletos: aposte, contudo, no bom visual da
fachada para atrair clientes.
6. Processos e qualidade - é preciso encontrar
o equilíbrio entre a eficiência da sua equipe e a primazia da qualidade da
unidade. Algo com uma qualidade extrema, mas que demora muito para ficar pronto
e chegar à mesa do cliente não é o ideal. Assim como, por exemplo, entregar um
pedido em cinco minutos que esteja com uma apresentação deplorável. Outro ponto
é a estética da empresa, como cuidados com limpeza, manutenção do local,
inclusive em locais que o cliente não tem acesso, mas que não deve ser
esquecido, como a cozinha de um restaurante, por exemplo.
7. Planejamento antecipado - não menos
importante, o prévio planejamento de ações ou estimativas para com o negócio é
o elo de "comunicação" entre a expectativa e a realidade, assim
entrando a previsão de custos / investimentos e a capacidade de retorno desses
investimentos, respeitando a demanda operacional e o conceito de estrutura para
com o capital de giro.
“Acredito que hoje é possível começar qualquer
negócio já evitando algumas falhas básicas, o que irá poupar dinheiro e tempo.
Não basta apenas estudar o mercado, é necessário também conhecer os erros de
outros empresários e analisar. Aprender com eles é mais um passo em busca do
sucesso”, finaliza Hermes.
www.fichips.com
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