Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Exposição interativa inédita em São Paulo retrata tipo raro de psoríase

Artista plástico Pedro Varela pintou telas em aquarela a partir de relatos de pacientes, que podem ser conferidas de 25 a 27 de novembro; Ação da Boehringer Ingelheim e da Sociedade Brasileira de Dermatologia quer alertar a população

 

A capital paulista recebe a exposição inédita e imersiva “Um Olhar Delicado sobre a Psoríase Pustulosa Generalizada” entre os dias 25 e 27 de novembro, a partir das 10 horas, no Shopping Eldorado. A iniciativa da Boehringer Ingelheim e da Sociedade Brasileira de Dermatologia faz parte da campanha “PPG é Rara e Única”, movimento de conscientização sobre um tipo raro e grave da psoríase. Durante três dias, o público terá a oportunidade de conhecer mais características dessa doença dermatológica e assistir a vídeos numa verdadeira exposição multissensorial. 

Essa doença de pele não contagiosa se caracteriza principalmente por crises que são determinadas pelo surgimento de pequenas bolhas de pus, também chamadas de pústulas, que geralmente se manifestam repentinamente, e logo se espalham por uma grande extensão do corpo1. As crises de PPG podem durar dias ou mesmo semanas1. Coube ao artista plástico carioca Pedro Varela transformar relatos de paciente em arte, por meio de obras em aquarela, sua técnica mais explorada. Em telas coloridas, a PPG será retratada sob uma perspectiva sensível, distinta e única.   

A exposição contará com duas salas imersivas. Um dos ambientes retrata as características da PPG e mostra a vivência de pacientes. A segunda sala abrigará as telas pintadas pelo artista plástico, que teve como ponto de partida relatos de quem vive na pele a PPG. Histórias como a de uma paciente de Sorocaba, no Interior de São Paulo, que antes de confirmar o diagnóstico chegou a tratar a doença como alergia a corante e intolerância à lactose. Mas era PPG, no grau mais elevado e raro, que já comprometia 100% do seu corpo. Outro paciente, da capital paulista, também é retratado entre as cores da aquarela dessa mostra única. Ele, que convivia com a psoríase comum desde 1997 e desde então passou por vários tratamentos, enfrentou a primeira crise de PPG quase 20 anos depois.

Através da arte, Boehringer Ingelheim e SBD querem que um maior número de pessoas conheçam a PPG e, principalmente, que possam aprender a identificar os sinais. A PPG tem tratamento e uma vez diagnosticada, ela pode ser controlada, diminuindo o impacto na rotina do paciente.

 

Sobre a PPG

A PPG é uma das formas mais graves e raras da psoríase, diferente da psoríase em placas e outras mais comuns1-2. Atualmente há cerca de 1500 casos diagnosticados em todo o Brasil, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

A PPG ainda tem muitos aspectos desconhecidos, mas sabe-se que as crises estão relacionadas a alguns fatores desencadeantes como estresse, retirada súbita de corticoides, mutações genéticas, excesso de luz solar e até mesmo gravidez3-4. Sendo uma doença dermatológica grave costuma levar o paciente a um isolamento social, impactando desde o convívio com família e amigos, até a interação com colegas de trabalho e relacionamentos pessoais1. É comum que além das pústulas, o paciente tenha febre alta, dores intensas, entre outros sintomas como vermelhidão na pele, ardor, fraqueza muscular e náusea4.

 

 Boehringer Ingelheim

 

 

Serviço

Evento: Exposição “Um Olhar Delicado sobre a Psoríase Pustulosa Generalizada”

Data: Dias 25, 26 e 27 de novembro

Horário: Das 10h às 22h

Local: Shopping Eldorado

Endereço: Avenida Rebouças, 3970, Pinheiros, São Paulo

 

 



Referências

1-Bachelez H. Pustular Psoriasis: The Dawn of a New Era. Acta Derm Venereol. 2020 Jan 30;100(3):adv00034
2- Strober B, Kotowsky N, Medeiros R, et al. Unmet Medical Needs in the Treatment and Management of Generalized Pustular Psoriasis Flares: Evidence from a Survey of Corrona Registry Dermatologists. Dermatol Ther (Heidelb). 2021;11(2):529-541.
3 - Sampogna F, Tabolli S, Söderfeldt B, et al. Measuring quality of life of patients with different clinical types of psoriasis using the SF-36. Br J Dermatol. 2006;154(5):844-9.
4 -Kharawala S, Golembesky AK, Bohn RL, Esser D. The clinical, humanistic, and economic burden of generalized pustular psoriasis: a structured review. Expert Rev Clin Immunol. 2020;16(3):239-252


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados