Especialista em Comunicação e Oratória, Fernanda de Morais orienta sobre como conduzir conversas produtivas com pessoas prolixas
No universo da comunicação, frequentemente
nos deparamos com indivíduos prolixos, e lidar com eles pode ser um desafio. No
entanto, existem estratégias que podem transformar essas interações em
experiências mais eficientes e agradáveis.
De acordo com Fernanda de Morais,
Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, originado do
latim, "prolixus" significa "estendido". “O prolixo
é aquele que inunda suas falas com um excesso de palavras, correndo o risco de
tornar a mensagem tediosa e dispersiva”.
Manter a paciência ao lidar com pessoas
prolixas é, segundo Fernanda, um gesto de respeito, especialmente ao considerar
o contexto da conversa. “Enquanto detalhes enriquecem bate-papos
informais, no ambiente profissional, a moderação é essencial para evitar
tornar-se cansativo e prejudicar a impressão causada”, explica.
Para tornar a conversa com uma pessoa prolixa
produtiva, a dica da especialista é sinalizar que você compreendeu a mensagem.
“Uma
forma de mostrar que entendeu é através de paráfrases, que resumem as mensagens
recebidas. Além de demonstrar entendimento, também direciona a conversa para um
caminho mais objetivo”.
Como
identificar uma conversa prolixa?
- Repetição excessiva das mesmas informações
em diferentes formas.
- Frases longas e complexas que podem confundir
o interlocutor.
- Detalhes irrelevantes para o ouvinte.
- Perda de foco, introduzindo tópicos não
relacionados com o assunto.
- Excesso de exemplos, buscando ilustrar tudo
o que fala.
- Duração prolongada da conversa.
- Monólogo, onde somente uma pessoa fala e
não dá a oportunidade do outro interagir.
Fernanda de Morais - Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras. Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória
Instagram: @fe.demorais
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