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quarta-feira, 7 de junho de 2023

Comércio Conversacional: qual a relação com a Geração Z?

Com crescimento significativo previsto para este ano, modalidade pode ser fator decisivo para conexão das marcas com o público

 

A conversa é rentável para os negócios e essa rentabilidade pode ter um crescimento significativo, já que, até o final deste ano, o comércio conversacional deve alcançar US$ 25,1 bilhões a nível global, segundo estudo realizado pela Juniper Research.

 

O comércio conversacional (ou conversational commerce, em inglês) é considerado uma nova fase do comércio eletrônico, já que permite a conexão digital e ao vivo entre vendedor e consumidor para a apresentação de produtos e serviços com a oportunidade de personalizar a jornada de compra e direcionar o cliente para soluções que estão mais próximas das suas reais necessidades.

 

Além das oportunidades identificadas pela digitalização das jornadas de compra, o crescimento do comércio conversacional, principalmente no Brasil, pode ser justificado por uma mudança no comportamento e também no perfil dos consumidores. “Para que as marcas consigam aliar a escala à personalização, é preciso identificar quais são as lacunas que o e-commerce não consegue atender sozinho e, quem sabe, propor a transição para o comércio conversacional para aumentar a conexão com seus clientes”, explica André Assis, CEO da XLab, empresa desenvolvedora de tecnologias que humanizam a comunicação.

 

A importância da omnicanalidade para garantir a exclusividade

 

André Assis explica que esses dois conceitos, tão professados no segmento de varejo e por especialistas em e-commerce, têm um fundamento na ampliação da escala de vendas e na presença das marcas em diversas redes sociais para conquistar a atenção dos públicos. “Na economia da atenção, estar em todos os lugares ao mesmo tempo pode ser a glória para muitas empresas ampliarem seu reconhecimento e conquistar uma base de clientes ainda maior. Mas, e quando isso não consegue ser suprido? Aqui entra a importância da omnicanalidade, como estratégia com suporte de ferramentas, para ajudar a garantir a exclusividade e personalização da jornada do consumidor. As pessoas querem receber recomendações com base nas suas preferências e isso não é mais novidade para ninguém”, comenta o executivo. 

 

Como o comércio conversacional pode ser entendido pela Geração Z? 

 

Eles estão poupando mais e direcionando seus recursos para marcas que realmente acreditam. É o que mostra uma pesquisa da Euromonitor, que informa que 57% das pessoas que fazem parte da Geração Z planejam aumentar suas economias nos próximos 12 meses - o que representa a maior porcentagem de todas as gerações - e 30% tomam decisões de compra com base nos temas prioritários para as empresas. “A Geração Z nasceu no ambiente digital e os indivíduos são os mais adeptos às compras online, além de representar 40% do público consumidor até 2030, de acordo com a Bain. Com o comércio conversacional, as marcas têm a oportunidade de mostrar uma perspectiva mais humanizada e de acordo com seus valores. Isso tem potencial de adesão entre os jovens consumidores, que prezam pela transparência e humanização das relações em um mundo interconectado. Ou seja, as marcas só têm a ganhar”, finaliza André Assis. 

 

Neste sentido, surge o Sales Concierge

 

Apoiando-se ainda no contexto de conversational commerce, surge, no Brasil, o Sales Concierge, produto-alvo da XLab. O produto proporciona ambientes individuais aos clientes, personalização e exclusividade a todo o processo de vendas no e-commerce. 


O Sales Concierge tem por objetivo se integrar a todo o processo de vendas já existente no e-commerce dos clientes (CRM, estoque, meio de pagamento e entrega), e concede aos vendedores a possibilidade de criar lojas de maneira automatizada, mas com personalização para os seus consumidores, com atualização de acordo com as preferências de cada usuário. A ferramenta proporciona uma jornada de compra que atende às necessidades diferentes de cada cliente, podendo ter a origem de diversas fontes como site, redes sociais, whatsapp, entre outros meios - priorizando o momento correto de redirecionamento do usuário - garantindo uma melhor experiência de compra.  

A ferramenta pode ainda ser conectada a diversas plataformas de comunicação e mensagens, como WhatsApp, Zoom, Meets, Teams, entre outros, de acordo com a melhor adequação ao perfil de cada usuário. “O Sales Concierge vem como um aliado dos vendedores e empresas para fidelizar cada vez mais o cliente. Além de oferecer um espaço para uma conversa por vídeo, entre cliente e vendedor, a plataforma oferece um espaço interativo e intimista para que o cliente se sinta confortável e seguro para tirar dúvidas e finalizar sua compra”, finaliza André Assis, CEO da XLab. 

 

XLab
https://xlab.tec.br/home


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