A digitalização no foodservice já é uma realidade,
garantindo novas experiências, que vão além do paladar
A implementação da tecnologia na indústria de food service está se tornando cada vez mais popular, devido à busca pela otimização do serviço e, consequentemente, resultados entregues. Oferecer um serviço composto por práticas que vão desde agilidade a um bom armazenamento é extremamente importante para impulsionar o surgimento e a consolidação da empresa neste segmento.
Sendo assim, a digitalização da
indústria alimentícia - que consiste na realização das atividades por meios
digitais - é um impulso fundamental para que os negócios alcancem estabilidade
e consolidação no mercado.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Galunion, pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), os investimentos atuais focam em ferramentas digitais no planejamento do cardápio e gestão do menu (34%), gestão financeira (32%), sistema integrado de vendas (24%), equipamentos com mais automação na produção (22%) e indicadores-chave do negócio (20%).
Outra pesquisa realizada pela Fispal Food Service aponta que, no Brasil, 75,5% dos operadores de foodservice acreditam, em algum nível, que precisam de mais tecnologia em seus empreendimentos. A pesquisa também mostra que as empresas que usam menos a tecnologia têm a propensão de perder 24% do lucro.
“É importante entender que a experiência no foodservice vai além do paladar. Inclui também a prática consciente”, comenta João Alfredo Pimentel, fundador da 6place - plataforma digital de abastecimento para o foodservice. Portanto, para se firmar no setor de food service, Pimentel destaca 4 razões para promover a digitalização:
1. Prática inteligente
Com clientes cada vez mais engajados com questões
sustentáveis, os processos tecnológicos da digitalização, focados em criar
soluções inteligentes, reduzem o desperdício na indústria, refletindo na
diminuição de impactos negativos ao planeta.
2.
Eficiência
Em decorrência da mudança de comportamento do cliente, devido à pandemia,
os consumidores passaram a buscar, além de um atendimento satisfatório,
alimentos que proporcionem qualidade. A digitalização no food service garante
alimentos mais frescos, uma vez que proporciona melhor organização de estoque,
por meio da tecnologia que gerencia melhor o tempo.
3.
Personalização
Trabalhar com um sistema automatizado que personaliza a demanda, tanto
de tempo quanto de atendimento, ajuda a identificar as novas tendências e
necessidades do mercado e, ainda, pode resultar em análises comportamentais,
que ajudam aos negócios a pensarem em novas estratégias para inovar e
surpreender os clientes.
4.
Consolidação no mercado
A implantação da digitalização no foodservice garante melhor usabilidade
dos lucros e do faturamento, o que resulta em novas possibilidades sobre onde
aplicar no negócio, garantindo assim, além de consolidação no mercado, melhor
competitividade em relação a outras marcas.
6place
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