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domingo, 9 de julho de 2023

Mercado de aplicativos de relacionamentos tem muito a melhorar

Estudo da CVA Solutions aponta que embora o setor siga ganhando musculatura a cada ano, pontos fracos no serviço comprometem a percepção de valor por parte dos usuários


Aplicativos precisam investir forte na melhoria de desempenho em pontos como: verificação de identidade, detecção de perfis falsos e informações inconsistentes, proteção de dados/ segurança dos usuários e recomendação mais assertiva de parceiros.

 

Os sites de namoro têm se multiplicado em opções e o número de usuários acompanha a curva ascendente. Dados recentes apontam que o setor reúne pouco mais de 18 milhões de brasileiros, sendo 4,4 milhões deles de assinantes de planos pagos. Um mercado que já movimenta cerca de US$ 81 milhões/ano no país e, globalmente, deve alcançar a marca dos US$ 11 bilhões em 2028.

No Brasil, considerado um dos países de maior adesão a esse tipo de serviço, o potencial de crescimento é muito alto, mas requer melhorias em várias modalidades.  Estudo realizado pela CVA Solutions com 1.200 pessoas das cinco regiões do país e a partir de 21 anos apurou as fragilidades do setor e comportamento dos usuários.  "Entre os indicativos, um ponto chama muito a atenção. O NPS (Net Promoter Score), que mede a recomendação líquida da marca (% promoters - % detractors) é especialmente baixo - apenas 16,5%. O setor tem a marca mais baixa apurada em todos os 50 segmentos que a consultoria acompanha com regularidade", destaca Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

A partir de um questionário online, com homens e mulheres em busca de um relacionamento amoroso, de quatro grupos etários e seis faixas de renda, das cinco regiões do país, a pesquisa foi inspirada no livro Felicidade Sustentável, escrito com base em dados apurados em 2016 e que elencava o relacionamento amoroso estável como um dos pilares da felicidade. "Agora em 2023, concentramos nossa atenção em entender os pontos relevantes para quem busca um amor e o quanto os aplicativos contribuem nessa conexão", explica Cimatti. Em parceria com as estudiosas do comportamento humano Patrícia Serra, Managing  Director da The Will2 Grow, e Heidi Virta, economista e escritora, a CVA Solutions estruturou pontos de questionamento que demonstram que os mais jovens, entre 21-30 anos, estão mais dispostos a um relacionamento sério com perspectivas de casamento. O público mais sênior, com 50 anos ou mais querem uma companhia de qualidade, um parceiro para compartilhar a vida, mas que não implique morar junto, por exemplo.

Quando se analisa o relacionamento mais importante na vida dessas pessoas, perto de 38% têm filhos. Questões como a perda da admiração pela parceira (33,4% dos homens) e infidelidade do parceiro (34,5% das mulheres) foram os motivos mais apontados como razão do término da relação. No geral, as mulheres manifestaram maior incômodo com a desatenção do parceiro, enquanto os homens se queixam de baixa disposição sexual em suas parceiras.

 

O que as pessoas buscam

Cumplicidade, comunicação aprofundada, química sexual e atenção com o parceiro lideram a lista dos desejos de quem está em busca de novo relacionamento afetivo. No eixo das obrigações, apoio nas questões dos filhos, finanças e saúde são atributos importantes.

Ter um novo amor requer cuidado e persistência. Em média, os usuários dos aplicativos de relacionamento levam 13 meses para encontrar um parceiro. Os mais jovens costumam ter retorno mais rápido do que os que já passaram dos 50 anos. Enquanto as mulheres sentem motivação por encontrar um companheiro para curtir junto os bons momentos da vida, os homens estão mais preocupados em não ficarem sozinhos. A maior parte dos homens busca um compromisso sério, sendo que 22% deles admitem preferir relacionamento casual. As mulheres também buscam relacionamento sério, mas 28% idealizam um cenário com cada um morando em sua própria casa. A faixa etária 21-30 tem mais disposição para relacionamento sério e casamento que a faixa 50+.

 

Tanto homens quanto mulheres acreditam que a pouca vida social e as muitas exigências em relação ao parceiro(a) sejam os principais motivos por ainda não terem encontrado um novo amor. A pandemia, de certa forma, acentuou isso e o salto no número de sites de namoro durante a crise na saúde traduz bem o quanto o digital despontou como alternativa para conectar as pessoas.

 

Caminhos para encontrar a pessoa certa 

O estudo aprofundou os dados nos usuários dos aplicativos e constatou que

67% do público pesquisado já utilizaram algum site de relacionamento e 27% já utilizaram alguma versão paga. Muitos usuários(63,6%) investiriam em um serviço pago que pudesse ter maior assertividade, que tivesse alta performance na sugestão de parceiros com boa compatibilidade - o Match ideal. 

São pilares importantes na busca de parceiros, itens como aparência, distância e veracidade das informações. Isso remete aos pontos sensíveis desses serviços, que precisam investir forte na melhoria de desempenho em pontos como: verificação de identidade, detecção de perfis falsos e informações inconsistentes, proteção de dados/ segurança dos usuários e maior assertividade na sugestão de parceiros. 

"Apostar nesse caminho trará um retorno positivo e ampliação da carteira de assinantes pagantes que, ao perceberem valor na entrega, responderão à altura. O brasileiro é receptivo à tecnologia e merece receber um serviço mais qualificado", avalia Cimatti.

 

 


 

Medimos quais são os apps de relacionamento com maior Força da Marca (capacidade de atrair consumidores) e quais são aqueles com maior NPS (maior recomendação líquida ou clientes mais satisfeitos). Veja o Ranking Top 10 apps de relacionamento:

 

Força da Marca dos Top 10 apps: 1.Tinder, 2.Par Perfeito, 3.Happn, 4.Inner Circle, 5.Bumble, 6.Namoro 40, 7.Amor & Classe, 8.Be2, 9.Encontros locais, 10.Solteiros50.

 

NPS dos Top 10 apps: 1.Tinder, 2.Me Pega, 3.Solteiros50, 4.Amor & Classe, 5.Par Perfeito, 6.Inner Circle, 7.Encontros Locais, 8.Single Lovers, 9.Be2, 10. Grindr.

O app Badoo é grande e apresenta muitos usuários, mas tem alta rejeição, estando fora do Ranking Top 10 de Força da Marca e NPS.

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