Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Alergias alimentares: além do leite de vaca, quais são os outros vilões entre as crianças?

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul esclarece os riscos mais comuns de alergia alimentar em crianças


Embora a alergia ao leite seja amplamente conhecida, outros alimentos também podem desencadear reações alérgicas significativas nas crianças. Segundo o Alergista e Imunologista associado da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Dr Renan Augusto Pereira, diversos alimentos podem desencadear alergias alimentares em crianças, sendo os mais comuns o ovo, o trigo e a soja. No entanto, é notório um aumento significativo de casos envolvendo outros alimentos relacionados a alergias alimentares no Brasil, como gergelim, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar, seguindo padrões semelhantes aos observados em adultos, além de frutas, como a banana.

“No caso de alergias não relacionadas ao leite de vaca, a manifestação mais comum é mediada pelo IgE, caracterizada pelo surgimento de manchas vermelhas na pele (urticária), além de coceira, inchaço nos olhos e na boca, e em situações graves, sintomas de anafilaxia, como tosse, vômito, dificuldade respiratória e sonolência”, explica.

Criar consciência sobre os riscos de alergia alimentar em crianças é essencial para promover um ambiente seguro e saudável.

“Diante desses sintomas, a consulta com um alergista é essencial para avaliação e diagnóstico, especialmente quando há sinais de reações após a ingestão de alimentos. Em casos suspeitos, é recomendável evitar a reintrodução do alimento e procurar a orientação de um especialista para a realização de testes alérgicos e determinação da necessidade de restrição alimentar”, acrescenta o médico que é, também, membro do Departamento de Alergia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A SPRS reforça a importância de buscar orientação médica para diagnóstico preciso e tratamento adequado em casos de suspeita de alergia alimentar em crianças.


Marcelo Matusiak


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados