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sexta-feira, 9 de junho de 2023

Personalização é chave para engajamento de equipes em programas de treinamento

Elaine Resende, diretora de engajamento e gestão do Grupo Take 5, compartilha cinco dicas para ativar o interesse dos colaboradores por capacitação

 

Os treinamentos corporativos são disponibilizados para qualificar as pessoas e influenciar no crescimento sustentável da empresa, porém, muitas vezes são encarados como processos maçantes, obrigatórios e sem valor pelos participantes por não se sentirem atraídos pelo formato ou pela didática do treinamento. Por isso, Elaine Resende, diretora de engajamento e gestão do Grupo Take 5, especialista em treinamento corporativo à distância, elencou estratégias eficazes para envolver o time e fazer a diferença quando o assunto é aprendizado corporativo.

Para ela, ter engajamento na educação corporativa significa contar com pessoas interessadas e que estão abertas a aprender, desfrutar e se dedicar às iniciativas de capacitação que são propostas, cumprir os prazos e obter bons resultados nas avaliações. Um ambiente leve e que desperte a interação positiva dos participantes contribui muito para um bom clima organizacional, mas não é só isso que desperta a atenção.

“Para conquistar o tal do engajamento, passa-se por um processo que exige conhecimento e personalização. Por isso, as primeiras perguntas que os gestores de programas de aprendizado corporativo devem se fazer são: quem é o meu público?, o que essas pessoas fazem?, por onde circulam?, o que as motivaria a se envolver com os conteúdos propostos?, que tipo de benefícios elas esperam alcançar com este programa?”, provoca Elaine.

Personalização é uma palavra-chave para um programa de treinamento eficaz e que encante os participantes. Segundo a gestora, é necessário conhecer os usuários do programa de educação corporativa para conseguir impactá-los com o conteúdo esperado e na linguagem e formato mais adequados. Portanto, investigar sobre seu dia a dia, suas expectativas, o que os motiva, o que eles consideram útil e o que não lhes interessa saber é essencial para definir a estratégia do programa. Além disso, e não menos importante, deve-se buscar soluções customizadas que se alinhem também com o perfil e às necessidades da empresa responsável por tal programa.

“Nem sempre é fácil chegar num modelo de programa customizado que fale a língua dos participantes, mas, quando a empresa reconhece o valor de conhecer o seu público e pauta sua estratégia sobre isso, é incrível como o processo flui e as escolhas fazem sentido. Afinal, quanto mais personalizados forem o conteúdo e a experiência do usuário, maiores serão as chances de as pessoas se conectarem e se engajarem com o programa de aprendizado corporativo para que ele, de fato, impacte positivamente nas suas vidas e no sucesso do negócio”, diz.

Confira cinco dicas para auxiliar as empresas a estruturarem e melhorarem seus programas de educação corporativa:


1- Conheça o seu público: Para que o treinamento se torne interessante, é preciso que o conteúdo oferecido tenha um valor real para quem irá consumi-lo, que seja relevante e traga novos aprendizados que farão a diferença na prática. Então, use e abuse das ferramentas de pesquisa para escutar atentamente o que os usuários do seu programa têm a dizer.


2- Utilize formatos interessantes: Amplie seu conhecimento sobre o setor de treinamentos e conheça os diferentes meios e formas que podem ser usados atualmente. Dica: priorize formatos que estimulem as interações, desafiem e levem as pessoas a se sentirem parte real do treinamento e fuja de modelos entediantes com textos enormes e sem possibilidade de interação.


3- Ofereça suporte: tenha em mente que oferecer suporte constante para o colaborador durante toda a jornada de aprendizado é algo básico e fundamental para que o participante não abandone os treinamentos. Por isso, não comece um projeto de aprendizado corporativo sem pensar em como funcionará o canal para tirar dúvidas e ajudar com questões técnicas.


4- Incentive o diálogo entre os participantes: Desenhe ações e ofereça ferramentas que facilitem o contato e despertem interações entre os colaboradores para que eles possam se expressar e trocar experiências, criando um sentimento de comunidade. Acredite, o sentimento de pertencimento a um grupo coeso faz a diferença no engajamento.


5- Invista em uma boa plataforma de aprendizado: O sucesso da educação corporativa e treinamentos on-line também depende muito dos meios que serão oferecidos para o usuário e das ferramentas de gestão disponibilizadas para quem está trabalhando nos bastidores do programa e precisa acompanhar os resultados. Não aceite menos do que o ótimo neste quesito.

 


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