Com
crescimento significativo previsto para este ano, modalidade pode ser fator
decisivo para conexão das marcas com o público
A conversa é rentável para os negócios e essa rentabilidade pode ter um crescimento significativo, já que, até o final deste ano, o comércio conversacional deve alcançar US$ 25,1 bilhões a nível global, segundo estudo realizado pela Juniper Research.
O comércio conversacional (ou conversational commerce, em inglês) é considerado uma nova fase do comércio eletrônico, já que permite a conexão digital e ao vivo entre vendedor e consumidor para a apresentação de produtos e serviços com a oportunidade de personalizar a jornada de compra e direcionar o cliente para soluções que estão mais próximas das suas reais necessidades.
Além das
oportunidades identificadas pela digitalização das jornadas de compra, o
crescimento do comércio conversacional, principalmente no Brasil, pode ser
justificado por uma mudança no comportamento e também no perfil dos
consumidores. “Para que as marcas consigam aliar a escala à personalização, é
preciso identificar quais são as lacunas que o e-commerce não consegue atender
sozinho e, quem sabe, propor a transição para o comércio conversacional para
aumentar a conexão com seus clientes”, explica André Assis, CEO da XLab,
empresa desenvolvedora de tecnologias que humanizam a comunicação.
A importância da omnicanalidade para garantir a exclusividade
André Assis
explica que esses dois conceitos, tão professados no segmento de varejo e por
especialistas em e-commerce, têm um fundamento na ampliação da escala de vendas
e na presença das marcas em diversas redes sociais para conquistar a atenção
dos públicos. “Na economia da atenção, estar em todos os lugares ao mesmo tempo
pode ser a glória para muitas empresas ampliarem seu reconhecimento e
conquistar uma base de clientes ainda maior. Mas, e quando isso não consegue
ser suprido? Aqui entra a importância da omnicanalidade, como estratégia com
suporte de ferramentas, para ajudar a garantir a exclusividade e personalização
da jornada do consumidor. As pessoas querem receber recomendações com base nas
suas preferências e isso não é mais novidade para ninguém”, comenta o
executivo.
Como o comércio conversacional pode ser entendido pela Geração Z?
Eles estão
poupando mais e direcionando seus recursos para marcas que realmente acreditam.
É o que mostra uma pesquisa da Euromonitor, que informa que 57% das pessoas que
fazem parte da Geração Z planejam aumentar suas economias nos próximos 12 meses
- o que representa a maior porcentagem de todas as gerações - e 30% tomam
decisões de compra com base nos temas prioritários para as empresas. “A Geração
Z nasceu no ambiente digital e os indivíduos são os mais adeptos às compras
online, além de representar 40% do público consumidor até 2030, de acordo com a
Bain. Com o comércio conversacional, as marcas têm a oportunidade de mostrar
uma perspectiva mais humanizada e de acordo com seus valores. Isso tem
potencial de adesão entre os jovens consumidores, que prezam pela transparência
e humanização das relações em um mundo interconectado. Ou seja, as marcas só
têm a ganhar”, finaliza André Assis.
Neste sentido, surge o Sales Concierge
Apoiando-se ainda no contexto de conversational commerce, surge, no Brasil, o Sales Concierge, produto-alvo da XLab. O produto proporciona ambientes individuais aos clientes, personalização e exclusividade a todo o processo de vendas no e-commerce.
O Sales Concierge tem por objetivo se integrar a todo o processo de vendas já existente no e-commerce dos clientes (CRM, estoque, meio de pagamento e entrega), e concede aos vendedores a possibilidade de criar lojas de maneira automatizada, mas com personalização para os seus consumidores, com atualização de acordo com as preferências de cada usuário. A ferramenta proporciona uma jornada de compra que atende às necessidades diferentes de cada cliente, podendo ter a origem de diversas fontes como site, redes sociais, whatsapp, entre outros meios - priorizando o momento correto de redirecionamento do usuário - garantindo uma melhor experiência de compra.
A ferramenta pode ainda ser conectada a
diversas plataformas de comunicação e mensagens, como WhatsApp, Zoom, Meets,
Teams, entre outros, de acordo com a melhor adequação ao perfil de cada
usuário. “O Sales Concierge vem como um aliado dos vendedores e empresas para
fidelizar cada vez mais o cliente. Além de oferecer um espaço para uma conversa
por vídeo, entre cliente e vendedor, a plataforma oferece um espaço interativo
e intimista para que o cliente se sinta confortável e seguro para tirar dúvidas
e finalizar sua compra”, finaliza André Assis, CEO da XLab.
https://xlab.tec.br/home
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