Oftalmologista
destaca os riscos desse ato que parece inofensivo
Segundo a oftalmologista especialista em córnea e doenças da superfície ocular, Priscilla Almeida, sócia-fundadora da rede de franquias Olhar Certo, sim. “O ato de coçar os olhos pode provocar uma lesão na córnea e ela pode ficar num formato de cone, o que ocasiona uma doença chamada ceratocone, que é uma doença degenerativa da córnea.
O assunto veio à tona semana passada quando o tiktoker Juan Guedes publicou em suas redes sociais que, após constatar dificuldades para enxergar, procurou um oftalmologista que o diagnosticou com ceratocone e informou sobre a possível causa: coçar frequentemente os olhos.
Embora muitas pessoas fiquem surpresas com a notícia, a Dra. Priscilla disse que já atendeu diversos pacientes com esse mesmo problema. “O paciente pode observar uma visão embaçada, sombreamento das imagens e muita dificuldade para enxergar”, destaca a oftalmologista que reforça a importância do diagnóstico precoce. “Por isso é fundamental fazer uma consulta de rotina com oftalmologista, porque é numa consulta de rotina que esses exames são realizados e, em caso de uma doença, o tratamento é iniciado. Muita gente acha que a consulta é só para identificar miopia, astigmatismo e não. Numa consulta é feito toda avaliação da saúde ocular, inclusive com exames específicos para o diagnóstico de doenças como o ceratocone”.
No caso da ceratocone o tratamento vai depender do estágio da doença. Em casos mais avançados é necessário fazer o transplante da córnea, já em casos em que a doença foi identificada precocemente pode ser feita apenas adaptação de lentes de contato, uma cirurgia mais simples chamada crosslinking, para evitar a progressão da doença ou uma outra cirurgia chamada anel intracorneano, onde é colocado um anel dentro da córnea para diminuir a curvatura.
Fica o alerta, evite coçar os olhos e realize consultas de rotina anualmente.
Dra. Priscilla Almeida - oftalmologista pelo
hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), especialista em
córnea e doenças da superfície ocular pela Escola Paulista de Medicina
(UNIFESP), com MBA em gestão em oftalmologia pelo Instituto da Visão de São
Paulo, diretora médica e sócia-fundadora da Olhar Certo e sócia-fundadora do
Mira Hospital Oftalmológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário