Pesquisar no Blog

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Mulheres em meio ao conflito: um bate-papo sobre inclusão, acolhimento e sororidade incondicional

Mariliz Pereira Jorge, Ana Beatriz Alckmin e Madeleine Lacsko
VGCOM - Unibes Cultural - arquivo pessoal
Encontro terá a mediação da jornalista e escritora Madeleine Lacsko e as participações da jornalista Mariliz Pereira Jorge e da autora Ana Beatriz Alckmin


Em 07/10/2023  o mundo foi confrontado com a barbárie de um ataque que resultou no início de uma guerra sem prazo para acabar. Na tela da TV ou do computador, é possível acompanhar de qualquer parte do mundo o lado mais obscuro da Humanidade e comentários de toda sorte apontando culpados e não culpados nas redes sociais. Mas o que será que cada um, mesmo à distância, pode fazer para de alguma maneira contribuir para a superação e dias melhores?

No próximo 7 de dezembro, data em que a comunidade judaica inicia o Chanuká, a festa das luzes, e o conflito completa dois meses, um debate em São Paulo liderado por mulheres vai tratar justamente desse momento difícil, mas trazendo reflexões de esperança, união e resiliência.

“Mulheres em meio ao conflito” é fruto de uma parceria entre a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), a Sky e o Grupo de Empoderamento Feminino e Liderança Feminina da Fisesp (ELF). O evento terá mediação da escritora Madeleine Lacsko e participação da jornalista Mariliz Pereira Jorge e da autora Ana Beatriz Prudente Alckmin, que falarão sobre as peculiaridades do momento, como a situação delicada de mulheres em meio ao conflito, mas sempre com mensagens de superação, intimamente ligadas às celebrações do Chanuká, marcadas pelo acender de uma vela por oito dias. As luzes representam o milagre, o que é também o desejo dos organizadores e participantes do debate.

“Abrimos as nossas portas para levar luz a um momento sombrio, fortalecer o debate construtivo e esperançoso e tratar do que realmente importa: a união em busca da superação. Nos unimos a instituições com esses mesmos anseios para dar nossas contribuições rumo a esses objetivos”, comenta Denise Antão, presidente da Unibes.

O encontro vai ocorrer na Unibes Cultural, que fica na Rua Oscar Freire, 2500 - ao lado do metro Sumaré - a partir das 18h. Os interessados devem se inscrever previamente por meio do Sympla, gratuitamente. As vagas são limitadas. Informações: (11) 3065 - 4333



Ana Beatriz Alckmin - ensaísta, judia, defensora do Meio Ambiente e da Economia Criativa.

Madeleine Lacsko - escritora, jornalista e youtuber brasileira. Autora do livro 'Cancelando o cancelamento', é defensora da liberdade de expressão.

Mariliz Pereira Jorge Pereira - Jornalista e Roteirista. Colunista da Folha e do Meio.

Sobre a Unibes - Fundada há 108 anos, a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) realiza um amplo trabalho que inclui creche para crianças, atendimento socioeducativo no contraturno escolar, capacitação profissional para jovens com apoio para inclusão no mercado de trabalho, suporte às famílias em situação de vulnerabilidade e cuidado com idosos, com o propósito de desenvolver a autonomia, disseminar o interesse pela cultura, além de promover cuidados, resgate da autoestima e qualidade de vida. Atualmente, são realizados por ano cerca de 22 mil atendimentos em São Paulo. Além dos projetos sociais, a Instituição possui outros dois pilares: o Unibes Bazar que atua na comercialização de produtos doados em ótimo estado, como roupas, sapatos, discos, livros e móveis, entre outros. São sete unidades físicas e uma loja online, além de ações especiais ao longo do ano. As vendas são todas revertidas para manutenção dos projetos sociais, além de reforçar o compromisso da Instituição com a sustentabilidade, solidariedade e cidadania. Como terceiro pilar é a Unibes Cultural, que há 8 anos é o agente transformador que potencializa a autonomia por meio da reflexão, da cultura e do empreendedorismo.

Sobre o ELF - O Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Fisesp (ELF) tem como proposta empoderar e capacitar mulheres por meio de valores judaicos para atuar ativamente na comunidade, bem como reforçar a voz e o direito da mulher em todas as práticas sociais, políticas e culturais na comunidade judaica e na sociedade maior, buscando inspirar e cultivar as próximas gerações de mulheres e fortalecer as relações com Israel.

Sobre a Sky - A Sky é a maior empresa operadora de TV por assinatura via satélite do Brasil, além de disponibilizar conteúdo através de sua plataforma de streaming SKY + e de fornecer serviços de banda larga por fibra ótica, por meio do SKY FIBRA.

A SKY é parte da Vrio, que controla operações de tv e internet em outros 10 países da América Latina e Caribe, sob as marcas Directv e DGO. A Vrio foi adquirida, em 2021, pelo Grupo Werthein, que tem sólido compromisso com temas relacionados à diversidade e inclusão, questões de gênero, questões interculturais e de respeito às crenças, raça e etnia, e notadamente relacionadas à educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados