Algoritmos desenvolvidos pela iEVO fazem recomendações do
melhor mix de produtos para cada loja e dos melhores preços para cada diaInteligência Artificial deixa comércio eletrônico mais eficiente (Foto: Freepik)
O comércio
eletrônico teve um salto de 225% no Brasil desde o início da pandemia de
Covid-19. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e
Serviços (MDIC), o total de vendas online no país passou de R$ 57 bilhões em
2019 para R$ 187 bilhões em 2022. Os dados são do Observatório do Comércio Eletrônico.
Essa explosão de
demanda gera desafios para o varejo online. Em algumas cidades do Brasil, as
plataformas de e-commerce já fazem entregas em menos de 24 horas após os
pedidos, porém, quando se trabalha com milhares de produtos distintos é preciso
ir além de um rigoroso controle de estoques. É aí que entra a Inteligência
Artificial.
Os algoritmos
desenvolvidos para este setor analisam, em tempo real, o comportamento dos
consumidores nos sites de compras e recomendam aos varejistas qual o mix ideal
de produtos para cada período do ano ou região do país. Tudo isso bem antes dos
clientes decidirem o que irão adquirir.
“A maior parte
do varejo ainda planeja suas compras olhando pelo retrovisor, de acordo com o
histórico de vendas. Mas como a realidade muda rapidamente, essas redes também
vivem gerenciando crises de estoque. O que nossos algoritmos fazem é analisar todos
esses dados e variáveis para apontar diariamente qual a melhor combinação de
produtos, que não resulte em sobra nem falta, e ainda sugerem os melhores
preços para atingir a margem de lucro necessária”, explica Victor Rosa, da
iEVO, empresa especializada em automação de decisões de negócios.
Segundo ele, os
algoritmos são programados de acordo com a estratégia comercial e financeira de
cada varejista. “Desta forma, se o robô detectar qualquer risco em algum ponto
crítico do negócio, ele mesmo emite alertas e recomendações de quais ações
devem ser tomadas para corrigir a rota. Por exemplo, se alguma variável
impactar as vendas de um produto estratégico, a Inteligência Artificial sugere
uma promoção relâmpago, regulando os estoques e preservando as margens de
lucro”, relata o especialista.
Outra vantagem,
de acordo com a iEVO, é que a própria máquina vai aprendendo com as
recorrências dos processos e, com isso, toma decisões cada vez mais acertadas.
“O maior benefício da Inteligência Artificial é permitir que as pessoas
concentrem sua energia na gestão estratégica dos negócios e não em descobrir o
que está ocorrendo em seus estoques”, destaca Victor Rosa.
A iEVO já vem implantando suas soluções em grandes redes de varejo. Em uma dessas empresas, o algoritmo eliminou até as filas de caminhões que aguardavam para fazer suas entregas nas lojas. Com a análise em tempo real dos dados de vendas e outras variáveis, a distribuição passou a ser feita de acordo com o mix ideal de produtos para cada unidade. E a Inteligência Artificial hoje indica até os itens que devem estar na prateleira a cada dia e quais os melhores preços para a ocasião.
Ievo
https://www.ievosolutions.com.br/
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