Os chatbots
omnichannel e as soluções de IA generativa estão transformando a experiência de
compra, impulsionando as vendas e ajudando as empresas a se destacarem no
mercado online
Os chatbots se tornaram a moda para empresas de
todos os tamanhos e setores, pois oferecem uma maneira econômica e eficiente de
melhorar a experiência do cliente e simplificar as operações. Com o avanço
tecnológico e a inovação no campo do comércio e da inteligência artificial, é
esperado que cada vez mais varejistas incorporem chatbots de IA em seus
marketplaces, visando aprimorar o engajamento dos clientes e a experiência de
compra a curto e médio prazo. De acordo com o relatório "The Global Conversational
Commerce Market Intelligence and Future Growth Dynamics Databook - 75+ KPIs on
Conversational Commerce Trends by End-Use Sectors, Operational KPIs, Product
Offering, and Spend By Application - Q1 2023 Update", publicado pela
ResearchAndMarkets.com, espera-se que a indústria global de conversational
commerce cresça 29,5% ao ano, alcançando US$ 1.740,8 bilhões em
2023. Até 2028, estima-se que o valor das transações de conversational
commerce no mundo chegará a US$ 4.915,1 bilhões. Então, se você
ainda não entrou na onda do chatbot, pode ser hora de considerar a
possibilidade.
Veja alguns dos benefícios do Chatbot Omnichannel
no comércio eletrônico:
- Atendimento em tempo real: Um chatbot omnichannel
permite atender os clientes em tempo real, sem a necessidade de
disponibilizar uma equipe de suporte 24 horas por dia. Isso proporciona
conveniência aos clientes, que podem obter suporte através de mensagens de
texto, e-mail ou mídias sociais, de acordo com suas preferências.
- Conversa contínua em diferentes plataformas: Ao contrário dos chatbots
tradicionais, um chatbot omnichannel permite manter uma conversa contínua
por diferentes plataformas. Um cliente pode iniciar a interação no site de
um varejista e movê-la para o Instagram ou Facebook. Isso aumenta o engajamento
e ajuda a transformar navegadores em compradores.
- Automação de vendas e engajamento: Utilizando um chatbot para
vendas, um varejista pode automatizar mensagens de boas-vindas aos
clientes, informá-los sobre promoções e oferecer assistência personalizada.
Isso ajuda a engajar os clientes e enviar lembretes aos compradores que
abandonaram seus carrinhos, aumentando as chances de conversão.
E não é só isso. Veja os benefícios das soluções de
IA Generativa no comércio eletrônico:
- Recomendações personalizadas e precisas: As soluções de IA
generativa permitem recomendações de produtos mais personalizadas e
precisas, levando em consideração o histórico de compras, preferências e
comportamento do cliente. Isso melhora a relevância das sugestões,
proporcionando uma experiência de compra mais satisfatória.
- Atendimento humanizado por meio de linguagem
natural: Os
chatbots baseados em IA generativa são capazes de compreender e
interpretar as perguntas e comandos dos clientes, respondendo de maneira
contextualizada e próxima à interação humana. Isso cria uma experiência
envolvente e faz com que os clientes se sintam compreendidos e bem
assistidos.
- Escalabilidade e eficiência operacional: As soluções de IA
generativa permitem que os chatbots atendam a um grande número de
solicitações simultaneamente, sem a necessidade de contratar e treinar uma
equipe de atendimento extensa. Isso proporciona uma resposta rápida e
eficiente aos clientes, aumentando a eficácia operacional do e-commerce.
"As soluções que usam IA generativa, como
chatbots de última geração, têm o potencial para ser um grande divisor de águas
para as empresas. Essa tecnologia, que permite a criação de conteúdo original
por meio do aprendizado a partir de dados existentes, tem o poder de
revolucionar os setores e transformar a maneira como as empresas operam. Isso
significa abrir novas oportunidades de crescimento. As empresas que conseguirem
aproveitar efetivamente a tecnologia provavelmente obterão uma vantagem
competitiva significativa", enfatiza Henson Tsai, CEO e cofundador da
SleekFlow, startup líder de social commerce que fornece uma plataforma de
conversação omnichannel alimentada por IA de nível mundial para mais de 5.000
empresas em todo o mundo.
Ou seja, com a proliferação de plataformas de comércio eletrônico e o crescimento dos mercados online, as empresas precisam encontrar novas maneiras de se diferenciar e oferecer uma experiência de compra mais envolvente para os clientes. Então, é hora de destacar-se dos concorrentes.
SleekFlow
https://sleekflow.io/
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